O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dashcam vale a pena?

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.077
Reações
27.182
Pontos
1.844
Eu peguei um carro novo recentemente e ando "noiado" se algo acontecer com meu "carrinho", sabe é novo não tem um risco e a última vez que tive acidente fazem uns 14 anos, mas lembro que tive problema com seguro. Levei uma batida lateral o carro rodou e amassou atrás, o seguro não cobriu o amassado atrás dizendo que não foi a mesma batida (FDPs)

Enfim será que vale a pena ter uma dashcam SE CASO acontecer algo, mesmo eu esperando que não aconteça nada. E se tiver uma vocês recomendam alguma marca ou modelo? Eu gostei muito dos modelos da Garmin mas achei muito caro, será que é tão melhor?

Támbem penso, tem que ser bom o bastante para placas serem legíveis especialmente. O que vocês acham?
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Com certeza vale a pena, pode ser a mais vagabunda que for já faria uma diferença enorme num processo judicial.
Aquela empresa de action cams, YI está fabricando dashcams também:



Lembrando que já ganhei 14mil de danos materiais por conta de buraco em rodovia pedagiada, ter um video do momento do acidente com certeza ajudou.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.077
Reações
27.182
Pontos
1.844
Com certeza vale a pena, pode ser a mais vagabunda que for já faria uma diferença enorme num processo judicial.
Aquela empresa de action cams, YI está fabricando dashcams também:



Lembrando que já ganhei 14mil de danos materiais por conta de buraco em rodovia pedagiada, ter um video do momento do acidente com certeza ajudou.

Valeu pela dica agora to pesquisando essa marca e modelos

E Wow! Valeu a pena ter uma dash mesmo hein! Bom saber.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
que vale apena... acho que sim....
mas que saporra fica feia pra kct no carro.. é verdade tb.. principalmente se deixar aquele cabo no meio do painel..
legal disso seria fazer uma instalação de 12v só pra isso dentro do painel e colocar o cabo dentro da coluna A do passageiro para a câmera ficar longe da visão....

tipo algo assim: https://pt.aliexpress.com/item/Nova...iG6rYw7c8xfDHqZkMQ3HRC0LTzBngywhoCJPsQAvD_BwE

discreto.. manja?
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.069
Reações
2.855
Pontos
994
Também estou a procura de uma câmera dv, que seja discreta e boa.
Alguém possui ou recomenda alguma?
 


Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.069
Reações
2.855
Pontos
994

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Estava com a mesma dúvida, irei acompanhar o tópico. Acredito que seja um investimento que vale a pena, principalmente pelo relato do Rainbow sobre as vias precárias que temos.
Se for o caso irei pegar uma esse mês ainda, já fico com o suporte no vidro o tempo todo, pra mim não faria diferença a câmera lá, já estou acostumado.

Edit: Será que mesmo uma baratinha e meia boca dessas já quebra um galho? https://produto.mercadolivre.com.br...sport-mini-hd-sd-de-ate-32gb-painel-touch-_JM

Edit mais uma vez: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-920928246-cmera-automotiva-motorola-dash-cam-mdc100-_JM Essa da Motorola, se por esse valor é Motorola mesmo, parece ser muito mais negócio que a da Multilaser. E nos vídeos que vi, a da Multilaser não dá pra ver nenhuma placa direito, já essa da Motorola ficou perfeito.
 
Ultima Edição:

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Então, mas chegando nesse valor de R$ 360 apenas por uma dashcam você chega num dilema: Comprar uma dashcam ou pagar o mesmo em um smartphone usado e usar ele exclusivamente como dashcam?

Exemplo: Galaxy S4
https://www.maisbaratostore.com.br/produto/galaxy-s4-samsung-16gb-preto-gt-i9505-seminovo-68359

Vantagens de usar o smartphone como dashcam:
- Da pra gravar o video em background (usando o app BVR, background video recorder, etre outros), enquanto a tela fica desligada ou você roda um aplicativo em primeiro plano: Torque Pro, Maps, Waze, etc;
- Como ele possui bateria interna, vai continuar gravando com o carro desligado;

Desvantagens de usar o smartphone:
- O campo de visão é bem mais fechado do que de uma dashcam;
- Precisa ligar/colocar pra gravar toda vez que vai sair com o carro (talvez dê para automatizar um pouco com apps específicos como o autoboy); Dashcams normalmente são automáticas e começam a gravar assim que recebem sinal de energia vinda do carro;
- O ideal é comprar um smart com bateria removível para substituí-la por uma nova quando ela viciar (vc provavelmente vai precisar usar ele conectado a tomada 12v boa parte do tempo)
- Suportes para smartphone geralmente vibram bastante!

Exemplos de videos:
S4



S7

Entre as duas opções, acho que eu na verdade importaria a dashcam YI que mostrei ali em cima, a qualidade a noite é bem melhor.


A opção do celular não é ruim, mas o que fico pensando em não usar o celular e usar essas câmeras baratas é justamente a qualidade. E esse site é um daqueles que revende celular usado ou rejeitado por clientes?

Assisti uns vídeos dessas câmera chinesa e achei péssima a qualidade delas e nem assisti de noite quando tinha.
A da Multilaser mesmo na qualidade "full", eu não consegui ler placa alguma sem que o carro estivesse pelo menos parado. Já essa da Motorola você consegue ver perfeitamente as placas e tudo ao redor.

Mas também fiquei um tanto espantado pelo preço, é isso mesmo o preço dela? Lá fora essa câmera começa em uns 90 dólares quase, ou seja, era pra ser bem mais caro que os 360 cobrados aqui.

Essa câmera que você comentou, você usa ela ou foi recomendação?
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Essa câmera que você comentou, você usa ela ou foi recomendação?
Não, a dashcam que eu tenho nem é mais vendida por isso não indico aqui. Mas já passou pela minha mão uma sportaction da YI e por isso eu sei que são bem construídas e cheias de opções de configuração (você conecta seu smartphone nela pra configurar)

Essa motorola me parece pior em qualidade a noite do que a YI de 50usd, dá uma olhada:



 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Em matéria de qualidade eu achei as duas equivalente julgando pelo video.
Eu acho que vou arriscar essa Motorola, se eu não gostar tem o direito de arrependimento, mas não acho que eu não vá gostar, ate porque por gravar audio ela vai suprir outra necessidade minha de fazer videos fora do carro.

Posto resultados em breve.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Chegou ontem a MDC100 e hoje testei, extremamente satisfeito com os resultados.
Posto uma análise aqui em breve, detalhada.

Ou crio outro tópico?
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.069
Reações
2.855
Pontos
994
Chegou ontem a MDC100 e hoje testei, extremamente satisfeito com os resultados.
Posto uma análise aqui em breve, detalhada.

Ou crio outro tópico?

Opa interessante!! vou gostar de ver sua análise!! Eu comprei a YI recomendada pelo rainbow, mas comprei na china, ainda vai demorar a chegar.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Opa interessante!! vou gostar de ver sua análise!! Eu comprei a YI recomendada pelo rainbow, mas comprei na china, ainda vai demorar a chegar.

Pelo preço as Yi estavam atraente mas não vinha com cartão de memória, coisa que essa MD 100 pelos mesmos 400 mangos veio com.
Acredito que esse fim de semana eu consiga fazer um vídeo e escrever alguma coisa sobre.

Vou postando aqui.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.069
Reações
2.855
Pontos
994
Pelo preço as Yi estavam atraente mas não vinha com cartão de memória, coisa que essa MD 100 pelos mesmos 400 mangos veio com.
Acredito que esse fim de semana eu consiga fazer um vídeo e escrever alguma coisa sobre.

Vou postando aqui.

Blz no aguardo da sua análise!! A YI comprei na china paguei R$ 180, agora é esperar chegar.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Análise da Motorola MDC100.
De forma bem breve e sucinta, irei fazer um vídeo e detalhar melhor algumas coisas nele e posto o link depois também.

O que é?
A MDC100 é a primeira da família de câmera de painel da Motorola (dashcam), sendo que atualmente já se encontra por aí a MDC400, mas falando da MDC100, mesmo estando um certo tempo já no mercado, para o seu propósito, atende muito bem, pois tem várias funcionalidades interessantes e muito funcionais, as quais irei comentar abaixo, para o valor que pode ser pago por ela (cerca de R$ 350~380, sem o cartão de 32GB - Micro SD), nos sites avulsos pela internet, como o mercadolivre, já que ela não é importada oficialmente pela Motorola.
Possui filmagem em 720p, "1080p" (1440x1080) ou 1080p (1920x1080), esta última Full HD, sensor G de movimento, modo "Park" entre outras funcionalidades. Ela tem um formato bem compacto e um design muito bonito, podendo ser principalmente encontrado nas cores prata e preto, possui entrada pra cartão SD de até 32GB, ângulo de visão de 120º, display colorido de 2.7" (não é Touchscreen), botões físicos para navegação, bateria de 230mAh e até mesmo um led para iluminação além de conseguir inclusive tirar fotos em 5MP. Acompanha inclusive na própria câmera uma ventosa para fixação, muito forte por sinal, a qual girando para a esquerda você a destrava, e para a direita, você fixa ela no local.
Ah, e ela grava áudio também.

Conteúdo da embalagem.

- Dashcam MDC100.
- Guia do usuário em inglês e francês.
- Cabo USB de energia de 3.6m.
- Plug para tomada 12V do carro.
- Suporte de fixação por ventosa, já na câmera.

Funcionalidades.

O primeiro deles é o Modo Park que filma os próximos 30 segundos, mesmo com o carro desligado se ela detectar algum impacto (o qual é realmente sensível), o que inclui este (G Sensor) que pode ser ajustado sua sensibilidade em 3 níveis. Possui também o Motion detection, que em 10 segundos, se não for detectado nenhum movimento, ela para de gravar automaticamente.

Ela grava em loops de 1, 2 ou 3 minutos, sendo que, como a maioria das câmeras, caso acabe a memória, ela sobrescreve os vídeos mais antigos e é possível deixar ela 100% ligada até a bateria ligada, ou, colocar pra ela desligar automaticamente, após 3 minutos, sendo que por padrão, ela se desliga em cerca de 5 segundos quando, se ligada à tomada do carro, se você despluga, ela desliga sozinha após esses 5 segundos.

É possível também como comentado, tirar fotos pela própria dashcam com até 5MP de resolução e ver tanto as fotos como os vídeos na própria câmera, já que ela tem alto-falante embutido também.

Usabilidade.

Nas ocasiões que testei eu gostei muito dos resultados, não cheguei a passar o fio pelo carro, mas todas as pessoas passam os fios por cima do carro, contornando o para-brisa, até chegar no carpete e fixar na tomada 12V (aliás, aceito sugestões sobre como colar esse fio pelo parabrisa, não quero colar com durex porque além de feio, quando eu tirar vai ficar a cola lá...), apesar de ser "só" 120º, o alcance dela é realmente bem amplo, dá pra ver bem todo o capô do meu carro e, inclusive, quando assisti no PC, você vê que realmente sai com qualidade os vídeos, quando você pausa os vídeos, você consegue ver as placas dos carros e raramente essas ficam embaçadas, isso durante o dia, o máximo que cheguei a testar em período noturno foi passando pelos tuneis (até que bem escuros) do Rodoanel, na altura de Barueri, bem no final dele e no tunel Fernando Vieira de Mello e obtive vídeos bem limpos, inclusive o asfalto e o cenário ao redor é possível ver muito claramente com vídeos bem detalhados na ocasião de você pegar algum buraco, bicho ou afins na via.

Ela não vibra nada, quando assistindo no computador, dá pra confirmar que os vídeos são sempre bem estáticos e suaves, mesmo com a buraqueira de São Paulo e, meu carro sendo um pouco mais duro que o normal, os vídeos saem muito bonitos, gostei muito. No trânsito ela realmente para de filmar em alguns momentos, preciso desativar essa função dela que comentei no início, mas imediatamente inicia a gravação no pouco que o carro se move. Sem contar que mesmo segurando ela na mão, é possível confirmar a sensibilidade que, no menor movimento, ela começa a gravar (que no caso seria o Park mode).

A bateria de 230mAh está lá para possíveis emergências, já que grava no máximo uma meia hora (período o qual aguenta fora do carregador inclusive) e, no cartão de memória a durabilidade são aproximadamente o que informa a tabela no manual abaixo:

2SErO5c.jpg


No visor fica mostrando a data, hora, tempo restante de vídeo, se está gravando e tempo do atual clipe, mas no computador aparece somente a data e hora mesmo.
O visor tem uma qualidade muito bonita até, para assistir os clipes no próprio é uma qualidade bem decente, bem como o áudio (tem ajuste de volume também), que pode inclusive ser desativado ao filmar, ou seja, você pode filmar com ou sem áudio.

Veredito.

Pelo valor oferecido por aí, pela qualidade da própria câmera (que é muito bonita por sinal), dos componentes e principalmente do vídeo, vale muito a pena o valor pedido por ela, cheguei a ver alguns vídeos em FHD das Multilaser e chinesas de 90, 100 reais e afins e fiquei bem decepcionado com a qualidade, então, de que adiantaria pagar barato numa câmera que na hora que você precisar, não vai mostrar o que você precisa? Por essas coisas que acabei optando por pagar um pouco mais caro numa câmera de mais qualidade e esta Motorola me surpreendeu muito positivamente. Recomendadíssima a compra.

Não vejo nada digno de nota que devia ser incluído ou não já que o valor está muito compatível com a qualidade de construção da câmera, vídeos, fotos, funcionalidades e principalmente, usabilidade.

Reação final: :kjoinha


Imagens:
1q0ooG2.jpg

agc0NJe.jpg

eBoKFhS.jpg

G6LuA04.jpg

NKaUxz4.jpg

uVKwQ4g.jpg

Ta9Fb2j.jpg

ew2sqBH.jpg
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.069
Reações
2.855
Pontos
994
Análise da Motorola MDC100.
De forma bem breve e sucinta, irei fazer um vídeo e detalhar melhor algumas coisas nele e posto o link depois também.

O que é?
A MDC100 é a primeira da família de câmera de painel da Motorola (dashcam), sendo que atualmente já se encontra por aí a MDC400, mas falando da MDC100, mesmo estando um certo tempo já no mercado, para o seu propósito, atende muito bem, pois tem várias funcionalidades interessantes e muito funcionais, as quais irei comentar abaixo, para o valor que pode ser pago por ela (cerca de R$ 350~380, sem o cartão de 32GB - Micro SD), nos sites avulsos pela internet, como o mercadolivre, já que ela não é importada oficialmente pela Motorola.
Possui filmagem em 720p, "1080p" (1440x1080) ou 1080p (1920x1080), esta última Full HD, sensor G de movimento, modo "Park" entre outras funcionalidades. Ela tem um formato bem compacto e um design muito bonito, podendo ser principalmente encontrado nas cores prata e preto, possui entrada pra cartão SD de até 32GB, ângulo de visão de 120º, display colorido de 2.7" (não é Touchscreen), botões físicos para navegação, bateria de 230mAh e até mesmo um led para iluminação além de conseguir inclusive tirar fotos em 5MP. Acompanha inclusive na própria câmera uma ventosa para fixação, muito forte por sinal, a qual girando para a esquerda você a destrava, e para a direita, você fixa ela no local.
Ah, e ela grava áudio também.

Conteúdo da embalagem.

- Dashcam MDC100.
- Guia do usuário em inglês e francês.
- Cabo USB de energia de 3.6m.
- Plug para tomada 12V do carro.
- Suporte de fixação por ventosa, já na câmera.

Funcionalidades.

O primeiro deles é o Modo Park que filma os próximos 30 segundos, mesmo com o carro desligado se ela detectar algum impacto (o qual é realmente sensível), o que inclui este (G Sensor) que pode ser ajustado sua sensibilidade em 3 níveis. Possui também o Motion detection, que em 10 segundos, se não for detectado nenhum movimento, ela para de gravar automaticamente.

Ela grava em loops de 1, 2 ou 3 minutos, sendo que, como a maioria das câmeras, caso acabe a memória, ela sobrescreve os vídeos mais antigos e é possível deixar ela 100% ligada até a bateria ligada, ou, colocar pra ela desligar automaticamente, após 3 minutos, sendo que por padrão, ela se desliga em cerca de 5 segundos quando, se ligada à tomada do carro, se você despluga, ela desliga sozinha após esses 5 segundos.

É possível também como comentado, tirar fotos pela própria dashcam com até 5MP de resolução e ver tanto as fotos como os vídeos na própria câmera, já que ela tem alto-falante embutido também.

Usabilidade.

Nas ocasiões que testei eu gostei muito dos resultados, não cheguei a passar o fio pelo carro, mas todas as pessoas passam os fios por cima do carro, contornando o para-brisa, até chegar no carpete e fixar na tomada 12V (aliás, aceito sugestões sobre como colar esse fio pelo parabrisa, não quero colar com durex porque além de feio, quando eu tirar vai ficar a cola lá...), apesar de ser "só" 120º, o alcance dela é realmente bem amplo, dá pra ver bem todo o capô do meu carro e, inclusive, quando assisti no PC, você vê que realmente sai com qualidade os vídeos, quando você pausa os vídeos, você consegue ver as placas dos carros e raramente essas ficam embaçadas, isso durante o dia, o máximo que cheguei a testar em período noturno foi passando pelos tuneis (até que bem escuros) do Rodoanel, na altura de Barueri, bem no final dele e no tunel Fernando Vieira de Mello e obtive vídeos bem limpos, inclusive o asfalto e o cenário ao redor é possível ver muito claramente com vídeos bem detalhados na ocasião de você pegar algum buraco, bicho ou afins na via.

Ela não vibra nada, quando assistindo no computador, dá pra confirmar que os vídeos são sempre bem estáticos e suaves, mesmo com a buraqueira de São Paulo e, meu carro sendo um pouco mais duro que o normal, os vídeos saem muito bonitos, gostei muito. No trânsito ela realmente para de filmar em alguns momentos, preciso desativar essa função dela que comentei no início, mas imediatamente inicia a gravação no pouco que o carro se move. Sem contar que mesmo segurando ela na mão, é possível confirmar a sensibilidade que, no menor movimento, ela começa a gravar (que no caso seria o Park mode).

A bateria de 230mAh está lá para possíveis emergências, já que grava no máximo uma meia hora (período o qual aguenta fora do carregador inclusive) e, no cartão de memória a durabilidade são aproximadamente o que informa a tabela no manual abaixo:

2SErO5c.jpg


No visor fica mostrando a data, hora, tempo restante de vídeo, se está gravando e tempo do atual clipe, mas no computador aparece somente a data e hora mesmo.
O visor tem uma qualidade muito bonita até, para assistir os clipes no próprio é uma qualidade bem decente, bem como o áudio (tem ajuste de volume também), que pode inclusive ser desativado ao filmar, ou seja, você pode filmar com ou sem áudio.

Veredito.

Pelo valor oferecido por aí, pela qualidade da própria câmera (que é muito bonita por sinal), dos componentes e principalmente do vídeo, vale muito a pena o valor pedido por ela, cheguei a ver alguns vídeos em FHD das Multilaser e chinesas de 90, 100 reais e afins e fiquei bem decepcionado com a qualidade, então, de que adiantaria pagar barato numa câmera que na hora que você precisar, não vai mostrar o que você precisa? Por essas coisas que acabei optando por pagar um pouco mais caro numa câmera de mais qualidade e esta Motorola me surpreendeu muito positivamente. Recomendadíssima a compra.

Não vejo nada digno de nota que devia ser incluído ou não já que o valor está muito compatível com a qualidade de construção da câmera, vídeos, fotos, funcionalidades e principalmente, usabilidade.

Reação final: :kjoinha


Imagens:
1q0ooG2.jpg

agc0NJe.jpg

eBoKFhS.jpg

G6LuA04.jpg

NKaUxz4.jpg

uVKwQ4g.jpg

Ta9Fb2j.jpg

ew2sqBH.jpg
Legal a análise!!
Só faltou o vídeo, upa no youtube e coloca o link aqui, se possível!
Também gostaria de uma foto dela no seu vidro, para ter uma noção melhor de tamanho.

Sobre os fios, é bem fácil, vc encaixa ele entre o vão do forro do teto e o vidro, é aberto ali, só encaixar o fio e empurrar pra dentro da borda do forro, quando chegar na coluna do lado do motorista vc encaixa do mesmo jeito entre o plástico da coluna e a borracha.

Agora quando chegar a minha, vc dar um jeito de ligar no positivo do carro, assim ligou o carro está gravando, sem fios aparentes e sem utilizar a tomada 12v.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Legal a análise!!
Só faltou o vídeo, upa no youtube e coloca o link aqui, se possível!
Também gostaria de uma foto dela no seu vidro, para ter uma noção melhor de tamanho.

Sobre os fios, é bem fácil, vc encaixa ele entre o vão do forro do teto e o vidro, é aberto ali, só encaixar o fio e empurrar pra dentro da borda do forro, quando chegar na coluna do lado do motorista vc encaixa do mesmo jeito entre o plástico da coluna e a borracha.

Agora quando chegar a minha, vc dar um jeito de ligar no positivo do carro, assim ligou o carro está gravando, sem fios aparentes e sem utilizar a tomada 12v.
Valeu a dica, vou ver isso já já lá pra ver se consigo.
E fiz ontem o vídeo de noite, vou upar e coloco aqui mais tarde os links pra vocês assistirem.

O que notei de noite foi que os vídeos ficam um pouco granulado porém acho que o Xenon (original do meu carro) atrapalha um pouco na hora de ver as placas, por ser levemente azulado. Acredito que com as halogenas comuns os vídeos fiquem um pouco melhor.

E aguardo o da sua também.
Hoje ainda posto os vídeos aqui.
 
Topo Fundo