O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DOWNLOAD] Retroarch v1.7.6 (x64) Pré-Configurado, versão PC.

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Queria muito emular Amiga e Amiga CD32, mas tá muito estressante fazer funcionar vou abandonar.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Atualizando meu caso, o PC que montei com sucata não era x32, ele tinha CPU x64 mas com um Windows de 32 instalado. Se dei bem!

Agora já posso usar o setup do OP
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
EMULADORES DIFERENTES COMPARTILHANDO A MESMA PLAYLIST :kpensa

Nos spoilers do post inicial, eu dou dicas de como editar suas plylists para que os jogos sejam iniciados diretamente, sem passar pela escolha de núcleo (emulador).
Com a opção de salvar configurações por diretório de conteúdo as possibilidades se ampliaram. Eu estava aqui fazendo um teste e vi que é possível ter uma playlist modificada para ser compartilhada por mais de um emulador. Imagine o seguinte cenário:

Você tem uma pasta de roms para Game Boy e, dentro dela duas subpastas. Nestas subpastas você separou suas Roms normais das Roms SGB (Super Game Boy). Ao gerar a playlist, apontando para a pasta principal, ambas as subpastas serão contempladas, porém sua playlist será uma só.
Ao abrir essa lista no editor de textos, você vai perceber que os jogos são listados em dois grupos, respeitando a ordem de diretório, no caso as duas subpastas que você criou. Você vai poder realizar o procedimento de edição desta playlist, modificando apenas uma parte selecionada do documento, que corresponda apenas aos jogos de uma das subpastas. Para isso o notepad++ é altamente recomendado, pois lhe dá a opção de realizar substituições múltiplas apenas em trechos selecionados da playlist. O resultado é uma só playlist com todos os jogos presentes, porém, cada tipo de rom chamando um Core diferente. Neste cenário, as roms SGB poderiam, por exemplo, chamar o Core nSideBalanced e as demais, qualquer outro emulador compatível com Game Boy. . :rox
 
Ultima Edição:

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
É isso aí pessoal. Se alguma coisa não funcionar direito, me avisem.
Instalei aqui no PC zero, i3 2100, VGA onboard, não dá imagem porque diz que não é compatível com os drivers instalados, baixei um Retroarch novo no site oficial e foi de boa, sabe como posso resolver?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Instalei aqui no PC zero, i3 2100, VGA onboard, não dá imagem porque diz que não é compatível com os drivers instalados, baixei um Retroarch novo no site oficial e foi de boa, sabe como posso resolver?
A que tipo de driver a mensagem se refere?
Experimente descompactar o pack e, antes de rodar o Retroarch, exclua somente o arquivo config.cfg.
Se funcionar, voce vai perder boa parte das configurações.

Quando iniciado pela primeira vez, o Retroarch se molda ao seu hardware. As configurações de minha máquina é que estão no pack pra download. Se houver muita diferença entre meu hardware e o seu, as chances de falhas serão maiores.

O que você pode fazer, é confirmar a arquitetura exata de seu processador e SO. Baixar a versão correspondente no site oficial, fazer suas próprias configurações, e adicionar os arquivos que eu upei separadamente.
Deixei instruções no post e spoilers que vão te ajudar a deixar tudo como esperado.

Volte aqui e nos diga como ficou.


Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
TRADUÇÃO AUTOMÁTICA DA ROM AO INICIAR OS JOGOS

Não sei se todos aqui sabem, mas se você colocar os arquivos de tradução (ips) na mesma pasta de suas roms, elas serão traduzidas automaticamente quando você iniciar os jogos. Tenha certeza de que possui a rom certa para os IPS baixados. Renomeie o arquivo ips com o mesmo nome da rom e pronto!

OBS: o IPS precisa ter o mesmo nome de sua respectiva rom. O que vale é o nome do arquivo dentro do zip. Se suas roms já tem os mesmos nomes mostrados no zip então é mais prático ainda na hora de renomear os arquivos de IPS .

Se você tem o hábito de aplicar patch manualmente nas suas roms, então não precisa mais. Agora você pode deixar essa função a cargo do Retroarhc. Sua rom vai continuar intacta, mas vai poder jogar os jogos traduzidos sem ter muito trabalho. Nem todos os Cores suportam esse recurso. Se não funcionar pra você, este pode ser um dos motivos.
Seria perfeito se as traduções pudessem ficar num diretório a parte. :kkk
 
Ultima Edição:


Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
4.332
Pontos
703


Seria interessante ter um topico "oficial" para o Retroarch ou fazer desse um, no caso com algum FAQ explicando a diferença dos cores, alguns filtros e coisa do tipo, mesmo alguns usuarios mais antigos do programa como eu ainda ficam com varias duvidas

Sobre o pack vai ajudar muita gente que tem curiosidade ou problema em baixar e configurar o Retroarch, gostei bastate da iniciativa :kjoinha
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Não sei como era antes, mas hoje ele tira um print da tela na hora da conquista.

vc tem que se cadastrar no http://retroachievements.org e depois dar login da sua conta no Retroarch. Automaticamente ele associa a rom e libera. Vc pode ver se ativou no login e no menu de conquistas.
Geralmente quem cria é o próprio pessoal do site. Aqui temos um exemplo das conquistas de Super Mario World
http://retroachievements.org/game/228

Estava vendo que existe no Retroarch um menu chamado Conquistas. Por padrão as opções lá vem desabilitadas.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
A PASTA CACHE DO RETROACH
Nas opções de diretório do Retroarch você pode determinar uma pasta de cache. Por padrão essa opção não traz um diretório associado. Você pode criar uma pasta ou apontar, por exemplo, para a pasta temp do Windows. O importante é que o sistema tenha permissão pra escrever no diretório.

Por que ela é importante?
Arquivos temporários são criados durante a emulação, dentre eles, roms descompactadas. Existem situações em que o sistema fecha de forma abrupta ou trava mesmo. Então a rotina de limpeza automática do Retroarch não ocorre com sucesso, deixando rastros de arquivos em meio às suas roms. Ao determinar um repositório você evita a sujeira. Se por alguma razão tais arquivos não puderem ser automaticamente apagados, ao menos ficarão isolados.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
E OS INPUT LAGS ?

Não sei todos tem acompanhado a questão do input lag nos emuladores. Provavelmente isso já foi e ainda é muito discutido em outros posts deste forum, mas informação nunca é de mais.

Não faz muito tempo que o time do Retroarch implementou recursos para diminuir a latência nos cores do sistema, conseguindo alcançar resultados melhores que o próprio console. A questão é saber usar o recurso, pra não causar outros problemas na emulação. Não funciona com todos os Cores. Mas eu testei no Snes9x e dá uma boa diferença, de maneira que, ao se acostumar com essas melhorias, fica ruim voltar para o tradicional. No video abaixo, uma amostra de como funciona o chamado "run ahead".



Ainda sobre o tema, o link abaixo explica com detalhes a importância e como obter uma sincronia perfeita do Retroarch com seu hardware. Isso é fundamental para uma melhor experiência durante a jogatina. Se você nunca deu atenção àquela contagem de frame nas opções de video do Retroarch, saiba que ela não está lá a toa:

https://forums.libretro.com/t/perfect-audio-video-synchronization/12072
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Estou pensando seriamente em utilizar apenas o retroarch (não que eu ja não o utilize), mas uso ele + Emulator Station... Essa versão nova, trouxe uma nova GUI, a Ozone (que é baseada na HUDO do Nintendo Switch). Gosteid ela a ponto de querer aposentar o Emulator Station de vez (o que dificulta um pouco a organização, pois são mais arquivos de configuração pra mexer, cada vez q quer mduar algo). Unica coisa q não curti muito é q utilizando a interface Ozone, não aparece as screenshots ou capinhas dos jogos... bem não se pode ter tudo (Não curto muito a XMB)...

Mais tarde vou baixar esse pacote, testar aqui (modificar algumas coisas ao meu grado e ver se passo usar só ele...
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
RETROARCH: PASTAS E ARQUIVOS PARA BACKUP
Você pode desejar atualizar seu Retroarch, mantendo toda a configuração realizada. Recomendo utilizar o Stellar, uma ferramenta que faz quase todo o trabalho pra você. Abaixo, você pode aprender um pouco mais sobre as funções das pastas principais que compõe o Retroarch:

\Retroarch\shaders\presets
Armazena as configurações de shaders que você deixou para cada Core ou diretório de conteúdo
OBS: Quando você move a pasta do Retroarch para outro disco ou diretório, os presets perdem a referência. Se não quiser refazer todas as escolhas de shader novamente, a única forma de reaproveitar os arquivos é editando os paths manualmente com um editor de textos avançado, como o notepad++.

\Retroarch\assets
Guarda arquivos e configurações de temas

\Retroarch\config
Memoriza o overlay escolhido, se o deixou ativo ou inativo e também o formato de tela configurado

\Retroarch\overlays\
Guarda os overlays oficiais e também os que você baixou da web

\Retroarch\playlists
Suas playlists criadas

\Retroarch\saves
Além de saves automáticos, guarda configurações para sistemas Arcade

\Retroarch\states
Local do seu save state

\Retroarch\system
Esta é a pasta onde ficam os bios e arquivos específicos de alguns cores.

