O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Dai-me] Paciência e vontade pra resolver puzzles nos jogos

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.189
Reações
31.247
Pontos
903
Quando jovem, eu sempre quebrava a cabeça pra resolver os enigmas dos jogos e quase sempre obtinha êxito. Se o puzzle era cabuloso, eu recorria aos famosos detonados em texto encontrados na "antiga internet". Até imprimia, e dava sequência ao jogo.

Atualmente, não tenho tido mais paciência pra revolver puzzles complexos. Veja bem: não é falta de aptidão, só não tenho tido paciência mesmo. Tenho quase certeza que essa falta de vontade é consequência do meu trabalho e dos meus compromissos diários. Tenho tempo livre pra jogar, mas não como na infância e adolescência. Sinto-me um completo idiota ao passar várias horas pra solucionar algo que eu resolveria rápido consultando um detonado, ou simplesmente jogando o game novamente já sabendo o que tenho o que fazer.

Enfim, se antes eu jogava no normal e resolvia quase tudo, hoje dou preferência a um desafio no hard, porém sem me estressar com puzzles cabulosos e quase impossíveis.

Como vocês lidam com os puzzles? Refiro-me aos enigmas realmente difíceis, não aos bestas e quase óbvios.

Exemplo de puzzle sinistro: o enigma de Shakespeare de Silent Hill 3. Se você não leu Shakespeare, não vai nem sair do lugar.
 
Ultima Edição:

Dony

Bam-bam-bam
Mensagens
5.543
Reações
5.299
Pontos
434
Quando fala em puzzles difíceis, me lembro dos Games da série Myst. Realmente, é um bom jogo, mas precisa de muito tempo e paciência pra Zerar. É um pusy cabeludo atrás do outro.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
depende do jogo, se é um jogo que estou gostando muito eu insisto, tipo Zelda BOTW que ate agora não olhei NADA na internet, inclusive tem puzzles que deixei de lado pra voltar depois com calma devido a isso.
mas se o jogo não está me envolvendo tanto, daí olho na internet mesmo heuheueheu!!
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.652
Pontos
1.689
Gosto de resolver puzzles, mas se for algo não muito intuitivo e que me faça perder muitas horas, vou para o FAQ.
Sillent Hill e seu clássico puzzle do piano é a melhor referência disso.
Apesar de tudo, ainda curto puzzle, acho importante ter uns puzzles justamente para quebrar esse ritmo 100% de ação nos jogos.

O que não tenho mais paciência em jogos na verdade é RPG com muito grind e batalhas aleatórias. Ainda curto batalha por turnos e tal, mas esse negócio de andar 2 segundo e batalha, além de ter que ficar horas e horas para subir de nível já me irrita muito.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.189
Reações
31.247
Pontos
903
Quando fala em puzzles difíceis, me lembro dos Games da série Myst. Realmente, é um bom jogo, mas precisa de muito tempo e paciência pra Zerar. É um pusy cabeludo atrás do outro.

Já joguei. O que mais me irritava nele nem eram os puzzles, e sim os loadings (eu jogava no PS1). Não sei se a versão PC é tão lerda quanto.

Mas realmente, cada puzzle foda. Alone in the Dark: The New Nightmare também é do caramba, principalmente o puzzle do ritual das pedras.
 

MadScientist

Bam-bam-bam
Mensagens
1.746
Reações
3.179
Pontos
453
Eu sou um jegue para algumas coisas, puzzle a moda antiga é uma delas. Se o jogo deixar ao meu dispôr vários elementos e determinar um objetivo pra ser atingido a partir da utilização inteligente desses recursos, eu provavelmente vou resolver rápido e achar até divertido, como foi durante toda a minha experiência com as shrines do novo Zelda.

Por outro lado, se eu tenho que descobrir o que o criador do jogo quer que eu faça, eu viro uma minhoca, simplesmente dá um treco no meu cérebro que faz eu deixar passar tudo que é caminho ou item escondido. Isso acontece porque nesse tipo de puzzle você fica preso na sua própria linha de raciocínio, então vai depender muito da sorte de como você pensou a situação de início. Se pensou igual aos desenvolvedores, ótimo, mas comigo nunca funcionou assim, rs.
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.659
Reações
57.212
Pontos
1.003
A maioria dos puzzles são fáceis, então da dá pra resolver de imediato. Se o puzzle se mostrar mais difícil do que eu pensava, uso detonado mesmo. Eu sou ultra Noob. Gosto de dificuldade mínima nos jogos.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
Compre The Talos Principle, bom demais! Terminei semana passada, é puzzle puro e bem criativo.
 

