O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Para a galera da Fiscal: será que vale a pena continuar estudando para essa Área?

Essa história de PDV, o governo Temeroso + uma possibilidade de continuidade desse tipo de governo no Pós-2018, a demora absurda em sair o próximo para ATRFB, a baixa/nula expectativa para o próximo concurso do Sefaz-SP e a "disposição" do atual prefeito de SP em lançar o próximo para o ISS-SP estão complicando hein.

Será que não é mais jogo fazer Direito não? Apesar de ser 5 anos a mais, to começando a achar uma possibilidade mais realista.

É bem provável que o edital da receita saia no ano que vem, assim como outros concursos fiscais.

Na minha opinião, uma das piores coisas que um concurseiro pode fazer é ficar mudando de área.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Vou seguir a linha do nosso colega @Damyen . Minha idade tá avançando e concluindo o curso de Direito aos 42 terei, pelo menos, maiores chances de seguir com planos C, D e E na vida.

Era isso que estava pensando em ser uma possibilidade: o Judiciário é bem imune às mudanças malucas que esse país sofre e que pode continuar sofrendo com um possível continuísmo político igual ao da gestão atual.

Sinceramente agora fiquei preocupado aqui: estudar para o Executivo está me parecendo uma ideia bem idiota, no momento, e vejo muita gente debandando da Área.


É bem provável que o edital da receita saia no ano que vem, assim como outros concursos fiscais.

Na minha opinião, uma das piores coisas que um concurseiro pode fazer é ficar mudando de área.

É um pouquinho mais pesado o que estou discutindo: não estou pensando nem em mudar de Área simplesmente, estou pensando em cursar a faculdade novamente.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Era isso que estava pensando em ser uma possibilidade: o Judiciário é bem imune às mudanças malucas que esse país sofre e que pode continuar sofrendo com um possível continuísmo político igual ao da gestão atual.

Sinceramente agora fiquei preocupado aqui: estudar para o Executivo está me parecendo uma ideia bem idiota, no momento, e vejo muita gente debandando da Área.




É um pouquinho mais pesado o que estou discutindo: não estou pensando nem em mudar de Área simplesmente, estou pensando em cursar a faculdade novamente.

Ok, mas a sua ideia de fazer direito não é para ampliar o leque de opções de concursos?
Ou vc pensa em advogar?
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Para a galera da Fiscal: será que vale a pena continuar estudando para essa Área?

Essa história de PDV, o governo Temeroso + uma possibilidade de continuidade desse tipo de governo no Pós-2018, a demora absurda em sair o próximo para ATRFB, a baixa/nula expectativa para o próximo concurso do Sefaz-SP e a "disposição" do atual prefeito de SP em lançar o próximo para o ISS-SP estão complicando hein.

Será que não é mais jogo fazer Direito não? Apesar de ser 5 anos a mais, to começando a achar uma possibilidade mais realista.
Concurso da RFB sempre tem, geralmente de 2 em 2 anos. Eu chuto que esse concurso sai no fim desse ano ou no início do ano que vem.

Sobre fazer o curso de direito, depende dos seus planos. Se você quer fazer apenas para tentar as vagas de analista judiciário de tribunal eu não recomendo. Se for para tentar os concursos específicos, como magistratura, promotoria, procuradoria ou defensoria, são outros 500.

Você também tem a opção de seguir a carreira de advogado.

Eu começo o meu ano que vem, mas já me preparando para magistratura, que é a única área que me interessa.
 


Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Ok, mas a sua ideia de fazer direito não é para ampliar o leque de opções de concursos?
Ou vc pensa em advogar?

Sim, sim, só concurso, IP nunca mais para mim.


Concurso da RFB sempre tem, geralmente de 2 em 2 anos. Eu chuto que esse concurso sai no fim desse ano ou no início do ano que vem.

Sobre fazer o curso de direito, depende dos seus planos. Se você quer fazer apenas para tentar as vagas de analista judiciário de tribunal eu não recomendo. Se for para tentar os concursos específicos, como magistratura, promotoria, procuradoria ou defensoria, são outros 500.

Você também tem a opção de seguir a carreira de advogado.

Eu começo o meu ano que vem, mas já me preparando para magistratura, que é a única área que me interessa.

O último para Auditor foi em 2014 (esse aqui nem é tão grave, já que vale até 2018), o último para Analista foi 2012 (esse é grave), o concurso para o Sefaz-SP de 2013 está com previsão para 2021 ou mais longe (tentando para 2022~2023)...ta complicada essa Área viu. Tem o ISS-SP também, mas o prefeito novo da cidade partilha de uma visão anti-funcionalismo.

Estava pensando em Analista ou cargos equivalentes a analista fiscal em prefeituras ou nos estados. Defensor, Juiz ou cargo desse nível não me pertence mais: não tenho mais saco para passar tanto tempo estudando.
 

DanteSCO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.533
Reações
3.529
Pontos
703
Na verdade não. Muitos lugares pagam em media 3k para recém formado. Não é difícil ver um bom técnico ganhar mais que um engenheiro. O piso é uma falácia.

Não é a toa que tem um monte de engenheiros na área fiscal. Inclusive, se não me engano, o primeiro classificado do último AFRFB foi um cara que se formou engenheiro na USP e fez duplo diploma na frança (ou seja o cara se formou com cr>9). Ou seja, se os melhores engenheiros estão se refugiando nos concursos é porque tem muita coisa errada no mercado de engenharia.

Até tem os casos do pessoal que vendem a alma e entram em consultorias estratégias/ trainee top e ganham salários bons, mas a concorrência dessas vagas é igual e/ou maior que um concurso.

Cara pensando aqui, é um absurdo sem tamanho, você desperdiçar 5 anos da sua vida em período integral num dos cursos mais exigentes, se não for o mais, pra no fim não saber nem se vai conseguir arrumar alguma coisa, e quando arruma ganhar um salário desse, tô fazendo Eng, mas é deprimente ver esse cenário na área, que no mundo contemporâneo só faz a humanidade evoluir, gosto muito de Eng, mas as vezes não sei se tô indo num bom caminho ou se poderia ir pra outro curso melhor
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Sim, sim, só concurso, IP nunca mais para mim.




O último para Auditor foi em 2014 (esse aqui nem é tão grave, já que vale até 2018), o último para Analista foi 2012 (esse é grave), o concurso para o Sefaz-SP de 2013 está com previsão para 2021 ou mais longe (tentando para 2022~2023)...ta complicada essa Área viu. Tem o ISS-SP também, mas o prefeito novo da cidade partilha de uma visão anti-funcionalismo.

Estava pensando em Analista ou cargos equivalentes a analista fiscal em prefeituras ou nos estados. Defensor, Juiz ou cargo desse nível não me pertence mais: não tenho mais saco para passar tanto tempo estudando.

Eu acho que o concurso da Receita deve sair esse ano, mais tardar início do ano que vem. Por que eu tenho esse palpite? Pelo mesmo motivo que eu disse a minha esposa, e acho que nesse tópico também, no início do ano: que nesse fim de ano choveria concursos.

A razão é a seguinte: ano que vem é ano eleitoral, ano sempre complicado para concursos, que não podem ser realizados do meio do ano para frente. Em 2018 é o início de mandato dos chefes do Executivo e o último ano do PPA anterior, então dificilmente terão muitos concursos nesse ano, então eu só creio que haverá mais concursos como agora em 2019 ou 2020.

A Receita não pode ficar tanto tempo sem concursos, pois o quadro é imenso, a rotatividade é média, e a União precisa arrecadar. Mesma coisa sobre o Estado de SP: sem fiscal de rendas, sem arrecadação nos moldes que se espera. Não fazer concurso para essa área é um risco bem alto que o governo se dispõe a pagar, por isso eu acho que, pelo menos para a área fiscal, haverá concurso.

Sobre o curso de direito, você tem que colocar na balança o que você realmente deseja. Eu entendo que você não queria mais estudar (e como entendo), mas um curso de direito bem feito não é algo tão trivial de se fazer. Serão no mínimo 5 anos de deslocamento até a faculdade, trabalhos, pesquisas, estudo, estudo, estudo... ou seja, você acabará estudando um bocado da mesma forma.

Na minh opinião, se você deseja apenas fazer concurso para os cargos de analistas, acho que não justifica o esforço para terminar um curso desse porte, a não ser que você queira fazer o curso de qualquer jeito, como a gente normalmente faz a nossa primeira graduação. Ainda que seja assim, serão 5 anos de estudos, sendo que você pode usar esse tempo para se dedicar para outros concursos.

Note que é apenas um mera opinião, baseada no custo benefício. Uma decisão de se dedicar por 5 anos a uma coisa deve ser muito bem ponderada, ainda mais na situação de concurseiro.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Eu acho que o concurso da Receita deve sair esse ano, mais tardar início do ano que vem. Por que eu tenho esse palpite? Pelo mesmo motivo que eu disse a minha esposa, e acho que nesse tópico também, no início do ano: que nesse fim de ano choveria concursos.

A razão é a seguinte: ano que vem é ano eleitoral, ano sempre complicado para concursos, que não podem ser realizados do meio do ano para frente. Em 2018 é o início de mandato dos chefes do Executivo e o último ano do PPA anterior, então dificilmente terão muitos concursos nesse ano, então eu só creio que haverá mais concursos como agora em 2019 ou 2020.

A Receita não pode ficar tanto tempo sem concursos, pois o quadro é imenso, a rotatividade é média, e a União precisa arrecadar. Mesma coisa sobre o Estado de SP: sem fiscal de rendas, sem arrecadação nos moldes que se espera. Não fazer concurso para essa área é um risco bem alto que o governo se dispõe a pagar, por isso eu acho que, pelo menos para a área fiscal, haverá concurso.

Sobre o curso de direito, você tem que colocar na balança o que você realmente deseja. Eu entendo que você não queria mais estudar (e como entendo), mas um curso de direito bem feito não é algo tão trivial de se fazer. Serão no mínimo 5 anos de deslocamento até a faculdade, trabalhos, pesquisas, estudo, estudo, estudo... ou seja, você acabará estudando um bocado da mesma forma.

Na minh opinião, se você deseja apenas fazer concurso para os cargos de analistas, acho que não justifica o esforço para terminar um curso desse porte, a não ser que você queira fazer o curso de qualquer jeito, como a gente normalmente faz a nossa primeira graduação. Ainda que seja assim, serão 5 anos de estudos, sendo que você pode usar esse tempo para se dedicar para outros concursos.

Note que é apenas um mera opinião, baseada no custo benefício. Uma decisão de se dedicar por 5 anos a uma coisa deve ser muito bem ponderada, ainda mais na situação de concurseiro.

Esse é o verdadeiro problema: não tinha a menor intenção de encarar mais 5 anos de faculdade, não porque eu não ache que Direito não mereça, aliás eu me arrependo de não ter cursado esse curso, mas sim porque eu já passei por isso, toma muito tempo, há um esforço homérico e é uma fase da vida que eu já cumpri, repeti-la me parece uma regressão.

A questão toda é que o Executivo passa por uma fase tenebrosa, o que não acontece com o Judiciário, que, apesar de ter tido alguma queda no número de concursos, ainda assim mantém um belo índice de oportunidades para entrarmos no funcionalismo.

E sobre os concursos fiscais: essa "paranoia" surgiu em mim quando li a notícia de que o Sefaz-SP estaria com plano para diminuir a carga de funcionários, dos atuais mais de 3 500 para 2 500 servidores. O processo escolhido pela administração é o que ela sempre faz: deixa a aposentadoria comer solta e não repõe. Além disso eles estão fechando postos nas cidades mais no interior do Estado.

Soma-se a tudo isso que o último edital para esse concurso aconteceu em 2013, sem previsão alguma de se repetir outro, que o concurso para ATRFB está desde 2012 parado e que o de Auditor está para vencer e nada de reposição e a coisa fica um tanto preocupante para quem está pensando em atuar nessa área - o diferencial sempre foi um bom número de vagas e editais.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Alguém tem "A Gramática para Concursos Públicos" do Pestana 3ºedição?Eu tenho mas tá dando pau no site com meu acesso e preciso do Material Suplementar para conferir a justificativa de alguns gabaritos.Se alguém tiver e puder disponibilizar o material suplementar ficarei agradecido!
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Alguém tem "A Gramática para Concursos Públicos" do Pestana 3ºedição?Eu tenho mas tá dando pau no site com meu acesso e preciso do Material Suplementar para conferir a justificativa de alguns gabaritos.Se alguém tiver e puder disponibilizar o material suplementar ficarei agradecido!
Eu tenho. Também tive problemas com o código, mas consegui resolver entrando em contato com a editora.

Mande-me uma MP que eu te passo o arquivo.
 

Gunyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.229
Reações
631
Pontos
829
Eu tenho. Também tive problemas com o código, mas consegui resolver entrando em contato com a editora.

Mande-me uma MP que eu te passo o arquivo.

Poderia me mandar tbm Damyen? Adquiri recentemente este livro, vou mandar mp tbm blz?
 

Gunyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.229
Reações
631
Pontos
829
Posso mandar, mas você pode baixar por conta própria, basta seguir os passos descritos no livro.
Tentei aqui e deu certo, valeu.
Me precipitei em pedir pois já tive problemas em baixar material complementar do grupo gen e foi meio chato pra conseguir, tive que entrar em contato, trocar uns emails, até a pessoa me ligar pra resolver de fato. Aí quando vi que o outro usuário tava com problemas já achei que ia ser outra dor de cabeça pra conseguir, por isso acabei me adiantando e pedindo. Foi mal.
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Aos experientes em concursos:
Fazendo direito e estudando para concursos desde o início, seria possível passar para analista de tribunal em um prazo de até 2 anos após formado?
Estou em dúvida se inicio o curso e foco para analista ou RFB(área fiscal).
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Aos experientes em concursos:
Fazendo direito e estudando para concursos desde o início, seria possível passar para analista de tribunal em um prazo de até 2 anos após formado?
Estou em dúvida se inicio o curso e foco para analista ou RFB(área fiscal).
Tudo depende de como você estudará para esses concursos.

É possível? Claro que é? É fácil? Não existe estudo para concurso que seja fácil.
 

Sinbad

Bam-bam-bam
Mensagens
366
Reações
544
Pontos
278
LDO sancionada, amanhã saberemos quais concursos estão autorizados
pelo jeito receita federal já era. só 2019.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Pessoal, o que vocês acham do concurso da pc/sp para investigador? Aos interessados na carreira policial, vale a pena?
 

Cellega

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
127
Reações
13
Pontos
689
Pessoal, o que vocês acham do concurso da pc/sp para investigador? Aos interessados na carreira policial, vale a pena?
Olá futuro colega policial!
Se vale a pena ou não é algo que só você pode responder, baseado nas suas aspirações. O que posso compartilhar é que estou estudando pra esse cargo desde o fim de maio, e a prova, ao menos a objetiva, parece-me bastante acessível. O salário, como você já deve saber, é por volta de 4100, já com o adicional de insalubridade incluso.
Não esqueça da prova de aptidão física, é bem comum alguns candidatos rodarem nessa fase.
 

Niltendo

Larva
Mensagens
21
Reações
19
Pontos
3
Apostila Opção presta? Não quero estudar pelo PC, exceto as video aulas.
Se eu baixar e for imprimir mais de 400 páginas vai ficar quase o mesmo preço da apostila.
Atualmente só tem dela e da Nova Concursos.
Será que essas apostilas ajudam?
Obrigado.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Olá futuro colega policial!
Se vale a pena ou não é algo que só você pode responder, baseado nas suas aspirações. O que posso compartilhar é que estou estudando pra esse cargo desde o fim de maio, e a prova, ao menos a objetiva, parece-me bastante acessível. O salário, como você já deve saber, é por volta de 4100, já com o adicional de insalubridade incluso.
Não esqueça da prova de aptidão física, é bem comum alguns candidatos rodarem nessa fase.
Ei, bom saber que você também gosta da carreira.
Então, a minha dúvida sobre o concurso pra investigador é um pouco relacionado ao salário mesmo. Eu tenho grande admiração pela polícia militar, polícia civil e, colocando as duas na balança, creio que o SALÁRIO, leva-me a colocar a PM em primeiro lugar - pois como você deve saber, um aspira na PM ganha +/- uns 6k já.

Óbvio, o salário não vai fazer minha escolha, vou ir no que eu tenho mais admiração que no caso é investigador, mas sabe... Não sei se estarei fazendo a escolha certa, PC-SP passando por essas crises me faz pensar mais a respeito da polícia militar.

Mas minha paixão é pela polícia civil, devo seguir meu coração?
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Alguém mora em Alagoas?
To pensando em participar de um concurso, porém, não conheço o estado. Se tiverem mais infos do estado, agradeço.
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Alguém estudando pra PRF - PC/DF - PF?
Quais os melhores cursos pra essas carreiras?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Alguém aqui viu as medidas em estudo para "conter gastos" que devem ser divulgadas na segunda?
Basicamente, o vampirão quer instituir um teto pro salário inicial no executivo federal de 5 mil reais. Já pensaram se ele anunciar mesmo isso e - pior - aprovar?
Tirando o efeito direto, claro e óbvio inicial (auditor da receita? 5k! diplomata? 5k! AGU? 5k!) já pensaram no efeito cascata de uma m**** dessas? n demora pra ter estado inventando teto parecido pra funcionalismo estadual e o mesmo nos municipios.
Agora, pergunta se ele pensa em mexer no vespeiro que é o judiciário, onde juiz ganha mais de 70k (e isso sim, é manifestamente ilegal - acima do teto).
Vai sucatear a adm federal toda esse infeliz, pqp.
Link pros que não crêem em minhas palavras:
http://g1.globo.com/globo-news/jorn...a-salario-inicial-do-servico-publico/6069092/
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Alguém aqui viu as medidas em estudo para "conter gastos" que devem ser divulgadas na segunda?
Basicamente, o vampirão quer instituir um teto pro salário inicial no executivo federal de 5 mil reais. Já pensaram se ele anunciar mesmo isso e - pior - aprovar?
Tirando o efeito direto, claro e óbvio inicial (auditor da receita? 5k! diplomata? 5k! AGU? 5k!) já pensaram no efeito cascata de uma m**** dessas? n demora pra ter estado inventando teto parecido pra funcionalismo estadual e o mesmo nos municipios.
Agora, pergunta se ele pensa em mexer no vespeiro que é o judiciário, onde juiz ganha mais de 70k (e isso sim, é manifestamente ilegal - acima do teto).
Vai sucatear a adm federal toda esse infeliz, pqp.
Link pros que não crêem em minhas palavras:
http://g1.globo.com/globo-news/jorn...a-salario-inicial-do-servico-publico/6069092/

A cada dia a ideia de começar Direito me soa uma ideia mais acertada...

Aqui no Brasil a coisa é complicada, quem não está com a elite, está para perder.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
A cada dia a ideia de começar Direito me soa uma ideia mais acertada...

Aqui no Brasil a coisa é complicada, quem não está com a elite, está para perder.
Felizmente, eu já comecei. Como dizem: se não pode com eles, junte-se a eles.
Sério, nem precisava juiz fazer voto de pobreza n. Se cada um deles recebesse o teto e um VR/VA de até uns 2k por mês somados, tavam custando 35k Ainda sobrava uns 40 de economia por juiz. Pega 20 e guarda, e usa os outros 20 pra contratar mais gente e dar celeridade pra adm pública.
O dia que alguém decidir mexer na política salarial do judiciário, eu vou acreditar numa mudança real na adm pública brasileira. Até lá, sigo desconfiado.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.498
Reações
91.296
Pontos
1.503
Felizmente, eu já comecei. Como dizem: se não pode com eles, junte-se a eles.
Sério, nem precisava juiz fazer voto de pobreza n. Se cada um deles recebesse o teto e um VR/VA de até uns 2k por mês somados, tavam custando 35k Ainda sobrava uns 40 de economia por juiz. Pega 20 e guarda, e usa os outros 20 pra contratar mais gente e dar celeridade pra adm pública.
O dia que alguém decidir mexer na política salarial do judiciário, eu vou acreditar numa mudança real na adm pública brasileira. Até lá, sigo desconfiado.

Cursa onde meu caro?
Se não se sentir à vontade para informar, tudo bem.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.498
Reações
91.296
Pontos
1.503
Estou pensando em cursar Direito na Escola Paulista de Direito, será que presta?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.498
Reações
91.296
Pontos
1.503
to fazendo na FMU. Bem mediana, mas de graça tá valendo =P
esse ano tento sanfran de novo.
Não é ruim não.
Só que infelizmente passou por uma reestruturação mais recente e teve que dispensar vários docentes da SanFran para reduzir custos. Mas o curso em si é bem montado e o pessoal consegue dispensa de disciplinas na SanFran. Eu desencanaria, ainda mais sendo de graça...
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Não é ruim não.
Só que infelizmente passou por uma reestruturação mais recente e teve que dispensar vários docentes da SanFran para reduzir custos. Mas o curso em si é bem montado e o pessoal consegue dispensa de disciplinas na SanFran. Eu desencanaria, ainda mais sendo de graça...
Ah, a FMU é uma m**** pra intercambio e eu quero fazer. Quero sanfran mais por isso mesmo, USP tem convênio com meio mundo.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Não acho que fazer USP seja uma boa escolha não, não para concursos.

Negócio é fazer "Uni Pagou-Formou" mesmo, se formar logo e partir para concursos direto.
 
Topo Fundo