Análise da Motorola MDC100.
De forma bem breve e sucinta, irei fazer um vídeo e detalhar melhor algumas coisas nele e posto o link depois também.
O que é?
A MDC100 é a primeira da família de câmera de painel da Motorola (dashcam), sendo que atualmente já se encontra por aí a MDC400, mas falando da MDC100, mesmo estando um certo tempo já no mercado, para o seu propósito, atende muito bem, pois tem várias funcionalidades interessantes e muito funcionais, as quais irei comentar abaixo, para o valor que pode ser pago por ela (cerca de R$ 350~380, sem o cartão de 32GB - Micro SD), nos sites avulsos pela internet, como o mercadolivre, já que ela não é importada oficialmente pela Motorola.
Possui filmagem em 720p, "1080p" (1440x1080) ou 1080p (1920x1080), esta última Full HD, sensor G de movimento, modo "Park" entre outras funcionalidades. Ela tem um formato bem compacto e um design muito bonito, podendo ser principalmente encontrado nas cores prata e preto, possui entrada pra cartão SD de até 32GB, ângulo de visão de 120º, display colorido de 2.7" (não é Touchscreen), botões físicos para navegação, bateria de 230mAh e até mesmo um led para iluminação além de conseguir inclusive tirar fotos em 5MP. Acompanha inclusive na própria câmera uma ventosa para fixação, muito forte por sinal, a qual girando para a esquerda você a destrava, e para a direita, você fixa ela no local.
Ah, e ela grava áudio também.
Conteúdo da embalagem.
- Dashcam MDC100.
- Guia do usuário em inglês e francês.
- Cabo USB de energia de 3.6m.
- Plug para tomada 12V do carro.
- Suporte de fixação por ventosa, já na câmera.
Funcionalidades.
O primeiro deles é o
Modo Park que filma os próximos 30 segundos, mesmo com o carro desligado se ela detectar algum impacto (o qual é realmente sensível), o que inclui este (G Sensor) que pode ser ajustado sua sensibilidade em 3 níveis. Possui também o
Motion detection, que em 10 segundos, se não for detectado nenhum movimento, ela para de gravar automaticamente.
Ela grava em loops de 1, 2 ou 3 minutos, sendo que, como a maioria das câmeras, caso acabe a memória, ela sobrescreve os vídeos mais antigos e é possível deixar ela 100% ligada até a bateria ligada, ou, colocar pra ela desligar automaticamente, após 3 minutos, sendo que por padrão, ela se desliga em cerca de 5 segundos quando, se ligada à tomada do carro, se você despluga, ela desliga sozinha após esses 5 segundos.
É possível também como comentado, tirar fotos pela própria dashcam com até 5MP de resolução e ver tanto as fotos como os vídeos na própria câmera, já que ela tem alto-falante embutido também.
Usabilidade.
Nas ocasiões que testei eu gostei muito dos resultados, não cheguei a passar o fio pelo carro, mas todas as pessoas passam os fios por cima do carro, contornando o para-brisa, até chegar no carpete e fixar na tomada 12V (aliás, aceito sugestões sobre como colar esse fio pelo parabrisa, não quero colar com durex porque além de feio, quando eu tirar vai ficar a cola lá...), apesar de ser "só" 120º, o alcance dela é realmente bem amplo, dá pra ver bem todo o capô do meu carro e, inclusive, quando assisti no PC, você vê que realmente sai com qualidade os vídeos, quando você pausa os vídeos, você consegue ver as placas dos carros e raramente essas ficam embaçadas, isso durante o dia, o máximo que cheguei a testar em período noturno foi passando pelos tuneis (até que bem escuros) do Rodoanel, na altura de Barueri, bem no final dele e no tunel Fernando Vieira de Mello e obtive vídeos bem limpos, inclusive o asfalto e o cenário ao redor é possível ver muito claramente com vídeos bem detalhados na ocasião de você pegar algum buraco, bicho ou afins na via.
Ela não vibra nada, quando assistindo no computador, dá pra confirmar que os vídeos são sempre bem estáticos e suaves, mesmo com a buraqueira de São Paulo e, meu carro sendo um pouco mais duro que o normal, os vídeos saem muito bonitos, gostei muito. No trânsito ela realmente para de filmar em alguns momentos, preciso desativar essa função dela que comentei no início, mas imediatamente inicia a gravação no pouco que o carro se move. Sem contar que mesmo segurando ela na mão, é possível confirmar a sensibilidade que, no menor movimento, ela começa a gravar (que no caso seria o Park mode).
A bateria de 230mAh está lá para possíveis emergências, já que grava no máximo uma meia hora (período o qual aguenta fora do carregador inclusive) e, no cartão de memória a durabilidade são aproximadamente o que informa a tabela no manual abaixo:
No visor fica mostrando a data, hora, tempo restante de vídeo, se está gravando e tempo do atual clipe, mas no computador aparece somente a data e hora mesmo.
O visor tem uma qualidade muito bonita até, para assistir os clipes no próprio é uma qualidade bem decente, bem como o áudio (tem ajuste de volume também), que pode inclusive ser desativado ao filmar, ou seja, você pode filmar com ou sem áudio.
Veredito.
Pelo valor oferecido por aí, pela qualidade da própria câmera (que é muito bonita por sinal), dos componentes e principalmente do vídeo, vale muito a pena o valor pedido por ela, cheguei a ver alguns vídeos em FHD das Multilaser e chinesas de 90, 100 reais e afins e fiquei bem decepcionado com a qualidade, então, de que adiantaria pagar barato numa câmera que na hora que você precisar, não vai mostrar o que você precisa? Por essas coisas que acabei optando por pagar um pouco mais caro numa câmera de mais qualidade e esta Motorola me surpreendeu muito positivamente. Recomendadíssima a compra.
Não vejo nada digno de nota que devia ser incluído ou não já que o valor está muito compatível com a qualidade de construção da câmera, vídeos, fotos, funcionalidades e principalmente, usabilidade.
Reação final:
Imagens: