O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Editoras têm segundo ano de queda de vendas, mas veem retomada

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.782
Reações
134.110
Pontos
2.139
Editoras têm segundo ano de queda de vendas, mas veem retomada

Raul Arboleda/AFP
1713748.jpeg

Nova pesquisa da Fipe aponta queda no mercado editorial brasileiro
DO RIO

17/05/2017 12h00

2
Mais opções
O setor editorial produziu no ano passado 427,2 milhões de exemplares (-4,4%), vendeu 385,1 milhões (-1,1%) e faturou R$ 5,3 bilhões —redução de 5,2% em relação a 2015, descontada a inflação.

Os números vêm da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, divulgada na manhã desta quarta (17) pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), no Rio. Nela não está incluída a produção digital, que será tema de um censo inédito, a ser divulgado em agosto.

Nos últimos dois anos, a indústria do livro acumulou uma redução de 17% de seu faturamento em termos reais. "É o pior período que já vivemos", diz Marcos Pereira, presidente do Snel. "Nunca vimos nada tão dramático em termos de queda de volume e de capacidade de repassar custos. Tem impacto na cadeia toda."

As vendas ao mercado foram as responsáveis pela queda em 2016, encolhendo 3,3%. Já as direcionadas ao governo cresceram 16,5%. O subsetor mais afetado foi o de livros científicos, técnicos e profissionais, que vendeu 4,5 milhões de exemplares a menos.

Os livros didáticos continuam dominando a produção editorial, respondendo por 48,5% do total de exemplares produzidos no ano passado.

A pesquisa mostrou que o número de lançamentos ficou estável —foram 17.373 novos livros em 2016, apenas 91 a mais do que no ano anterior—, mas que as editoras reduziram suas apostas iniciais, fazendo tiragens menores (-8,6%).

MELHORA EM 2017

Se a pesquisa de 2016 trouxe um retrato preocupante do passado, o painel de vendas do Snel mostrou que, de janeiro a abril deste ano, as vendas aumentaram 6,5% em termos nominais, levando-se em conta o mesmo período do ano passado.

"É a primeira vez em muito tempo que crescemos acima da inflação", disse Marcos Pereira. "Olhando esse quadrimestre, dá para ser otimista em relação a 2017. Se começarmos a ter uma pequena recuperação do emprego e da confiança na economia, as pessoas voltam a consumir."

O presidente do Snel afirma que o sindicato prepara uma campanha, a ser lançada na Bienal do Livro deste ano, no Rio, para estimular o consumo de livros. "Quando olhamos as caravanas de jovens nas bienais, nos perguntamos onde estão essas pessoas no resto do ano", diz Pereira. "A indústria precisa começar a promover seu produto, a valorizar o livro para a sociedade. Cada vez mais temos competição pelo tempo das pessoas com os apps, Netflix, redes socais. Precisamos recuperar o valor da leitura."
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.685
Reações
107.050
Pontos
1.003
Não havia como a crise econômica não se refletir no mercado editorial. É bem provável que tenha sido um dos setores que mais sentiu seus efeitos, inclusive, já que a maior parte dos brasileiros não cultivam a leitura como hábito. Ainda bem que nem tudo está perdido, uma vez que há perspectivas de melhora, já para esse ano.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
Ao mesmo tempo é dificil vc ir na livraria comprar um livrinho e estar custando uns 120 reais...
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
Ao mesmo tempo é dificil vc ir na livraria comprar um livrinho e estar custando uns 120 reais...
E um livrinho simples, acabamento simplérrimo (lombada quadrada, capa de papelão fino, sem costura, só cola) com menos de 200 páginas custar 38 reais? Título de Penguim Books, aliás.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Depois que você compra na Amazon, fica difícil voltar com os velhos hábitos.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
O combo estante virtual + ebooks é fatal.
 


Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.782
Reações
134.110
Pontos
2.139
Depois que você compra na Amazon, fica difícil voltar com os velhos hábitos.
Comecei uma série FODA na Amazon, cada livro custa TRES OBAMAS E NOVENTA E NOVE CENTAVOS.

Puro amor.



Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.178
Reações
53.705
Pontos
1.284
Eu ando comprando pra c***lho , tudo na amazon, (pior coisa que me aconteceu foi descobrir os quadrinhos importados) a carteira vai sangrar o resto do ano, do tanto de pré venda que fiz em promoção da amazon br kkkkk
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Foi só falar que acabei de fazer pré-venda da Trilogia Sprawl, um box com os três livros por 98 pratas, hahaha.
 

M_V

Veterano
Mensagens
763
Reações
769
Pontos
143
Sera q eles contam as editoras de HQ's / Mangás?
Pelo menos pra mim essas editoras parecem ter um mercado estável.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.944
Reações
56.989
Pontos
2.164
Amazon tá quebrando todo mundo, eu acho é bom. Quanto mais concorrência, melhor pra nós. A muito tempo que não sei mais o que é comprar em livraria física.

Resultado, a fnac tá fazendo um monte de promoções malucas de hqs pra poder competir.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
Amazon tá quebrando todo mundo, eu acho é bom. Quanto mais concorrência, melhor pra nós. A muito tempo que não sei mais o que é comprar em livraria física.

Resultado, a fnac tá fazendo um monte de promoções malucas de hqs pra poder competir.
Toda vez que entro em uma saraiva me pergunto
1- Como isso ainda esta aberto?
2- O Que essas pessoas estão fazendo aqui passeando? ou comprando?
3 - Se estão comprando não tem conhecimento de que estão pagando mais caro e que na internet compram muito mais barato (inclusive no proprio site deles) ou simplesmente não ligam ?

Eu sinceramente não entendo, só tenho entrado nas lojas fisicas e saido de mao vazia só a passeio mesmo não da pra comprar nada tudo mais caro seja livros, games, filmes etc .
 
Topo Fundo