O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como vocês, desenvolvedores (ou não) enxergam os impactos da I.A. na atividade de criação de games?

Qual será o impacto da I.A. no desenvolvimento de jogos no médio prazo?

  • Qualquer um poderá criar um jogo e eliminará a figura do desenvolvedor profissional

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    11

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Disclaimers importantes:

1) Por favor, por um momento, esqueçam que o tópico é meu, o que por si só já gera um recalque monstruoso, tendo em vista que gero as melhores reflexões do fórum, questões transcendentais à mente humana e que rompem a barreira filosófica do limiar da consciência humana;
2) Eu não entendo praticamente nada do tema, sou só um curioso aqui tentando discutir um assunto no qual tenho extrema curiosidade. E quero entender melhor também pois pretendo investir nesse segmento;
3) Não sei exatamente de quanto tempo pro futuro estamos falando. Mas vamos imaginar um cenário com a I.A. já bem evoluída a ponto de criar um script completo pra um jogo simples, talvez médio prazo (5 ~ 10 anos)



Conforme expliquei comecei a usar forte o ChatGPT no serviço, então resolvi ir um pouco mais a fundo até pra aprender a usar mais a ferramenta e """""fiz"""""" um """""""jogo"""""""":


Liguem a porra do detector de ironia, melhorem o entendimento de sintaxe gramatical e notem A m**** DAS ASPAS.

O incrível é que criei DO ZERO o nome pra um metroidvania, sua personagem principal (inclusive imagem), inimigos e chefes (inclusive imagens), enredo, cenários e como será a jogabilidade em MENOS DE 3 MINUTOS. Claro que outros 500 é transformar isso tudo num jogo de fato, mas sei lá, pedaços daria pra criar e depois juntar tudo.

Vi por aí que começam a pipocar também games feitos pela I.A. praticamente inteiros, claro que muito simples mas já é algo.
Então eis que surge a pergunta do título.

Sei que ainda existem barreiras, a própria Steam barra games com elementos gerados na I.A. (não sei exatamente quais os parâmetros), mas a partir do meu ponto de vista que reitero ser LEIGO, me parece algo que terá uma evolução exponencial, não sendo impossível afirmar que em um médio prazo, se bobear curto, qualquer um vai poder """""fazer""""" um """"""jogo"""""" (reparem sempre as aspas).

Sei, também, que ainda é tudo muito embrionário e no máximo a inteligência artificial cria uns scripts que ainda precisa de um conhecedor do tema pra retocar a porra toda, mas imaginemos que a coisa vai evoluindo daqui pra frente, como tudo o que envolve tecnologia.

Em contrapartida, sinto que isso não vai eliminar a figura do desenvolvedor, pelo contrário, até por ter um domínio técnico ele vai usar a I.A como vantagem.
Vejo mais ou menos assim: "qualquer um" criando jogos simples, tipo platform 2D enquanto desenvolvedores profissionais aprimoram em nível exponencial o que temos hoje nos games mais complexos.

Então, como a comunidade de desenvolvimento de jogos tá enxergando isso tudo?
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Muito provavelmente daqui alguns anos, depois de vocês terem ensinado bem a IA como as coisas funcionam, existirá ferramentas pro cara simplesmente ir montando o jogo dele dando ordens a maquina, escrevendo ou falando.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Muito provavelmente daqui alguns anos, depois de vocês terem ensinado bem a IA como as coisas funcionam, existirá ferramentas pro cara simplesmente ir montando o jogo dele dando ordens a maquina, escrevendo ou falando.
Na verdade, querendo ou não, todos nós estamos ensinando a IA né?

E a questão é: o que será dos desenvolvedores profissionais?
Esse cenário pode representar uma ameaça? Ou pelo contrário, a IA pode ser uma fortíssima aliada pros manjões se destacarem ainda mais?
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
395
Reações
505
Pontos
118
É inevitável. Já tem IA de processamento gráfico. Já tem IA para geração de animações faciais. Tem muito trabalho mecânico que demanda mão de obra barata como por exemplo ficar gerando trocentas mil árvores e plantas na mão, modelando um por um. Imagina uma IA que pega uma arte conceitual e cria um modelo 3D sozinho. Se isso economizar umas 30 horas de trabalho do modelador, quem sabe o modelador tenha mais tempo livre para fazer outras coisas. Uma coisa que consome muito tempo é ficar gerando variações na mão da mesma coisa ou por exemplo um mesmo modelo ser repetido 8 vezes por causa de LOD. Se uma IA gerar o LOD, menos tempo perdido do modelador com um trabalho braçal.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.753
Reações
10.879
Pontos
453
Jogo qualquer um faz, inclusive existem milhares de master pieces e cópias que venderam mal pra caramba.
Assim como no cinema um bom jogo hoje em dia gasta praticamente metade do orçamento em marketing ou ter muita sorte da comunidade abraçar.

O que vai acontecer é igual o Flash, 1000 jogos ruins uns 5 bons mas a maioria ou é infinito ou tem meia dúzia de fases
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
nao sou desenvolvedor profissional, apenas amador, em engines simples (apesar comecei a mexer com unreal engine 5 um tempao atras mas acabei nao prosseguindo por preguiça). eu to doido pra AI avançar mais. no momento to brincando com dublagem. fiz a personagem da minha visual novel cantar hoje pra testar.

antes que falem que é anti etico com dubladores... 1- a personagem é uma AI canonicamente, então nada mais adequado do que uma AI dublar. 2- lol pagar dublador? tenho cara de milhonario?

queria por o backing mas essa b*sta fica deletando por violacao de direitos autorais. vai só a voz.

artefatos são por que usei audio com coro e vozes de acompanhamento junto, aí a AI ta fazendo uma paçoca mistureba tentando cantar tudo como se fosse uma coisa só e acaba fazendo m****. mas hora q só tem uma voz fica perfeitinho, mto legal ver essa voz dela que ja foi um dia bem robotica estar refinada suficiente pra cantar ja. (btw, da pra usar a voz dela como voice changer no discord. ja fiz funcionar hehe. só que ocupa a gpu inteira, é pesadão)

to querendo uma AI que faça spritesheet a partir de text input. aí eu acho que vou fazer um boomer shooter pra vender comercialmente no steam, baseado no meu mod de gzdoom. só não tenho saco de fazer os assets e AI vai resolver isso eventualmente.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.132
Pontos
1.048
Cadê a IA que vai substituir o pedreiro? Preciso urgente de um exterminador modelo T-101 de avental pra lavar minha louça, limpar meu banheiro, pintar meu muro, consertar minha calçada, etc.

Preciso de um servente que não durma, não precise ir ao banheiro, não beba água, não receba salário, etc.

Cadê?????
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
meu palpite é que vai ser mto mais fácil e rápido criar. acho que as devs vão aumentar mto a velocidade de produção de jogos e a qualidade vai subir. já os indies devem se multiplicar, e se n é "qualquer um" que poderá criar jogo, ainda assim a barreira de entrada vai diminuir mto. e a tendência é que, nos próximos 5 a 10 anos td isso se potencialize ainda mais. mas o copyright das séries que curtimos ainda será diferencial pra industria.
Em resumo: seja indie ou comercial, deve sair mais jogos, mais rápido e a um custo menor de desenvolver. E a tendência qnt mais o tempo passar e a IA avançar, é mais esse efeito se potencializar.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.002
Reações
2.163
Pontos
353
vai ser bom pra criar icones rapido, diferentes estilos, padroes de textura...
mas o q a AI vai conseguir criar de gameplay, vai ser muito generico, vai saturar e o mercado vai demandar inovaçao, novas gameplays, coisa q a AI nao vai conseguir fazer pq nunca viu...
alem disso, a gameplay é nem 10% do jogo finalizado, o investimento de tempo tem q ser muito de qualquer jeito, se vc tiver q gastar 2 anos, nao vai querer q os dialogos sejam algo totalmente generico e aleatorio criado por IA, uma coisa vai puxando a outra... de repente vc vai ver q as animaçoes nao tem um mesmo padrao, q o jogo eh um frankstein... aí até desanima de terminar, de ficar horas testando o flow dos menus, configuraçoes...
eu ainda sou cetico pra isso.
mas muito concept artist vai se fuder nessa
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
7.201
Pontos
1.189
Eu sinceramente sou bem pessimista quanto ao tema.

Claro que, por enquanto, é bem útil. Quem não quer gerar uma imagem ou tirar dúvidas com prompt?

Mas parece pra mim que esse negócio ainda vai deixar muita gente sem emprego e o mundo vai passar por uma grande recessão e a humanidade vai enfrentar uma grande dilema existencial.
 
Topo Fundo