O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Bebidas destiladas [+sem preconceitos, vale Whisky, Rum, Cachaça, Gin, Vodka, Cognac, Tequila, Absinto, Soju e tudo mais]

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
65$ No país vizinho
uns 50 reais mais barato q eu paguei! Boa :eek:

adoro a bruichladdich. Fora os dois Port Charlotte 10, to com o Port Charlotte SC: 01 2012, Classic Laddie e Octomore 10.2 :kluv

acho que é um dos melhores whiskies escoceces que temos atualmente (junto com Arran, Springbank, etc). Adoraria pegar um black art mas custando 400-500 dolares quando não aumenta depois fica meio inviável kk
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.251
Pontos
1.084
Sei que falei que compraria meu primeiro Ardbeg mas dei uma adiada (pra variar), e resolvi comprar esse aqui:
WhatsApp Image 2024-03-12 at 20.02.32.jpeg


Vai saciar minha vontade de uma turfa mais levada pra cinzas e fogueiras, e juntar com meu barril Sherry preferido (Pedro Ximenes), acima de tudo vou finalmente experimentar a mistura dos dois que sempre foi uma curiosidade minha, e ainda tem 48% de ABV, quinta-feira eu posto o que achei.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Sei que falei que compraria meu primeiro Ardbeg mas dei uma adiada (pra variar), e resolvi comprar esse aqui:
Visualizar anexo 381643


Vai saciar minha vontade de uma turfa mais levada pra cinzas e fogueiras, e juntar com meu barril Sherry preferido (Pedro Ximenes), acima de tudo vou finalmente experimentar a mistura dos dois que sempre foi uma curiosidade minha, e ainda tem 48% de ABV, quinta-feira eu posto o que achei.
esse é bem mais interessante q o ardbeg 10 ainda mais se vc gosta de barril sherry! To com duas garrafas dela. Uma em 1/3 e outra cheia ainda. Certeza q vão adicionar ao core range da destilaria logo mais (assim como aconteceu com virgin oak e wine cask). Eles lançam esses autographs pra sentir o mercado com tiragem menor. A depender do sucesso...

comprei um outro whisky esses dias e assim q receber falo aqui
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.251
Pontos
1.084
Nao aguentei até amanhã e já abri hoje.
1710367179690.png
Que delícia caras, tem hora que você cheira e sente a turfa esfumaçada, dá outra cheirada e vem o frutado delicioso e doce junto com o amadeirado do sherry, e na boca acontece a mesma coisa, horas vem a turfa, horas vem o sherry, e assim vai, depois de acabar a fumaça prevalece, mas mesmo assim hora ou outra ainda aparece o frutado amadeirado ali.
Senti um pouquinho de amargor, mas isso é minha língua quando bebo qualquer destilado com mais de 46%, e não é todo gole que ele vem, enfim, uma delícia.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Nao aguentei até amanhã e já abri hoje.
Visualizar anexo 381838
Que delícia caras, tem hora que você cheira e sente a turfa esfumaçada, dá outra cheirada e vem o frutado delicioso e doce junto com o amadeirado do sherry, e na boca acontece a mesma coisa, horas vem a turfa, horas vem o sherry, e assim vai, depois de acabar a fumaça prevalece, mas mesmo assim hora ou outra ainda aparece o frutado amadeirado ali.
Senti um pouquinho de amargor, mas isso é minha língua quando bebo qualquer destilado com mais de 46%, e não é todo gole que ele vem, enfim, uma delícia.
amargor é normal de alguns escoceses. Sou um pouco mais intolerante com whisky apesar de tomar café puro. Vai entender! kkk
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
vou cometer umas loucuras de mergulhar no mundo dos drinks. Vou pegar uma vodka q nao tenho (tenho fora os uisques e vinhos, licor de café, xarope de gengible, uma garrafa de Rum Bacardi Blanco e Gin Beg Navy)

vou pegar uns 2 vermouths rosso, bitters (angostura), licor de laranja Cointreau

chegaram dois livros q comprei na amazon sobre whisky. O primeiro conta a história sobre Islay e seus whiskies turfados. O segundo livro é mais didático e pelo pouco q vi, fala de todas as destilarias q o livro tenta incluir (as mais famosas provavelmente)

5EXVLzR.jpg


nq6wAQ0.jpg


e chegou meu Benromach Constrasts: Peat Smoke Vintage 2009-2020. É uma versão do tradicional 10 anos com mais ABV e dobro de turfa

3RWQYeR.jpg


AOCjiLR.jpg
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
cogitando vender meu laphoraig PX 48% (1 Litro) pra comprar algo meio caro (pra virar financiamento kkk)

mas acho q ninguém vai dispor em pagar uns 650 nessa garrafa
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Amigos, nunca bebi Whisky e queria começar a montar um barzinho.

