O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Concept art para jogos

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
396
Reações
507
Pontos
118
@operereca @Pseudim

Acumulei mais de 1000 cartas criadas de magic com o tempo, mas nunca teve arte. Tem discord só de cartas de magic e normalmente os caras vão atrás do ArtStation ou google mesmo. Agora que tem AI pra todo lado ficou fácil de conseguir arte. Algumas eu tinha alguma ideia de arte, mas nunca tive paciência de ir atrás de uma imagem parecida. Com AI dá pra ficar criando infinitas artes. Como é aleatório e a AI não consegue capturar tudo que você quer, além de não ter uma AI iterativa que você possa ir juntando elementos e mudando outros sem mudar o resto da imagem junto, estou ficando só com ideias gerais. É mais concept. É meio impossível gerar imagem com a arquitetura que você quer, no ângulo exato, com tudo de um jeito que um artista faria. No futuro essas IAs vão evoluir, mas com o que tem hoje é aleatório demais.

Pelo que entendi de como a Wizard faz, eles começam com um tema e criando um mundo. Depois é que vem as roupas, estilos, arquitetura, personagens, espécies de animais, etc. O que eu faço é invertido. Eu nunca criei um mundo e nunca segui um tema.

Inicialmente este tópico é para reunir conceitos de arte para jogos, sem intenção de discutir a profissão de artista em si. Eu nunca tive o sonho de ser um concept artist também. Quem tiver arte conceitual de jogo para mostrar, sinta-se livre para mostrar.

Sem querer eu acho que essas artes tem alguma relação com o meu objetivo de ir pra level design. Concept artist e environment art é bem diferente de level design. Mas tem algo em comum que notei. Tem uns caras com canais de level design e tem um ponto importante. Os testes que as empresas aplicam para candidatos em potencial é fazer algum level que mostre que você sabe fazer ou que entende do processo. É mostrar na prática que você entendeu as mecânicas do jogo e os conceitos do jogo. Acho que a wizards faz algo parecido. Eles querem algum artista que mostre arte que se adeque ao que eles fazem. Se você faz rostos fotorrealistas com lápis não é bem a arte que eles querem. Se você desenha ficção científica, a não ser que eles façam um set disso e precisem de alguém nesse estilo, não vai servir também.

A Wizards fez uma competição mais de uma vez "The great designer search" e o processo incluía provas, escrever histórias, criar cartas. Era tipo concorrência de mil pra um. Os caras que chegaram perto no final eram lojistas ou jogadores profissionais. Gente que simplesmente conhece o jogo, o ambiente, vive isso.

No começo eu estava só criando arte aleatória. Mas com um monte de carta feita de magic sem arte, juntei as duas coisas. O Mark Rosewater tem vários artigos falando de criatividade, solução de desafios e uma coisa que aparece toda hora é que as cartas não são feitas ao vento. Tem critérios. Até para escrever colunas ele diz que é mais fácil quando tem um tema do que quando não tem restrição de nada. Essas artes fica bem mais fácil de imaginar alguma coisa tendo um tema e mecânicas do que sem tema nenhum.

Diamante de fogo: é um artefato que gera mana. É um diamante. Se tem fogo então tem cor vermelha.

Primeiro eles decidem o nome ou a arte? Não parece ser uma regra. Porque tem carta que foi feita com base na arte primeiro. Tem caso que já vi de arte que foi trocada por outra e carta que foi feita só depois da arte.

Uma paisagem. Que paisagem? De dia? Pôr do sol? Tem nuvens? É um planeta alienígena? É assim que eu estava tentando antes de juntar com as cartas. Agora algo como "uma carta que causa dano em criaturas que não voam" geralmente é o que? Terremoto, chão rachado, deslizamentos.

Level os primeiros que eu tentava era tudo assim. Uma nave espacial. Um prédio. Vai ter corredores. Passagens. Mas que tipo de prédio? Corredores largos? Estreitos? Uma nave de que tipo? A referência no máximo era algum filme. Acho que quem quer fazer environment art não pode ficar só numa visão de que é bonito e acabou. Tem que ter algum processo a mais, de escolha da luz, de composição, que já inclua um tema e objetivos. Vi um vídeo explicando como o cara foi trabalhar no Bioshock e o level design não tinha nada de arte. Era puro conceito. Mostrar que você entendia o tipo de gameplay e level que eles queriam no Bioshock. Tem uns artistas que publicam rascunho no ArtStation e como que uma carta de magic começa? A arte no começo é só rabisco. Antes deles fazerem a arte final tem um rabisco de poses, ângulo, perspectiva, posição das coisas. Só lá no final é que vão colorir tudo.

Arte conceitual é conceitual. Não é a mesma coisa que fazer uma obra de arte que vale 3 milhões num leilão. É ter uma descrição de alguma coisa e representar isso da melhor forma. O objetivo não é ficar bonito. É representar um personagem, um cenário, uma armadura, uma caixa que seja. Mas tem critérios de tema, estilo, atmosfera, ambientação, filosofias. Uma pessoa cria um conceito de um personagem, a outra é que vai modelar em 3D a partir do conceito. Você pode fazer os dois? Com certeza é possível. Mas para um jogo AAA e uma empresa com 200 pessoas num jogo, é bom separar um do outro.

purify-the-evil.jpg


Conceitos testados:
- Um demônio sendo capturado por raízes e cipós
- Um demônio segurando uma espada que dissolve em cinzas brilhantes
- Um demônio desintegrando em cinzas brilhantes e a espada se transformando numa planta
- Tirar o demônio e deixar só uma caveira, com plantas crescendo e uma espada do lado

Referências:

Erros da IA:
- Não sei de onde ela tirou que um demônio tem asas de anjo
- Se matar. Eu não disse nada sobre se matar com a espada
- Demônio se transforando em planta. Eu não disse isso
- Halo? Acho que eu confundi "espiral" com "helicoidal" e saiu isso. Era pra fazer energia branca espiralando em volta da espada
- Caveira com uma espada atravessada. Parece capa de disco ou algum livro de ocultismo.
- Eu não sei porque a IA insiste em fazer espadas viradas para baixo
- Demônios como guerreiros. No prompt eu estava testando alguns elementos, ignorando outros.
 
Ultima Edição:

operereca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.440
Reações
1.857
Pontos
664
Sensacional, essa ideia é top demais, e vc vai criando e trazendo essas novidades aqui, explicando o seu conceito e como vc chegou nele. :klove
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
396
Reações
507
Pontos
118
dragon-rage.jpg

Essa carta já estava com o nome faz muitos anos. Tentei outros nomes, mas o original ficou mais fácil e melhor.

É simplesmente impossível a IA entender vários personagens ao mesmo tempo. Tenta fazer 3, descrevendo exatamente a pose e roupas de cada um. A IA sempre vai misturar ou gerar todos com a mesma roupa ou todos fazendo a mesma coisa. É por isso que fiz imagem com um personagem só. Se tento por mais de um, cada um numa posição específica, com uma pose específica, nunca a IA faz direito.

Descobri que a palavra "shockwave" gera esses círculos de fogo. Tem que dizer "burst" ou "explosion" mesmo e ainda incluir "massive" ou "huge" para a IA entender que é mesmo uma explosão grandiosa. Senão a IA fica gerando fogo em menor proporção.

Não achei que ficou legal os esqueletos com raios. Eu estava tentando fazer algum efeito parecido com cena de filme de super herói ou efeito especial de jogo mesmo. O corpo todo eletrocutado. Pra gerar fogo a IA até faz, mas raios não sai.

Conceitos testados:
- O nome já diz, dragão e fogo
- Vários personagens pegando fogo
- O lugar tanto faz: planície, cidade, montanhas, ...
- Um mago conjurando uma espécie de magia suicida de fogo (eu não sei o nome da carta, mas teria que ser outra coisa já que não é mais um dragão)
- Explosão, com efeito especial de brilho e lens flare
- Raios no lugar de fogo

Referências:

Erros da IA:
- Eu não disse que era para o dragão pegar fogo em si, embora até faça sentido pelo que a carta faz
- Eu fui obrigado a usar robôs e esqueletos porque a IA censura. Personagem humano queimando é censurado. Eu tentei bonecos de madeira mas aí fica pior ainda, a IA entende que é pra fazer uma pilha de madeira mesmo queimando
- As imagens que tem toda a montanha pegando fogo pode ver que a IA não põe as pessoas no fogo. Agora se forem robôs, os robôs sim podem queimar
- A IA fez um dragão de metal. É a mesma limitação da outra arte da outra carta. Chega uma hora que a descrição de uma coisa contamina o resto porque a IA tem um limite de quantas coisas ela entende e quantos detalhes consegue gerar
- Eu disse robôs e a IA coloca carros, aviões que eu não disse para colocar. A IA sempre tenta adivinhar e insiste em colocar coisas a mais
- Eu tive que editar um monte de imagens com lama cleaner. A IA fica botando asas no céu e dragões. Parecem aves ou morcegos porque ficam distantes. Ou a cauda do dragão fica solta.
- Tentei trocar por fantasmas e não dá certo
- Aquela caveira com luz azul no meio do fogo é erro do que eu escrevi mesmo. Como eu não falei nada sobre o brilho, além de ser "efeito especial de cinema", a IA chutou azul
- A maioria das vezes a IA não faz o esqueleto ter raios em si mesmo como eu quero
- Acho que "VFX" acaba forçando a imagem a sair com aspecto cinematográfico. Por isso que ficou gerando imagens fotorrealistas dos esqueletos.



tomb-of-fallen-heroes-1.jpg

tomb-of-fallen-heroes-2.jpg

Mais um terreno que gera mana de qualquer cor, mas depende de ter criaturas e planeswalker no cemitério. O nome original era "Forgotten Graveyard" e não lembro exatamente de onde tirei isso. Acho que eu simplesmente peguei a primeira carta com "forgotten" que vi e juntei com "graveyard" porque era alguma carta de destruir artefato. Acabei mudando para algo que faz mais sentido "Tomb of Fallen Heroes".

Apesar de ter gerado tanta imagem, não gostei de nenhuma. A ideia da tumba, cripta, mausoléu, é porque já tem muitas cartas que tem esse tipo de arte. Pareceu a opção mais natural. Estátuas de homenagem foi a ideia que melhor combinou com o tema. As imagens com um fantasma gigante dão uma ideia mais parecida com ressurreição, então não achei que deu certo para um terreno que não tem nada a ver com ressuscitar os mortos. A estátuas no meio de um jardim ou um pátio interno eu estava pensando em alguma cena de filme, com um mosteiro e um cemitério privado.

Como eu fiz várias cartas de cemitério deu pra notar que a IA foi treinada com fotos de cemitérios no padrão cristão. Tenta gerar cemitérios de outras culturas. Não dá. Além de quase sempre ter cruz. Não dá pra tirar essas cruzes das imagens. A não ser que tivesse uma forma de inserir uma instrução "faça esse símbolo dessa imagem no lugar das cruzes cristãs".

Essa carta pelo visto já existia nos planos da Wizards. Fiz há anos atrás. Porque nessa expansão do Senhor dos Anéis tem uma quase idêntica: https://scryfall.com/card/ltr/255/the-grey-havens

Conceitos testados:
- Tumba, cripta, mausoléu, capela, ...
- Estátuas dentro para representar heróis
- Um cemitério aberto com almas de heróis (não sei quantas, pose, nada)
- Um pátio com uma estátua no meio
- Um personagem em pose de reza ou só ajoelhado
- Raios de luz coloridos por causa da mana de qualquer cor
- Um altar com uma espada quebrada. A espada quebrada é para representar um herói que morreu. (coincidência ou não, a ideia é do filme do Senhor dos Anéis e a Wizards fez a carta justo inspirada nesse universo)
- Um sítio memorial

Referências:

Erros da IA:
- Eu digo cajado de mago e a IA inventa de por estátua de mago
- A pose das estátuas é simplesmente impossível de fazer. Acabei deixando qualquer coisa.
- Capela acaba forçando bancos junto. Deve ser porque a IA foi treinada com imagens de capelas e sempre tinham bancos
- A IA sempre erra no número de estátuas
- Eu digo espada quebrada num altar, a IA vai lá e faz mais de uma e ainda põe no chão. O mesmo para um escudo quebrado
- Eu não disse anjos em nenhuma vez. Mas a IA foi treinada assim, daí ela auto relaciona com cristianismo porque no prompt diz cripta ou mausoléu
- A IA insiste por espada na vertical e virada para baixo. Eu nunca escrevi isso
- Essas inferências da IA são incontroláveis e provavelmente é o treinamento feito. Eu quero estátuas fazendo uma saudação, a IA faz saudação de soldado ou então põe todas as estátuas apontado para uma espada e a espada ainda está errada
- A IA falhou em colocar tumbas em volta da estátua no jardim
- O pátio também erra na contagem das ruas. Eu quero só duas ruas, norte e sul e leste oeste. A IA insiste em fazer nordeste e noroeste junto.



Eu tentei, mas o dall-e3 não entende o que são filamentos com espinhos como na carta "Manabarbs". Todas as vezes o que ele gera são teias. Tentei "arame farpado translúcido" e "cordas ou cabos cobertos com espinhos". Desisti de tentar gerar isso.
OIG.Ub4CZja3QOqhekdLeGqi

OIG.1L17WzYDAIWAyGJg0jM7

OIG.kRvRwjlJBknFDItyNS2I

flames-from-within.jpg

Gerei tanta imagem de fogo e ainda raios coloridos que acabei tendo a ideia de fazer os dois juntos. Uma mágica vermelha de dano em todas as criaturas, mas se condicionada às cores.

Chuva de meteoros ficou muito vago para a IA. Ela gera uma chuva mesmo, com meteoros demais. Como diz o ditado: menos é mais. Limitando a quantidade de meteoros fica bem melhor.

Conceitos testados:
- Queimar personagens de dentro pra fora, com chamas coloridas
- Filamentos ou névoa de mana colorida se espalhando pelo terreno
- Uma chuva de fogo / faíscas / meteoros colorida
- Aquela cena de uma tempestade de raios coloridos da série "The flash" que representa o poder da speedforce
- Um tornado de energia com raios coloridos (eu que já tinha gerado isso para outra carta, do cemitério se desintegrando)

Referências:

Erros da IA:
- Eu tenho a impressão que a IA sempre pega qualquer número que você usa e associa com simetria. Eu digo cinco raios, a IA vai lá fazer cinco raios simétricos ou faz um arco-íris. Agora se eu não digo um número e nem as cores, fica mais natural
- A IA tem uma tendência de criar clones. Você quer três ou mais personagens, a IA simplesmente faz todos iguais
- Como a IA é muito limitada com posições eu nem tento mais "quero um raio aqui, outro ali, outro mais comprido, etc". A IA nunca acerta mesmo.
- Simplesmente impossível controlar o tamanho do fogo, dos filamentos de energia e outras coisas.
 
Ultima Edição:

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.738
Reações
11.371
Pontos
1.053
Boa amostra do poder disso. Com o mesmo tempo de uma carta dá para tentar centenas.
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
396
Reações
507
Pontos
118
Eu tinha escrito coisa aqui mas editei a mensagem do tópico pra não ficar perdido no meio.

manarain.jpg

Conceitos testados:
- Chuva, paisagem linda com vegetação e personagens comemorando
- Com predominância de verde e amarelo como nas duas cartas que já existem ou sem dizer
- Especificando que era no horário da aurora ou sem dizer
- A troca das palavras "beautiful", "idyllic" e "fantastic" muda o tipo de cenário e algumas coisas. Parece que "fantastic" acaba criando cena muito mais surrealista do que "idyllic", incluindo criaturas voadoras que eu nunca descrevi
- Testando chuva "brilhante", "luminosa" ou "chuva de energia". Acho que por isso saiu raios ou luz vinda do céu que eu não esperava

Para esta carta eu achei que ficou forçado demais chuva com iridescência. Nem sempre usar iridescência combina bem. Gotas de água também não deu certo. Eu não tentei descrever as nuvens ou nada no cenário, deixei aleatório mesmo. Algumas eu adicionei "quero as cores da aurora nas nuvens" e daí acho que gerou umas cenas com contraste forte demais para uma carta. Normalmente as artes que tem cenários não tem tantos detalhes quanto essas imagens, inclusive porque o espaço é pequeno demais.

Tem pelo menos umas 5 variantes possíveis em termos de mecânica. Aí eu não sei qual é mais viável ou "broken".

Referências:

Erros da IA:
- Na verdade não são erros, mas uma coisa acaba associando com outra. Tipo a chuva de luz laranja como se fosse fogo e com um rastro. Eu disse mesmo que era chuva luminosa, só que não disse a cor. Eu não esperava raios de luz vindo do céu, mas como eu disse que a chuva brilhava ou era luminosa, acabou saindo isso em algumas imagens
- Aquelas bolas estranhas no céu eu acho que é culpa da palavra "fantástico". A IA pega alguma referência surrealista porque quando uso só "linda paisagem" ou "paisagem idílica" fica mais parecido com um lugar real do que com um lugar "fantástico" mesmo.
- Tem personagem com guarda-chuva mas isso não é exatamente um erro. É a lógica da IA mesmo. Eu nem tentei descrever os personagens já que a IA falha quando você descreve coisas demais ou simplesmente ignora
- Eu disse chuva luminosa e como ficou muito vago acabou saindo chuva de meteoros quase



auragenesis.jpg

Conceitos testados:
- Com filamentos, sem filamentos
- Com cor branca, dourada, verde, amarelo
- Energia ou fluído
- Cavaleiro, personagem humano, guerreiro
- Sempre tem floresta e um lago
- Com raios de luz, sem raios de luz
- Com contraste forte de duas cores ou sem especificar

Eu queria chamar de "genesis" mesmo, mas já existe. A ideia é de destruir um artefato ou encantamento e gerar uma criatura a parir da energia mágica. Tem pelo menos umas 5 variações possíveis: criar uma ficha, mais de uma ficha, variações nas cores da ficha, habilidades da criatura. Além de condicionais como ganhar vida, valor de mana limitado, cor do encantamento, etc. Essas coisas todas deixei pra lá. Nem botei carta mais e no final a arte poderia servir pra outra carta diferente.

A criatura gerada também eu não sei qual seria. Soldado, cavaleiro, inseto, ent. Tem um monte de criaturas do tipo gosma também. Usei cavaleiro ou humano nas imagens pra gerar mais fácil. Criaturas bizarras ou mutantes é muito difícil a IA entender o que é. Dado a natureza aleatória da IA eu também nem tentei controlar o brilho, quantidade de partículas, transparência e outras coisas. Acertar a pose eu também nem tentei.

Eu acho que esses raios de luz acabaram deixando a imagem brilhante demais, ofuscando o personagem. Mas descobri uma coisa. O dall-e3 tem um modelo que pega muito bem contraste. Se você especificar "quero uma floresta com atmosfera bem verde" ele faz mesmo. Eu usei isso em algumas imagens, aí o contraste dourado vs verde deixou a imagem bem menos poluída e visualmente mais harmoniosa. As de cima, com aurora e chuva, ficaram coloridas demais. Com as partículas brancas e floresta com tom verde também deu certo. Com ouro líquido também.

Algumas o personagem ficou pequeno demais porque a IA valorizou muito mais o ambiente. Mudando para "quero foco no personagem" ou "zoom no personagem" deu certo.

Espada na piscina, como se fosse uma espada mágica sendo dissolvida e daí surgir uma criatura. Numa fusão de "destruir o artefato alvo" com "genesis", não dá certo. A IA insiste em misturar a espada com a criatura.

A referência é só uma mesmo. As outras não são de arte, são de mecânica.

Referências:

Erros da IA:
- Tem várias imagens que a floresta inteira foi contaminada com o ouro ou a gosma. A floresta inteira feita de ouro ou gosma
- Algumas tentativas o ouro líquido parecia mostarda ou mel
- Nem sempre o líquido ganhou a forma de um personagem. Muitas vezes só tinha forma de um splash mesmo
- Tem vezes que a IA ignora o que eu disse e cria um personagem sólido. Um cavaleiro lá na cena sem ser formado de partículas e as partículas estão na lagoa de enfeite
- Saiu unicórnio sem eu pedir
 
Ultima Edição:

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
396
Reações
507
Pontos
118
earth-fire.jpg
Conceitos testados:
- Vórtice de fogo
- Fogo saindo do chão
- Chão todo quebrado
- Um mago invocando o fogo

Esta carta começou com uma ideia de X de dano, onde X é alguma quantidade no seu cemitério. Coincidência ou não a Wizards fez isso mesmo. https://scryfall.com/card/woe/130/frantic-firebolt criou a mesma ideia. Eu tive esse ideia antes desse set. Como coincidiu, depois que vi que já fizeram a mesma coisa, mudei o texto pra contar terrenos no lugar de feitiços e mágicas instantâneas.

Como essa carta não tem nada a ver com criaturas, a arte não tem nada a ver com cemitério. A ideia mais simples parecia ser fogo vindo da terra. Um vórtice.

Eu não gostei da maioria. A IA gera cenas poluídas demais. Rachaduras demais. Fogo demais. Nuvens de mais. Raios demais. Tudo é demais.

Referências:

Erros da IA:
- Não sai parede de fogo ou lava. A IA no máximo gera paredes de rochas e lava, mas eu quero fogo mesmo. Eu digo lava e no máximo saem cachoeiras de lava
- A IA teima em misturar magos com raios toda vez
- É difícil descrever um vórtice de fogo que se curva no ar. A IA acaba gerando espirais de fogo. Eu imaginei algo tipo aquele cartoon do "The last airbender" que os personagens geram fogo, água e controlam no ar a direção do jato



sorin-order.jpg
OIG.pboXRsl_EFMKHfTrGRVJ

OIG.Lqxn.URIuW3o3QGMgAtO

OIG.Z.ihibIdNbKszp0VKy9Y

OIG.EV0QM2uFAPY3qlcGhAgw

OIG.jGkwZljejcra0aSFoBBG
Conceitos testados:
- Sala de um trono com escada
- O trono fica no alto da escada
- Um personagem nas escadas apontando para alguma coisa
- O estilo tanto faz
- O personagem tanto faz. Sorin foi aleatório.

Essa eu fiz no discord faz pouco tempo. Alguma carta que eu postei que me deu uma ideia. Como é mana branca e preta e como já tem carta que diz "o jogador alvo sacrifica uma criatura" eu procurei qualquer personagem que fosse branco e preto. Poderia ser Sorin ou Kaya. Eu até cheguei a pensar em guilhotina ou um personagem carregando outro. Um personagem apontando uma espada e soltando energia. Mas a IA simplesmente não consegue fazer essas coisas. Tenta descrever uma cena complicada com um cenário e ao mesmo tempo três personagens com poses diferentes, a IA não consegue fazer.

Eu tentei gerar algum personagem parecido com Sorin. Mas é impossível. A IA foi treinada não sei como e só consegue gerar Boy Band K-Pop. Sai pessoa real mesmo, com maquiagem e cabelo quase igual à uma boy band K-Pop. Todas as vezes.

Referências:
- As cartas com nome "edict" no nome não me deram muita ideia. São para sacrificar uma criatura e a minha era qualquer permanente, daí eu fiquei sem norte.

Erros da IA:
- A IA é retardada. Meu deus. Não consigo gerar "eu quero o personagem segurando a espada e apontando ela pra frente".
- A IA insiste em por dois personagens. É impressionante. Olha quantas imagens geradas com um personagem apontando o dedo para o outro. Eu nunca disse isso. Nem escrevi no prompt que eram dois.
- Esse prompt era tão simples mas mesmo assim a IA faz tudo errado. Eu disse que o personagem ficava de pé na escada e a IA vai lá e põe o trono no meio da escada e o personagem sentado nele.



veil-of-destruction.jpg
veil-discarded.jpg
Conceitos testados:
- Uma barreira ou parede de energia branca e personagens fugindo
- Um personagem se desintegrando. Metade dele foi pego pela parede que avança pela planície
- Uma tropa de guerreiros se desintegrando, as partículas sobem no ar e formam um véu. Aquele véu circular com linhas verticais brancas foi sorte. Depois daquela que tentei gerar outras e nunca mais consegui

Essa carta é destruição em massa. Acho que fiz mais de 30 só disso. Como eu dividi em dois tempos, entra e destrói. Depois ainda pode sacrificar e destruir de novo. Um encantamento para destruir em dois tempos. Não achei que uma explosão ou um raio divino iria combinar. Pensei num tecido e desintegração. Uma onda de choque. Essa é muito abstrata, acabei ficando com uma imagem que saiu que não tinha pensado.

Como a cena é complicada demais eu tentei gerar separado. Um efeito por vez só pra ver se funcionava. Desintegração. Parede ou barreira. Personagens correndo. Véu cobrindo a cena.

Referências:

Erros da IA:
- Por mais óbvio que possa parecer. Uma tropa de guerreiros se desintegrando e as partículas subindo no céu e formando um véu por cima deles. Para a IA isso não é óbvio. Dezenas de vezes o que ela fez foi guerreiros de energia no céu. Eu nunca disse o formato do véu e mesmo dizendo, ainda assim a IA fica gerando espíritos e fantasmas gigantes no céu.
- A IA sempre mistura as coisas. Eu nunca disse que as partículas se juntam para formar um personagem, mas a IA sempre faz isso
- Aquele rei fantasma branco acima das tropas parece o Senhor dos Anéis, o retorno do rei. O exército dos mortos verdes.
- Quando eu testei um personagem sendo cortado ao meio pela parede de energia, a IA insiste em gerar personagem gigante também. Mesmo forçando "quero todos os personagens do mesmo tamanho" a IA continua fazendo assim
- Onda e onda de choque é vago demais. A IA só entende onda como onda no mar mesmo, não como metáfora. Gerar essas ondas de choque como algumas cartas tem é inviável, é loteria



constrict.jpg
Conceitos testados:
- Um pássaro de energia azul "abraçando" uma bola de fogo
- Uma serpente enrolada numa bola de fogo
- Uma serpente engolindo uma bola de fogo

Outra vez eu descobri que a carta acabou sendo feita mesmo. https://scryfall.com/card/thb/81/whirlwind-denial Só que a minha versão era simplesmente uma mistura de Mana Leak com Disallow. A ideia da arte não é novidade. Já tem um monte de artes que representam fogo sendo apagado ou envolto numa energia. Eu pensei em alguma forma de representar "fogo sendo engolido ou suprimido". Daí veio a ideia de uma serpente ou um pássaro. Só que não deu certo, a IA não conseguiu fazer.

A IA é simplesmente incapaz de fazer o que eu queria. Ela não consegue gerar um pássaro dobrando as asas em volta do fogo. Não consegue gerar uma bola de fogo sendo engolida por uma serpente. Consegue gerar a serpente enrolada em volta do fogo, mas não comprimindo. Acho que a IA não foi treinada com isso e não entende.

O texto da carta seria fácil de mudar. Basta mudar o custo ou botar um bônus do tipo "If a spell or ability is countered this way, blablabla" ou "draw a card". Só pra não ficar igual à carta que já existe.

Erros da IA:
- Eu tentei gerar o sol atrás das nuvens para criar aqueles raios de luz no céu. Mas a IA insiste em misturar a bola de fogo com o sol. Como se o sol fosse a bola de fogo na cena.
- O céu que eu queria era esse https://th.bing.com/th/id/OIG.GspHGzCk1OeoIts4Lmco mas quando põe o pássaro e a bola de fogo a IA começa misturar as coisas
 
Ultima Edição:


Topo Fundo