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[Discussão geral] Super Nintendo x Neo Geo

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Não está aberto para novas respostas.

-Tubaína-

Supra-sumo
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Visto que o outro tópico descambou para SNES x Neo Geo, resolvi criar este tópico para discutirem isso aqui, mas este aqui é para hardware mesmo.

snes.jpg


028000007881503-photo-neo-geo.jpg


Considerações ao post do @Proteus_ que trouxe algumas informações técnicas no outro tópico:

Aqui.
Fonte.
http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/UsefulNotes/NeoGeo
trecho.

The cost was high, not just for the processing power, but for the joysticks and games. The games cost about $200, partly because their size was comparable to N64 carts and partly because of their architecture — theRAM chips needed to play the game were built into the cart rather than in the system. The system launched in the US, with two controllers and the game Magician Lord, at $650. Just a bit later, a bundle with no game and one controller sold for $400.

Outros também afirmam que certos jogos rodam com chipsets extras dentro de certos cartuchos (com certeza aqueles jogos mais avançados).

fonte.
https://www.giantbomb.com/neo-geo/3045-25/
trecho.
Much of the Neo Geo's advanced graphical capabilities, however, came from the use of custom GPU graphics processors, both within the system as well as additional chips on individual game cartridges, much like an arcade machine. The Neo Geo featured up to seven specialized processors, including the two CPU processors and several graphics chips. And while the RAM was not very large, it could access larger ROM data directly from cartridges at high speeds. These features made the Neo Geo the most powerfull



As especificações de video e Ram do Neo Geo puro nem chega ser muito superior que a do SNes e Mega como se pensa.

Neo Geo.


    • Main RAM (Random Access Memory)
    • Neo Geo: 74 KB (including 64 KB work RAM) = 138 kb
    • Em comparação com o SNes por exemplo = 128 kb de Ram
    • Video RAM (VRAM)
      • Neo Geo: 84 KB
        • Main VRAM: 64 KB (including 8 KB on-screen palette RAM)
        • Fast VRAM: 4 KB
        • total = 76 kb
        • SNes 64 kb
Muito jogo de Neo Geo esta rondando com upgrade no sistema e por isso que nao sou a favor de compara-lo diretamente com consoles como (SNes , Mega drive e Pc engine ) pois 99% dos jogos dessas plataformas estão rodando com hardware puro e o Neo Geo com ajuda , seria o mesmo que comparar o SNes com super fx vs SNes puro e Mega Drive puro vs Sega cd.

Post original: [Discussão geral] Saturn vs. Nintendo 64
 

Anexos

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ELTORO

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Não faz sentido nenhum essa comparação,Neo Geo é bem melhor tecnicamente.
 


seatle94br

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Já deu senhor larva. Vamos parar por aqui.
 
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Proteus_

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Não ligue para o troll , viu que ele só entra , para d
Pode parecer absurdo eu sei, mas eu acho que o SNES tem umas features que o Neo Gem não têm, e tudo é hardware.

Mas como eu disse, não manjo muito do dois sistemas, criei este tópico para ficar por dentro de comparações técnicas, e nestes tópicos eu sempre conheço detalhes e jogos que até dado momento não conheço, e acredito que muitos também não.
Não ligue pra isso ........ mais vou tentar acabar com esse tópico aqui mesmo por alguns motivos...... , em hardware puro o Neo Geo é mais potente , mais não tanto como dizem por ai no wikipedia por exemplo dizendo que ele tem uma porrada de ram...... contra fontes não a argumentos...... como eu disse e mostrei com fontes muitos jogos estão com upgrades nos cartuchos sejam com chipsets ou ram extra , e acho que são mais da metades dos jogos , pois os mesmos tem nível de jogo de cps2 as vezes até superando , levando em conta que a cps2 tem em seu hardware coisas bem superior ao hardware puro do Neo Geo como memoria Ram por exemplo que é de 1328 KB contra 138kb do Neo Geo puro e mesmo assim seus jogos parecem esta no mesmo nível ou até superando, fica evidente que a maioria de seus jogos devem esta usando esses ads on extras...... E NÃO SE TEM UMA LISTA DOS JOGOS QUE ESTÃO USANDO ISSO , POR ESSE MOTIVO FICA DIFÍCIL FAZER UMA COMPARAÇÃO JUSTA......

Agora o troll ai quis fazer comparação de um jogo mau portado pra mostrar a capacidade do console , sendo que o mesmo tem jogos bem melhores utilizando apenas parte de sua potencia como esse aqui abaixo.

j23V6P.gif
E sim , o SNes tem coisas melhores em seu Hardware , como efeitos de transparência , zoom mais avançado e mode 7.
 

