O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


CRPG Book - A Bíblia dos RPGs para computador (+ download GRATIS do PDF)

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
- Quatro anos de trabalho não-remunerado.
- 112 voluntários de todos os cantos do mundo, entre jornalistas, entusiastas, pesquisadores e desenvolvedores.
- 528 páginas coloridas em 100MB de arquivo.
- Mais de 400 jogos diferentes de RPG para computadores, de 1978 até 2015
- Tudo isso encabeçado por um brasileiro que mora no Japão

DOWNLOAD AQUI:
https://crpgbook.wordpress.com

...eu já baixei o meu


---------------------------------------------------


http://meiobit.com/379895/de-forma-gratuita-versao-final-do-crpg-book-e-liberada/
De forma gratuita, versão “final” do CRPG Book é liberada
Postado Por Dori Prata em 09 02 2018 em Computadores, Cultura Gamer

20180209crpg-book.jpg


Há cerca de quatro anos Felipe Pepe decidiu assumir uma tarefa que parecia impossível: compilar um livro que abordaria a história dos RPGs para computadores. Para lhe ajudar na missão, ele começou a entrar em contato com jornalistas, profissionais da indústria e fãs do gênero, que escreveriam breves textos sobre centenas de títulos. Nascia então o CRPG Book.

Com o passar do tempo o projeto chamou a atenção de diversas pessoas renomadas, como George Weidman, Chris Avellone, Tim Cain e Ian Frazier, numa clara demonstração de que a comunidade precisava de um documento que registrasse a riquíssima história desse tipo de jogo e a expectativa passou a ser para que o livro fosse concluído o quanto antes.

Eu mesmo lamento só ter ficado sabendo da existência da iniciativa no ano passado, não tendo conseguido assim divulgá-lo com mais antecedência e se existe um lado bom nessa minha falha, foi que a espera pela versão final do CRPG Book não foi grande. Isso porque esta semana a versão gratuita do livro finalmente foi disponibilizada.

“Ao longo de 528 páginas você encontrará informações sobre mais de 400 RPGS, desde os primeiros jogos PLATO até os modernos lançamentos AAA, assim como joias escondidas, curiosidades e até traduções feitas por fãs. Os reviews foram escrito por uma equipe de 112 voluntários de todo o planeta — fãs, modders, jornalistas, críticos e desenvolvedores indie e de jogos AAA.”

Um detalhe muito legal do CRPG Book é que além das análises ele também traz algumas sugestões de mods e dicas de como rodar alguns jogos em equipamentos mais novos. Por se tratar de algo que fala sobre tantos títulos bem antigos, é bacana ver que os envolvidos tiveram o cuidado de nos mostrar como aproveitar esses clássicos.

Também é importante dizer que não está descartada a possibilidade do livro ser incrementado no futuro, assim como uma versão física chegar às livrarias e se isso acontecer, todo o faturamento com as vendas será doado à instituições de caridade.

Para quem gosta de RPGs ou quer conhecer um pouco mais sobre a história da indústria de games, algo como o CRPG Book torna-se praticamente obrigatório, ainda mais se considerarmos que ele é distribuído gratuitamente. Sendo assim, baixe já a sua cópia e reserve um tempinho para relembrar alguns clássicos e ser apresentado a muitos outros que você nem sabia que existiam.

--------------------
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.652
Pontos
1.689
@Denrock esse tópico merecia uma cópia na pasta Geral para galera ver os rpgs raízes com força que existiram e acha que rpg se resume a Final Fantasy, The Witcher 3, Bloodborne e Skyrim.
 


Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
@Denrock esse tópico merecia uma cópia na pasta Geral para galera ver os rpgs raízes com força que existiram e acha que rpg se resume a Final Fantasy, The Witcher 3, Bloodborne e Skyrim.
Eu já postei lá , mas ninguem lá deu bola

povo lá é consolista demais, a maioria lá não conhece (e nem quer conhecer) a tonelada de RPGs que existem pra computadores.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.652
Pontos
1.689
Eu já postei lá , mas ninguem lá deu bola

povo lá é consolista demais, a maioria lá não conhece (e nem quer conhecer) a tonelada de RPGs que existem pra computadores.
Triste. Mas fiquei impressionado a quantidade de hiddem gems totalmente escondidos.
Se tivesse tempo queria jogar todos.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Acabei de baixar para degustar com calma.

Não fazia a menor ideia desse projeto. Valeu pelo tópico, Denrock ! :kjoinha
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Também compraria fácil uma versão impressa.. vai ser uma viagem no tempo e também descobertas de vários tesouros que temos hoje em dia praticamente sem custo
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Vim deixar esse documentário que um cara fez sobre TODOS os crpg e games de console do Dungeons & Dragons, ficou foda demais:

 

Devon_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.230
Reações
9.674
Pontos
1.044
Preciso agradecer... por causa desse PDF, descobri que fizeram remakes de Ultima 5 e Ultima 6 como mods do Dungeon Siege 1, acabei de instalar tudo aqui :kjoinha


P.S. O Dungeon Siege 1 tá por R$1,81 no Steam pra quem quiser!

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Preciso agradecer... por causa desse PDF, descobri que fizeram remakes de Ultima 5 e Ultima 6 como mods do Dungeon Siege 1, acabei de instalar tudo aqui :kjoinha


P.S. O Dungeon Surge 1 tá por R$1,81 no Steam pra quem quiser!

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk




Minha nossa, nem sabia, baixando agora mesmo isso
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Update

o criador (editor principal do livro) postou hoje que a versão impressa do livro saiu, com capa dura

por conta disso, ele desativou o download do PDF por um ano, pra vender essa tiragem limitada do livro impresso....



D0z4szRU0AATrYA.jpg





.... mas pra quem ainda quiser baixar o PDF, no archive.org tem o PDF pra baixar ainda, corram lá

.
 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Update

o criador (editor principal do livro) postou hoje que a versão impressa do livro saiu, com cada dura

por conta disso, ele desativou o download do PDF por um ano, pra vender essa tiragem limitada do livro impresso....



D0z4szRU0AATrYA.jpg





.... mas pra quem ainda quiser baixar o PDF, no archive.org tem o PDF pra baixar ainda, corram lá

.



Sensacional esse livro, ainda to lendo bem aos poucos, e me serve até de catálogo se eu quiser saber sobre jogos específicos.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Baixei há um ano atrás e fui lendo devagarinho. Já terminei. É um livro excelente !
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.715
Reações
27.070
Pontos
1.053
Update

o criador (editor principal do livro) postou hoje que a versão impressa do livro saiu, com capa dura

por conta disso, ele desativou o download do PDF por um ano, pra vender essa tiragem limitada do livro impresso....



D0z4szRU0AATrYA.jpg





.... mas pra quem ainda quiser baixar o PDF, no archive.org tem o PDF pra baixar ainda, corram lá

.

Poxa, não achei pra baixar lá :/
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Poxa, não achei pra baixar lá :/
bom, sendo um projeto freeware acho que não tem problema postar aqui


no menu do lado direito tem as opções de download, se quiser o PDF por exemplo, clica com o botão direito do mouse em PDF e "salvar conteúdo do link como..."
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Brasileiro baixa o PDF pirata durante o 1ano pausado, e qm compra é meia dúzia de marmanjo, brasileiro ja sabe como brasileiro é. kkkk

mas o livro é gratuito, tanto que até dias atras o próprio cara distribuía os PDFs na faixa , e TODOS os colaboradores do livro toparam participar na faixa, ninguém ganhou nada com isso, desde o inicio foi um projeto gratuito. O cara deveria simplesmente manter o link pra download na faixa lá (mesmo porque existe o link em outros lugares), e quem quiser a versão física pague por ela, simples. (provavelmente é isso que ele deve fazer depois)

e você quer que brasileiros comprem um livro de mais de 500 páginas 100% em inglês, ainda pagando caro pra kct (dólar) e pela importação e tudo mais...

não são os brasileiros que estão errados no caso, se o cara lançasse o livro traduzido pra PTbr, provavelmente mais brasileiros comprariam, e se o livro tivesse uma distribuição no país com valores justos em Real , muitos comprariam.... mas nesse esquema de pagar em dólar + importação, pra ter que ler 500 páginas fora da sua língua natal....
 

zeppelinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
543
Reações
730
Pontos
789
Podia lançar uma campanha no kick stater para saber se é viável lançar aqui.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.532
Reações
6.252
Pontos
959
Link off.
Queria versão Hue Hue também, principalmente por ser um trabalho colaborativo gratuito, garanto que conseguiria dezenas de voluntários hue pra traduzir
 

felipepepe

Ser evoluído
Mensagens
10
Reações
46
Pontos
33
Agora que o livro físico esgotou, a versão atualizada do PDF pode ser distribuída online de graça dnovo: https://crpgbook.files.wordpress.com/2019/04/crpg_book_2.0_hq.pdf

garanto que conseguiria dezenas de voluntários hue pra traduzir
Adoraria ter uma versão em português do livro, mas ele tem 518 páginas, demoraria mais de ano se eu fosse traduzir tudo sózinho. Passei 5 anos procurando voluntários, inclusive traduzi várias páginas do livro pra tentar mostrar como seria.

Apareceram 2 pessoas, e nenhuma entregou 1 página traduzida sequer.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Agora que o livro físico esgotou, a versão atualizada do PDF pode ser distribuída online de graça dnovo: https://crpgbook.files.wordpress.com/2019/04/crpg_book_2.0_hq.pdf


Adoraria ter uma versão em português do livro, mas ele tem 518 páginas, demoraria mais de ano se eu fosse traduzir tudo sózinho. Passei 5 anos procurando voluntários, inclusive traduzi várias páginas do livro pra tentar mostrar como seria.

Apareceram 2 pessoas, e nenhuma entregou 1 página traduzida sequer.
O seu trabalho é fantástico! Parabéns pelo livro!
Eu o li todo, mesmo com meu inglês meia boca :v
 
Topo Fundo