O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A Globo fez gambiarra com o MacGyver, usando Tom Sawyer do Rush.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.622
Pontos
1.659
O MacGyver marcou geração nos anos 80. Foi um seriado muito famoso lá fora, mas também no Brasil. Em dias sem streaming nem nada do tipo, eram as emissoras de TVs as grandes responsáveis por trazerem as novidades, e neste caso foi a Rede Globo quem trouxe as aventuras do agente especial que resolve tudo na base da gambiarra para o público brasileiro.

macgyver-rush-700x394.jpg


Mas, como era muito comum naquela época, e também na Globo, algumas “adaptações” foram feitas. Não necessariamente no seriado em si, mas sim em seu nome e em sua abertura. Originalmente, o seriado se chama apenas “MacGyver”, mas aqui em nosso país ele foi exibido com o nome “Profissão Perigo”.

E outra mudança drástica foi em sua abertura. Se você não sabia, ou não lembrava ainda, a abertura original de MacGyver é esta:



Mas, na Globo, a abertura era essa, com Tom Sawyer do Rush como o tema da apresentação:



Tudo bem que tal abertura foi responsável por apresentar a maravilha que é o Rush para milhares de pessoas em todo o Brasil. Mas qual foi o motivo que fez a Globo mudar da abertura original para o som da banda de rock progressivo?

Antes de tudo, quem é Tom Sawyer?​

Não. Tom Sawyer não é um amigo de MacGyver e nem participou de um episódio da série. Na verdade, ele é o personagem principal de uma série de contos infantis, escritos por Mark Twain, considerado como o “pai da literatura americana moderna”. Tom vive nas margens do rio Mississipi, em um sul dos EUA do final do século XIX, ou seja, envolvidos em temas como a Guerra Civil vivida no país nesta época e a escravidão que era comum na sociedade sulista daqueles dias.

A1Wad8LO08L._AC_UF10001000_QL80_-700x874.jpg


Os livros narram as aventuras de Tom e seus amigos, com obras como “Tom Sawyer, Detective”, “As Viagens de Tom Sawyer” e “As Aventuras de Tom Sawyer”. Tom vive com sua tia Polly, sua prima Mary e seu irmão Sidney. E suas aventuras envolvem as descobertas de Tom em sua região junto de seu amigo Huckleberry Finn.

Podemos dizer que a influência de Tom Sawyer nos EUA é semelhante ao que a Turma da Mônica conseguiu no Brasil. Mas lá na parte de cima do planeta, a influência do menino sulista foi imensa, com o garoto sendo mencionado em diversos filmes, como em Minority Report, ou em séries, como Lost, Pretty Little Liars ou The Walking Dead.

Já na música, o garoto foi inspiração para a música Tom Swayer, do Rush, que faz parte do excelente disco Moving Pictures, de 1981. Este disco do trio canadense está sempre nas listas dos melhores discos de todos os tempos e isso não é por acaso. Além desta música, o oitavo disco do Rush trouxe outras músicas muito boas, como Limelight, YYZ ou Red Barchetta.

O trio Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson estavam em grande forma, e levaram a sua excelência em mais um grande álbum, que ocasiona uma enorme discussão entre “qual é o melhor disco”, já que o Rush possui diversos “melhores discos” em sua discografia. E sempre foram reconhecidos por fazerem músicas muito complexas e completas, mas com fácil assimilação, sendo apreciados tanto por músicos e estudiosos da música, quanto pelo público comum, apenas sedentos por novos hits.

O disco fez tanto sucesso, que seria lembrado cinco anos após o seu lançamento, por alguém da Rede Globo, que decidiu usar a música em sua série de aventura recém-adquirida.

MacGyver, Rush e Globo: tudo a ver!​

Sabemos que a Globo, desde sempre, nunca demonstrou interesse em trazer as aberturas originais dos seriados que exibe. Isso inclui até o “sacrilégio” de retirar as famosas introduções de Os Simpsons, quando detinha os direitos de exibição. Pica-Pau, Dragon Ball ou SOS Malibu (Baywatch) são alguns exemplos de seriados que tiveram suas aberturas modificadas ou cortadas.

cd1-700x629.jpg


E com MacGyver não foi diferente. Primeiro de tudo, a série ganhou outro nome por aqui: Profissão Perigo, em uma época em que palavras como Mortífero, Fatal, Duro e Perigo “vendiam” bem. E depois, alguém dentro da Globo achou que era melhor colocar um som mais pauleira do que a tradicional música de abertura.

