O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.498
Reações
91.296
Pontos
1.503
Já é o momento para partir pra DDR5?
Vou ter que fazer um up no meu PC ano que vem. Provavelmente, pelo que andei vendo, valerá a pena apenas trocar o processador (AM4) e uma placa de vídeo nova.
 


Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.014
Reações
6.738
Pontos
283
Já é o momento para partir pra DDR5?
Vou ter que fazer um up no meu PC ano que vem. Provavelmente, pelo que andei vendo, valerá a pena apenas trocar o processador (AM4) e uma placa de vídeo nova.

No Brasil ainda não, é caro pela pouca performance obtida.

 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.781
Reações
5.683
Pontos
1.449
Ryzen 5 3400G
Pela placa mãe tem uma ótima margem pra colocar outro bem mais parrudo.
Estou usando vídeo onboard pra ter ideia. Sei que um upsinho de 4k já deixaria outro PC, mas e se com 5k e memórias mais rápidas não consigo um resultado melhor ainda?
Atualmente estou com um R5 5600, seria um bom up para você, caso não queira gastar muito.

Tô pensando em trocar o meu por um R9 5950 mais para a frente
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
galera, olhando no aliexpress, já tá dando pra pegar 16gb ddr5 5600mhz por 300 com imposto. comparando com os preços tupiniquins, parece mto bom negócio. alguém sabe confirmar se, comprando dois pentes idênticos (msm vendedor e tal, comprando td na mesma compra...), tem algum risco de n pegar dual channel? pq eu to bem tentado a pegar assim... sairia 600 32gb, enquanto no BR um de 16gb mais lerdo tá na faixa de 400.
como tô comprando as peças aos poucos, a RAM é o melhor pra comprar agora, já que to esperando o zen5 e uma eventual b750...
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.424
Reações
34.516
Pontos
1.354
galera, olhando no aliexpress, já tá dando pra pegar 16gb ddr5 5600mhz por 300 com imposto. comparando com os preços tupiniquins, parece mto bom negócio. alguém sabe confirmar se, comprando dois pentes idênticos (msm vendedor e tal, comprando td na mesma compra...), tem algum risco de n pegar dual channel? pq eu to bem tentado a pegar assim... sairia 600 32gb, enquanto no BR um de 16gb mais lerdo tá na faixa de 400.
como tô comprando as peças aos poucos, a RAM é o melhor pra comprar agora, já que to esperando o zen5 e uma eventual b750...
Posso ter pagado um pouco mais, mas aqui mesmo no brasil eu paguei 786 reais em 32GB DDR5 6400Mhz CL36.
Velocidade maior e foram da marca Corsair Vengeance, eu achei um bom preço.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.424
Reações
34.516
Pontos
1.354
GKinfo store.
E 786 foi contando com os 21 de frete.

 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.681
Pontos
1.344
Eu acho q está começando a valer a pena ir pro DDR5 esse final de ano. Vou migrar se a 15° gen da Intel der um salto legal em cima do meu 12700KF.
Como falaram ai em cima já da pra pegar memórias de 16gb 6000mhz até por 250. Se não fosse o imposto, sairia isso daí só. Vamos ver quem vai estar melhor final do ano entre AMD e Intel.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.014
Reações
6.738
Pontos
283
galera, olhando no aliexpress, já tá dando pra pegar 16gb ddr5 5600mhz por 300 com imposto. comparando com os preços tupiniquins, parece mto bom negócio. alguém sabe confirmar se, comprando dois pentes idênticos (msm vendedor e tal, comprando td na mesma compra...), tem algum risco de n pegar dual channel? pq eu to bem tentado a pegar assim... sairia 600 32gb, enquanto no BR um de 16gb mais lerdo tá na faixa de 400.
como tô comprando as peças aos poucos, a RAM é o melhor pra comprar agora, já que to esperando o zen5 e uma eventual b750...

Na Pichau tá saindo 300 reais de 4800, 350 de 5200, 370 de 5600 e 400 de 600.

Ainda assim, DDR4 tá metade disso. O ganho de performance é de 10% no máximo no momento.

Eu esperaria para migrar mais pra frente, quando tivermos memórias de 7000 e 8000, que darão um pouco mais de diferença, além de possivelmente menor latência que as atuais.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Na Pichau tá saindo 300 reais de 4800, 350 de 5200, 370 de 5600 e 400 de 600.

Ainda assim, DDR4 tá metade disso. O ganho de performance é de 10% no máximo no momento.

Eu esperaria para migrar mais pra frente, quando tivermos memórias de 7000 e 8000, que darão um pouco mais de diferença, além de possivelmente menor latência que as atuais.
a questão n é a diferença que a memória faz. é que n tem zen5 pra ddr4 kkkk to querendo trocar meu 3600 logo, trocar td... deixar o PC pronto pra qnd as RTX 5000 chegarem, pq seria burrice pegar uma 5070/5080 com um ryzen 3600 haha, msm com o 5800x3D ainda acho que n dava.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.014
Reações
6.738
Pontos
283
a questão n é a diferença que a memória faz. é que n tem zen5 pra ddr4 kkkk to querendo trocar meu 3600 logo, trocar td... deixar o PC pronto pra qnd as RTX 5000 chegarem, pq seria burrice pegar uma 5070/5080 com um ryzen 3600 haha, msm com o 5800x3D ainda acho que n dava.

Se for usar para jogos, o 5800/5700X3D amassa muitos da geração 7000.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.681
Pontos
1.344
a questão n é a diferença que a memória faz. é que n tem zen5 pra ddr4 kkkk to querendo trocar meu 3600 logo, trocar td... deixar o PC pronto pra qnd as RTX 5000 chegarem, pq seria burrice pegar uma 5070/5080 com um ryzen 3600 haha, msm com o 5800x3D ainda acho que n dava.

Vai pro Zen 5. Espera só uns meses q em setembro vai ter ai Ryzen 9000! Vão dar um ganho bom em cima dos 7000 e me parece q os preços vão se manter. O ruim é as placas mães da AMD que são meio caras ainda.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Vai pro Zen 5. Espera só uns meses q em setembro vai ter ai Ryzen 9000! Vão dar um ganho bom em cima dos 7000 e me parece q os preços vão se manter. O ruim é as placas mães da AMD que são meio caras ainda.
minha expectativa com placas mãe é que lancem chipsets novos com mais frufru (pci-e 5.0 pra GPU seria bom). Ai se ficarem no msm preço das atuais, as atuais caem de preço e eu decido se vou nas antigas mais baratas ou se pulo direto pras mais novas. de todo jeito é lucro, pq no minimo levo algo melhor por preço parecido.
no AM4, soltaram placas novas com toda nova geração, salvo os ryzen 2000 se n me engano (que eram meio que um refresh dos 1000, então justifica)
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.888
Reações
14.788
Pontos
1.054
É impressão minha ou só vale migrar para am5 quem joga em 2160p ?

Pelo pouco que pesquisei aqui o am4 está segurando tranquilo em 1080p + 1440p não é ?

me arrisco em dizer (apenas achismo) que até quem quer ficar até ali os rtx 4060 o am4 vai segurar a onda
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
É impressão minha ou só vale migrar para am5 quem joga em 2160p ?

Pelo pouco que pesquisei aqui o am4 está segurando tranquilo em 1080p + 1440p não é ?

me arrisco em dizer (apenas achismo) que até quem quer ficar até ali os rtx 4060 o am4 vai segurar a onda

Resolução não tem nada a ver com a cpu não.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.014
Reações
6.738
Pontos
283
AM4 imortal: A AMD vai lançar chips Ryzen 5000, modelos XT, que são chips com clocks maiores. Também irá lançar para o AM5, o 8400F e 8700F, que são as APUs recém lançadas, mas com o gráfico desabilitado.

 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
AM4 imortal: A AMD vai lançar chips Ryzen 5000, modelos XT, que são chips com clocks maiores. Também irá lançar para o AM5, o 8400F e 8700F, que são as APUs recém lançadas, mas com o gráfico desabilitado.

do ponto de vista de performance, esses XT ai e nada dá na mesma. pq os x3D com ctz serão superiores. só se sair x3D XT tbm. mas aposto que eles devem focar é em preço, n em performance pq n tem como fazer magia com arquitetura de 4 anos atrás né. devem tirar ai uns 10% do preço dos 5000 normais e aumentar uns 5% de performance por conta de clock mais alto. ao menos é essa minha expectativa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
do ponto de vista de performance, esses XT ai e nada dá na mesma. pq os x3D com ctz serão superiores. só se sair x3D XT tbm. mas aposto que eles devem focar é em preço, n em performance pq n tem como fazer magia com arquitetura de 4 anos atrás né. devem tirar ai uns 10% do preço dos 5000 normais e aumentar uns 5% de performance por conta de clock mais alto. ao menos é essa minha expectativa.

Os XT dos 3000 aumentaram clock em 100mhz em alguns casos. Nada relevante ou digno de nota mesmo.
A ideia deve ser só cobrir mais faixas de preço, mas não deixa de ser suporte, o que é positivo.

Os AM5 F eu acho desnecessários.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
Claro que SPEC é um teste matemático específico, mas se for isso até o Zen 5c vai ser mais potente que o Zen 4 full.
Só pra fim anedótico - anedótico no caso porque eu não acredito em CPUs Full Zen 5c - em tese, se a AMD vem com uma CPU 8 Zen5c/16T, dependendo do clock, vai bater até no 7800.

:klol
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
mto bom se a performance subir isso td mesmo.
Mas pro médio e longo prazo eu to meio desacreditando processadores x86. os ARM tão cada vez mais batendo na porta da performance com eficiência mto melhor. Agora com a microsoft portando windows direito e oferecendo opções viáveis de ARM com Windows com suporte pra apps existentes por emulação, eu to achando que a tendência é que os processadores x86 acabem caindo em desuso pq o avanço nos ARM tá descomunal comparado com eles... será só coisa da minha cabeça isso ou mais alguém aqui pensa parecido?
tentei achar alguma info sobre evolução de performance em ARM e x86 ao longo dos anos pra ter uma noção melhor, pq a minha é totalmente subjetiva. Mas não achei nada.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
mto bom se a performance subir isso td mesmo.
Mas pro médio e longo prazo eu to meio desacreditando processadores x86. os ARM tão cada vez mais batendo na porta da performance com eficiência mto melhor. Agora com a microsoft portando windows direito e oferecendo opções viáveis de ARM com Windows com suporte pra apps existentes por emulação, eu to achando que a tendência é que os processadores x86 acabem caindo em desuso pq o avanço nos ARM tá descomunal comparado com eles... será só coisa da minha cabeça isso ou mais alguém aqui pensa parecido?
tentei achar alguma info sobre evolução de performance em ARM e x86 ao longo dos anos pra ter uma noção melhor, pq a minha é totalmente subjetiva. Mas não achei nada.

É verdade que os processadors ARM tem avançado muito, mas não ecredito que um dia vá alcançar os x86 em performance para PCs.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
É verdade que os processadors ARM tem avançado muito, mas não ecredito que um dia vá alcançar os x86 em performance para PCs.
é que até aqui, eles são todos pensados com eficiência em mente né? mas e se decidissem partir pra dobrar ou triplicar o TDP em busca de performance?

pelo que tá ai, eles com 25w são competitivos com x86 a 120w (unico benchmark comparativos que achei). imagina se passam pra 75w...
Sei lá, eu ando meio descrente dos x86 haha. acho que o proprio investimento nisso deve cair, com o foco em ARM pq vale mais a pena. com um arm vc come o mercado de cel, tablet, VR e notebook. x86 ultimamente, só msm mercado de PCs que só vem caindo nos ultimos anos. tenho minhas dúvidas se msm datacenter n vai acabar migrando pra ARM, com a nvidia empurrando processador ARM junto com as placas de video dela, que hj são the only game in town.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
é que até aqui, eles são todos pensados com eficiência em mente né? mas e se decidissem partir pra dobrar ou triplicar o TDP em busca de performance?

pelo que tá ai, eles com 25w são competitivos com x86 a 120w (unico benchmark comparativos que achei). imagina se passam pra 75w...
Sei lá, eu ando meio descrente dos x86 haha. acho que o proprio investimento nisso deve cair, com o foco em ARM pq vale mais a pena. com um arm vc come o mercado de cel, tablet, VR e notebook. x86 ultimamente, só msm mercado de PCs que só vem caindo nos ultimos anos. tenho minhas dúvidas se msm datacenter n vai acabar migrando pra ARM, com a nvidia empurrando processador ARM junto com as placas de video dela, que hj são the only game in town.

ARM tem avançado muito sim, mas x86 não está parado também. A concorrência de Intel e AMD acaba levando o padrão adiante. Datacenter gera muito diinheiro e é o mercado mais resistente a mudanças. Agora você tocou num ponto interessante sobre o mercado de IA sendo levado pela Nvidia, todos os demais estão bem atràz dela e ela pode decidir os rumos para onde quiser.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.014
Reações
6.738
Pontos
283
Com tanto software em cima do X86, essa transição levaria anos ao custo de trilhões de dólares. Não vai acontecer.
E quando o negócio precisa de potência, ainda são imbatíveis.

A Apple só fez isso porque ela tem um alcance de mercado muito menor que Windows e Linux, ela tem menos a perder.
Eficiência por si, só faz sentido em laptops e portáteis. Em PCs, eu não vejo muito sentido.

Esses dias saiu um artigo sobre isso, basicamente ele diz que as arquiteturas vão coexistir, e ainda teremos outras, pois elas abragem casos de uso diferentes.

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
mto bom se a performance subir isso td mesmo.
Mas pro médio e longo prazo eu to meio desacreditando processadores x86. os ARM tão cada vez mais batendo na porta da performance com eficiência mto melhor. Agora com a microsoft portando windows direito e oferecendo opções viáveis de ARM com Windows com suporte pra apps existentes por emulação, eu to achando que a tendência é que os processadores x86 acabem caindo em desuso pq o avanço nos ARM tá descomunal comparado com eles... será só coisa da minha cabeça isso ou mais alguém aqui pensa parecido?
tentei achar alguma info sobre evolução de performance em ARM e x86 ao longo dos anos pra ter uma noção melhor, pq a minha é totalmente subjetiva. Mas não achei nada.

Já eu acho que a eficiência dos ARM no topo piorou uma barbaridade. Do A78 pro X4 já dobrou o consumo médio. Um core X4 puxado em single-core pode chegar a consumir 15W, sozinho. O Snapdragon 8 pode bater quase 30W. O “piso”do X Elite é 25W e os melhores resultados são em 64W. (!)

A vantagem ululante de ARM sempre foi consumo. Se isso cair, ninguém precisa de ARM.

Em tempo, vejo mais futuro em RISC-V do que em ARM.

Correção 10ABR24:
O X Elite vai ter duas versões. Uma com TDP de 28W e a outra de 80W. Sim, 80.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo