O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É assim mesmo? E como registrar uma reclamação (ou apelo) ao sus?

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.348
Reações
59.325
Pontos
2.184
Meu tio foi encontrado caído em casa e neste momento fazem 14 horas que ele entrou no hospital.
Segundo as enfermeiras, suspeitam que seja AVC.

Médico até agora nada. Fizeram exame de sangue e tomografia as 9 da manhã e não deram nem previsão dos resultados.
O procedimento é este mesmo?


Obs.: Fez frio e não deram um cobertor tbm. O filho dele não pode buscar um. Foi proibido de sair.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.549
Reações
91.641
Pontos
1.503
Qual estado? O SUS varia muito de estado para estado, de hospital para hospital.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.348
Reações
59.325
Pontos
2.184
É o hospital que ficou conhecido com a "máfia das próteses"
 

ekt0pl4sm

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.295
Reações
3.748
Pontos
1.014
SUS é sempre a mesma coisa, uns são horríveis, outros são ruins, mas bom mesmo nenhum é. Minha vó faleceu num posto do SUS por atendimento inadequado, não tinham condições de tratar adequadamente no posto mas não quiseram transferir pra um hospital. Boa sorte aí
 


Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Como conseguir uma vaga na UTI? Como a justiça pode ajudar?
Com a negação de uma internação imediata, a única saída para os pacientes e familiares é recorrer à justiça para conseguir vaga na UTI. Mediante a ordem judicial, o hospital é obrigado a conceder o leito na UTI para o paciente.

Diante da ausência de vagas em hospitais Públicos, o Estado deve arcar com as despesas da internação do paciente na UTI de alguma unidade particular de atendimento. A partir do momento que o paciente tem a oportunidade de ter o acesso ao tratamento que precisa, as chances dele sobreviver são grandes.

Como instruir pacientes que precisam recorrer à justiça para conseguir uma vaga na UTI pelo SUS?
Nem todos os brasileiros conhecem ou sabem como buscar seus direitos. O paciente pode recorrer à justiça por meio da Defensoria Pública da União que oferece assistência jurídica e gratuita para pessoas com renda familiar de até R$2.000,00 de acordo com a Resolução CSDPU n°134/2017. Para famílias com seis ou mais integrantes é aceita a renda familiar bruta de até quatro salários mínimos, conforme a Resolução CSDPU 85/2014. Para isso é necessário:

  • Comprovar que não tem condições financeiras dentro dos parâmetros citados acima e precisa do auxílio da Defensoria Pública da União. Além disso, é preciso ter em mãos os documentos pessoais.
  • Entregar para a Defensoria Pública da União documentos, laudos, exames e prontuário que comprovam a gravidade da doença, risco de vida, urgência da necessidade da vaga na UTI e as consequências caso o leito não for concedido;
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
É o hospital que ficou conhecido com a "máfia das próteses"

Tenta entrar na Defensoria Pública, arrumar algum conhecido advogado que possa lhe instruir nisso e nesse meio tempo pega o contato de reportagens, de tvs locais, jornais denunciando a situação, pela gravidade vale a pena fazer "barraco" na porta do Hospital.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.182
Reações
8.724
Pontos
969
Meu pai teve um AVC há uns 3 anos e mandaram ele pra Santa Casa (Porto Alegre), onde foi muito bem atendido.

Eles têm um setor que cuida só disso, então tentem ver se é possível a transferência - mas vejam rápido porque cada minuto importa num caso de AVC. Hoje não dá nem pra acreditar que meu pai teve um, pois praticamente não ficaram sequelas.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.348
Reações
59.325
Pontos
2.184
Tenta entrar na Defensoria Pública, arrumar algum conhecido advogado que possa lhe instruir nisso e nesse meio tempo pega o contato de reportagens, de tvs locais, jornais denunciando a situação, pela gravidade vale a pena fazer "barraco" na porta do Hospital.

Quero fazer algo pq tô achando que meu primo vai surtar. Eram umas 5 da manhã e ele me mandou uma mensagem dizendo que queria destruir tudo que podia e agredir todo mundo. Até mandou foto de um profissional dormindo.
Quando criei o tópico (meio dia) ele tava desesperado.
Agora mandei uma mensagem e ele não recebeu. Acho que acabou a bateria.

Como conseguir uma vaga na UTI? Como a justiça pode ajudar?
Com a negação de uma internação imediata, a única saída para os pacientes e familiares é recorrer à justiça para conseguir vaga na UTI. Mediante a ordem judicial, o hospital é obrigado a conceder o leito na UTI para o paciente.

