O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Congresso gasta R$ 5 milhões por ano para manter 74 ascensoristas

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Congresso gasta R$ 5 milhões por ano para manter 74 ascensoristas
Para controlar elevadores, 50 funcionários são contratados pela Câmara e 24, pelo Senado. Segundo primeiro-secretário, Câmara encomendou estudos para 'automatizar' elevadores.
upload_2018-2-8_21-42-27.jpeg
ascensoristas-1.jpg

Ascensoristas em elevador na Câmara dos Deputados (Foto: Bernardo Caram/G1)

A um custo anual que ultrapassa R$ 5 milhões, o Congresso Nacional garante que, na maior parte do dia, parlamentares, servidores e visitantes não precisem apertar os botões dos elevadores que funcionam na Casa. No controle da movimentação entre os andares, trabalham 74 ascensoristas, profissão cada vez mais incomum no Brasil.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o número de ascensoristas no país caiu 35% entre 2010 e 2016 - último levantamento disponível, que aponta 10,8 mil pessoas nessa profissão. Isso significa que, a cada 109 ascensoristas no país, um trabalha dentro do Congresso.

O contrato assinado pela Câmara detalha as atribuições dos ascensoristas. Entre as quais, "operar o elevador", "atender com presteza às chamadas em quaisquer andares dos edifícios", "tratar os passageiros com urbanidade e polidez" e "manter a orientação de 'proibido fumar'".

No edital para a contratação dos trabalhadores terceirizados, a Câmara justificou que a interrupção dos serviços "certamente influenciará negativamente na qualidade das atividades desenvolvidas" na Casa.

Somente na Câmara, trabalham 50 ascensoristas, em 20 elevadores. O custo anual é de aproximadamente R$ 3,7 milhões. Os salários são de R$ 1,7 mil para uma carga diária de seis horas, além de vale transporte, assistência médica e odontológica e auxílio alimentação de R$ 27,50 por dia.

Após ser questionado pelo G1, o primeiro-secretário da Câmara, Giacobo (PR-PR), anunciou que fará um teste para a retirada dos ascensoristas de parte dos elevadores da Casa. Se o experimento for bem sucedido, disse, esses funcionários serão dispensados.

No Senado, são 24 ascensoristas para 12 elevadores. Os salários são um pouco mais baixos que os da Câmara, de aproximadamente R$ 1,5 mil mais benefícios. Nesse caso, o custo fica em cerca de R$ 1,3 milhão por ano.

Os serviços nas duas Casas são oferecidos pela mesma empresa, a C&P Soluções em Telemarketing. Além dos ascensoristas, o sobe e desce entre os andares também é controlado por 8 telefonistas de fluxo de elevadores, 7 recepcionistas de fluxo de pessoas, 2 controladores de tráfego e um encarregado geral. Os salários variam de R$ 1,9 mil a R$ 5,9 mil.

'Automatização'
Em entrevista ao G1 na sexta-feira (2), Giacobo – responsável pelo controle dos gastos da Casa – disse, primeiramente, que encomendou um estudo para "automatizar" parte dos elevadores, mas ponderou que o serviço seria muito caro.

O deputado explicou que, com a mudança, bastaria que a pessoa entrasse no elevador e apertasse o número do andar para que ela fosse levada ao destino. Questionado sobre o fato de a função já estar disponível em elevadores em geral, inclusive nos da Câmara, ele alterou o foco da resposta.

"O ascensorista é mais para controlar o fluxo", disse. Para ele, como há elevadores de uso exclusivo dos deputados, a ausência dos ascensoristas dificultaria o controle.


upload_2018-2-8_21-42-27.jpeg
ascensoristas-2.jpg

Elevadores do Congresso Nacional (Foto: Bernardo Caram/G1)

Teste
Menos de uma semana após os questionamentos do G1, a assessoria do deputado informou que, em março, será feito um teste na Casa.

Os ascensoristas dos elevadores destinados a servidores e visitantes no anexo quatro, onde ficam os gabinetes dos deputados, serão colocados em férias coletivas.

Se não houver problemas no fluxo desses elevadores ao longo desse mês, a Câmara vai dispensar esses ascensoristas, informou a equipe do deputado.

O secretário não detalhou como seria feito o desligamento desses funcionários, já que o número de ascensoristas e o valor pago está previsto em um contrato assinado pela Câmara com a C&P Soluções em Telemarketing que vence somente em 18 de maio deste ano.

https://g1.globo.com/politica/notic...es-por-ano-para-manter-74-ascensoristas.ghtml
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:kcaroquando trabalhei lá em 1996 ja tinham estes pangarés somente para apertar os botões dos elevadores. se botasse um sistema inteligente aí já economizaria uma grana fudida.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
encomendou um estudo para "automatizar" parte dos elevadores, mas ponderou que o serviço seria muito caro.

O deputado explicou que, com a mudança, bastaria que a pessoa entrasse no elevador e apertasse o número do andar para que ela fosse levada ao destino
.
:kcopa:kcopa

:facepalm
 


tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.315
Reações
65.122
Pontos
2.059
Farra do boi com dinheiro publico é mole!

Só no Brasil que se encontra essas profissões como ascensorista, frentista, cobrador, maluco que vende bilhete de metro na estação.

Tem que evoluir bicho, se o cara não sabe fazer nada diferente desses trabalhos, que facilmente uma maquina faria, tem mais que se foder mesmo.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.075
Reações
106.258
Pontos
1.824
Acho que o Temer forçou tanto nesta questão de reformas, que a mídia começou a olhar os gastos do congresso (por conveniência).
Além de serem bandidos, parlamentares são dementes para não conseguirem apertar o número do próprio andar?
Ainda falam em automação? Não é só apartar o botão e subir/descer, eles querem automatizar mais o que?
Acho que querem mesmo é automatizar o fluxo de dinheiro público indo para dentro das contas gordas deles.
Cada vez que mexe nos gastos da política do Brasil, mais o cheiro da m**** se espalha.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
O deputado explicou que, com a mudança, bastaria que a pessoa entrasse no elevador e apertasse o número do andar para que ela fosse levada ao destino. Questionado sobre o fato de a função já estar disponível em elevadores em geral, inclusive nos da Câmara, ele alterou o foco da resposta.
:kkk:kkk:kkk:kkk
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Acho que tá pouco...

Se tem gente que ganha uns 7mil pra carimbar papel e mandar pra outro setor...

Concurso ora ascensorista, já. Se eles estudarem pra provinha, merecerão respeito.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.926
Pontos
1.779
Ascensorista hoje em dia é tão necessário quanto um acendedor de lamparina pública, leva a mal não. Estamos nos anos 20?
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
"O deputado explicou que, com a mudança, bastaria que a pessoa entrasse no elevador e apertasse o número do andar para que ela fosse levada ao destino. "

Que tecnologia avançada, seria legal se todos elevadores tivessem algo assim né? lol
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
"O deputado explicou que, com a mudança, bastaria que a pessoa entrasse no elevador e apertasse o número do andar para que ela fosse levada ao destino. "

Que tecnologia avançada, seria legal se todos elevadores tivessem algo assim né? lol
Com a tecnologia atual é possível até falar sem nem apertar o botão e o elevador milagrosamente ir para o andar.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Pior que certa vez quando eu questionei a utilidade de ascensoristas quase levei pedrada da família.

Pouquíssimos lugares tem necessidade, e geralmente é porque eles tem outras funções além de apertar um botão.
 

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
Aposto que essa empresa que fornece os serviços de ascensoristas é de algum político ou de algum laranja.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Acho que tá pouco...

Se tem gente que ganha uns 7mil pra carimbar papel e mandar pra outro setor...

Concurso ora ascensorista, já. Se eles estudarem pra provinha, merecerão respeito.

Pois é, isso que é estranho.

Como não são concursados é um absurdo que ainda estejam empregados.

Se tivessem feito uma provinha, o fato de eles continuarem empregados mesmo sem serem necessários se chamaria estabilidade, seria uma coisa tão bonita que viraria o principal motivo pra nego ter feito a prova e ninguém veria nada de errado nisso.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Tudo bem. Um gasto desnecessário, ainda mais estranho, já que não faz muito sentido contratar alguém apenas para apertar botões de elevador.
Mas é estranho como nossos políticos resolvem fazer cortes, quando na verdade deveriam começar pelos próprios penduricalhos monstruosos que recebem. Se cortasse a quantidade de deputados e todas as mordomias que nossos políticos recebem, economizariam bilhões aos cofres públicos.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.160
Pontos
1.064
ridículo

uma vez entrei em um prédio que tinha isso, me senti até envergonhado. É ridículo demais.

sei lá, aq no br a gente quer 'empregado' pra tudo, acho que tem a ver com isso.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Para mim está meio na cara que a empresa que terceiriza esses manés paga bolo pra político. Não tem outra explicação plausível para uma m**** dessas hj em dia.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Os deputados e senadores, responsáveis por "melhorar o país", não são capazes de apertar o botão correto do elevador..

upload_2018-2-16_12-52-34.jpeg
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Pior que hoje fui em um elevador que funciona assim: você chega e aperta o número do andar que quer ir. Automaticamente ele seleciona e te indica no display em qual elevador você deve ir que possuem letras A, B, C, D, por exemplo. Aí vai se formando uma fila certinha em cada elevador de maneira organizada sem stress. Você entra no seu (digamos que seja o B) e em seu interior tem um display mostrando certinho os números de andar que cada pessoa escolheu. Aí é só esperar que sozinho você chega ao andar sem interrupções e a voz automática te avisa que chegou. Pronto, simples e funcional.

Agora, a parte bisonha: NAS PORRAS DOS ELEVADORES TINHAM ASCENSORISTAS PARA NÃO FAZEREM NADA. Literalmente nada. Não tem botão para apertar, então a pessoa para não dizer que não faz nada basicamente repete o andar que chegou depois da voz automática falar. Bisonho e é esse tipo de coisa que imagino sendo feito no congresso caso resolvam fazer uma licitação para automatizar a parada.
 

Tsubaru

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
492
Reações
462
Pontos
994
Vão tirar desses aperta-botao e gastar com outra coisa. Uma vez que eles arrumam um gasto, não tem mais volta. Troca a ocupação, mas o custo tem que permanecer.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Pior que hoje fui em um elevador que funciona assim: você chega e aperta o número do andar que quer ir. Automaticamente ele seleciona e te indica no display em qual elevador você deve ir que possuem letras A, B, C, D, por exemplo. Aí vai se formando uma fila certinha em cada elevador de maneira organizada sem stress. Você entra no seu (digamos que seja o B) e em seu interior tem um display mostrando certinho os números de andar que cada pessoa escolheu. Aí é só esperar que sozinho você chega ao andar sem interrupções e a voz automática te avisa que chegou. Pronto, simples e funcional.

Agora, a parte bisonha: NAS PORRAS DOS ELEVADORES TINHAM ASCENSORISTAS PARA NÃO FAZEREM NADA. Literalmente nada. Não tem botão para apertar, então a pessoa para não dizer que não faz nada basicamente repete o andar que chegou depois da voz automática falar. Bisonho e é esse tipo de coisa que imagino sendo feito no congresso caso resolvam fazer uma licitação para automatizar a parada.

Conheço um prédio que é assim, mas nego não respeita a porra do elevador pro qual é designado. Entra no primeiro que chegar e f**a-se, espera chegar em um andar mais alto e desce de escada. Fica uma fila gigante pra todos os elevadores e nego sai se empurrando quando chega qualquer um, todos os elevadores partem do térreo lotados. Já vi demorar quase meia hora pra alguém pegar o elevador direito. Sempre tem um jeito de avacalhar. Talvez os ascensoristas sejam até necessários pra evitar esse tipo de m****, não sei.



Também conheço um prédio público que tinha um número X de elevadores no projeto original, mas com o tempo foram quebrando e sendo desativados. Hoje ele tem um número ridículo de elevadores funcionando (algo tipo X/6), mas o mesmo número de ascensoristas que deveria ter pros elevadores todos se funcionassem (com folga). Resultado: os ascensoristas se revezavam e trabalhavam uma vez por semana por algumas horinhas, não faziam absolutamente nada no resto do tempo.
Depois de um tempo o prédio contratou uma empresa terceirizada de ascensoristas e os antigos continuaram lá sem fazer nada. Não sei se existe concurso pra ascensorista, se eles têm a tão sonhada estabilidade, mas não vejo outra explicação.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Conheço um prédio que é assim, mas nego não respeita a porra do elevador pro qual é designado. Entra no primeiro que chegar e f**a-se, espera chegar em um andar mais alto e desce de escada. Fica uma fila gigante pra todos os elevadores e nego sai se empurrando quando chega qualquer um, todos os elevadores partem do térreo lotados. Já vi demorar quase meia hora pra alguém pegar o elevador direito. Sempre tem um jeito de avacalhar. Talvez os ascensoristas sejam até necessários pra evitar esse tipo de m****, não sei.



Também conheço um prédio público que tinha um número X de elevadores no projeto original, mas com o tempo foram quebrando e sendo desativados. Hoje ele tem um número ridículo de elevadores funcionando (algo tipo X/6), mas o mesmo número de ascensoristas que deveria ter pros elevadores todos se funcionassem (com folga). Resultado: os ascensoristas se revezavam e trabalhavam uma vez por semana por algumas horinhas, não faziam absolutamente nada no resto do tempo.
Depois de um tempo o prédio contratou uma empresa terceirizada de ascensoristas e os antigos continuaram lá sem fazer nada. Não sei se existe concurso pra ascensorista, se eles têm a tão sonhada estabilidade, mas não vejo outra explicação.
Mas a pessoa que sair entrando em outro só vai se foder porque o destino já é predeterminado. O camarada vai entrar lá para ir no 10º e o display já mostrará que parará tipo no 4°, no 6º, no 12º e no 15º.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Mas a pessoa que sair entrando em outro só vai se foder porque o destino já é predeterminado. O camarada vai entrar lá para ir no 10º e o display já mostrará que parará tipo no 4°, no 6º, no 12º e no 15º.

Pois é. O cara vai pro 10º, mas pega o que vai pro 12º e desce de escada. O elevador que ele chamou vai chegar depois e achar que ele está lá, mas vão entrar cinco pessoas no lugar dele sendo nenhuma direcionada àquele elevador. Essas cinco chamaram cinco elevadores que chegarão depois achando que eles estão lá, mas em cada um vão entrar dez que chamaram outros elevadores. Vai sendo criada uma "fila" monstruosa enquanto os elevadores sobem com vinte pessoas "achando" que tem dez. Cada uma dessas vinte apertou o botãozinho e marcou um lugar na "fila", mesmo que tenha subido direto em qualquer outro elevador. Um infeliz que chega e chama o elevador no momento de pico vai pro "final" da fila e vê todo mundo entrar em qualquer elevador na frente dele, sendo que o dele nunca chega porque teoricamente os elevadores estão aparecendo pra buscar passageiros que já subiram há muito tempo. O infeliz vê todo mundo entrando em qualquer um e f**a-se, depois de vinte minutos chega o elevador dele e uma caralhada de gente se joga lá dentro até não caber ninguém, nem o próprio infeliz. Ele aperta o botão de novo, volta pro "final" da fila e continua esperando. Uma hora ele não aguenta mais e faz o que todo mundo tá fazendo.

Acredita em mim, é um inferno.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Ascensorista é um dos meus primeiros traumas huahuahuauha. Quando tinha 8 anos tive que ir em um prédio publico com minha mãe não sei pq era a primeira vez que ia entrar em um elevador e queria apertar o botão para chegar no 8º andar.
O ascensorista quase arrancou meu braço fora fora quando estiquei a mão para apertar o botão huahua.
"-Tira a mão dai muleki issu é meu trabalhu!!!"
Eu pensei:
"-Nossa!!! teve ser umas altas engenharias mexer nisso ai!"
O ascensorista era meio anão e minha mãe ficou put* com ele.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Pois é. O cara vai pro 10º, mas pega o que vai pro 12º e desce de escada. O elevador que ele chamou vai chegar depois e achar que ele está lá, mas vão entrar cinco pessoas no lugar dele sendo nenhuma direcionada àquele elevador. Essas cinco chamaram cinco elevadores que chegarão depois achando que eles estão lá, mas em cada um vão entrar dez que chamaram outros elevadores. Vai sendo criada uma "fila" monstruosa enquanto os elevadores sobem com vinte pessoas "achando" que tem dez. Cada uma dessas vinte apertou o botãozinho e marcou um lugar na "fila", mesmo que tenha subido direto em qualquer outro elevador. Um infeliz que chega e chama o elevador no momento de pico vai pro "final" da fila e vê todo mundo entrar em qualquer elevador na frente dele, sendo que o dele nunca chega porque teoricamente os elevadores estão aparecendo pra buscar passageiros que já subiram há muito tempo. O infeliz vê todo mundo entrando em qualquer um e f**a-se, depois de vinte minutos chega o elevador dele e uma caralhada de gente se joga lá dentro até não caber ninguém, nem o próprio infeliz. Ele aperta o botão de novo, volta pro "final" da fila e continua esperando. Uma hora ele não aguenta mais e faz o que todo mundo tá fazendo.

Acredita em mim, é um inferno.
Bom, isso pode acontecer. Pelo menos onde vi até que foi ok e gerenciou o fluxo legal.
 
Topo Fundo