\Retroarch\thumbnails
Capinhas e imagens dos jogos

retroarch-core-options.cfg
Este arquivo armazena as configurações escolhidas no menu Opções de cada Core. Este registro tende a crescer muito conforme você joga. Isso porque, além de armazenar as configurações dos Cores, também registra configurações de cada jogo executado. Para uma melhor organização e facilitar a recuperação de configurações perdidas, e recomendado desabilitar a gravação nesse arquivo. Prefira ter cada Core gravando registros separadamente. Verifique se sua versão do Retroarch oferece esta opção indo em Menu Principal>Aba Configurações>Configuração>Usar arquivos de opções globais de núcleo. Desabilite esta opção. Com isso, serão criados arquivos separados por Core na pasta config. Se algo der errado para um core específico, você pode restaurar as configurações dele simplesmente apagando esse registro, sem afetar os demais núcleos.

retroarch.cfg
Arquivo de configurações globais do sistema. Este arquivo guarda diversos ajustes e diz mais respeito à forma como o Retroarch é operado e como ele conversa com seu hardware.
É altamente recomendado NÃO salvar alterações neste arquivo quando estiver com núcleo carregado. Se optar por criar uma nova configuração durante um core ativo, outro arquivo de configuração é criado em paralelo. Não recomendado, pois costuma dá pau na troca de Core. Aparentemente é uma falha que pode ser corrigida em futuras versões.
Este arquivo pode receber alterações de duas formas:
  1. Quando você sai do Retroarch pela opção "Fechar o Retroarch", disponível no menu principal. Para tal, a funcionalidade "salvar ao sair" deve estar habilitada no menu de configurações;
  2. Quando utiliza a opção "Arquivo de Configuração" disponível também no menu principal.
OBS: na hora de realizar o backup destas pastas e arquivos, tenha o cuidado de manter a mesma estrutura de pasta anterior. Do contrario, muita coisa pode não funcionar como esperado. Para os Cores e Database, recomendo fazer o update pela função do atualizador online do Retroarch.
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Alguém tem aquele overlay do "Nesflix" do Switch?

Normalmente utilizo ovelays personalizado pra cada sistema, como tou mexendo de novo, achei q fica melhor deixar um overlay "neutro" pra todos os sistemas... esse em especial achei um verdadeiro charme!
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
MUDANÇAS NO PACK PARA DOWNLOAD

Olá Pessoal!

Agora você tem a opção de baixar o pack inteiro ou somente os arquivos essenciais de configuração do Retroarch. No mesmo link de compartilhamento no post inicial, eu deixei ambas as opções.

V74afCr.png


O que mudou no pack full:
- O sistema Game Gear agora está sendo emulado pelo core Gearsystem. O GenesisPlusGX ainda compartilha Master e Mega.

- Adicionada configuração para o Core nSideBalanced (higan_sfc_balanced_libretro.dll), que é uma variante do Higan. Você vai poder continuar utilizando o Snes9x normalmente, mas se for utilizar o nSideBalanced, ele vai chamar um overlay do Super Famicom. Se for o caso, você pode depois alterar para outro de sua escolha.

Aproveitando que citei o nSideBalanced, este Core possui em seu menu de Opções, a possibilidade de alterar a resolução interna da emulação. Essa flexibilidade é legal pois dá opções para quem for utilizar monitores/TVs específicos.

DICA: Pra quem for utilizar shaders do tipo CRT no nSideBalanced, a resolução interna precisa ser reduzida para no mínimo 512x240, sendo o ideal 512x224, ou qualquer valor mais baixo. Resoluções com linhas verticais acima de 240p podem causar mau reposicionamento das scanlines, além de tremulação na imagem.

A resolução interna interfere diretamente no shader utilizado. As mais altas ficam melhor com shaders que simulam o modo 480p, por exemplo. Alguns shaders CRT podem também ser experimentados sem maiores problemas. Façam os testes para descobrir a configuração ideal pra você.

O nSideBalanced possui ainda uma opção de cor cujo objetivo é simular o hardware original do Super Famicom, trazendo uma coloração e tons de preto mais intensos (particularmente gosto muito). Se o shader escolhido tiver cores "lavadas" esta opção pode dar um up na coloração.

E isso! :kmaroto
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Bem, não estou conseguindo fazer com que o retroarch crie os saves numa pasta especifica. Mesmo pedindo pra ele salvar a configuração por pasta, uma vez q um core é core é carregado... Por exemplo, eu gostaria q os saves de super nintendo, ficasse, na pasta ../saves/snes e assim por diante pra cada sistema, mesmo criando manualmente as pastas la e alterando o caminho no proprio retroarch, depois salvando as opções por pasta, qnd recarrega de novo ela volta pro default. ENgraçado q pra pasta screenshot, fiz o mesmo procedimento e deu certo!
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Bem, não estou conseguindo fazer com que o retroarch crie os saves numa pasta especifica. Mesmo pedindo pra ele salvar a configuração por pasta, uma vez q um core é core é carregado... Por exemplo, eu gostaria q os saves de super nintendo, ficasse, na pasta ../saves/snes e assim por diante pra cada sistema, mesmo criando manualmente as pastas la e alterando o caminho no proprio retroarch, depois salvando as opções por pasta, qnd recarrega de novo ela volta pro default. ENgraçado q pra pasta screenshot, fiz o mesmo procedimento e deu certo!
Richter, pode dar mais detalhes?
Você está se referindo aos saves de estado de jogo ou às configurações por diretório de conteúdo?
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Richter, pode dar mais detalhes?
Você está se referindo aos saves de estado de jogo ou às configurações por diretório de conteúdo?
Então, me refiro ao save do jogo mesmo, por exemplo, configuro o core do snes pra salvar o progresso dos jogos na pasta ../save/snes; vou la na opção sobrescrever e mando salvar a configuração por pastas, pra tudo q tiver na pasta snes, tenha o mesmo efeito... saves de jogo na pasta ../save/snes; screenshots na pasta ../screenshot/snes... e etc... o mesmo faço pros outros cores:
O core do mega pra salvar na pasta ../save/mega;
PSX na pasta ../save/psx e assim por diante...

Porem, qnd saio do reftroarch, ele volta pro defaut, jogando todos meus saves, na pasta ../save... mas as screenshots ele mantem salvo a estrutura q eu montei...

Olha a screen a bagunça q fica os saves, mesmo eu criando as pastinhas la e reconfigurando o patch dentro do retroarch, ele insiste em ignorar...

1.PNG

2.PNG

Ja as screenshots, ele salva certinho a configuração...

Outra coisa q eu não curti (ou eu noobei) por exemplo, é q eu separo as roms de snes e super famicom... no sisteminha q eu tenho com o emulator station. Lá eu consigo manter organizado, pois uso um arquivo de configuração geral do retroarch para cada sistema que eu chamo dentro do ES... mas usando o retroarch puro, adicionei a pasta snes, ok! Ele criou la a playlist linda e maravilhosa... Blz! AGora vou add as roms de super famicom... esperandp q ele ia criar outra playlist chamada sfc... q nada! Ele jogou td na mesma playlist de snes e misturou todas as roms JP com americanas/europeias... Além das traduzidas (que tenho uma subpasta, chamada "Tradução", aonde estão as ROMs JP traduzidas pra Inglês). Arcade tb, ele não separou FBA de MAME e Neo Geo. Jogou Tudo na Playlist Arcade. Mesmo eu tendo usando akela opção de salvar por diretorio de conteudo, creio eu q teria q criar playlists manuais para ter td separado... o que daria um trabalinho meio enfadonho. Anyway... eu só vou realmente sentir muita falta das imagens das telas de jogo (não curto a xmb) e stou usando o ozone por padrão. E por enquanto essa interface do Retroarch, não mostra as imagem das telas dos games, como tou acostu,ado com o emustation...
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Então, me refiro ao save do jogo mesmo, por exemplo, configuro o core do snes pra salvar o progresso dos jogos na pasta ../save/snes; vou la na opção sobrescrever e mando salvar a configuração por pastas, pra tudo q tiver na pasta snes, tenha o mesmo efeito... saves de jogo na pasta ../save/snes; screenshots na pasta ../screenshot/snes... e etc... o mesmo faço pros outros cores:
O core do mega pra salvar na pasta ../save/mega;
PSX na pasta ../save/psx e assim por diante...

Porem, qnd saio do reftroarch, ele volta pro defaut, jogando todos meus saves, na pasta ../save... mas as screenshots ele mantem salvo a estrutura q eu montei...

Olha a screen a bagunça q fica os saves, mesmo eu criando as pastinhas la e reconfigurando o patch dentro do retroarch, ele insiste em ignorar...

Visualizar anexo 64766

Visualizar anexo 64767

Ja as screenshots, ele salva certinho a configuração...

Outra coisa q eu não curti (ou eu noobei) por exemplo, é q eu separo as roms de snes e super famicom... no sisteminha q eu tenho com o emulator station. Lá eu consigo manter organizado, pois uso um arquivo de configuração geral do retroarch para cada sistema que eu chamo dentro do ES... mas usando o retroarch puro, adicionei a pasta snes, ok! Ele criou la a playlist linda e maravilhosa... Blz! AGora vou add as roms de super famicom... esperandp q ele ia criar outra playlist chamada sfc... q nada! Ele jogou td na mesma playlist de snes e misturou todas as roms JP com americanas/europeias... Além das traduzidas (que tenho uma subpasta, chamada "Tradução", aonde estão as ROMs JP traduzidas pra Inglês). Arcade tb, ele não separou FBA de MAME e Neo Geo. Jogou Tudo na Playlist Arcade. Mesmo eu tendo usando akela opção de salvar por diretorio de conteudo, creio eu q teria q criar playlists manuais para ter td separado... o que daria um trabalinho meio enfadonho. Anyway... eu só vou realmente sentir muita falta das imagens das telas de jogo (não curto a xmb) e stou usando o ozone por padrão. E por enquanto essa interface do Retroarch, não mostra as imagem das telas dos games, como tou acostu,ado com o emustation...

Bem, vamos por parte pra tentar entender o que está acontecendo.
As configurações de diretório fazem parte das configurações globais. Salvo engano, acredito que estas modificações não sejam gravadas junto com a opção de salvar por diretório de conteúdo. Se funcionou para as Screeshots, gera mais dúvida ainda. Nunca tentei na verdade. Talvez esteja em fase de implementação. Pode ser que em futuras atualizações seja implementado em definitivo.

Quanto à geração de playlists , recomendo você criá-las pelo Menu Desktop do Retroarch. É super simples e rápido. Primeiro separei minhas roms pela própria pesquisa de arquivos do Windows, usando os termos (USA), (Japan), (Europe), que são parte do nome dos arquivos. Fiz a separação das Roms de Famicom/NES e de SNES/SFC, uma pasta somente de Roms Japonesas e outra contendo as demais.

Na hora de construir a playlist, escolho a mesma base de dados para ambas as pastas de Roms. Não é obrigatório usar uma base de dados pra criar a playlist, mas é necessário apenas para que as capinhas e imagens dos jogos sejam mostradas corretamente.

Quanto às romhackers, não tenho certeza, mas as databases do Retroarch só consideram roms do tipo NO INTRO. Espero estar enganado. Mas Isso não impede de você criar as playlists de roms diferenciadas. Só que as imagens dos jogos não serão mostradas durante a navegação, justamente por não fazerem parte oficialmente das bases de dados do Retroarch.
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Bem, acho q o jeito é esperar novas atualizações mesmo. Acho estranho pra pasta de screenshots ele aceitar e na pasta de saves não... alguns emuladores criam por default uma pasta la, mas nem todos, de repente é isso q pode dar algum conflito, o que eu posso tentar fazer é usar os arquivos de configurações separados pra cada sistema, como uso aqui com o ES, depois vou fazer um teste, assim q carregar o core, mudar de arquivo de configuração...

Mas acho q por hora vou continuar usando em conjunto com o ES mesmo, até eles da mais uma polida tanto no ozone, qnt nesse quesito das pastas, pq nossa... da um nervoso a bagunça q fica xD
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Bem, acho q o jeito é esperar novas atualizações mesmo. Acho estranho pra pasta de screenshots ele aceitar e na pasta de saves não... alguns emuladores criam por default uma pasta la, mas nem todos, de repente é isso q pode dar algum conflito, o que eu posso tentar fazer é usar os arquivos de configurações separados pra cada sistema, como uso aqui com o ES, depois vou fazer um teste, assim q carregar o core, mudar de arquivo de configuração...

Mas acho q por hora vou continuar usando em conjunto com o ES mesmo, até eles da mais uma polida tanto no ozone, qnt nesse quesito das pastas, pq nossa... da um nervoso a bagunça q fica xD
Mesmo fazendo parte do conjunto, alguns emuladores continuam se comportando como em suas versões standalone, onde acabam criando arquivos aleatoriamente. Particularmente, não me importo de ter os saves todos juntos. Me incomoda apenas quando o sistema sai espalhando arquivos dentro de minhas pastas de roms.
Sobre as playlists arcade, tive um pequeno contratempo. Existe uma situação em que mais de uma lista é criada após o scan. Isso porque algumas roms são reconhecidas para mais de uma versão de emuladores, podendo aparecer em playlist de Mame e FinalBurn, às vezes em duas ou mais versões do Mame. Os problemas começam a surgir quando chega a hora de salvar as configurações, o Retroarch acaba gerando arquivos de presets no local errado que conflitam com as configurações de outro emulador arcade.
Por isso fica a dica: utilizar um pack de roms correspondente à versão do emulador e, qualquer playlist extra que surgir no scan, esta seja descartada.

Mas ainda lhe encorajo a criar suas playlists pelo Menu Desktop, ou pelo modo Web. É muito rápido e funciona otimamente. Faça um teste, não custa nada. Dê uma olhada nos spoilers do post inicial. Tá tudo lá. Infelizmente para roms arcade nenhuma dessas opções é indicada, por conta dos nomes das roms não serem exibidos corretamente e sim o que fica no zip de cada rom.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
sem problemas, o tema é bem feito mesmo.
vlw
Mas na pasta dos slides tem um plano vazio. Se a pessoa tiver um conhecimento básico de Photoshop, acho que conseguiria criar os assets que precisa...
Inclusive, eu estive pensando em recriar esse tema, aproveitando o material dele. Na verdade, se sobesse como fazer, e se possível fosse, queria mudar a posição e tamanho das imagens dos jogos, pra deixar o visual mais organizado, adotando um redimencionamento automático para as imagens. Me incomoda que elas sejam desajustadas e tenham de dividir o mesmo espaço da foto dos consoles ao fundo.
 
Ultima Edição:

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.304
Pontos
1.694
Mas na pasta dos slides tem um plano vazio. Se a pessoa tiver um conhecimento básico de Photoshop, acho que conseguiria criar os assets que precisa...
Inclusive, eu estive pensando em recriar esse tema, aproveitando o material dele. Na verdade, se sobesse como fazer, e se possível fosse, queria mudar a posição e tamanho das imagens dos jogos, pra deixar o visual mais organizado, adotando um redimencionamento automático para as imagens. Me incomoda que elas sejam desajustadas e tenham de dividir o mesmo espaço da foto dos consoles ao fundo.
hum bem pensado
vou tentar dar uma olhada entao
vlw
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.374
Reações
26.071
Pontos
1.004
fui testar com um jogo do Dreamcast, e mesmo com as duas bios obrigatorias, o jogo não entra, sai o Retroarch pro windows. E isso com o Core do Reicast. Isso também ocorre com o Core do Saturn, o do Kronos.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
fui testar com um jogo do Dreamcast, e mesmo com as duas bios obrigatorias, o jogo não entra, sai o Retroarch pro windows. E isso com o Core do Reicast. Isso também ocorre com o Core do Saturn, o do Kronos.
Olha... :kpensa
Nunca emulei Dreamcast ou Naomi antes, mas desconfio que você tenha deixado escapar algum detalhe. Já deu uma revisada nos requisitos, com base na página oficial Libretro?

Você colocou suas bios numa subpasta chamada "dc" ? Esta subpasta precisa estar dentro da pasta "system"
A mídia utilizada está em formato compatível?

Se nenhum detalhe escapou, será que seu hardware atende os requisitos para emular este console?
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.374
Reações
26.071
Pontos
1.004
Olha... :kpensa
Nunca emulei Dreamcast ou Naomi antes, mas desconfio que você tenha deixado escapar algum detalhe. Já deu uma revisada nos requisitos, com base na página oficial Libretro?

Você colocou suas bios numa subpasta chamada "dc" ? Esta subpasta precisa estar dentro da pasta "system"
A mídia utilizada está em formato compatível?

Se nenhum detalhe escapou, será que seu hardware atende os requisitos para emular este console?
ihhhh as bios estão na pasta system

resolvi testar com Retroarch puro, e estranho, em ambos os casos, DC e Saturn rodaram aqui.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
MENU DESKTOP DO RETROARCH

Olá pessoal!

Não sei vocês estão fazendo uso do Menu Desktop, mas ela facilita bastante algumas coisas no Retroarch. Ele funciona também como uma interface alternativa, onde você pode gerenciar suas playlists e até mesmo iniciar seus jogos por ela, lembrando bastante o LaunchBox.

Uma das coisas legais que essa interface oferece, é uma telinha de diagnóstico, após scanear suas roms/isos. Por ela acabei percebendo que existem alguns arquivos que são requeridos para que um determinado Core Funcione adequadamente, ainda que não seja obrigatório na maioria dos cenários.

7kxsZPP.png


Repare nas letrinhas, à direita da imagem. Ali ficam os avisos. Nesse caso em específico, a dica é ir atrás do arquivo nstdatabase.xml, que deve ser colocado na pasta system, e é requerido pelo emulador NEStopia.

