O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


60 fps vs. 30 fps

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
Acho que a MS vai quebrar esse paradigma, já começaram com o Xbox One X.

Teve um rumor que eles estão querendo tornar 60 fps padrão nos consoles.
só se for no PC, por que nem os exclusivos rodam a 60 fps no X, o Forza Horizon 4 mesmo, só roda a 30 frames, é o motorsport até roda a 60 mas tem alguns engasgos ainda , mas vamos ver como vai ser essa nova geração, se vão ficar focando em resolução "4kagado" ou se vão focar em fluidez !!!
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.318
Reações
19.895
Pontos
803
Eu jogo em 480x320 no low mas não jogo algo a menos de 60 fps, é simplesmente ridículo em 2019 alguém aceitar e achar normal um negócio desses, desde quando migrei para o PC em 2004 olhar um jogo em 30fps dá até dor de cabeça.

Depois que você acostuma é um caminho sem volta.

jogar Civ6 a 60, 30 ou 20 fps é tanto faz, quando tu enche de mod é melhor jogar com frame mais baixo, é jogo de turno se não tiver um Rivatunner ligado ali no canto tu nem vê nesse caso o frame está a 60fps ou não
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.318
Reações
19.895
Pontos
803
Pra min é muito simples , depende do genero que sinto que é obrigatório:

60fps: Corrida , Luta e Tiro MP
30fps: Jogos de Turno e RPGs, jogo de quebra cabeça já tá perfeito faz diferença nenhuma

O resto fica a cargo do desenvolvedor se ele quer frame rate ou grafico, o ideal seria todo jogo ter modo performance e modo beleza, 1080p a 30fps ou 720p a 60fps, dá escolha ao jogador
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
só se for no PC, por que nem os exclusivos rodam a 60 fps no X, o Forza Horizon 4 mesmo, só roda a 30 frames, é o motorsport até roda a 60 mas tem alguns engasgos ainda , mas vamos ver como vai ser essa nova geração, se vão ficar focando em resolução "4kagado" ou se vão focar em fluidez !!!
Mas vai ter uma nova geração pra isso.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Pra min é muito simples , depende do genero :

mas meio que sempre foi assim, iniciando pelos jogos de luta e plataforma 2d, navinha 3d, depois luta 3d (soul calibur e MK gold no dreamcast, VF2 no saturno) e corrida (acho que tem um de corrida já no play 1 que atingia 60fps), agora 60 fps nos jogos multiplayer
 


konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Claro que 60 é melhor que 30.... mas aqui eu ligo o motion plus da TV e dá uma boa suavizada, nem sinto falta dos 60fps.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Taxa de fps pode provocar uma falsa sensação de aceleração, mas, na verdade, não é.

O jogo percorre a mesma distância rodando a 30 quanto 60, a diferença que num mesmo intervalo de tempo, mais frames diferentes são renderizados quando o jogo está a 60fps.

Exemplo para ficar claro:

Do ponto A ao B temos 600 pixels de distância percorridos num intervalo de 1 segundo.

--------------------
A ---------------- B
|--- 600 pixels ---|

O jogo rodando a 30fps mostrará cada frame num deslocamento de 20 pixels;
O jogo rodando a 60fps mostrará cada frame num deslocamento de 10 pixels;

Em um monitor de 60Hz, esse mesmo jogo a 30 ou 60 frames exibirá mais ou menos 10 pixels por frame. A questão é que, se o jogo estiver rodando a uma taxa menor que o monitor está, para compensar os frames que estão faltando, o monitor os repetem na exata posição que eles estão, havendo uma interpolação.

Isso provoca em nosso cérebro uma sensação de falta de deslocamento, parecendo que o jogo tá dando "saltos" em pixels, e é isso que dá a sensação de suavidade de movimento ou não. Um jogo rodando a 60fps provocação uma sensação de suavidade maior, porque parece que não está cortando o movimento, o motion.

A 60fps eu tenho 60 frames distintos;
A 30fps eu tenho 60 frames também, mas aproximadamente 30 são distintos, o jogo calcula o lapsed time a partir do ultimo frame para saber como será o deslocamento.

Fiz um algoritmo que simular mais ou menos como seria.

C:
#include <stdio.h>

int main()
{
    int fps = 30; //altere AQUI
    const int distance = 600;
    const int frames = 60; //monitor rodando a 60Hz
    int swap = frames / fps;

    int c = 0, x = 0;

    for (int frame = 0; frame < frames; frame++)
    {
        printf("F%i: P%i\n", frame + 1, x);
        c++;

        x += (c == swap ? (distance / fps) + (c = 0) : 0);
    }

    return 0;
}

Como em um jogo de verdade há interpolação. Teríamos o calculo do delta time baseado no elapsed time. Algo mais ou menos assim:

C++:
auto currentTime = std::chrono::steady_clock::now();
auto elapsed = previousTime - currentTime;

//FAZ ALGUMA COISA NESSE INTERVALO
float elapsed_f = elapsed.count();

previousTime = currentTime;
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.248
Reações
28.360
Pontos
1.649
Em pleno 2019 e tem gente defendendo o 30fps e dizendo que o 60fps é ruim ou não é necessário?

A OS não decepciona nunca!

Qual é o próximo tópico? O 240p é melhor que o 4k?
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.490
Reações
23.104
Pontos
803
Não existe nenhuma situação ou cenário fictício ou real em que 30 fps seja melhor que 60 fps. Nêgo pode até preferir as rotações mais lentas, mas aí é uma particularidade do sistema vestíbulo-coclear do indivíduo, esse aí é provavelmente um caboclo que enjoa em bote, transatlântico, carrossel ou roda de pôgo. Não é porque o sifão do cabra é rateado que 30>60.

Esses casos arrolados em que a maior parte da biblioteca de qualidade de todos os tempos roda a 30 fps é real, mas isso se deve ao fato de consoles serem de fato plataformas bem melhores que PCs, ao reunirem um número de clássicos, GOTYs e GOATs extremamente maior (aqui a diferença é Kid Bengala vs Japonês do Pastel, ou Gota de Água vs Oceano Índico).

Claro, se esses clássicos atemporais que são tremendamente mais frequentes em consoles que em PCs saíssem de seus fornos azeitados a 60 fps, ao invés de 30 ou até menos, eles seriam melhores ainda.

Não é porque console é melhor que PC que 30 fps é melhor que 60 fps.

Não é porque 90% dos GOTYs de todos os tempos, antigos e atuais, rodam a 30 fps (por conta de a maioria dos GOTYs estarem em consoles) que 30 derruba 60 no cambão.

Não confundam Faculdade de Botucatu com Dificuldade de Botar no C...
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Em pleno 2019 e tem gente defendendo o 30fps e dizendo que o 60fps é ruim ou não é necessário?

A OS não decepciona nunca!

Qual é o próximo tópico? O 240p é melhor que o 4k?
Defendendo a opção de jogar a 30fps. E que coloquem a opção de jogar a 60fps para quem prefere assim. Defendo a opção de jogar como eu quiser.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
citar o N64 foi apenas um ato simbolico, pois nele está o jogo mais bem avaliado entre todos os jogos já avaliado
agora temos zelda breth of wild, gow no ps4 (sei que lá tem o modo performance, mas no ps4 normal e no modo resolução do Pro é 30fps) Uncharted 2 tudo Goty.... até Halo era mais bem avaliado quando era 30fps
gta 5, skyrim ali no ps3 360 era tudo sub 30, nada os impediu de ganhar o goty,
os unicos jogos 60fps que são/foram alguma coisa na industria é overwatch com o goty na epoca dele e Soul Calibur do Dreamcast

os consoles já perderam muita coisa; acrescentaram dlc, tamo caminhando para o digital only, só falta retirar de nós os belos graficos em 30fps para agradar quem em geral nem é consolista....eu sei onde isso termina, se console adotar 60fps aí a briguinha vai ser 60 vs 144hz (ou seja o mesmo epens de sempre) e nós consolista sairemos prejudicados pois console são maquinas fechadas, deixaremos de ter bons graficos por conta disso.

enfim, acho que as coisas precisam continuar como estão atualmente; luta, fps (no multiplayer) e corrida (de circuito) ficam a 60fps, os demais jogos a 30fps incluindo fps na campanha, corrida on rails, open worlds, grandes bloickbuster, os indies podem por quantos fps quiserem, são indies mesmo

Eu entendo o que você quer dizer, mas em relação aos games antigos que rodavam a 20 fps, bem, eram outros tempos, primeiro que a limitação de hardware era enorme em relação aos dias atuais. E segundo que como eu mencionei, TVs de tudo nos dava uma enganada. Jogar Daytona USA a 20 fps numa TV de LCD, jogar Star Fox que roda a 12, 11 ou até mesmo 10 fps, nas TVs atuais é insuportável.

Em relação a questão atual, se você pegar o caso de Breath of the Wild, muito do jogo teve que ser redesenhado para que fosse possível jogar a 30 fps. As janelas para você se esquivar são enormes, e isso foi feito assim para que pessoas que jogam com TVs de tempo de resposta altíssimo conseguissem ativar o flurry rush. Mesmo já no final do movimento ou até mesmo depois do movimento, você pode apertar o botão de esquiva e ativar o flurry rush.

Qualquer animação em Breath of the Wild tem fases longas com vários quadros e como tudo está rodando a 30 fps, uma animação que tem digamos 6 quadros de animação leva 0,2 segundos para ocorrer. Se o jogo está rodando a 60 fps, eles teriam que fazer 12 quadros para aquela animação ter a mesma duração, ou, poderiam fazer uma animação mais rápida, de apenas um décimo de segundo. É por isso que os inimigos telegrafam em excesso seus movimentos, porque não tem como enfiar tantos quadros de animação. Se as animações tem poucos quadros elas podem ficar praticamente invisíveis, fica mais dificil de identificar o que os inimigos estão fazendo. Como só tem 30 frames por segundo, se só conseguimos enxergar um movimento com um minimo de 12 frames, então ele terá que durar necessariamente 0,4 segundos.

É por essas coisas que o combate mano a mano de BOTW é bem fácil. Porém, o jogo se foca em outras mecânicas também que tornam o combate bastante interessante.

Porém olha só, se você voltar lá para o Nintendo 64, as animações são pobres, parece que tá todo mundo se teletransportando, com a espada saindo de um lugar e indo para outro instantaneamente. Só funciona porque você não precisa ligar muito para o tamanho da sua animação de ataque, mal você aperta o botão o Link já tá atingindo o adversário. É bem diferente do BOTW, se você usa uma espada grande, a animação é bem longa, então você precisa calcular se a espada vai atingir o inimigo antes que ele te ataque. E é por conta disso que os inimigos tem que ter brechas enormes, ainda mais quando se considera o tempo de resposta das nossas TVs de LCD.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.285
Reações
175.744
Pontos
2.234
Único lugar que você tem a opção de jogar como quiser, é no PC.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Ué, Tulião...até no Switch há jogos com opções "Performance" e "Quality". No PS4 Pro e no One X essas opções também existem em vários jogos.
Ok que não é algo generalizado, mas tá cheio de port ruim pro PC que não permite essas escolhas também.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Ué, Tulião...até no Switch há jogos com opções "Performance" e "Quality". No PS4 Pro e no One X essas opções também existem em vários jogos.
Ok que não é algo generalizado, mas tá cheio de port ruim pro PC que não permite essas escolhas também.

Nem precisa ser port

Forza Horizon 4, infelizmente, não suporta frequências acima de 60hz.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.642
Pontos
744
Vocês brigam e brigam mas ninguém disse que 30fps é melhor que 60fps.

Disseram que um gráfico e resolução melhores a 30fps é melhor do que gráfico e resolução piores a 60fps.

