O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[COMPRA DE CARRO PCD] | Burocracia para compra de carro 0km PCD: como proceder?

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Há alguns dias, venho pesquisando com a minha esposa como realizar essa compra. Temos um HB20 2017, que vamos vender. O condutor seríamos eu e ela, e o PCD (autismo) é nosso filho, criança. Visitamos três concessionárias, e já sabemos qual carro vamos querer. E aí, começa a verdadeira saga: como vencer a parte burocrática.

Nas concessionárias, ninguém sabe exatamente o passo a passo pra conseguir os descontos, eles têm uma vaga ideia, e chegaram até mesmo me sugerir ir por conta própria atrás de um despachante não ligado à empresa. Cheguei a contactar um, que cobrou R$ 2.000,00 pra ir resolver o pedido dos descontos. Como o valor é alto, e não estamos exatamente com pressa, resolvi ao menos tentar por conta própria, até onde der.

Comecei pesquisando no Youtube, e uma vendedora da Nissan me deu um micro incompleto passo a passo (melhor que nada), e aí, já estou cheio de dúvidas. Normal.
Conversei também com um funcionário da Secretaria de Fazenda do Estado, e aí sim recebi uma orientação, mas empaquei na parte que se refere ao laudo médico. Explico melhor nos próximos parágrafos.

Pelo que eu entendi, o que todo comprador deve fazer é o seguinte:

1.Solicitar isenção do IPI no site do Sisen da Receita Federal.
2.Autorizado o desconto do IPI, solicitar desconto de ICMS entregando documentação do item 1 à Secretaria de Fazenda local.
3.Com as solicitações de isenção de IPI e ICMS aprovadas, me dirijo à concessionária em questão, e realizo a compra do carro.


Teoricamente esse passo a passo que descobri é simples, com um porém: nos itens 1 e 2, aparentemente devo anexar o laudo pericial do meu filho com modelo oferecido pela receita federal. O problema é que ninguém sabe informar como funciona esse laudo, uma vez que o mesmo precisa ser assinado por médico e psicólogo, que, mesmo que seja particular, DEVEM estar credenciados ao SUS.
E aí meu cérebro buga. Até onde sei, os dois profissionais acima que acompanham meu filho não atendem credenciados ao SUS, então o que fazer pra conseguir esse laudo?

Já estudei qual documentação preciso pra cumprir os itens 1 e 2, mas esse laudo pericial tá quebrando minhas pernas, e não sei como resolver no momento.

Alguém já passou por isso e pode me ajudar?
Caso alguém possa, seria muito útil até pra comunidade da OS, vi que alguns users já compraram carros nessa modalidade, e serviria de utilidade pública geral.
Até pensei em criar esse tópico no Vale-Tudo, mas temi estar fora do tema principal.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
27.309
Pontos
1.434
Opa mano, teve um cara aqui no fórum que passou pelo mesmo problema, só não estou lembrando o Nick. De repente coloca um PCD bem grande no título que aí pode chamar a atenção.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Opa mano, teve um cara aqui no fórum que passou pelo mesmo problema, só não estou lembrando o Nick. De repente coloca um PCD bem grande no título que aí pode chamar a atenção.
Valeu pela dica, bicho.
Sigo no aguardo de alguém pra me ajudar.
Né pussívir que eu seja no único nessa empreitada.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.857
Pontos
1.049
Há alguns dias, venho pesquisando com a minha esposa como realizar essa compra. Temos um HB20 2017, que vamos vender. O condutor seríamos eu e ela, e o PCD (autismo) é nosso filho, criança. Visitamos três concessionárias, e já sabemos qual carro vamos querer. E aí, começa a verdadeira saga: como vencer a parte burocrática.

Nas concessionárias, ninguém sabe exatamente o passo a passo pra conseguir os descontos, eles têm uma vaga ideia, e chegaram até mesmo me sugerir ir por conta própria atrás de um despachante não ligado à empresa. Cheguei a contactar um, que cobrou R$ 2.000,00 pra ir resolver o pedido dos descontos. Como o valor é alto, e não estamos exatamente com pressa, resolvi ao menos tentar por conta própria, até onde der.

Comecei pesquisando no Youtube, e uma vendedora da Nissan me deu um micro incompleto passo a passo (melhor que nada), e aí, já estou cheio de dúvidas. Normal.
Conversei também com um funcionário da Secretaria de Fazenda do Estado, e aí sim recebi uma orientação, mas empaquei na parte que se refere ao laudo médico. Explico melhor nos próximos parágrafos.