John Kabira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.021
Reações
7.767
Pontos
1.229
Dependendo do jogo, se o puzzle não for nada intuitivo, eu dropo.
O jogo tem que ter um ritmo e fluir, se você acabar empacado por algo que não faz sentido algum, melhor parar, já que ele perdeu a essência, que seria de te entreter e divertir.
Mas hoje em dia é bem raro disso acontecer, já que os puzzles, no geral, são bem mais fáceis.
 

shokao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.201
Reações
826
Pontos
574
Tenho exatamente a mesma percepção que você. No Zelda BOTW eu tento por alguns minutos... se eu ultrapassar essa meta eu já olho logo na internet. Poxa, já tenho tempo reduzido pra jogar, vou ficar me matando em puzzle?

Em tempos de criança era diferente... eu insistia pela honra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

destined

Bam-bam-bam
Mensagens
521
Reações
3.633
Pontos
273
Pra alguns eu perco a paciência mesmo, mas outros eu faço com prazer, por exemplo o game Inside não me importava em resolver ...

Um que eu achava uma chatice era os puzzles do watch dogs, cara aqueles cadeados que vc tinha que abrir com tempo cronometrado era um saco, os primeiros eram fáceis, mas depois nossa dava vontade de mandar o controle na parede kkkkkkkkk
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Eu tb não tenho paciência mais, se agarrar mais do q uns 15 min já vou e olho no youtube e f**a-se.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.189
Reações
31.247
Pontos
903
Eu tb não tenho paciência mais, se agarrar mais do q uns 15 min já vou e olho no youtube e f**a-se.

Recentemente eu fiz isso pra concluir alguns desafios do Charada de Batman: Arkham Knight. Puzzles chatos e difíceis.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.704
Pontos
1.359
Gosto de puzzles inteligentes, infelimente não lembro de 1 agora, mas odeio puzzles burros como os da maioria dos RPGs japas, que só falta te chamar de ANTA por tentar ser puzzle
 

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.456
Reações
5.455
Pontos
994
Gosto muito de puzzles, tem uns que são bem chatos de resolver, mas jogos como portal são muito gostosos de se resolver.

O que me irrita mesmo é ficar procurando o que fazer em seguida, não tenho mais tempo nem paciência pra isso, zerei Wind Waker esse mês e tem várias partes que o jogo não da nem dica do que fazer em seguida.
 

jnr_05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
3.463
Pontos
704
Tenho que ser bem sincero,antigamente quando criança eu era bem burrinho, gastava meus neurônios com pipa, futebol, skate, e fazia o minimo pra passar na escolinha...nos jogos 70% dos puzzles eu ia pelo detonado...depois q comecei a querer usar a cabeça ai eu parei com os detonados, e ate hj ainda consigo ter paciencia (( claro depende do dia, tem dia q n tem como )) mas hj ainda estou com paciencia de sentar no sofa e ficar batendo a cabeça
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Exemplo de puzzle sinistro: o enigma de Shakespeare de Silent Hill 3. Se você não leu Shakespeare, não vai nem sair do lugar.

Cara, esse puzzle é sinistro mesmo, amigo meu agarrou nessa parte na época mais de uma semana. Teve q ler Shakespeare e pedir uma amiga que gostava pra dar uma dicas pra ele. No final das contas, juntamos uma turma lá na casa dele e conseguimos descobrir meio que na cagada mesmo. Detalhe que ele colocou a dificuldade dos puzzles no hard :facepalm
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.981
Pontos
453
depende do jogo, se é um jogo que estou gostando muito eu insisto, tipo Zelda BOTW que ate agora não olhei NADA na internet, inclusive tem puzzles que deixei de lado pra voltar depois com calma devido a isso.
mas se o jogo não está me envolvendo tanto, daí olho na internet mesmo heuheueheu!!
No caso de BotW vale a pena insistir mesmo, jogo bom vale, mas qdo é jogo meia boca é melhor deixar pra lá mesmo, ou ver na web, caso te deixa angustiado por não conseguir resolver :kjoinha
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.666
Reações
65.427
Pontos
1.494
A única coisa que me incomoda por falta de tempo, não são os puzzles, nem tem quase eles nos jogos hoje em dia, mas a falta de poder salvar em todo lugar, isso sim me afasta de alguns jogos e como curto JRPG´s, isso piora ainda mais.
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.981
Pontos
453
A única coisa que me incomoda por falta de tempo, não são os puzzles, nem tem quase eles nos jogos hoje em dia, mas a falta de poder salvar em todo lugar, isso sim me afasta de alguns jogos e como curto JRPG´s, isso piora ainda mais.
Não só vc =/
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Eu sempre tento ao máximo resolver sem pesquisar, mas quando eu vejo que tô quase parando ou quando não tenho nem ideia por onde começar, vou direto pros FAQs.

Curiosamente estou com um "puzzle" pra resolver faz uns 3-4 dias. É no Zelda Oracle of Ages, tenho que achar uma poção lá pro rei dos Zoras e a única dica que vi era que precisava achar um mago. Olha pode até ser na cara, mas até agora eu não sei com quem eu tenho que falar :klol:klol:klol Vou tentar mais um pouco e se não conseguir, partirei pro FAQ.
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
6.316
Pontos
703
Já vivi o inferno nos games com os puzzles de Lufia II do SNES e passava tudo no peito quer queira ou não internet poucas pessoas no mundo tinha acesso, tinha também o Terranigma o nome já diz tudo né? mesmo vale pro Alundra do PSX que fiquei agarrado mais de 6 meses tentando descobrir um puzzle em uma tumba lá onde tinha umas pedras pra combinar.

O Xenogears que zerei em japonês e perto da parte final tem um código pra descobrir pra ativar uma porta levei cerca de 4 horas pra passar testando varias combinações possíveis na época dos anos 90/2000 tinha que passar tudo no peito eu e mais 2 amigos eram assim.

Hoje em dia eu não faço mais isso tento passar por alguns minutos se não consegui vou pro youtube o ultimo vídeo que olhei pra passar foi quando joguei o Resident Evil 0 e tem aquela puzzle lá da fonte quando bati os olhos pensei: hora de ir pro youtube.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Nossa mas puzzle de Zelda sempre foi bem "kids friendly", aliás que jogo hoje em dia tem puzzle bom? Puzzle de qualidade mesmo, daqueles que você respeita.
Ultimo jogo FODA de Puzzle que joguei foi aquele "The Witness", fora esse nem lembro de algum jogo recente com puzzle...

Uncharted até tem puzzle, mas é bem tosco, tem que ser burro demais pra travar naquilo e se a pessoa mesmo assim conseguir travar tem aquelas hints.
Zelda sempre teve uns puzzle suave.
...
Meio que morreu esses jogos.

E jogo de puzzle nem é dificil, quanto mais você joga mais alto fica seu nivel "mental", se você nunca jogou algo do tipo na vida ai tudo vai parecer um sacrificio mas se você ta habituado a resolver essas coisas tudo fica mais fácil pq vc já chega manjando das lógicas e tal. Aquele 999 eu acho uma delicia de jogar, ainda mais que tem várias rotas ai no replay vc experimenta varias coisas diferentes, tudo bem facinho.

É igual jogo de ação, quando é a primeira vez é dificil mas depois que acostuma fica fácil, só ir jogando que uma hora você resolve tranquilamente essas coisas.
Geralmente é no Japão que o pessoal curte uns jogos assim, dizem que melhora a pessoa pra outras coisas alem de jogar videogame, tem uns adventure com bastante puzzle que não é de "lógica" habitual mas com várias contas de matemática, física e os c***lho no meio ao invés daquelas coisas tranquilas que tinhamos nos RE clássico ou SH.

Acho que no final das contas esses puzzle de boa são bons tambem, devem ajudar o raciocínio lógico da pessoa pra coisas fora do game tambem.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Aliás joguem The Witness.
Dava nada por esse jogo, joguei e achei foda pra porra.

Zero cinematic, zero conversa, zero enrolação... tu entra no jogo e já sai jogando.
E a qualidade dos Puzzles são dignas de Portal, que é outro jogo muito bem feito nesse aspecto.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Quando jovem, eu sempre quebrava a cabeça pra resolver os enigmas dos jogos e quase sempre obtinha êxito. Se o puzzle era cabuloso, eu recorria aos famosos detonados em texto encontrados na "antiga internet". Até imprimia, e dava sequência ao jogo.

Atualmente, não tenho tido mais paciência pra revolver puzzles complexos. Veja bem: não é falta de aptidão, só não tenho tido paciência mesmo. Tenho quase certeza que essa falta de vontade é consequência do meu trabalho e dos meus compromissos diários. Tenho tempo livre pra jogar, mas não como na infância e adolescência. Sinto-me um completo idiota ao passar várias horas pra solucionar algo que eu resolveria rápido consultando um detonado, ou simplesmente jogando o game novamente já sabendo o que tenho o que fazer.

Enfim, se antes eu jogava no normal e resolvia quase tudo, hoje dou preferência a um desafio no hard, porém sem me estressar com puzzles cabulosos e quase impossíveis.

Como vocês lidam com os puzzles? Refiro-me aos enigmas realmente difíceis, não aos bestas e quase óbvios.

Exemplo de puzzle sinistro: o enigma de Shakespeare de Silent Hill 3. Se você não leu Shakespeare, não vai nem sair do lugar.

Esse do Shakespeare é no Hard , não dá nem para reclamar ...

Aliás joguem The Witness.
Dava nada por esse jogo, joguei e achei foda pra porra.

Zero cinematic, zero conversa, zero enrolação... tu entra no jogo e já sai jogando.
E a qualidade dos Puzzles são dignas de Portal, que é outro jogo muito bem feito nesse aspecto.

Eu particularmente não curti witness, tem uns puzzles legais , mas chegou uma hora que eu não aguentava mais ver painéis liguei o f**a-se e desisntalei ele, a interação com o ambiente simplesmente não deu ar de variedade que eu preciso para me motivar a avançar num game de puzzle ,achei massante, pensei que seria igual myst e no final são um monte de painéis com diferentes lógicas para resolver cada um, faltou algo a mais pra mim ...
 
Ultima Edição:

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.337
Reações
5.333
Pontos
1.049
Quando era criança e não entendia direito os jogos ou ficava muito puto, recorria aos detonados, coisa que hoje direto tento abolir, porque me da uma put* sensação de tesão e prazer ao cumprir um maldito desafio sozinho, após observar e notar a mecânica sugerida para o desafio (ou sacar qual é a relação entre o puzzle e o que eu já joguei até ali por exemplo).

O melhor exemplo, como foi citado, foi o Zelda novo, que até agora não li ABSOLUTAMENTE NADA por fora, e isso ta me dando um prazer absurdo (e as vezes uma dor de cabeça do c***lho AHAHAHAHAHA)
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.180
Pontos
1.434
Depende MUITO do jogo. Puzzles que envolvam conhecimento que não tenho ("gramática em inglês" do Bully ou kanjis no Persona 5) eu tento matar, se não conseguir dou load e olho na internet.

Se for alguma coisa só de raciocínio lógico, encaro na boa pq gosto muito desse tipo de conteúdo.

Nossa mas puzzle de Zelda sempre foi bem "kids friendly", aliás que jogo hoje em dia tem puzzle bom? Puzzle de qualidade mesmo, daqueles que você respeita.
Ultimo jogo FODA de Puzzle que joguei foi aquele "The Witness", fora esse nem lembro de algum jogo recente com puzzle...

Fora o The Witness, tb tenho visto uns puzzles bacanas na série Legend of Grimrock, mas nada tão abstrato quanto Witness.

Jogão, estou sei lá, com uns 40% dele resolvido só. Sempre volto, tento fazer alguma coisa, dropo e vou jogar outra coisa. Aí de repente tenho uma ideia, volto lá e as vezes sai alguma coisa... ou não.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.352
Reações
47.409
Pontos
1.599
Eu gosto de puzzles, mas os aleatórios da vontade de mandar quem fez tomar no meio do cu. Quer um bom exemplo de um puzzle totalmente non sense?


Já resolvi essa m**** em menos de 1 minuto, mas também já fiquei meia hora parado nessa b*sta aí.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
Pra mim sao os jogos da serie Layton

Arte nota 10, otima dublagem mas nao tenho paciencia hj em dia pra resolver aqueles puzzles kkk
 
Topo Fundo