E foi assim que, em 6 de janeiro 1986, quando MacGyver estreou no Brasil, a série já começou com a sua primeira gambiarra, que nem foi feita pelo protagonista. Provavelmente algum fã do Rush achou que o instrumental de Tom Swayer casaria perfeitamente com o ar de aventura do seriado. E esta pessoa acertou em cheio.

Mesmo a letra nada tendo a ver com o seriado (e estamos falando de anos 80, quando isso realmente não era necessário), a batida caiu como uma luva, transformando a música em algo marcante, que ficou na memória de todos que assistiram o seriado na época, além de ser uma divulgação espontânea do Rush, para que mais brasileiros conhecessem a banda.

E o resultado acabou sendo maior do que o esperado: MacGyver se transformou em um ícone de uma geração. Até hoje, muita gente se refere a pessoas que fazem “gambiarras” em seus serviços como MacGyver. E o Rush, por sua vez, conquistou uma base muito sólida de fãs no Brasil. A banda, que não tinha o costume de fazer shows fora dos EUA-Canadá, se apresentou algumas vezes no Brasil, com a sua primeira visita ao nosso país, em 2002, render o DVD Rush in Rio.

O Rush veio ao nosso país pela última vez em 2010, em shows no Estádio do Morumbi, em um show considerado impecável pela imprensa especializada da época. E até hoje, tanto seriado (que ganhou um remake) e banda (que mesmo inativa, continua com fãs em todo o mundo), seguem conectadas aqui no Brasil, graças a alguém dentro da Globo, que achou que personagem e banda combinavam, de alguma forma. Não poderia estar mais certo.

 

barbitúrico

Supra-sumo
Mensagens
277
Reações
1.394
Pontos
158
Isso aí era bem normal nos anos 80 e 90. As vezes era coisa daqui, as vezes vinha de fora com modificações.

Cdz mesmo os mexicanos usaram a versão espanhola, depois aqui adaptaram dos mexicanos:

 


Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.203
Pontos
1.103
Assistia quando era pequena mas não lembro de nada dessa série. Vou ver se acho uns episódios no youtube ou algum torrent da vida pra ver se relembro alguma coisa memorável dela.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.669
Reações
9.526
Pontos
453
Isso aí era bem normal nos anos 80 e 90. As vezes era coisa daqui, as vezes vinha de fora com modificações.

Cdz mesmo os mexicanos usaram a versão espanhola, depois aqui adaptaram dos mexicanos:


Os espanhóis também adaptaram, mas da versão realmente "original", que é a francesa.

Sim, mais um motivo para eu odiar a França: esta música só existir graças a eles.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.414
Reações
43.460
Pontos
1.384
O cachorro que eu mais gostei nessa minha estadia na Terra se chamava MacGyver. Eu era criança na época e nem ligava muito para o seriado. O nome fora ideia do meu pai.
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
Pelo menos uma coisa boa essa empresa pútrida cheia de algumas das piores pessoas do mundo, fez.

Rush = GOAT
é uma banda extremamente chata(como aliás é o prog rock em geral) e a voz de geddy lee é péssima. pois é, durma com um barulho desse :kjoinha
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Assistia todos e curtia muito.
Anos 80 era foda, tinha esse aí, os dois amigos bons de briga, o bigodudo que até inspirou meu nome... fora uns filmes "coming of age", que deveria ser "cumming age", pq a ideia era o molequinho imaginar que ia pegar a secretária do pai, a babá, a moça de vermelho, a robô frankestein gostosa...
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.622
Pontos
1.659
Assistia quando era pequena mas não lembro de nada dessa série. Vou ver se acho uns episódios no youtube ou algum torrent da vida pra ver se relembro alguma coisa memorável dela.
Se eu não me engano, tem na Paramount+ caso tenha a assinatura. Assisti a série completa, é bem legal.
 

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.541
Reações
8.991
Pontos
353
Não sabia dessa

Nunca me interessei pela série, mas tenho boas recordações

Quando eu era criança essa abertura era a deixa para eu ligar o Master System, pq minha mãe liberava a TV

kkkk, bons tempos
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.480
Pontos
1.064
Lembro que no SBT o desenho "Defensores da Terra" colocaram uma versão instrumental ao invés de cantada.

Deve ser por conta de ser uma versão internacional de distribuição e a cantada ser exclusiva dos EUA.
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.209
Pontos
1.204
é uma banda extremamente chata(como aliás é o prog rock em geral) e a voz de geddy lee é péssima. pois é, durma com um barulho desse :kjoinha
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk nao fala bobagem não meu querido Igni...

Cara, a Santíssima Trindade é como um alinhamento dos planetas...3 gênios da música se juntaram pra criar a melhor banda da historia.

Possivelmente nunca serão superados.

Keep calm and Rush on my friend.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.801
Reações
12.221
Pontos
999
Isso aí era bem normal nos anos 80 e 90. As vezes era coisa daqui, as vezes vinha de fora com modificações.

Cdz mesmo os mexicanos usaram a versão espanhola, depois aqui adaptaram dos mexicanos:


Incrível como a abertura já tinha spoiler pra c***lho e eu pivete nem reparei na roupa nova de Seiya escancarada na minha cara

É muito bom ser criança!
 

Carlos de Lorena

Bam-bam-bam
Mensagens
940
Reações
4.085
Pontos
283
A Globo não mostrou o último episódio do Mac gyver onde ele fica preso num buraco e não consegue fugir porque não tinha pêlo no kool o suficiente para fazer uma corda, vindo a óbito.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.469
Pontos
503
Nessa época do MacGyver na Plim Plim eu não lembro, pois eu era muito pequeno, mas MacGyver e Rush influenciaram muito a minha vida... Conheci MacGyver nos anos 90 quando a série já não era mais produzida, e conheci assistindo em um canal regional aqui da minha cidade que nem existe mais, esse canal foi vendido a Record e virou Record RS, mas na época o canal se chamava TV 2 Guaíba, e a série já era apresentada com a abertura original dela, apenas com o narrador em Português apresentando e falando em Profissão Perigo, acredito que esse narrador era o mesmo que falava Herbert Richters.

Já o Rush conheci em 2002 quando fez um show aqui na minha cidade, e só fui virar fã lá por 2005 quando finalmente conheci as músicas da banda vendo o show ao vivo deles chamado A Show of Hands, uma vez eu estava zapeando pela TV numa madrugada e passei por outro canal regional e estava passando esse show, e vi aqueles três caras tocando e fiquei impressionado com eles, acabei assistindo todo aquele show e virei fã da banda, e até hoje a banda é minha favorita:klol

Mas só fiquei sabendo dessa abertura da Plim Plim anos depois de conhecer a série e a banda, quando eu estava procurando pela abertura de MacGyver e achei essa abertura dela com o Tom Sawyer. Ela já fez várias vezes isso ai de colocar músicas nada a ver com as séries em suas aberturas, outra série que sempre me intrigou foi a abertura do Lost, pois quando a Globo passou Lost, sempre quando iniciava, pelo menos nas primeiras temporadas que assisti no canal, pois ainda não tinha internet, aparecia uma abertura com uma música rápida falando,algo tipo, Rede Globo apresenta: Lost! Eu acabei adquirindo os boxes das três primeiras temporadas, e nunca vi aquela música na série :klol
 
  • Curtir
Reações: %>%

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.321
Pontos
1.619
Lembro que no SBT o desenho "Defensores da Terra" colocaram uma versão instrumental ao invés de cantada.

Deve ser por conta de ser uma versão internacional de distribuição e a cantada ser exclusiva dos EUA.
E ainda bem que fizeram isso. A música com vocais era FEIA DEMAIS!



O SBT dizia que tinha uma versão da abertura com vocais nacionais, mas que ficou com a mesma (péssima) qualidade da versão americana, daí acompanhou o que houve também com Street Fighter V (que a música nacional ficou DETESTÁVEL aos ouvidos do senhor Abravanel e falou "Rá Rááááááái..... Corta isso, senão eu vou ficar nervoso ôi!")
 
Topo Fundo