Qual seria o primeiro Whisky ideal para vocês no sentido CxB?
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.251
Pontos
1.084
Amigos, nunca bebi Whisky e queria começar a montar um barzinho.

Qual seria o primeiro Whisky ideal para vocês no sentido CxB?
Tem que comecar com os de entrada que são mais ruinzinhos, experimenta o Red Label, vai ter bastante alcool, mas tem que acostumar a a não ter medo de esquentar a sua boca, tomar golinhos bem pequenos como café pelando, etc. Depois pegue um black label (tem a versão sherry caso se interesse).
Isso pra Scotch, pros americanos (bourbons ou tenesse Whiskey) comece com um Jack Daniels.

Depois disso vai subindo aos poucos, um talisker pra ter a primeira experiencia de turfa, um Buffalko Trace para experimentar um bourbon mais bem acabado, etc.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Amigos, nunca bebi Whisky e queria começar a montar um barzinho.

Qual seria o primeiro Whisky ideal para vocês no sentido CxB?
mais fácil falar seu budget total (tipo 500 reais) e ver o q dá pra montar com isso!

como é iniciante de tudo, seria interessante pegar um tipo diferente do outro. Até pra saber o q vc vai curtir mais. Eu costumo pegar de tudo mas tem estilos q pego bem mais q os outros. Isso vc vai descobrir com o tempo tomando.

American Whiskey / Bourbon (composição principal/majoritário: milho)
- O que posso te recomendar seria o Bufallo Trace que é um bourbon honestissimo na faixa dos 150. Abaixo disso vc vai encontrar mta coisa ruim, meio áspero q pode te dar um pouco de repulsa. Não é tão doce quanto Makers Mark, não é tão apimentado quando Bulleit, não tão caro quanto Woodford Reserve, mais saboroso que um Jim Beam White e desce mais fácil que um Jack Daniel's (que tem cheiro de banana podre com acetona).

é o bourbon mais básico, bem feito e preço honesto que vc vai encontrar. O "next level" seria Eagle Rare 10 anos mas custa 240 reais +-. Ainda seguraria os ânimos a não ser que seu budget seja acima de 1000 reais pra montar o seu bar :p O Eagle Rare pode parecer avançado para o Brasileiro se vc for olhar pela ótica de custo mas em termos de produto lá fora ainda é entry level. Então se vc é iniciante com bolso cheio, arriscaria sem pensar duas vezes. Se tem grana não precisa pegar destilado budget. Alternativa legal do Eagle Rare 10 é o Wild Turkey 101. O único porém é que essa garrafa tem 50% de ABV. Talvez seja muito intenso para amadores (e não tem nada a ver com descer rasgando pq só destilado ruim e barato faz essas merdas com sua garganta)

American Rye Whiskey (composição principal/majoritário: Centeio)
- Aqui só temos o Jim Beam rye oficialmente que nem é tão legal mas vc pode arriscar. Menos doce e mais apimentado que um Bourbon se vc achar o primeiro mto doce para o seu gosto. Entre os dois o Rye é o mais usado em coquetelaria por conta do "apimentado" dar mais punch nos drinks. Temos um excelente só que mais caro Wild Turkey 101 Rye. Igual o outro 101 acima, este tbm tem 50% ABV... então deixaria para uma outra hora.

Saindo dos Estados Unidos temos Irlanda e Escócia. Irlandês tá fraco por aqui. Só temos o Jameson basicão que lá não sou muito fã. Se por motivos acadêmicos vc quiser conhecer, ta custando uns 80-100 reais a depender do lugar.

Agora Escocês (scotch) tem vários e vários tipos. Tem todo uma subcategoria que ficaria até amanhã redigindo então pra ir direto ao ponto vou deixar de forma bem grosseira, sem detalhar mto, o que recomendaria em apenas 3 tipos de whiskies seriam: Um blended comum (Grãos+cevada maltada), single malt padrão/tradicional (100% cevada envelhecida em barril de Carvalho ou Jerez) e um Single Malt turfado/defumado (ao estilo escocês mas produzido no Brasil - não podendo ser chamado de scotch mas o método é bastante similar).
Se comparado aos whiskies americanos, escocês é mais complexo em sabor e sai do padrão básico "caramelo, avelãs, baunilha e mel" que os bourbons de entrada/iniciantes costumam entregar. Vc vai encontrar mtas notas "diferentes" experimentando scotch... q pode ser desde ervas, tabaco, frutas brancas, frutas vermelhas, geléias, grama cortada, biscoito, café, a própria cevada, feno, tâmaras, etc. Dos defumados falo mais pra frente pra não assustar!

Blended Scotch
1.a - Blended (whiskies predominantemente de grãos com um pouco de cevada maltada) budget: Old Parr 12 anos (120 reais +-). Leve, doce e frutado. Simples mas é o que dá com 120 reais. É honesto, ainda mais pra quem ta começando e scotch são menos amigáveis que os bourbons por falta de doçura. Scotch é mais voltado pra especiarias, pula entre doçura e amargor, outros puxam para o defumado...
1.b - Blended mid: Ballantines 17 anos. Versão melhorada, mais arredondado/macio só que mais caro. Em promo fica uns 250 mas acho q ta custando mais de 350 reais se não me engano. Cai naquela história que falei acima sobre sua disposição em gastar.

Single Malt Scotch
2 - Single Malt (100% cevada maltada) Budget: O mais barato e minimamente BOM sai por 300-350 (whisky de iniciante mesmo...). Não sei se vc ta afim pra quem nunca bebeu então não recomendaria nada. Tem até uns Singleton 12 da vida custando 150 em umas promos por aí mas acho que vai te trazer mais desgosto e repulsa que atrair para esse mundo. Foi o q aconteceu quando experimentei um blended Johnnie Walker fulero na faculdade. Não quis saber de whisky por uns 10 anos até dar outra chance pra algo melhor. Não podendo ou nem querendo gastar acima de 300 conto os blendeds são as melhores alternativas por enquanto. Ta podendo e querendo um Single Malt? Não vai fazer falta gastar mais? Então pegaria Benriach 10 (vendedor confiável. Comprei vários com ele e ainda compro a depender dos preços). Mesmo sendo pra iniciante, não são baratos.

Single Malt (peated) - Sem ser escocês mas que segue o mesmo padrão + defumado
3 - Single Malt turfado (defumado pela turfa (peat)): Temos um nacional muito bem feito e bem barato se comparado aos escoceses. Na faixa dos 180 reais se não me engano vc pega o Union Extraturfado para vc saber o que é um whisky propriamente defumado sem gastar muito (nunca achei defumação em johnnie walker black e double black, por isso não to recomendado eles aqui). Se ta na dúvida pega o single malt escoces não defumado primeiro e lá pra frente vc pensa em um desses.

Tem mta gente que talvez reclame de eu estar indicando defumado pra quem nunca bebeu mas não tem meio termo, tomar aos poucos pra conhecer. É do tipo ame ou odeie mas só vai saber tomando! Não tem preparo algum que te faça se sentir seguro com este estilo... e tem situações como foi comigo de que não gostei tanto no começo mas foi se desenvolvendo. Gosto adquirido praticamente e hoje compro mais defumados que single malts não defumados lol.

Se quiser um escoces turfado pra começar e ta tudo bem gastar mais de 300 reais eu recomendo sempre o Talisker 10 anos. O defumado não é só um mero defumado. É cheiro de oleo queimado, couro suado pegando fogo, lareira, maresia, caramelo e baunilha tudo junto :kluv:klove


sobre CxB um pequeno disclaimer: Aqui no Brasil temos essa ótica distorcida de que iniciante = barato e avançado = caro. Não faz sentido nenhum seguir por essa linha pq tem bebida de iniciante caro e avançado a custos interessantes (não necessariamente baratos mas não tão caros quanto imaginávamos). O negócio é mais complexo do q empurrar um Bells de 40 reais só pq vc nunca tomou whisky na vida achando que é um ótimo CxB por ter pago 40 em uma garrafa.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
@Juicebox dei umas editadas pq escrevi correndo sem organizar melhor como falar mas espero q tenha ajudado :D

a parte do scotch queria desenvolver mais pq é mais complexo e abrangente. Resumi só pra poder indicar umas garrafas
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.255
Reações
12.144
Pontos
1.119
Obrigado pelas dicas galera. @bróðir que aula que tive agora. Muito obrigado mesmo.

Vou dar uma pesquisada nesses que recomendou. Vou tentar montar algo com uns 500/600 reais para começar.
Único que tem aqui que ganhei foi o Licor jack daniels tennessee honey. Agora quero começar a experimentar Whisky de verdade.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Obrigado pelas dicas galera. @bróðir que aula que tive agora. Muito obrigado mesmo.

Vou dar uma pesquisada nesses que recomendou. Vou tentar montar algo com uns 500/600 reais para começar.
Único que tem aqui que ganhei foi o Licor jack daniels tennessee honey. Agora quero começar a experimentar Whisky de verdade.
vai notar bastante diferença! Esses licores costumam ser mais usados para drink que tomar puro. Até minha esposa q ama doces acha até doce demais. O que ameniza o licor é botar no freezer ou misturar água com gás, limão espremido e gelo

Depois fala pra gente o que comprou e o que achou
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Nao aguentei até amanhã e já abri hoje.
Visualizar anexo 381838
Que delícia caras, tem hora que você cheira e sente a turfa esfumaçada, dá outra cheirada e vem o frutado delicioso e doce junto com o amadeirado do sherry, e na boca acontece a mesma coisa, horas vem a turfa, horas vem o sherry, e assim vai, depois de acabar a fumaça prevalece, mas mesmo assim hora ou outra ainda aparece o frutado amadeirado ali.
Senti um pouquinho de amargor, mas isso é minha língua quando bebo qualquer destilado com mais de 46%, e não é todo gole que ele vem, enfim, uma delícia.
Quer saber uma novidade? Laphroaig PX é zoado, ainda mais se comparado a esse Union PX

Fez uma ótima compra gastando metade
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Tá de brinks.
nope.. mas mtos aqui na roda falam q Laphoraig Select e PX são bem zoadinhos mesmo. Um é fraco e outro desce rasgando e queimando (mal acabado). O Union ta bem mais bacana na proposta+entrega

o negócio é ficar com o 10 anos, a versão 10 anos Cask Strength e 10 anos Sherry Cask.

A linha Cairdeas tem seus altos e baixos (inconsistente de um lançamento para o outro), não recomendam 16 pelo ausência do custo x benefício... Um dos melhores do core range q vc pode pegar fora os 3 acima que citei é o Laphoraig Lore abaixo dos 1000 reais. Os lapa 25, 30 anos tá fora da nossa liga :ksnif:kkk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
rapaz acabei de fazer um Penicilin Perfeito

Mudei a decoração e o whisky defumado...

20ml de xarope de mel (1:1: 10ml de mel diluido em 10ml de água)
20ml de xarope de gengibre (Monin gengibre)
25ml de limão siciliano
50ml de blended scotch (usei um teachers 12 anos)
10-15ml de single malt turfado (laphroaig PX)

coloquei na coqueteleira os xaropes, limão espremido e blended scotch e pedras de gelo pra bater. Peguei um copo tumblr com gelo grande e coloquei tudo nela acrescentando as rodelas de limão. Por fim coloquei só na superfície pra finalizar o laphroaig PX pra deixar esses 2 tons diferentes (PX é vínico e mais avermelhado então se destaca)

jMHybPM.jpg


stl0qyJ.jpg
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.208
Pontos
1.204
rapaz acabei de fazer um Penicilin Perfeito

Mudei a decoração e o whisky defumado...

20ml de xarope de mel (1:1: 10ml de mel diluido em 10ml de água)
20ml de xarope de gengibre (Monin gengibre)
25ml de limão siciliano
50ml de blended scotch (usei um teachers 12 anos)
10-15ml de single malt turfado (laphroaig PX)

coloquei na coqueteleira os xaropes, limão espremido e blended scotch e pedras de gelo pra bater. Peguei um copo tumblr com gelo grande e coloquei tudo nela acrescentando as rodelas de limão. Por fim coloquei só na superfície pra finalizar o laphroaig PX pra deixar esses 2 tons diferentes (PX é vínico e mais avermelhado então se destaca)

jMHybPM.jpg


stl0qyJ.jpg
Vou ter que fazer.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.251
Pontos
1.084
Ontem tomei a segunda dose do Union PX, e pqp, que diferença faz a primeira pra segunda dose, eu fiquei com gosto de morango na minha boca durante MUITO tempo depois de ter acabado com o copo, estava doce feito mel.
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.208
Pontos
1.204
só errei na proporção do mel que é 3:1 (mel:água) hehe

e assim.. se fizer com xarope caseiro de gengibre fica melhor pelo q falam. Minha preguiça não permite
Vou fazer hoje à noite e posto aqui o resultado.

Eu curto muito drinks com whisky... inclusive é algo que quero ir aprendendo ao longo do tempo. Aquele "sentimento" de whisky no drink é top demais!
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.041
Reações
11.208
Pontos
1.204
Ontem tomei a segunda dose do Union PX, e pqp, que diferença faz a primeira pra segunda dose, eu fiquei com gosto de morango na minha boca durante MUITO tempo depois de ter acabado com o copo, estava doce feito mel.
Pra mim um whisky melhora uns 30 ou 40% uns dias depois de aberto...o que já era bom fica sensacional.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Vou fazer hoje à noite e posto aqui o resultado.

Eu curto muito drinks com whisky... inclusive é algo que quero ir aprendendo ao longo do tempo. Aquele "sentimento" de whisky no drink é top demais!
tbm to entrando na onda

andei comprando umas garras de vermute, amaro, bitters, etc. Posto aqui depois as comprinhas do mês
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
chegaram todas as compras aqui tirando a angostura comum

mel de qualidade
q76Tj8O.jpeg


Primeiro Rum minimamente bacana (Tinha um Bacardi branco meio ruinzinho). Esse é um pouco melhor e é envelhecido por 7 anos
zHwh3mX.jpeg


Contreau, Licor 43 Baristo, Frangelico, Vermouth di Torino rosso 1757, Campari, Angostura laranja e Amaro Ramazzotti
XJKSYhB.jpeg


Minha esposa ganhou dos meus pais um vinho bem top de aniversário...
NGKEwNG.jpeg


yVvfCEm.jpeg
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.251
Pontos
1.084
Orra, vendo vocês dois fazendo penicilin da uma vontade, mas tenho preguiça de fazer xarope simples, imagine de gengibre.
Mas deve ser delicioso, ainda masi quando se usa turfados e gengibre, que são coisas que eu amo.
Minha esposa ganhou dos meus pais um vinho bem top de aniversário...
NGKEwNG.jpeg


yVvfCEm.jpeg
Não sou chegado em vinho, mas desde que comecei no mundo do whisky morro de vontade de experimentar um Jerez Pedro Ximenez.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Orra, vendo vocês dois fazendo penicilin da uma vontade, mas tenho preguiça de fazer xarope simples, imagine de gengibre.
Mas deve ser delicioso, ainda masi quando se usa turfados e gengibre, que são coisas que eu amo.

Não sou chegado em vinho, mas desde que comecei no mundo do whisky morro de vontade de experimentar um Jerez Pedro Ximenez.
O PX acho q tava uns 150 na casa da bebida
O oloroso é mais seco. O bom deles é q é fortifocado entao dura e vc guarda em pé até (rolha funciona igual tampa de whisky)

Eu uso xarope de gengibre pronto kkk. Do mel é bem facil de fazer na hora mesmo.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.776
Reações
9.251
Pontos
1.084
Viram esse novo rótulo da Lamas?
1713358583441.png

Eles quiseram fazer uma homenagem ao Brasil e à Caledônia, mas perderam a chance de usar no whisky uma mistura dos maltes turfados com os maltes defumados que eles usam no Nimbus.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.266
Reações
46.804
Pontos
1.934
Viram esse novo rótulo da Lamas?
Visualizar anexo 388296

Eles quiseram fazer uma homenagem ao Brasil e à Caledônia, mas perderam a chance de usar no whisky uma mistura dos maltes turfados com os maltes defumados que eles usam no Nimbus.
vi mas não fui ler o que aprontaram :p Dificilmente vou comprar algo da lamas hoje. A union é mto melhor.
 
Topo Fundo