ELTORO

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Não em tudo exatamente,mas tinha maior paleta de cores,processador ligeiramente melhor do que o Genesis,etc.
Aqui nesses foruns (botando o link apenas pra complementar) tem umas discussões sobre isso:

http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?19726-The-Neo-Geo-was-just-a-glorified-Genesis
http://www.neo-geo.com/forums/showthread.php?18178-Neo-Geo-system-specs-and-console-comparison

Detalhe pra esse comentário aqui:
"That chart is not extremely accurate. The "Bits (CPU)" part in particular is rather misleading, since Genesis and Neo-Geo share CPUs (68000 main, Z80 sound controller), the SNES CPU only actually has an 8-bit data bus, and IIRC the SPC700 in the SNES also has an embedded processor core (similar to 6502 I think).

But if the video game industry has taught me anything about CPU power, it's that it's not nearly as important as the rest of the architecture. What doesn't appear on the chart are two things that make the Neo-Geo unique among the consoles listed: an extremely powerful memory architecture (e.g. both SNES and Genesis, as well as many other consoles, have to move tile data to VRAM to display it; Neo-Geo's graphics processor has its own bus for tile data that is independent of the main bus) and a graphics processor which does everything except the front layer with sprites (which allows for more complex background animation than what can easily be achieved on SNES or Genesis backgrounds)."
 

Ridge

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O Neo Geo é mais poderoso que o SNES, ponto final.

Dito isso, ainda sim o SNES tinha algumas poucas vantagens perante o Neo Geo.

- O SNES fazia transparências reais enquanto o Neo Geo precisava de dither ou flickering pra imitar o efeito.
- O SNES fazia Mode 7 enquanto o Neo Geo não.
- O SNES podia fazer resolução maior que o Neo Geo com 512x448 contra 320x224
- Outra se não me engano o Neo Geo não faz games poligonais, coisa que ate o SNES fazia sem uso de chips
 

-Tubaína-

Supra-sumo
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j23V6P.gif
E sim , o SNes tem coisas melhores em seu Hardware , como efeitos de transparência , zoom mais avançado e mode 7.
Não em tudo exatamente,mas tinha maior paleta de cores,processador ligeiramente melhor do que o Genesis,etc.
Aqui nesses foruns (botando o link apenas pra complementar) tem umas discussões sobre isso:

http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?19726-The-Neo-Geo-was-just-a-glorified-Genesis
http://www.neo-geo.com/forums/showthread.php?18178-Neo-Geo-system-specs-and-console-comparison

Detalhe pra esse comentário aqui:
"That chart is not extremely accurate. The "Bits (CPU)" part in particular is rather misleading, since Genesis and Neo-Geo share CPUs (68000 main, Z80 sound controller), the SNES CPU only actually has an 8-bit data bus, and IIRC the SPC700 in the SNES also has an embedded processor core (similar to 6502 I think).

But if the video game industry has taught me anything about CPU power, it's that it's not nearly as important as the rest of the architecture. What doesn't appear on the chart are two things that make the Neo-Geo unique among the consoles listed: an extremely powerful memory architecture (e.g. both SNES and Genesis, as well as many other consoles, have to move tile data to VRAM to display it; Neo-Geo's graphics processor has its own bus for tile data that is independent of the main bus) and a graphics processor which does everything except the front layer with sprites (which allows for more complex background animation than what can easily be achieved on SNES or Genesis backgrounds)."
- O SNES fazia transparências reais enquanto o Neo Geo precisava de dither ou flickering pra imitar o efeito.
- O SNES fazia Mode 7 enquanto o Neo Geo não.
- O SNES podia fazer resolução maior que o Neo Geo com 512x448 contra 320x224
- Outra se não me engano o Neo Geo não faz games poligonais, coisa que ate o SNES fazia sem uso de chips
Por isso tudo eu acho que uma comparação é cabível, Neo Geo era parrudo, mas o SNES consegue me impressionar ainda mais.
 

ELTORO

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Uma coisa que eu queria ver é o SNES utilizando mais o chip SuperFX2,que se não me engano é um baita upgrade do primeiro modelo do chip,e melhora o processamento do console.

O Star Fox 2 a gente já viu que é um jogo 3D bastante avançado,porém a versão final mesmo só vai sair agora com o SNES mini,vamos ver se vai ser melhor ainda.

Porém,tem um outro jogo que usa o aparelho e o pessoal não costuma comentar,o Winter Gold :

Sinceramente,pra mim é tão impressionante que nem parece que está rodando no console.
 

ELTORO

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Por isso tudo eu acho que uma comparação é cabível, Neo Geo era parrudo, mas o SNES consegue me impressionar ainda mais.
Mas justamente por ser bem mais potente que não faz sentido comparar.

