O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Contando uma história: TOP 10 jogos de Nintendo por ano

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.060
Reações
3.127
Pontos
979
Chegou a vez dele. Pra uns é um herói, pra outros é um bandido, mas é simplesmente um dos consoles mais importante de todos os tempos.

EVNEXvj.png
r0gfzlS.png
Veja também

 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Foda!:king

Discutir a importância e qualidade do NES para mim é chover no alagamento, foi o console que me iniciou nos videogames e tenho muito carinho e orgulho dele.

Muito obrigado por este grande tópico Crude.
 

rpacciulli

Bam-bam-bam
Mensagens
20.229
Reações
9.300
Pontos
479
é inegavel a importância do nes no mercado.

mas ainda sim, esse é um dos consoles da nintendo (o outro era o 64) pro qual até hoje torço o nariz. :p

não chega a ser ódio, mas pra mim, o nes não era toda essa maravilha como dizem.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Achei legal você começar a história em 1983, com o lançamento do Famicom no Japão, ao invés de 1985, quando o console chegou ao ocidente como NES. Muita gente acha que o Super Mario Bros foi o primeiro jogo pra ele, porque simplesmente ignora ou não conta os anos em que o console só existia no oriente.

Apesar de não ter tido um Nintendinho, tive a oportunidade de jogar alguns jogos na época e conheci vários outros bem mais tarde através da emulação.

Teve muitos jogos também que eu joguei no MSX, principalmente os jogos mais antigos, geralmente conversões de arcades, cuja versão para MSX e para NES/Famicom são praticamente idênticas.

Como você disse, gostem ou não dele, é inegável a importância do NES na história dos videogames. Na época dos cartuchos, o NES ao lado do Atari foram pra mim os 2 consoles mais importantes.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Até 1991 eu joguei TODOS os jogos que vc citou... muito legal ver quando cada um realmente foi lançado pois eu peguei pra valer essa geração na metade de 89 quando o console tinha acabado de ser lançado aqui como Phantom System (acho... sei que meu velho comprou como se fosse lançamento) e ai eu fui jogando conforme os titulos iam chegando por aqui e tirando as franquias principais que costumavam ser lançados aqui quase juntos de no exterior o resto ia conhecendo meio que na sorte.

Muita moral pra essa lista em colocar River City Ramsom no topo de seu ano... meu jogo favorito do console... jogo até hoje e acho tb um dos melhores de todos os tempos... jogabilidade ainda muito atual e melhor que quase tudo que lançam.

E Battletoads foi uma bomba atômica quando lançado... lembro que no TOP de mais jogados da Ação Games (que acho que era cópia da Famitsu ou da EGM) ele chegou desbancando tudo que era jogo de MD e SNes e ainda ficou quase o ano inteiro ali em primeiro... acho que só saiu do topo quando Street Fighter 2 apareceu, mas ai era um adversário muito forte.

FALOW
U
I
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Falam que foi o vg que salvou o mercado já decadente de vg com o atari, mas ele foi um grande salto mesmo de qualidade, botando os jogos de fliperama com qualidade boa em casa. Ele tem muitos jogos gostosos de se jogar, inicio dos jogos de plataforma.

Tive um Bit System, o que mais se assemelhava ao nintendinho na época...saudades.

Bit+System%5B2%5D.jpg
 


Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Ficou ótimo este tópico. Você narrou muito bem a trajetória do console. Parabéns !

Apenas é necessária uma pequena correção de português na parte referente ao ano de 1988, pois onde está escrito sangrando-se o correto é sagrando-se.

NES foi o console mais importante depois do Atari 2600. E porque eu digo isso ? Simples, não fosse o sucesso comercial do Atari, Nintendo possivelmente ainda estaria vivendo da venda de baralhos no Japão, pois ela se inspirou claramente no Atari, uma vez que este foi o primeiro videogame a obter um grande sucesso comercial em escala mundial. E aquela máxima continua: " americano inventa, japonês aprimora ".

Tem também uma parte da história que não foi contada aqui: a Nintendo tentou se aproximar da Atari nos EUA (para tentar uma parceria), porém, a Atari a rejeitou e então ela decidiu lançar sozinha o NES nos EUA.
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
Muito legal seus tópicos de Top 10.

Apesar de nunca ter tido um videogame de mesa da nintendo, sempre gostei muito do Nintendinho, me lembro de que quando era pequeno ia na casa de um colega meu e sempre jogavamos Side Pocket com a galera, até os adultos na época também jogavam.

side_pocket.jpg


Saudades desse tempo.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.060
Reações
3.127
Pontos
979
Kobayashi;7443892 disse:
Ficou ótimo este tópico. Você narrou muito bem a trajetória do console. Parabéns !

Apenas é necessária uma pequena correção de português na parte referente ao ano de 1988, pois onde está escrito sangrando-se o correto é sagrando-se.

Pronto, ja não tem mais ninguém sangrando. :D
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.051
Reações
4.208
Pontos
994
Emocionado com o especial do NES Crude!:-(

Afinal de contas ele foi o meu primeiro console, eu já o conhecia antes na casa de um colega meum através do Turbo game, mas meu sonho na época era o famoso Mega Drive, que custava os olhos da cara!:eek: Então acabei ficando com o NES mesmo, para ser mais específico o Dynavision 3 e depois de um tempo eu percebi que não fiz um mal negócio, pq os jogos lançados para NES também eram muito divertidos, bem originais e criativos diga-se de passagem, como por exemplo os jogos da Capcom e Konami. Até que você fez uma boa lista, mas discordo horrivelmente de Rygar, este jogo é um insulto ao belo clássico que é o do Arcade, não deveria estar nesta lista:grr Também senti a falta de Journey to Silius que tem um som fabuloso graças ao chip da Sunsoft, Shadow of The Ninja e tantos outros, mas como se levou em conta também a repercussão que cada jogo desse teve mundialmente, então se releva.

Realmente a política de exclusividade da Nintendo foi um belo chute no saco de outras empresas, mas vale lembrar que o mercado de games estava para ser extinto e se tais jogos fossem produzidos apenas para um console, seu sucesso seria imediato e com isso levantaria o mercado novamente. Também não podemos esquecer que a Nintendo fez um trabalho excepcional de Marketing, chegando até a produzir o filme O Gênio do Video-Game "The Wizard" Para promover Super Mario Bros 3.

É por essas e outras que o NES é considerado a Phoenix Down dos videogames, pois como vc bem disse, sem ele, talvez a gente nem estivesse mais jogando videogames:kongpositivo:
 

Nuggets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.213
Reações
1.283
Pontos
984
Caramba,que legal!
Snes foi o game que me fez entrar nessa vida,eheuheu

Excelente topico,deixando nos favoritos aqui :king"

.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.951
Reações
14.493
Pontos
1.389
Apesar da polêmica exclusividade exigida pela Nintendo, é impossível não destacar a importância do NES no mercado: foi ele que reergueu a indústria. E pela lista do Crude Dude, ele justifica toda a fama.

Não joguei muito nele, vários clássicos do console acabei jogando mesmo em versões para o Mega Drive e/ou SNES, como Battletoads e Super Mario All Star.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
BigJ;7449635 disse:
Apesar da polêmica exclusividade exigida pela Nintendo, é impossível não destacar a importância do NES no mercado: foi ele que reergueu a indústria. E pela lista do Crude Dude, ele justifica toda a fama.

Não joguei muito nele, vários clássicos do console acabei jogando mesmo em versões para o Mega Drive e/ou SNES, como Battletoads e Super Mario All Star.

O console era muito foda sim em sua época... era algo mágico que simplesmente não tinha outro produto que oferecia uma experiência sequer similar.

Eu curto muito o Master e seus jogos... mas a variedade e qualidade dos titulos do NES combinado com o vanguardismo de grande parte de seus jogos foi um momento único na história dos jogos. Sou do partido que acredita que uma geração ta melhor que a outra, mas fico muito "agradecido" pelo Nintendinho ser o "console alfa" justo na minha infância... foi o motivo pelo qual comecei a realmente gostar de jogos (quando era mais novo já conhecia o Atari 2600... mas apesar de jogar um pouco nunca tive la muito prazer em fazer isso).

FALOW
U
I
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Até 1991 o Nes foi soberano na geração 8bits.

O master começou a mostrar serviço de forma que poderia por o Nes em dificuldades quando a geração já estava "perdida e encerrada".
 

Tormentor85

Ser evoluído
Mensagens
1.084
Reações
0
Pontos
31
Caramba , Bokosuka Wars, considerado um dos jogos mais lixo da historia no Top 10 e acima de Ice Climber ? pois é... :D

E por mais que eu ainda hoje eu jogue de vez em quando , é bem legal ver essa lista, muitos jogos alí fizeram parte da minha adolescência e até hoje me divirto com eles quando posso.fora que há jogos alí que só consigo mesmo gostar da versão NES , talvez por ser a primeira que conheci ou por nostalgia, sei lá, Como Bart vs. the space mutants , Battle Toads , entre outros , Verdadeiros clássicos da história do videogame. Valeu mesmo por postar !
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Bom topico Crude Dude.

O NES teve uma participação pequena na minha vida porque era usuario de Master System.

Meu primeiro contato com o console foi em 1990 atraves de um Bit System de um vizinho do predio onde morava e meus primeiros jogos foram Super Marios Bors 1 e Double Dragon.

E quando as revistas de games como a Ação Games e a Videogame surgiram sempre lia as materias de jogos de NES.

No Natal daquele ano meus primos ganharam um Bit System e joguei Batman, Megaman 3, Elevator Action, Zippy Race, Road Fighter, Trog, Pac Man e Vice - Project Doom.

Atraves da emulação pude jogar outros jogos como a serie Castlevania, River City Ramson, Ninja Gaiden e os outros jogos das series, Super Mario, Megaman e Double Dragon que na epoca não tive oportunidade de conhecer melhor.

Sobre o contraro de exclusividade da Nintendo achei isso incomodo porque como usuario de Master System isso limitou o suporte de empresas como Capcom e Konami para o 8 bits da Sega em que a empresa tinha que pegar autorização dessas empresas para reprogramar os jogos ou ate mesmo criar jogos similares como Master of Darkness que lembra Castlevania.

Não considero o NES um vilão na historia dos videogames pelo fato dele ter revitalizado a industria dos videogames nos EUA muito menos a Nintendo que graças ao console ela se tornou uma gigante dos videogames e consequentemente exerceu um grande dominio sobre o mercado dando a ela o direito de fazer o que quiser como o contrato de exclusividade que minou os consoles dos concorrentes.

Do meu ponto de vista o NES que chegou aqui atraves de seus clones junto com o Master System da Tec Toy entre o final dos anos 80 tambem revitalizaram o mercado de games do Brasil porque se não fosse por eles estariamos jogando Atari 2600 ate hoje.
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.935
Reações
2.007
Pontos
734
Excelente top10.

As lembranças da minha época com um "dynavision 3 acion" são Lindas, eram horas e mais horas jogando Ducktales 2, Ghostbusters (a gasolina sempre acabava comigo), Rockman3 (esse eu era F.E.R.A.) Tiny Toon 1 e 2, Street Fighter III!!? , e claro, o Mario Bros 3.

Minha origem de uma familia mais simples, não podiamos comprar cartuchos, mas quando meu irmão mais velho alugava um (de vez em quando), era uma FESTA, iamos até as madrugadas, eu ficava doido com aqueles cartuchos coloridos, eu era o garotim mais feliz do mundo e não sabia.

Que bons tempos, que INFELIZMENTE a garotada de hoje não tem mais isso.
 

WnextLevel

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.667
Reações
917
Pontos
594
Meu primeiro Console... na verdade foi um Phantom System (clone do NES no Brasil feito pela Gradiente)...

Incrível console e incrível quantidade de ótimos jogos! Mais que clássico pra mim, um ícone mundial!
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Bokosuka Wars é injustiçado... longe de ser um dos piores jogos que já foram feitos (pros padrões da época ele até que era bacana)... o que fode é que a maioria das pessoas não sabe jogar... mas ele tem um gemeplay bem original e divertido.

FALOW
U
I
 

Tormentor85

Ser evoluído
Mensagens
1.084
Reações
0
Pontos
31
JUGULADOR;7468837 disse:
Bokosuka Wars é injustiçado... longe de ser um dos piores jogos que já foram feitos (pros padrões da época ele até que era bacana)... o que fode é que a maioria das pessoas não sabe jogar... mas ele tem um gemeplay bem original e divertido.

FALOW
U
I

Vc pode até gostar de BW , mas visualmente ele é um jogo feio.( pros padrões do NES na época) E a jogabilidade deixa muito a desejar. Pelo menos em comparação a Ice Climber.
Isso sem falar na tela do " Wow ! You lose " , aquilo é medonho . :lol
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Mas ele é de um gênero totalmente diferente de Ice Climber... é a mesma coisa que eu dizer que a jogabilidade de Ice Climber é uma m**** só pq já existia o Microsoft Flight Simulator que era muito mais complexo e avançado.

FALOW
U
I
 

Tormentor85

Ser evoluído
Mensagens
1.084
Reações
0
Pontos
31
Vai desculpar , mas não é , primeiro porque esse tópico é sobre jogos de NES , não de pc.certo? Segundo porque BW em matéria de jogabilidade é mais complexo(que o Ice Climber, pelo menos).Você já deve ter jogado BW , vc sabe do que estou falando. Quem joga de primeira ás vezes pode se confundir um pouco . Já ví nego que mal começou a jogar,perder e não sabe nem porque perdeu. Sem falar naquela interface confusa e a movimentação digna de um jogo de atari ... Por isso "que a maioria das pessoas não sabe jogar" como vc mesmo disse.E convido essas mesmas pessoas a olharem a imagem abaixo e dizerem se entenderam algo da interface, ou se acharam o personagem na tela. :lol ou melhor ainda: Dá vontade de jogar um jogo assim?
E acho que deu pra perceber , O fato de um jogo ser mais complexo ou 'complicado' não significa que ele seja 'melhor'.È só olhar acima os títulos que lideraram as listas.

Bokosuka+Wars_001.png
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Calma, bro... Flight Simulator foi só uma analogia.

Também não acho que um jogo ser mais complexo o torna melhor assim como ser mais feio tb não o torna pior.

BW pode não ser o melhor jogo do mundo, mas pelo menos é diferenciado, e pra mim um jogo ser diferenciado já é meio caminho andado pra ser bom.

Sobre Ice Climbers, vc vai me desculpar, mas acho uma bela porcaria... se eu fizesse um Top 100 de NES provavelmente não colocaria ele no meio... ok, BW tb não é la grandes coisas, mas talvez num TOP200 eu colocasse ele e ainda deixasse Ice Climbers de fora.

FALOW
U
I
 
Topo Fundo