Existem alguns games que podem precisar de determinados arquivos pra funcionar, ou reduzir bugs. Arquivos que eventualmente você pode não ter. Então essa ferramenta acaba dando algumas dicas. :kwow
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Eu tou querendo separar minhas roms de arcade por "tela" (horizontal e vertical) e consertar meu fullset do mame (acho melhor baixar um especifico pro core q vou usar - qualquer coisa PM :D) que ta todo cagado... tentei ver o tutorial la, mas achei bem confuso, alem de tar em espanhol q tenho uma dificuldade enorme com esse idioma xD

E cara, esse retroarch ta ficando cherosod emais:



Daki a pouco acho q não vou mais dependender de nenhum outro frontend... ele puro ja vai dar conta...
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Sem problemas.
Eu adicionei mais informações nessa sessão de spoilers, pra complementar o vídeo tutorial. Dê uma olhadinha lá. Se precisar de dicas eu te ajudo. Se ficar complicado, upo o batch pronto pra galera aí. Só me falar a versão de seu fullset. :kjoinha
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Sem problemas.
Eu adicionei mais informações nessa sessão de spoilers, pra complementar o vídeo tutorial. Dê uma olhadinha lá. Se precisar de dicas eu te ajudo. Se ficar complicado, upo o batch pronto pra galera aí. Só me falar a versão de seu fullset. :kjoinha
Opa, valew, vou dar uma olhadinha la :D
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.260
Reações
4.737
Pontos
703
MENU DESKTOP DO RETROARCH

Olá pessoal!

Não sei vocês estão fazendo uso do Menu Desktop, mas ela facilita bastante algumas coisas no Retroarch. Ele funciona também como uma interface alternativa, onde você pode gerenciar suas playlists e até mesmo iniciar seus jogos por ela, lembrando bastante o LaunchBox.

Uma das coisas legais que essa interface oferece, é uma telinha de diagnóstico, após scanear suas roms/isos. Por ela acabei percebendo que existem alguns arquivos que são requeridos para que um determinado Core Funcione adequadamente, ainda que não seja obrigatório na maioria dos cenários.

7kxsZPP.png


Repare nas letrinhas, à direita da imagem. Ali ficam os avisos. Nesse caso em específico, a dica é ir atrás do arquivo nstdatabase.xml, que deve ser colocado na pasta system, e é requerido pelo emulador NEStopia.

Existem alguns games que podem precisar de determinados arquivos pra funcionar, ou reduzir bugs. Arquivos que eventualmente você pode não ter. Então essa ferramenta acaba dando algumas dicas. :kwow

Eu acabei de baixar o pack que você faz, excelente!
Mas agora eu tenho uma duvida noob referente a imagens:
  1. As capas dos jogos não aparecem (apesar de eu ter feito download de um bom volume).
  2. Os ícones que representam o console eu não consigo mudar (tipo os ícones na image de Game Boy Advance e Game Boy Color.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Eu acabei de baixar o pack que você faz, excelente!
Mas agora eu tenho uma duvida noob referente a imagens:
  1. As capas dos jogos não aparecem (apesar de eu ter feito download de um bom volume).
  2. Os ícones que representam o console eu não consigo mudar (tipo os ícones na image de Game Boy Advance e Game Boy Color.

E aí Zanchin!

Vou tentar te ajudar, falando um pouco sobre Datafile, Playlist e os arquivos do tema (ícones e imagens de fundo). Desculpe o post longo, mas assim já ajudo outras pessoas também.

Seguindo o padrão normal das coisas, o que faz as imagens dos jogos aparecerem na maioria dos emuladores, incluindo o Retroarch, é a combinação de um Datafile, juntamente com a nomenclatura adotada em suas ROMs e ainda, a nomenclatura utilizada nos packs de imagens. Não precisa ser necessariamente os três itens juntos. Para o caso do Retroarch, basta que sua coleção de Roms tenha os mesmos nomes adotados nos packs de imagens. Mas para que as coisas funcionem, é necessário seguir alguns passos. Antes de demonstrar, vamos esticar um pouquinho o nosso entendimento do assunto:

DATAFILE
A maioria dos emuladores trabalham com Datafiles de ROM, além de sua base de dados. Dependendo da programação, os desenvolvedores podem fazer dos datafiles arquivos de baixa ou alta dependência. Pensando assim, um Datafile pode pedir coisas facilmente ignoradas pelo usuário, como também exigir que a rom seja especifica, por exemplo. Felizmente não é o caso do Retroarch, quando o assunto é capinha dos jogos.

