O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como a Nintendo contratou a Sony e o chip de som SCP 700?

rcividanes

Larva
Mensagens
2
Reações
1
Pontos
3
Eu estou pesquisando a história do Super Famicom/Super Nintendo e me deparei com um buraco em todos os textos que li.
Todos os textos dizem que Ken Kutaragi criou o chip de som do Super Famicom/Super Nintendo, o SPC 700. Até aí, OK.
Mas nenhum texto diz como isso aconteceu.
Kutaragi criou o chip por conta própria e só então a Nintendo, procurando um sistema de som para seu novo projeto, chegou na Sony?
Ou Kutaragi procurou a Nintendo por conta própria e fez um acordo com eles?
Confesso que essa última não faz muito sentido. Acredito que Kutaragi faria algo assim, mas, não sei se a Ninendo aceitaria um acordo desse tipo sem que a Sony estivesse sabendo ou com algum contrato assinado.

Alguém conhece a história real?
 

All_Might

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.815
Reações
27.909
Pontos
1.044
Não conheço, mas imagino que na época, a Nintendo procurou os melhores / maiores fabricantes desses componentes.
 

rcividanes

Larva
Mensagens
2
Reações
1
Pontos
3
O que consegui levantar e que parece ser o mais próximo de ser o que aconteceu é p seguinte:

Kutaragi achava o som do Famicom muito fraco e começou a usar tecnologia da Sony para criar um novo chip de som. Tudo isso nas horas vagas e sem a Nintendo estar envolvida.
Em algum momento, a Nintendo, procurando um novo chip de som para seu novo console de 16 bits, abordou a Sony, que não se interessou pelo negócio. Kutaragi, entretanto, sabendo da história ofereceu seu chip em dev para a Nintendo. Segundo relatos, Uemura e sua equipe ficaram impressionados com o componente e começaram a trabalhar com Kutaragi.
Quando o processo chegou ao final, não houve jeito e a direção da Sony foi informada do desenvolvimento e do contrato que a Nintendo oferecia.
Os executivos da Sony deram um sabão no Kutaragi e queriam mandar ele embora. Norio Ohga, o poderoso chefão da Sony, viu tudo por outro prisma e achou pró atividade de Kutaragi como algo que deveria ser mais comum na empresa. Protegeu-o e mandou continuar o contrato com a Nintendo, fazendo a Sony ganhar muito dinheiro. E a Sony não vendeu só os chips. Vendeu os chips, softwares para desenvolver os sons e equipamentos para produzir esses sons.
Posteriormente eles conseguiram assinar um contrato para fabricar o drive de CD-ROM para o Super Famicom, que nunca viu a luz do dia e acabou virando o Playstation que, na realidade, era o desejo final de Kutaragi de levar a Sony para o mercado de videogames com um console próprio.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.773
Reações
10.941
Pontos
453
Pelo que li.
Parece que a filha do Kutaragi tinha um Famicon e ele achou o som uma porcaria.
Então o mesmo desenvolveu um chip de som melhor e tacou no Famicon. O mesmo apresentou para a Nintendo que adorou, mas os diretores da Sony não gostaram muito, mas engoliram o orgulho quando a iniciativa se mostrou bem lucrativa, já que a Nintendo começou a usar o tal chip no Snes.
Depois a Sony quis entrar no mercado de games com a Nintendo, mas o presidente da Nintendo percebeu que tinha que pagar muitos Royalties e fez o projeto com a Phillips.
A Sony então lançou o projeto PlayStation sozinha e a fé no produto era tanta que os primeiros lotes vinham sem o logo da Sony. Também pudera 3do, vídeo game da Apple, Jaguar, vídeo game da Bandai a lista era longa.
O segredo foi ter lançado muito barato, cobrar uma margem menor, o custo de produção do cd irrisório e pirataria a rodo.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.209
Reações
6.085
Pontos
353
Eu estou pesquisando a história do Super Famicom/Super Nintendo e me deparei com um buraco em todos os textos que li.
Todos os textos dizem que Ken Kutaragi criou o chip de som do Super Famicom/Super Nintendo, o SPC 700. Até aí, OK.
Mas nenhum texto diz como isso aconteceu.
Kutaragi criou o chip por conta própria e só então a Nintendo, procurando um sistema de som para seu novo projeto, chegou na Sony?
Ou Kutaragi procurou a Nintendo por conta própria e fez um acordo com eles?
Confesso que essa última não faz muito sentido. Acredito que Kutaragi faria algo assim, mas, não sei se a Ninendo aceitaria um acordo desse tipo sem que a Sony estivesse sabendo ou com algum contrato assinado.

Alguém conhece a história real?


Kutaragi era um entusiasta, ele via potencial no mercado de videogames e apresentou uma parceria entre as empresas, a SONY desenvolveria o chip de som e forneceria para a Nintendo, assim a diretoria da empresa começaria a se importar com o crescente mercado dos consoles de videogames...

desenvolver o SPC 700 era algo trivial para uma empresa como a SONY,

quando a NEC e SEGA lançaram seus add-on com CD-ROM, seria um caminho previsível que a Nintendo fosse fazer o mesmo, apesar de já ter parcerias com a Philips no passado, a Nintendo optou pela SONY por conta do bom relacionamento entre elas.

bom...e deu no que deu.

quando a Nintendo sacaneou a SONY no imbróglio do CD-ROM do Super Famicom, a gigante japonesa cogitou inclusive cortar o fornecimento do chip de som no AUGE do sucesso do SNES/SFC em escala mundial, mas no fim como a própria Nintendo previu, a SONY optou por cumprir seu contrato de fornecimento.

nesse mesmo período a SEGA lançou VIRTUA FIGHTER nos arcades japoneses, e derrepente Kutaragi visualizou o futuro, se em 1989 ele achava que audio era um fator importante nos futuros consoles, as obras de Yu Suzuki demonstraram a ele que o futuro estava no processamento poligonal.
 
Topo Fundo