Diante da ausência de vagas em hospitais Públicos, o Estado deve arcar com as despesas da internação do paciente na UTI de alguma unidade particular de atendimento. A partir do momento que o paciente tem a oportunidade de ter o acesso ao tratamento que precisa, as chances dele sobreviver são grandes.

Como instruir pacientes que precisam recorrer à justiça para conseguir uma vaga na UTI pelo SUS?
Nem todos os brasileiros conhecem ou sabem como buscar seus direitos. O paciente pode recorrer à justiça por meio da Defensoria Pública da União que oferece assistência jurídica e gratuita para pessoas com renda familiar de até R$2.000,00 de acordo com a Resolução CSDPU n°134/2017. Para famílias com seis ou mais integrantes é aceita a renda familiar bruta de até quatro salários mínimos, conforme a Resolução CSDPU 85/2014. Para isso é necessário:

  • Comprovar que não tem condições financeiras dentro dos parâmetros citados acima e precisa do auxílio da Defensoria Pública da União. Além disso, é preciso ter em mãos os documentos pessoais.
  • Entregar para a Defensoria Pública da União documentos, laudos, exames e prontuário que comprovam a gravidade da doença, risco de vida, urgência da necessidade da vaga na UTI e as consequências caso o leito não for concedido;
Será que é caso pra uti? Ele tá na emergência mas não teve atendimento. Não se sabe o que ocorreu com ele.
Aliás, ninguém sabe quanto tempo ele ficou caído. Pode ser mais de 24 horas até ser mandado pro hospital
Situação de m****. É indescritível o sentimento de impotência.
Tô sem dormir. Virei a madrugada na frente do hospital na esperança de uma notícia.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.348
Reações
59.325
Pontos
2.184
Meu pai teve um AVC há uns 3 anos e mandaram ele pra Santa Casa (Porto Alegre), onde foi muito bem atendido.

Eles têm um setor que cuida só disso, então tentem ver se é possível a transferência - mas vejam rápido porque cada minuto importa num caso de AVC. Hoje não dá nem pra acreditar que meu pai teve um, pois praticamente não ficaram sequelas.
Bom, não se sabe o que foi e agora piorou pq não tenho contato com meu primo. vou ter que voltar lá.

Liguei pro hospital pra saber se tinha como ter notícia ou até mesmo falar com o meu primo mas... bom, nem vou desvirtuar nada, fazer crítica etc só resumir que fiquei tremendo de raiva.
Como tem vagabundo, pqp
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.182
Reações
8.724
Pontos
969
Bom, não se sabe o que foi e agora piorou pq não tenho contato com meu primo. vou ter que voltar lá.

Liguei pro hospital pra saber se tinha como ter notícia ou até mesmo falar com o meu primo mas... bom, nem vou desvirtuar nada, fazer crítica etc só resumir que fiquei tremendo de raiva.
Como tem vagabundo, pqp
Boa sorte pra família! E, se for AVC mesmo, tentem averiguar se tem como tranferir pro Hospital São José da Santa Casa.
Mais informações: https://santacasa.org.br/pt/noticia...unidade-de-tratamento-a-pacientes-com-avc/185
É SUS, mas o lugar limpo - e o atendimento é competente, digno e rápido.
 

RodrigoRamalho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.682
Reações
2.709
Pontos
339
Você pode registrar o seu relato na ouvidoria do hospital, relatando tudo que aconteceu, no caso a falta de assistência médica ao seu pai. Pode ainda levar o caso na defensoria pública, para avaliar possibilidade de entrar na justiça contra o hospital e ainda a possibilidade de uma expedição de um mandato judicial para interná-lo em um local que vocês achem mais adequado.

Quanto ao caso, já passou o período em que chamamos de janela terapêutica, que seriam as 4 primeiras horas e meia do início dos sintomas, se realmente for um AVC, com o resultado da tomografia de crânio, avaliaríamos a possibilidade de realização de trombólise química com alteplase caso confirmado um AVC isquêmico. O que resta agora é confirmar com o laudo da TC de Crânio o AVC para realizar a investigação diagnóstica da etiologia do AVC, seja ele isquêmico ou hemorrágico, além do manejo clínico das complicações inerentes ao déficit neurológico.

Deve-se lembrar ainda de descartar outras causas de rebaixamento do nível de consciência, como TCE ou ainda crises convulsivas.