Para um emulador, o Datafile de ROM é um arquivo de referência, uma lista que o sistema consulta. Imagine que um Datafile seja uma lista de convidados, a ROM seja a convidada e as imagens, as acompanhantes. O sistema consulta a lista (Datafile) pra ver se a ROM (convidada) está inscrita e também se esta trouxe as acompanhantes certas (imagens). Se os nomes baterem, as imagens aparecerão.

O Retroarch também faz uso de database, que tem finalidade semelhante a um datafile. Mas não vem ao caso nessa explicação.
Quando você baixa as capinhas, o sistema espera que você tenha ROMs com os mesmos nomes presentes nestes packs de imagens. Vale lembrar que, Romsets mais antigos costumam adotar o sistema Goodsets, que podem conter ROM dos mais variados tipos, e muitas delas possuindo nomes diferentes do que o Retroarch "deseja encontrar". Baseado no que foi dito até aqui, você tem algumas alternativas pra resolver o seu problema com as imagens.

OPÇÃO1: Baixar packs de ROMs que batem com a nomenclatura adotada pelo Retroarch em seus packs de imagens, (recomendado);
OPÇÃO 2: Caso suas roms já possuam os mesmos nomes presentes nos arquivos de imagens, apenas crie sua playlist ignorando os datafiles. Para isso, utilize o Menu Desktop, do próprio Retroarch (segunda melhor opção).

OPÇÃO 3: Se forem pouquíssimas ROMs, criar suas respectivas playlists, ignorando os datafiles e então renomear as imagens pra baterem com os nomes de suas ROMs;
OPÇÃO 4: Se ainda forem pouquíssimas ROMs, renomeá-las para baterem com os seus respectivos nomes nos packs de imagens (provável que o Retroarh considere apenas o arquivo interno do ZIP).
OPÇÃO 5: Ignorar totalmente a visualização de imagens e se basear apenas pelo nome do game.


Como você pode ver, as duas primeiras opções são as mais viáveis, ao passo que as demais são trabalhosas e indesejadas.
A maioria dos usuários vai preferir a opção 1, descrita acima. Particularmente, sigo a opção 2, por conta de sua flexibilidade, porém, vou mais além. Pra que você entenda esta flexibilidade, reproduzi o cenário abaixo. Acompanhe:

Da esquerda para a direita, eu criei uma playlist chamada TESTE, para usar com a pasta de ROMs chamada "TESTE", que por sua vez vai carregar as imagens de uma outra pasta chamada TESTE:

8xi1wzx.png



Continuando, na pasta de Roms chamada TESTE, eu coloquei dois arquivos falsos, os quais nomeei TESTEFILE1 e TESTEFILE2 respectivamente. Repare que eu não mexi na estrutura de pastas com as imagens (janela da direita):

qfHuevn.png



Abaixo, eu utilizei um trio de imagem de um game qualquer de MAME para cada uma das "falsas ROMs". Veja como ficou:

QNxuRvZ.png



Agora, já entrando na questão do tema dinâmico, veja o que precisa ser feito:

26lPCbn.png


Conforme visto, os ícones e plano de fundo também precisam seguir o padrão de nomes que foi adotado na construção de uma playlist fictícia.
Eu utilizei copias dos ícones do Xbox 360 que já existiam na pasta Retroarch\assets\xmb\retroactive\ , juntamente com um slide neutro qualquer, que baixei da internet (logo do Retroarch). Tendo o backup destes arquivos, você pode fazer modificações de tema à vontade.

Depois de tudo pronto, veja como ficou na tela do Retroarch:

DGMcGoO.jpg


WPVillT.jpg



Explicando cada item:

Palavra TESTE (à esquerda superior): Nome da Playlist
Ícone de controle: Corresponde ao arquivo TESTE.png, localizado em \Retroarch\assets\xmb\retroactive\png
Ícone do DVD: Corresponde ao arquivo TESTE-content.png, localizado em \Retroarch\assets\xmb\retroactive\png
TESTEFILE1 e TESTEFILE2: Nomes das "falsas ROMs".

Como você pode ver, tudo foi feito sem a necessidade de um datafile de rom. Isso mostra que o Retroarch é flexível, desde que alguns critérios sejam respeitados.
Seguindo esse exemplo, você sabe que pode dar o nome que quiser às suas playlists e personalizar o sistema com temas exclusivos, observando apenas as propriedades de cada arquivo. :klolz

É importante ressaltar que, ao utilizar a opção "Analisar Diretório", o Retroarch consulta suas databases para construir playlists. Neste caso, suas listas terão os nomes que o Retroarch encontra nestas databases e faz uso delas também para validar as imagens dos jogos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo