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Dicas para se avaliar um carro usado

Velotrol

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Como sempre tem tópicos aqui de compra de semi novos/usados, resolvi criar esse tópico, compilando os cuidados básicos ao se comprar um casso usado. Nem todo mundo concordará com tudo, mas meu objetivo é ajudar a galera que não tem muito conhecimento a não entrar numa roubada.

Observações gerais:
  • Cuidado com carros importados muito antigos. Você deve cogitar a compra somente se não for utilizá-lo diariamente, ou tenha paciência para esperar peça chegar da internet pra arrumar. O preço acho que nem preciso dizer, obviamente as peças são mais caras.
  • O câmbio automático É CARO. Digo, em torno de 4 a 5 mil reais para "fazê-lo", tenha isso em mente.
  • Consultem sempre a tabela FIPE, sites de revenda para ter uma ideia de preços de carros similares.
  • Levem o carro num mecânico de confiança para que ele avalie o carro. Tenha em mente que ele não conseguirá avaliar 100% do carro, pois ele precisaria abrir motor, etc, mas ele te dará um parecer muito melhor do que o meu.
  • Procurem saber quais são os defeitos crônicos do motor que você está comprando e sejam cuidadosos na avaliação e na manutenção dos tais itens.

Embreagem:
  • Verifique se o pedal da embreagem vibra, se está muito duro e se a marcha está raspando para entrar.
  • Um macete para testar o sistema de embreagem: com o carro parado num plano, coloque terceira ou quarta marcha e tente arrancar. O carro tem que morrer. Se ele patinar, sinal de que tem que trocar a embreagem. Um conjunto completo com mão de obra de um carro popular não sai por menos de 700 reais na minha cidade. No caso do automatizado/automático, faça todas as trocas de marcha possíveis. Não caia no conto do vendedor, de que o "tranquinho" é normal. Não é.

Motor:
  • Se o motor foi refeito, isso é um excelente sinal, sempre digo isso aqui. O dono não quis te empurrar bucha, gastou dinheiro pra isso e tem zelo pelo carro. Um dono displicente simplesmente iria passar a mandioca pra frente, e provavelmente o motor teria algumas das características a seguir.
  • Carro "fumando" = carro queimando óleo. Acelere forte pra ver se sai fumaça branca do escapamento. Em caso positivo, caia fora, você terá que refazer o motor e isso te custará, por baixo, 2000 reais, facilmente chegando ao dobro (dependendo do carro, mas de qualquer jeito não é nada barato). Carro que queima óleo desse jeito já tem problemas crônicos e precisa ser refeito.
  • Tire a vareta do óleo e acelere. Se sair fumaça, ou algum sopro muito forte, então há alguma coisa muito errada no motor. Problema de vedação, provavelmente. Sai caro arrumar.
  • Motor "batendo", ou barulhos estranhos. É obviamente sinal ruim. Pode ser tuchos, pode ser correia fora de ponto, que pode ter machucado o pistão. Esse segundo caso vai sair bem caro, e é sinal de que o mecânico que fez o serviço provavelmente deu algum mole na hora de montar a correia.
  • Veja se tem água saindo do escapamento. Em dias frios isso é ok, mas pode significar junta queimada. Uma junta muito queimada poderá te custar, com mão de obra, facilmente alguns milhares de reais.

O resto:
  • O resto provavelmente o mecânico te falará antes da compra, mas algumas coisas já te ajudam bastante na hora de decidir.
  • Olhe o radiador de água. Sim, o radiador. Isso passa batido numa olhada rápida, veja se ele não está podre. Estar podre = provável avacalhação do dono antigo, que só coloca água da torneira pra completar. Tenha em mente que um radiador é caro e que ele apodrece rapidamente sem os devidos cuidados.
  • Um bom indicador é olhar o reservatório de expansão, vulgo reservatório d'água. Se ele estiver muito sujo é sinal de que o dono não liga muito pra arrefecimento (e pro carro em geral).
  • Veja se as mangueiras do carro estão estufadas, ou quebradiças. Só não vá acabar de quebrar as mangueiras quando for testar. Mangueiras nesse estado devem ser trocadas para evitar um mal maior.
  • Freios cantando. O disco do freio deve estar liso, e ao frear não se deve fazer barulho de metal com metal. Dependendo da roda dá pra olhar o estado do disco. O jeito certo de olhar pastilha, dizem alguns mecânicos, é só tirando.
  • Motor "rateando" em baixa rotação pode ser um milhão de coisas, mas você deve estar ciente que pode ser barato ou pode ser bem caro o conserto.
  • Olhe o estado das correias, e se você tem que fazer muita força na chave pro carro ligar, e se a luz do alternador fica intermitente quando o carro está frio. A parte elétrica é geralmente ignorada até você ter que descer do carro e empurrar.
  • Balance o carro. Se ele continuar balançando por muito tempo pode indicar suspensão ruim.

Funilaria:
  • Observe o carro no sol.
  • Um pano de seda e um ímã são de grande ajuda para verificar se o carro tem massa.
  • Abra o capô e as portas e veja se há "emendas" na tinta. Se sim, o carro já foi batido.
  • Verifique por partes podres, principalmente perto dos pneus.
  • Veja se as portas, capô e porta malas se "encaixam bem", isto é, se quando fechados eles não fazem nenhum "ressalto" ou "afundamento" em relação ao nível do resto da lataria. Se fizer é carro batido.

Tudo bem, comprei o carro, e agora?
  • Troque todos os óleos e filtros, se possível fluido de freio. É sério. Tem muita gente/concessionária pilantra que coloca óleo mais grosso pra não bater tucho. E você simplesmente não sabe as condições do óleo ali.
  • Peça para limpar o sistema de arrefecimento. Pode parecer gastar dinheiro demais, mas vale muito a pena. Já vi mecânico tendo que dar 7 lavagens no sistema, de tanta ferrugem. Isso compromete bomba d'água, e uma das piores merdas que pode acontecer é o carro ferver.
  • Peça para verificar o corpo de borboleta, aproveite a mão de obra do mecânico.

Mais informações, que é óbvio só pra quem sabe.
  • Óleo em excesso faz o motor queimar óleo. Óleo em falta faz o motor bater pino. Você pode quebrá-lo. Não olhe nível de óleo no posto, o carro deve estar frio. Completar óleo, só da mesma marca, mesmo assim geralmente se completa muito pouco, pois é normal o motor queimar um pouco de óleo. Se você tem que completar muito, ou seu motor tá queimando óleo demais ou você está demorando demais pra trocar o óleo.
  • O problema de se usar água mineral, ou torneiral no carro é que o carro não precisa de minérios, muito menos de sujeira na água. Um bom aditivo protege o motor e evitar ferrugem.

Macetes (que te dão indícios do estilo dos antigos donos)
  • Gaste dinheiro num serviço de histórico do carro. Ele pode ter peças roubadas, ele pode ter sido roubado e recuperado, o que dificulta fazer um seguro.
  • Sente no banco do motorista, aperte o encosto à sua esquerda. Desgaste e folgas do tipo podem indicar que o carro era muito usado para distâncias curtas. Usar o carro muitas vezes sem deixá-lo esquentar classifica-se como uso severo do motor. O óleo não passou adequadamente pelo motor inteiro, porque obviamente quando se desliga o carro o óleo desce todo. O mesmo vale para os puxadores das portas.

Por enquanto é só, sintam-se livres para rebater, ou para adicionar alguma coisa. Só sou um curioso que aprendeu isso no dia a dia e na internet. Espero que ajude.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
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Boas dicas.
Outro ponto muito interessante é a documentação. Ver se está tudo certo e ficar esperto com multas tomadas pouco antes da compra, pois aparecem no sistema alguns meses depois. Eu me fodi com isso aí. O antigo dono tomou duas multas pouco antes de vender o carro pra mim e quando fui consultar o RENAVAM estava tudo certo, mas meses depois tive a surpresa. Tentei recorrer, mas não deu. Os pontos não vieram pra minha CNH, mas morri com mais de 200 reais em multa. O antigo dono enrolou e não pagou, deixei quieto.
Como o Marcelo Tonella diz, se o dono é relaxado com documento, imagina com a mecânica. Se fosse escalar as prioridades na compra de um carro, seriam assim:

1- Documentação;
2- Mecânica;
3- Funilaria;
4- Tapeçaria.

É a ordem ideal.
 

Sephirothrx7

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Recomendo o uso desses serviços de histórico. Usei 2 vezes o carcheck enquanto estava procurando um carro e ele mostra coisas importantes como se o carro já foi batido, furtado, se já foi pra leilão, se tem multas, documento em dia, quantidade de donos, etc. Dá pra se livrar de uma fria e você ganha dados pra confrontar o vendedor.

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Crystal

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Obrigado pelas dicas, esse ano quero trocar o meu por um bom usado, espero pegar algo confortável.
 


Maner

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Excelente tópico. Quero ver se troco de carroça ano que vem.
 
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