Uma coisa é SNES vs Mega,SNES vs PC Engine,e consoles assim,mas não dá pra comparar com Neo Geo de jeito nenhum,por mais que tenha algumas poucas vantagens.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
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Hmm não, não dá pra comparar. O SNES pode até chegar ao nível do Neo Geo e em algumas coisa superar, mas o uso de chips especiais e capacidade enorme dos cartuchos do Neo Geo não dá certo.
Seria como se todo jogo de SNES usasse o SDD-1 (como Street Fighter Alpha 2) junto com um SA-1.
 

Guerreiro Destemido

Habitué da casa
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Snes tem 2 botões a mais, que são os botões de ombro ''L'' e ''R'', satisfeito ? pois isso é tudo que o Snes tem de melhor em relação ao neo geo, pois o resto é isso abaixo


o que contraria o ista do Snes que diz que o poder do Neo Geo está nos cartuchos, então que dizer que o poder do Neo Geo Cd está no CD ? chip's no CD ? pois o Hardware do Neo Geo CD é praticamente o mesmo do Neo Geo Arcade, o resto é choro.
 

-Tubaína-

Supra-sumo
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Snes tem 2 botões a mais, que são os botões de ombro ''L'' e ''R'', satisfeito ? pois isso é tudo que o Snes tem de melhor em relação ao neo geo, pois o resto é isso abaixo


o que contraria o ista do Snes que diz que o poder do Neo Geo está nos cartuchos, então que dizer que o poder do Neo Geo Cd está no CD ? chip's no CD ? pois o Hardware do Neo Geo CD é praticamente o mesmo do Neo Geo Arcade, o resto é choro.

Apenas citando o que o colega disse anteriormente:

- O SNES fazia transparências reais enquanto o Neo Geo precisava de dither ou flickering pra imitar o efeito.
- O SNES fazia Mode 7 enquanto o Neo Geo não.
- O SNES podia fazer resolução maior que o Neo Geo com 512x448 contra 320x224
- Outra se não me engano o Neo Geo não faz games poligonais, coisa que ate o SNES fazia sem uso de chips

Então dizer que a única vantagem do SNES eram os botões de ombro, é querer simplificar a discussão.

E os jogos poligonais por exemplo?
 

Guerreiro Destemido

Habitué da casa
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Apenas citando o que o colega disse anteriormente:

- O SNES fazia transparências reais enquanto o Neo Geo precisava de dither ou flickering pra imitar o efeito.
- O SNES fazia Mode 7 enquanto o Neo Geo não.
- O SNES podia fazer resolução maior que o Neo Geo com 512x448 contra 320x224
- Outra se não me engano o Neo Geo não faz games poligonais, coisa que ate o SNES fazia sem uso de chips

Então dizer que a única vantagem do SNES eram os botões de ombro, é querer simplificar a discussão.

E os jogos poligonais por exemplo?
Desde quando transparência é sinônimo de vantagem ? nem mesmo a poderosa Sega Model 2 tem transparência, então que dizer que o Snes é mais potente que a Model 2 ?

Se até mesmo o Mega Drive faz mode 7 via software por causa do seu processador (q é o mesmo do neo geo), vc acha mesmo que o Mode 7 é algum tipo de vantagem e que o neo geo não tinha potência para gerar o Mode 7 ? vc fala isso como se os jogos do Neo Geo precisasse desse efeito
e do que adianta fazer 512x448 e consegui colocar apenas 16 cores ao mesmo tempo por falta de processador ?

então sim, a única vantagem do Snes era os dois botões de ombros que não serviam para nada na geração 16 bits, assim como as transparência não serviam para nada para as televisões de tubo CRT, e as duas resoluções do Snes, essa aí de 512x448 que foi utilizando em 6 jogos apenas e a de 256x224 eram completamente inferiores a resolução do Neo Geo que era a mesma do Ps1, Saturn, Mega Drive e etc que é o aspect ratio correto de uma tv crt que é 320x240 ou 640x480 por exemplo.
 
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Maçãetílica

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Eu tenho a impressão que o Neogeo Conseguiria emular o SNES. Emulação as vezes surpreende lembro que joguei muito NES emulado em um \GBA
 

-Tubaína-

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Eu tenho a impressão que o Neogeo Conseguiria emular o SNES. Emulação as vezes surpreende lembro que joguei muito NES emulado em um \GBA
O problema seria emular os jogos poligonais do Super, o Neo Geo não mem mostrou a capacidade de gerar polígonos, tanto que eu perguntei se existem jogos poligonais pra ele.

Se tiver, agradeço a quem responder.
 

Dark_Alex

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Neo Geo é um artigo de luxo, é o Arcade em casa. É o devaneio de todo Arcadeiro da época, ou melhor, ainda é para muitos. Eu tacava meu SNES e meu MEga na fogueira de festa junina na época se fosse preciso por um NeoGeo.
 