Pelo que eu entendi, o que todo comprador deve fazer é o seguinte:

1.Solicitar isenção do IPI no site do Sisen da Receita Federal.
2.Autorizado o desconto do IPI, solicitar desconto de ICMS entregando documentação do item 1 à Secretaria de Fazenda local.
3.Com as solicitações de isenção de IPI e ICMS aprovadas, me dirijo à concessionária em questão, e realizo a compra do carro.


Teoricamente esse passo a passo que descobri é simples, com um porém: nos itens 1 e 2, aparentemente devo anexar o laudo pericial do meu filho com modelo oferecido pela receita federal. O problema é que ninguém sabe informar como funciona esse laudo, uma vez que o mesmo precisa ser assinado por médico e psicólogo, que, mesmo que seja particular, DEVEM estar credenciados ao SUS.
E aí meu cérebro buga. Até onde sei, os dois profissionais acima que acompanham meu filho não atendem credenciados ao SUS, então o que fazer pra conseguir esse laudo?

Já estudei qual documentação preciso pra cumprir os itens 1 e 2, mas esse laudo pericial tá quebrando minhas pernas, e não sei como resolver no momento.

Alguém já passou por isso e pode me ajudar?
Caso alguém possa, seria muito útil até pra comunidade da OS, vi que alguns users já compraram carros nessa modalidade, e serviria de utilidade pública geral.
Até pensei em criar esse tópico no Vale-Tudo, mas temi estar fora do tema principal.
Você mora em cidade grande ou pequena? Pergunta pode parecer boba, mas faz diferença. Já fui servidor na secretaria de saúde de uma cidade pequena e posso te dar uns conselhos. Qualquer coisa, me mande MP.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.176
Pontos
1.189
Há alguns dias, venho pesquisando com a minha esposa como realizar essa compra. Temos um HB20 2017, que vamos vender. O condutor seríamos eu e ela, e o PCD (autismo) é nosso filho, criança. Visitamos três concessionárias, e já sabemos qual carro vamos querer. E aí, começa a verdadeira saga: como vencer a parte burocrática.

Nas concessionárias, ninguém sabe exatamente o passo a passo pra conseguir os descontos, eles têm uma vaga ideia, e chegaram até mesmo me sugerir ir por conta própria atrás de um despachante não ligado à empresa. Cheguei a contactar um, que cobrou R$ 2.000,00 pra ir resolver o pedido dos descontos. Como o valor é alto, e não estamos exatamente com pressa, resolvi ao menos tentar por conta própria, até onde der.

Comecei pesquisando no Youtube, e uma vendedora da Nissan me deu um micro incompleto passo a passo (melhor que nada), e aí, já estou cheio de dúvidas. Normal.
Conversei também com um funcionário da Secretaria de Fazenda do Estado, e aí sim recebi uma orientação, mas empaquei na parte que se refere ao laudo médico. Explico melhor nos próximos parágrafos.

Pelo que eu entendi, o que todo comprador deve fazer é o seguinte:

1.Solicitar isenção do IPI no site do Sisen da Receita Federal.
2.Autorizado o desconto do IPI, solicitar desconto de ICMS entregando documentação do item 1 à Secretaria de Fazenda local.
3.Com as solicitações de isenção de IPI e ICMS aprovadas, me dirijo à concessionária em questão, e realizo a compra do carro.


Teoricamente esse passo a passo que descobri é simples, com um porém: nos itens 1 e 2, aparentemente devo anexar o laudo pericial do meu filho com modelo oferecido pela receita federal. O problema é que ninguém sabe informar como funciona esse laudo, uma vez que o mesmo precisa ser assinado por médico e psicólogo, que, mesmo que seja particular, DEVEM estar credenciados ao SUS.
E aí meu cérebro buga. Até onde sei, os dois profissionais acima que acompanham meu filho não atendem credenciados ao SUS, então o que fazer pra conseguir esse laudo?

Já estudei qual documentação preciso pra cumprir os itens 1 e 2, mas esse laudo pericial tá quebrando minhas pernas, e não sei como resolver no momento.

Alguém já passou por isso e pode me ajudar?
Caso alguém possa, seria muito útil até pra comunidade da OS, vi que alguns users já compraram carros nessa modalidade, e serviria de utilidade pública geral.
Até pensei em criar esse tópico no Vale-Tudo, mas temi estar fora do tema principal.

Vou acompanhar de perto sua saga. Não pretendo trocar de carro por agora, mas sendo tanto eu como meu filho autistas, é possível que utilize o desconto para PCD na próxima compra.

Se não me engano, quem comprou carro com desconto, pela deficiência do filho, foi o @king_hyperdyo
 


Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Vou acompanhar de perto sua saga. Não pretendo trocar de carro por agora, mas sendo tanto eu como meu filho autistas, é possível que utilize o desconto para PCD na próxima compra.

Se não me engano, quem comprou carro com desconto, pela deficiência do filho, foi o @king_hyperdyo
Boa! Se eu fosse vc, acompanhava mesmo. Pra vc ter uma ideia, muito muito provavelmente vou pegar um Kicks Sense, o qual tá sendo oferecido por mais ou menos 21% de desconto. Vale muito a pena...levar menino pra terapia a semana inteira pede um mínimo de conforto, lol.

Bem lembrado sobre o usuário, lembro que cheguei a ver uma postagem dele pelo fórum, sobre o tema.
Vou mandar MP, quem sabe eu tenha sucesso.
Continuarei a saga.
 

yusuke urameshi hell

Bam-bam-bam
Mensagens
491
Reações
523
Pontos
278
Boa! Se eu fosse vc, acompanhava mesmo. Pra vc ter uma ideia, muito muito provavelmente vou pegar um Kicks Sense, o qual tá sendo oferecido por mais ou menos 21% de desconto. Vale muito a pena...levar menino pra terapia a semana inteira pede um mínimo de conforto, lol.

Bem lembrado sobre o usuário, lembro que cheguei a ver uma postagem dele pelo fórum, sobre o tema.
Vou mandar MP, quem sabe eu tenha sucesso.
Continuarei a saga.


estarei acompanhando o topico, espero que dê tudo certo com sua compra.
 
Ultima Edição:

Matador de lobos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
726
Reações
1.623
Pontos
574
Minha mãe e sogra tem carro PCD foi bem de boa, aqui tem concessionaria que faz, mas também tem escritórios que fazem.

Mas é SP, não sei ai em Teresina, tem um canal mundo pcd no youtube veja lá
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.056
Reações
17.777
Pontos
1.094
Minha duvida com esse negócio de PCD é se deficiencia auditiva bilateral pode ou não.

Tenho toda a documentação comprovando a deficiência e poderia arranjar mais recentes com facilidade, inclusive faço tratamento no SUS (RJ)

Mas aí a deficiência auditiva era excluída dessas isenções pois a pessoa com essa deficiência nâo exige nenhuma modificação no carro, nenhuma "incapacidade" de usar o carro, essa briga foi parar no STF em 2020/2021 e depois nem sei que fim teve.
 

ViCiOuSnes13

Habitué da casa
Mensagens
94
Reações
27
Pontos
88
Comprei um Creta no nome da minha mãe (PCD), em 2021, vale muito a pena.

Sou de Sorocaba-SP, aqui tem um escritório especializado nesse serviço, acredito que ofereça suporte para outras regiões também, segue contato: José Roberto Isenções - 15 3202 9239 / 15 991133631.
 

Matador de lobos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
726
Reações
1.623
Pontos
574
Comprei um Creta no nome da minha mãe (PCD), em 2021, vale muito a pena.

Sou de Sorocaba-SP, aqui tem um escritório especializado nesse serviço, acredito que ofereça suporte para outras regiões também, segue contato: José Roberto Isenções - 15 3202 9239 / 15 991133631.
Minha sogra e minha mãe fizerem nesse escritório também
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.395
Reações
2.490
Pontos
703
Cara, você tem que procurar profissionais credenciados para fazer o laudo. Vai em algum hospital do sua e da entrada com seu filho, lá com o médico você explica a situação e diz a necessidade do laudo e pronto.
Não tem muito segredo, o pedido do desconto é bem fácil. Única coisa que demorou para mim foi o laudo do sus por conta da demora usual dos atendimentos. Abraços.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.723
Reações
18.459
Pontos
703
Eu tenho deficiência auditiva, e preciso usar aparelho nos dois ouvidos. Eu já fui uma vez ver à respeito de carros com desconto PCD, mas na época informaram que deficiente auditivo não tinha direito.

Como advogado, achei um absurdo, e até cogitei estudar o caso, para talvez entrar com processo judicial, mas o $$ estava curto, não ia dar para comprar, sem mencionar problemas pessoais que estava enfrentando, então não tinha nem cabeça para isso. Hoje em dia, eu não fui mais atrás. Só que é foda, complicam demais, as concessionárias tem a obrigação de saber como funciona o procedimento.

Respondendo sobre a questão médica, o ideal seria conseguir o laudo médico através de profissional do SUS, ou um particular que seja credenciado ao SUS também. Se os médicos que atendem seu filho não são credenciados pelo SUS, não atendem o requisito. Então no meu modo de ver, o caso seria procurar outro médico para examinar o filho e fazer o respectivo laudo.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Eu tenho deficiência auditiva, e preciso usar aparelho nos dois ouvidos. Eu já fui uma vez ver à respeito de carros com desconto PCD, mas na época informaram que deficiente auditivo não tinha direito.

Como advogado, achei um absurdo, e até cogitei estudar o caso, para talvez entrar com processo judicial, mas o $$ estava curto, não ia dar para comprar, sem mencionar problemas pessoais que estava enfrentando, então não tinha nem cabeça para isso. Hoje em dia, eu não fui mais atrás. Só que é foda, complicam demais, as concessionárias tem a obrigação de saber como funciona o procedimento.

Respondendo sobre a questão médica, o ideal seria conseguir o laudo médico através de profissional do SUS, ou um particular que seja credenciado ao SUS também. Se os médicos que atendem seu filho não são credenciados pelo SUS, não atendem o requisito. Então no meu modo de ver, o caso seria procurar outro médico para examinar o filho e fazer o respectivo laudo.
Marquei uma consulta com médico e psicóloga credenciados pelo Sus, pra amanhã. As coisas estão andando.
E deficiência auditiva entra no desconto PCD, sim. Hoje mesmo li sobre. Se quiser, posso procurar e linkar aqui!
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Atualização: fui em uma clínica particular credenciada pelo SUS, e consegui todas as assinaturas necessárias para preencher o laudo médico requerido pela receita federal, no ato do pedido de isenção do IPI.
Amanhã vou oficializar o pedido da isenção pra receita, e vou aguardar o resultado. Positivando, darei entrada ao pedido de isenção de ICMS na secretaria de fazenda do meu estado. Bora ver no que vai dar!
Tou animado, o trabalho não é metade do que eu imaginava que iria ser.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.176
Pontos
1.189
Atualização: fui em uma clínica particular credenciada pelo SUS, e consegui todas as assinaturas necessárias para preencher o laudo médico requerido pela receita federal, no ato do pedido de isenção do IPI.
Amanhã vou oficializar o pedido da isenção pra receita, e vou aguardar o resultado. Positivando, darei entrada ao pedido de isenção de ICMS na secretaria de fazenda do meu estado. Bora ver no que vai dar!
Tou animado, o trabalho não é metade do que eu imaginava que iria ser.

Como encontrou os profissionais credenciados pelo SUS?
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Como encontrou os profissionais credenciados pelo SUS?
Uma amiga da minha esposa que recomendou a clínica, pois ela já fez o mesmo procedimento por ter filho deficiente.
Não é nada escuso ou ilegal, eu apenas não sabia que existia esse tipo de serviço, uma vez que uso plano de saúde há tempos.
Inclusive, acabei de protocolar o pedido de isenção do IPI há poucos minutos, foi extremamente fácil.
Agora é aguardar me responderem. No site diz 270 dias, mas duvido muito, é um número muito alto. Já vi gente falando em 72 horas.


No teu caso, eu recomendaria ligar pras clínicas e perguntar de atendem credenciadas pelo Sus. Mas não vai nas mais chiques, essas normalmente não atendem. Procura alguma onde atenda neurologista e psicólogo, pois é necessária a assinatura desses profissionais no laudo. Três, na verdade, onde a terceira foi do diretor geral da clínica que fui, também médico.
 
Ultima Edição:

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Atualização:

Consegui as duas isenções possíveis, IPI e ICMS.
Segunda feira fui na concessionária dar entrada na documentação e requerer meu Kicks à fábrica.
Agora a montadora vai analisar a papelada, nos dar um retorno e aguardar o pagamento pra início da produção.
Devido a alta demanda, o prazo deles é de 90 dias.
Finalmente a saga tá acabando!
@javagod
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.176
Pontos
1.189
Atualização:

Consegui as duas isenções possíveis, IPI e ICMS.
Segunda feira fui na concessionária dar entrada na documentação e requerer meu Kicks à fábrica.
Agora a montadora vai analisar a papelada, nos dar um retorno e aguardar o pagamento pra início da produção.
Devido a alta demanda, o prazo deles é de 90 dias.
Finalmente a saga tá acabando!
@javagod

Massa!

Eu ainda tenho que ir à clínica. Eu e meu filho.

Deixei por conta da minha esposa, mas não andou.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.056
Reações
17.777
Pontos
1.094
Atualização:

Consegui as duas isenções possíveis, IPI e ICMS.
Segunda feira fui na concessionária dar entrada na documentação e requerer meu Kicks à fábrica.
Agora a montadora vai analisar a papelada, nos dar um retorno e aguardar o pagamento pra início da produção.
Devido a alta demanda, o prazo deles é de 90 dias.
Finalmente a saga tá acabando!
@javagod
Vai pagar IPVA nesse carro?
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Massa!

Eu ainda tenho que ir à clínica. Eu e meu filho.

Deixei por conta da minha esposa, mas não andou.
Faz isso. No seu caso, eu aconselho a pedir a isenção no seu nome, caso não more em SP.
Pelo que eu ando sabendo, fora de SP, a isenção de IPVA nesse caso só vale se o condutor for deficiente, o que é uma idiotice. Dizem que em breve a legislação se atualiza e etc, mas enquanto isso, se seu dependente for o proprietário do carro e deficiente, vc terá que pagar, é a informação que tenho.

Porém, minha esposa tem uma amiga que é advogada da saúde, e tem tocado algumas ações de clientes daqui do meu estado pedindo isenção do IPVA. Vou me informar com ela como posso tentar também via judicial.

Economizar uns 2-3.000 por ano é muita coisa, para uns 4 meses de gasolina daqui de casa, ou até mesmo o seguro do carro.

Ah, e não desanimem se alguém disser que demora pra conseguir as isenções. A minha isenção de IPI saiu em 4-5 dias, e de ICMS, 2 dias.
Demorei 2 meses ao total por vagareza da minha parte ao reunir a documentação, que é a parte mais trabalhosa.

@Shinigami Slash
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.176
Pontos
1.189
Faz isso. No seu caso, eu aconselho a pedir a isenção no seu nome, caso não more em SP.
Pelo que eu ando sabendo, fora de SP, a isenção de IPVA nesse caso só vale se o condutor for deficiente, o que é uma idiotice. Dizem que em breve a legislação se atualiza e etc, mas enquanto isso, se seu dependente for o proprietário do carro e deficiente, vc terá que pagar, é a informação que tenho.

Porém, minha esposa tem uma amiga que é advogada da saúde, e tem tocado algumas ações de clientes daqui do meu estado pedindo isenção do IPVA. Vou me informar com ela como posso tentar também via judicial.

Economizar uns 2-3.000 por ano é muita coisa, para uns 4 meses de gasolina daqui de casa, ou até mesmo o seguro do carro.

Ah, e não desanimem se alguém disser que demora pra conseguir as isenções. A minha isenção de IPI saiu em 4-5 dias, e de ICMS, 2 dias.
Demorei 2 meses ao total por vagareza da minha parte ao reunir a documentação, que é a parte mais trabalhosa.

@Shinigami Slash

Massa!

Eu moro no DF. E acho que deu para ver que minha iniciativa para o que não é urgente ou mandatório, é próxima de zero. Mas tenho que ver isso daí, entre outras coisas.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.821
Reações
9.524
Pontos
1.094
Massa!

Eu moro no DF. E acho que deu para ver que minha iniciativa para o que não é urgente ou mandatório, é próxima de zero. Mas tenho que ver isso daí, entre outras coisas.
Quando se organizar, separa 30 dias pra reunir a documentação, e mais uns 45 a 90 dias pra receber o carro.

E é isso aí, vai na calma que a dor de cabeça fica só na hora de pagar o carro.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.616
Reações
13.176
Pontos
1.189
Quando se organizar, separa 30 dias pra reunir a documentação, e mais uns 45 a 90 dias pra receber o carro.

E é isso aí, vai na calma que a dor de cabeça fica só na hora de pagar o carro.

Obrigado. Toda informação é útil.

Mas no momento, não pretendemos trocar algum dos carros. Um Corolla 2016, um Clio 2016 e um Uno 2002. Todos compramos 0 km, então sabemos de todo o histórico.

O Uno está parado há 4 anos, estou enrolando para voltar esse carro à vida. O Corolla roda pouco, desde 2020, quando a Pandemia começou e passei a trabalhar em casa. O Clio que fica mais na labuta, porque minha esposa o utiliza todos os dias.

São carros velhos, mas estão bem conservados.
 
Topo Fundo