Melhoras aí para o seu tio!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Cara, tudo depende do quanto esse hospital é um buraco.

O melhor caminho sempre tende a ser a ouvidoria. Se for um buraco é capaz de não ter ouvidoria ou até ter e não funcionar, mas em geral é a melhor opção.

Agora você precisa ser objetivo. Se o seu tio tem mais de 60 anos ele tem direito a acompanhante dentro do hospital (em unidades fechadas pode ser outra conversa, mas não parece ser o caso). É só citar o Estatuto do Idoso, os hospitais em geral conhecem essas regras (de novo, depende de ser ou não um hospital de guerra, mas em geral não vão criar problema com isso). Acompanhante não precisa ficar preso no hospital. O ideal em alguns setores é que sempre haja um acompanhante porque o hospital não tem estrutura pra dar atenção a todos os pacientes, é bem comum em hospitais públicos do Brasil, por isso às vezes a enfermagem pede pra nego não ir embora, mas não existe isso de sair e não poder mais voltar se ele for idoso. Essa questão é ideal tratar diretamente com a enfermagem, que geralmente é quem manda na questão de acompanhante.

Quanto ao diagnóstico, melhor falar pouco agora, mas espera falar com o médico responsável. A enfermagem em muitos hospitais infelizmente, por várias razões, muitas vezes não fica a par do diagnóstico com precisão. "Achar que é AVC" e nada por enquanto é a mesma coisa, pode ser isso ou não.
Se seu tio fez exames de sangue e tomografia algum médico já o viu e pediu esses exames (de novo, pode ser que em algum buraco essas coisas sejam pedidas sem médico nenhum, mas já começa a ser surpreendente até pra hospital público no Brasil). Se um médico já o viu pelo menos uma vez, deve ter sido na madrugada quando ele chegou ou hoje de manhã. Ou seja, algum médico deve passar mais uma vez hoje ao longo do dia (se foi visto de madrugada) ou talvez a noite (se foi visto pela última vez de manhã) ou até mesmo amanhã (se foi visto hoje de dia e sua situação não for grave). Ideal é conversar com o médico no momento em que ele for vê-lo (ou melhor ainda em algum horário de visita se tiver horário de visita).
Idealmente sempre teria um médico responsável com tempo pra conversar com os acompanhantes... mas depende do quanto o lugar é um buraco. Em hospital público, principalmente lotado, é muito comum não ter como. Em alguns lugares dá pra pedir pra chamar, em outros tem que esperar passar, não tem jeito. Melhor indicador pra isso é olhar pro lado e ver se tem dezenas de macas no corredor do hospital. Num lugar assim geralmente o jeito vai ser esperar passar.

O mais importante agora é se preparar pra lidar com o que houve com o seu tio. Vicê diz que ele foi encontrado caído. Pode ter sido qualquer coisa desde quebrar a perna e não conseguir levantar até um AVC. Pode ser grave ou não. Pode ser necessária vaga de CTI e pode não ser. Pode ser necessária alguma coisa urgente ou não. Não tem como você mesmo avaliar e infelizmente não dá pra eu te ajudar muito a perceber. Infelizmente ser encontrado caído é um sinal bem ruim.
O mínimo que posso dizer é que, se ele não acorda (abre olhos) quando você chama, é grave. Pede ajuda, explicação do médico, a porra toda, ele deveria ter muita atenção médica no momento ou um bom motivo pra não ter. O contrário não nos diz nada, ele pode estar acordado e ser algo grave mesmo assim, mas aí passa do pouco que você pode fazer sozinho e do que posso falar sem saber nada sobre o caso, vai ter que esperar te falarem.
 

AmbasBolas

Supra-sumo
Mensagens
576
Reações
1.190
Pontos
183
Não vale a pena esperar, cada minuto pode ser crucial, liga para policia e vai com a PM no hospital.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.348
Reações
59.325
Pontos
2.184
Valeu pelos comentários. Agradeço de coração.

Pra encurtar a história, deram mais atenção depois no sábado, 27/01, pediram mais exames e 40 minutos depois deram alta.
A família não chegou a ver os resultados e até acho que nem concluíram.
Foi avc isquêmico. Agora, passado pouco mais de uma semana da alta, ele ainda precisa de ajuda pra andar e perdeu a movimentação da mão direita. Aliás, está com pouco controle no braço direito.

Está com depressão, sempre acompanhado por alguém, e é isto. Vida que segue.

Vlw pela ajuda. Na próxima estarei mais atento.
 
Topo Fundo