Maçãetílica

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O problema seria emular os jogos poligonais do Super, o Neo Geo não mem mostrou a capacidade de gerar polígonos, tanto que eu perguntei se existem jogos poligonais pra ele.

Se tiver, agradeço a quem responder.
O super só consegue rodar esses jogos com chip auxiliar logo o poder não é realmente da maquina. O neogeo roda sem precisar disso. Quando me refiro ao neogeo emular snes falo apenas de jogos sem chips especiais.
 

Kernell32dll

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OP, siga meu conselho, abra um também para a disputa Master System X N64. Você ta se tornando especialista nisso.

Cada uma...
 

-Tubaína-

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OP, siga meu conselho, abra um também para a disputa Master System X N64. Você ta se tornando especialista nisso.

Cada uma...
Neste caso é diferente.

Master System não supera EM NADA o N64 em matéria de hardware, mas se no tópico PS1 x N64 o pessoal que defende o PS1 fala que o 32-Bit é melhor, é porque em algum ponto o hardware do PS1 é melhor (texturas, som, etc), tal como em algum ponto o hardware do SNES é melhor que o do Neo Geo.

É a mesma coisa!

E isso é um fórum de discussão correto?
 

Ryo_Hazuki(

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Abre um brick game 10000 in 1 x psvita garanto que dá um caldo também.
 

lascados

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Mesmo vendo o Neo Geo superior ao Super Nintendo (para mim o melhor console de todos os tempos), tem uma coisa que o Super tinha que o Neo Geo não tinha, suporte de muitas produtoras para fazer altos jogos. Mesmo assim, não acho muito cabível essa discussão, uma vez que o console definitivo para os 2D é o Neo Geo AES/MVS/CD, tendo só o Dreamcast chegado no nível de 2D nele, nem o Saturno/Playstation 1 conseguiram esse efeito.
 

Ryo_Hazuki(

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E para o sabichão acima que disse que os jogos do Neo Geo rodam com chips extras, lembre-se que quase todos os medalhões do snes rodam com muletas também, pois o console não dava conta. Não negue proteus, pois é a pura verdade e no seu coraçãozinho ista vc sabe disso.

No mais o Neo Geo surra de vara mole na cara dos dois principais 16 bit da época e ainda mostrava o dedo do meio para os 32 bit também, na moral. (no 2d ao menos).
 

-Tubaína-

Supra-sumo
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E para o sabichão acima que disse que os jogos do Neo Geo rodam com chips extras, lembre-se que quase todos os medalhões do snes rodam com muletas também, pois o console não dava conta. Não negue proteus, pois é a pura verdade e no seu coraçãozinho ista vc sabe disso.

No mais o Neo Geo surra de vara mole na cara dos dois principais 16 bit da época e ainda mostrava o dedo do meio para os 32 bit também, na moral. (no 2d ao menos).
Faltou gerar polígonos e efeitos de transparência para bater de vara mole, sem falar que era caríssimo, péssimo CxB.
 
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Ridge

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Se os chips do SNES são muletas, então o 32X e o Sega CD foram o que? Cadeira de rodas??

Mano fala que o SNES precisou de chips mas o Mega Drive precisou de dois add-ons e ate de um novo pad com mais botões pra não ficar pra tras.
 

jureg

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Mais um tópico m**** na pasta. Tá foda, amigos! No mais, qual a opinião de vocês: Samu vs. Faxanadu?
 

Ryo_Hazuki(

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Surra de vara sim, de vara mole não.

Faltou gerar polígonos e efeitos de transparência para bater de vara mole, sem falar que era caríssimo, péssimo CxB.
Tem um jogo de nave isométrica da SNK que, se não me engano, usa polígonos, fizeram um porte para o Mega Drive, mas não tenho certeza se saiu para o Neo Geo. Não lembro o nome nem a pau agora.
 

Denrock

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Se os chips do SNES são muletas, então o 32X e o Sega CD foram o que? Cadeira de rodas??

Mano fala que o SNES precisou de chips mas o Mega Drive precisou de dois add-ons e ate de um novo pad com mais botões pra não ficar pra tras.
exatamente por isso são considerados OUTRAS PLATAFORMAS

caso contrário, Kolibri e Silpheed são jogos de megadrive então certo ??
vou me lembrar disso na próxima discussão de snes vs megadrive
 

Guerreiro Destemido

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O problema seria emular os jogos poligonais do Super, o Neo Geo não mem mostrou a capacidade de gerar polígonos, tanto que eu perguntei se existem jogos poligonais pra ele.

Se tiver, agradeço a quem responder.
Sabe pq os jogos abaixo são em 3D no Mega Drive e 2D no Snes ? por causa do processador Motorola 68000, e sabe qual é o processador do Neo Geo ?



 
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