Daí entendo que é bem óbvio que há preferências distintas.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Tem uma diferença enorme entre "30 fps é melhor que 60" e "nao vale o valor pago a mais pra rodar em 60 se rodar a 30 sem quedas".

Eu poderia encomendar agora a melhor placa de video, cabe no meu orçamento, mas a questão é que eu ja to de boas com o Playstation. Nem dou conta do backlog que acumula nele. Eu nao jogo competitivamente, gosto mais de narrativa e direção de arte do que mecânica e respostas rapidas de comandos. A plataforma PC em geral nao me seduz, ja passo 8 horas do meu dia na frente de um. É muito mais coisa envolvida que a questão preço. É diminishing returns.

Minha existência não exige 60 fps, prefiro gastar em outras coisas qur impactem de uma maneira mais significativa na minha qualidade de vida, tipo uma churrasqueira pra por na sacada, uma viagem no final de ano, ou so jogar a grana em um fundo de investimento e deixar la quieto.
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.479
Reações
17.134
Pontos
1.389
Caguei. Não sou sensível a isso, a menos que rode muuuito inconstante ou abaixo dos 20 fps.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Sinceramente, para os novos consoles em 2020, 30 fps NÃO é aceitável. Se espera, ao menos, o padrão de 60/1080p, se não conseguir atingir 4k com 60, coloca essa porra em 1080p mas não diminua a fluidez.
Avisa a Nintendo. Acho que o sucessor do Switch dificilmente virá rodando a 60fps.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Em relação a questão atual, se você pegar o caso de Breath of the Wild, muito do jogo teve que ser redesenhado para que fosse possível jogar a 30 fps. As janelas para você se esquivar são enormes, e isso foi feito assim para que pessoas que jogam com TVs de tempo de resposta altíssimo conseguissem ativar o flurry rush. Mesmo já no final do movimento ou até mesmo depois do movimento, você pode apertar o botão de esquiva e ativar o flurry rush.

Qualquer animação em Breath of the Wild tem fases longas com vários quadros e como tudo está rodando a 30 fps, uma animação que tem digamos 6 quadros de animação leva 0,2 segundos para ocorrer. Se o jogo está rodando a 60 fps, eles teriam que fazer 12 quadros para aquela animação ter a mesma duração, ou, poderiam fazer uma animação mais rápida, de apenas um décimo de segundo. É por isso que os inimigos telegrafam em excesso seus movimentos, porque não tem como enfiar tantos quadros de animação. Se as animações tem poucos quadros elas podem ficar praticamente invisíveis, fica mais dificil de identificar o que os inimigos estão fazendo. Como só tem 30 frames por segundo, se só conseguimos enxergar um movimento com um minimo de 12 frames, então ele terá que durar necessariamente 0,4 segundos.

É por essas coisas que o combate mano a mano de BOTW é bem fácil. Porém, o jogo se foca em outras mecânicas também que tornam o combate bastante interessante.
Porém

então, mas indiretamente tu concorda comigo, os jogos de consoles que são 30fps são planejados para isso em seu escopo, o pessoal dos 60fps não entendem esse tipo de situação, só veem numeros 60 > 30 logo generaliza tudo sem entender os por menores, eu sei do que estou falando já fui master race, joguei far cry 4 a 60fps cravados no medidor de frames... e o jogo parecia estar a 20fps devido a não sei o que, os caras lá tem um linguajar tecnico para descrever esse efeito.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Jogar a 60fps sempre será melhor mas tem seus compromissos.

Agora vou colocar na perspectiva dos consoles: Prefiro tanto um grande jogo a 30fps e outro a 60fps sem compromissos...

Tentar imaginar um jogo diferente do que foi idealizado seria complicado.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Um bom exemplo de jogo que roda a 30fps com stutter e quedas de frames é o Bloodborne, mesmo assim considero um dos melhores da geração. Agora fico imaginando esse jogo a 120fps com uma tela na mesma frequência, seria algo suprem.

Resumindo, o jogo quando é muito acima da média nem se faz necessário ser acima de 30fps.


.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Um bom exemplo de jogo que roda a 30fps com stutter e quedas de frames é o Bloodborne, mesmo assim considero um dos melhores da geração. Agora fico imaginando esse jogo a 120fps com uma tela na mesma frequência, seria algo suprem.

Resumindo, o jogo quando é muito acima da média nem se faz necessário ser acima de 30fps.

71842 logo
 
Ultima Edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Um bom exemplo de jogo que roda a 30fps com stutter e quedas de frames é o Bloodborne, mesmo assim considero um dos melhores da geração. Agora fico imaginando esse jogo a 120fps com uma tela na mesma frequência, seria algo suprem.

Resumindo, o jogo quando é muito acima da média nem se faz necessário ser acima de 30fps.


.
Citei o Bloodborne, mas os pcistas disseram que é lixo. 60fps é obrigatório. Abaixo disso é injogável.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
então, mas indiretamente tu concorda comigo, os jogos de consoles que são 30fps são planejados para isso em seu escopo, o pessoal dos 60fps não entendem esse tipo de situação, só veem numeros 60 > 30 logo generaliza tudo sem entender os por menores, eu sei do que estou falando já fui master race, joguei far cry 4 a 60fps cravados no medidor de frames... e o jogo parecia estar a 20fps devido a não sei o que, os caras lá tem um linguajar tecnico para descrever esse efeito.

Provavelmente devia ter problema de frame pacing. Que é quando os frames não são gerados com intervalos iguais. Tipo, em 1 segundo o jogo gera 60 frames, mas ele gera 40 frames em meio segundo e 20 frames no meio segundo seguinte, então você sente essa diferença.

Não é tão problemático o jogo rodar a 30 fps, desde que, assim que o frame seja gerado ele seja instantaneamente jogado para a tela e que o intervalo entre todos os frames seja idêntico. E claro, as animações devem ser feitas levando em conta isso.

Os jogos da From Software são feitos para rodar a 30 fps e são bem rápidos, eles fazem mágica nas animações. Mas se você olhar atentamente os inimigos telegrafam em excesso também os movimentos. Não tanto quanto em BOTW, mas também tem animações suficientemente longas para que saibamos o que o inimigo está preste a fazer. O que é mais interessante nos jogos da From Software é que independente da velocidade algumas animações são similares. Em Sekiro, por exemplo, algumas vezes eu confundo quando é pra fazer mikiri counter e quando é pra pular, porque as animações são similares. Em questão de tempo, há tempo suficiente para notá-las e se preparar para contra-atacar. Mas o jogador tem que ser capaz de identificar a informação visual. E é nesse sentido que o trabalho da From Software brilha, porque eles sabem fazer essas informações visuais. Em BOTW parece que os inimigos te avisam: olha, se prepara aí, eu vou te atacar longitudinalmente, tou levantando aqui, já vai se preparando pra fazer o flurry rush pulando pro lado, vou atacar, tá? posso atacar? tou atacando hein cara, pode usar o flurry rush, já acabei de atacar, mas você ainda pode fazer o flurry rush, tá?

E por que é assim? bem, porque como eu falei, Nintendo não queria correr o risco de alguém jogando numa TV com tempo de resposta na casa de 100 ms não conseguir acertar o flurry rush. Provavelmente são esses caras que ficam pedindo easy mode de jogos da From Software.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Um bom exemplo de jogo que roda a 30fps com stutter e quedas de frames é o Bloodborne, mesmo assim considero um dos melhores da geração. Agora fico imaginando esse jogo a 120fps com uma tela na mesma frequência, seria algo suprem.

Resumindo, o jogo quando é muito acima da média nem se faz necessário ser acima de 30fps.


.

Eu já me daria por super satisfeito vendo essa pérola em 60fps. Quem sabe no PS5, já pensou?!
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
60 fps é melhor. Parece ate que o game ganha em definição nessa taxa de frames.
 
Topo Fundo