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Embreagem alta ou baixa?

Maldac007

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Boa tarde pessoal, recentemente adquiri um Renault Sandero Expression 1.6 10/11 e estou estranhando algo nesse carro. A embreagem é bem alta, fica pelo menos dois dedos acima do pedal do freio (carro desligado) e que está é uma característica de vários carros dos Renault.

Estive pesquisando e vi que o processo para abaixar a altura do pedal é bem simples. É mais fácil conduzir o carro com a embreagem mais baixa (altura do pedal do freio) ? Sou recém habilitado e este é o primeiro carro, embora já esteja me acostumando com a altura, acho bastante desconfortável as arrancadas/saídas com o carro e até mesmo em ladeiras, além dos soquinhos nas trocas de marcha já que o ponto da embreagem é bem alto.
 

Mister Big

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Regulagem da altura da embreagem é questão de gosto.

Eu gosto da embreagem bem baixa, deixa a saída mais rápida e condução mais "confortavel"ainda mais por que tenho estatura alta e no carro da autoescola ficava com a coxa batendo no volante pois o ponto da embreagem era altíssimo...

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Maldac007

Larva
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Regulagem da altura da embreagem é questão de gosto.

Eu gosto da embreagem bem baixa, deixa a saída mais rápida e condução mais "confortavel"ainda mais por que tenho estatura alta e no carro da autoescola ficava com a coxa batendo no volante pois o ponto da embreagem era altíssimo...

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Também sou alto e realmente, mesmo ajustando o banco a coxa quase chega a tocar ao volante na hora de soltar a embreagem. A sua embreagem está regulada na altura do freio ou mais baixa?
 

javagod

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Os Renault têm embreagem alta, mesmo regulando no ponto mais baixo.

É simples de regular, mas há um limite. Se passar dele haverá acionamento constante.

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Maldac007

Larva
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Os Renault têm embreagem alta, mesmo regulando no ponto mais baixo.

É simples de regular, mas há um limite. Se passar dele haverá acionamento constante.

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O ideal é deixar na mesma altura do freio ou posso deixar um pouco abaixo do freio? Sou meio novato ainda não quero abaixar muito ao ponto de ficar muito sensível e afogar fácil, principalmente em ladeiras.
 

javagod

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O ideal é deixar na mesma altura do freio ou posso deixar um pouco abaixo do freio? Sou meio novato ainda não quero abaixar muito ao ponto de ficar muito sensível e afogar fácil, principalmente em ladeiras.
É muito fácil de ser feito. Pede pro mecânico regular e teste até se sentir confortável.

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malucovisk

Bam-bam-bam
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Prefiro um meio termo. Tenho um celta e considero a embreagem um pouco alta. Quando fui dirigir o carro da auto-escola bastava tirar o pé do fundo do assoalho que o cara saia. Toda vez que eu passava de um carro e ia pro outro percebia alguns leves solavancos, pois a diferença era bem nítida entre os 2 veículos.
 

VinceVega

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Prefiro o mais baixo possível.

Em caminhões antigos, como o pedal é bem pesado, tinha o lance de "enforcar" a embreagem, que é tipo colocar um calço pra que o acionamento fique bem baixo, mesmo que o pedal fique alto ao ser solto.
 

geist

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Baixa. Não curto soltar meio metro de pedal pra começar a engrenar.
 

da19x

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Ao menos para mim, acho que a embreagem alta dá um maior controle, apesar de levar meio segundo (!!!) a mais para engrenar.
 

javagod

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Ao menos para mim, acho que a embreagem alta dá um maior controle, apesar de levar meio segundo (!!!) a mais para engrenar.
Normalmente só motoristas novatos gostam de embreagem alta. Mas a experiência cura isso.


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Mad_Max

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Embreagem alta é horrível...

Nunca mais.

Sarrando as Novinha via mTalk
 

Mestre Chinelada

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Uso alta, me dá mais controle.

Embreagem baixa mesmo tirando devagar o carro morre fácil na saída...
 

malucovisk

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Normalmente só motoristas novatos gostam de embreagem alta. Mas a experiência cura isso.


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Onde vc viu isso?

Os carros da auto-escola aqui da cidade deixam a embreagem baixa justamente para facilitar para os novatos.
 

javagod

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Onde vc viu isso?

Os carros da auto-escola aqui da cidade deixam a embreagem baixa justamente para facilitar para os novatos.
Carro de auto escola é regulado para não morrer; não serve de parâmetro. Inclusive minha mulher foi ensinada na auto escola a arrancar somente soltando a embreagem, sem acelerar. O carro aceitava na boa. Quase tive um trem quando andei de carona com ela pela primeira vez.

Meu comentário foi baseado em vinte anos ensinando o povo a dirigir, dirigindo carro de motorista novato e ouvindo novato reclamando da regulagem da embreagem do meu carro. Ou seja, consistentemente inválido como estatística confiável.

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Passo's

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Uso alta, me dá mais controle.

Embreagem baixa mesmo tirando devagar o carro morre fácil na saída...
Morrer com embreagem baixa? wut
Normalmente só motoristas novatos gostam de embreagem alta. Mas a experiência cura isso.


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wut2?
Carro de auto-escola taca a embreagem o mais baixo possível pra evitar que carro morra.
Quem começa a dirigir obviamente vai preferir ela baixa por ser muito mais fácil de não morrer e por ser bem mais fácil pra quem não está acostumado a dirigir ou usar embreagem.
Não que ela baixa seja coisa de quem é novato apenas, mas os mesmos são obviamentes favoráveis a ela por ser mais fácil de se dirigir.


Eu prefiro baixa pela troca de machas inicial ser mais rápida e mais suave a transição, arranco mais rápido com trocas mais imperceptíveis.
 

overoad

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Prefiro média. Se não média, que seja baixa.
Mas só uso quando tenho que alugar carro mesmo. Pra ter o veículo, é automático, mil vezes melhor.

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da19x

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Normalmente só motoristas novatos gostam de embreagem alta. Mas a experiência cura isso.


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É questão de preferência e hábito.
Aprendi e dirigi por um tempo razoável um carro com embreagem baixa, mas achei a embreagem alta mais adequada para mim.

Sobre o seu comentário acerca do fato de sua mulher ter aprendido a sair somente com embreagem, todo carro faz isso sem problemas. Se não fizer, ele tá com defeito. Não tem nada a ver com o fato de ser carro de auto-escola. Se quiser, teste aí. Sem acelerar, engate devagar a 1a marcha, deixe acelerar até uns 20km/h e engate a 2a marcha (devagar também). A mesma coisa para as outras marchas. Ele vai acelerar sozinho porque o motor funciona numa rotação baixa o tempo inteiro (a famosa marcha lenta) e ao engatar, você aproveita esse fato para mover o carro.
 
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javagod

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É questão de preferência e hábito.
Aprendi e dirigi por um tempo razoável um carro com embreagem baixa, mas achei a embreagem alta mais adequada para mim.

Sobre o seu comentário acerca do fato de sua mulher ter aprendido a sair somente com embreagem, todo carro faz isso sem problemas. Se não fizer, ele tá com defeito. Não tem nada a ver com o fato de ser carro de auto-escola. Se quiser, teste aí. Sem acelerar, engate devagar a 1a marcha, deixe acelerar até uns 20km/h e engate a 2a marcha (devagar também). A mesma coisa para as outras marchas. Ele vai acelerar sozinho porque o motor funciona numa rotação baixa o tempo inteiro (a famosa marcha lenta) e ao engatar, você aproveita esse fato para mover o carro.
O nome disso é creeping. A maioria dos carros com injeção eletrônica faz; carburados só com a lenta acelerada. Adequado para pequenas manobras em terreno plano e só. Mesmo assim é lento e só se justifica em raras ocasiões. Se alguém arranca desse modo, não sabe dirigir.

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da19x

Bam-bam-bam
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O nome disso é creeping. A maioria dos carros com injeção eletrônica faz; carburados só com a lenta acelerada. Adequado para pequenas manobras em terreno plano e só. Mesmo assim é lento e só se justifica em raras ocasiões. Se alguém arranca desse modo, não sabe dirigir.

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Não foi esse o ponto... Mas concordo com o fato de não ser nada prático. Se a pessoa faz isso constantemente em condições normais, ELA é quem tem problemas.

Sobre o termo Creeping, isso é se refere movimentar o carro em meia embreagem. Não é a mesma coisa sobre o que falei.
 
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javagod

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Não foi esse o ponto... Mas concordo com o fato de não ser nada prático. Se a pessoa faz isso constantemente em condições normais, ELA é quem tem problemas.

Sobre o termo Creeping, isso é se refere movimentar o carro em meia embreagem. Não é a mesma coisa sobre o que falei.
Creeping é o comportamento do carro se movimentar sem intervenção no acelerador. Como ele ocorre depende de características do carro, como tipo de câmbio principalmente.

Olha, não entendi como essa sua prática pode funcionar. Dirigindo de C10 a MF cinquentinha (e esse último permite manter acelerador manual aberto), veículos antigos e muito menos tolerantes a inabilidade do motorista, isso seria completamente inviável sem alteração na lenta.

Encerro dizendo que agora, sim, minha esposa sabe dirigir.

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MMarchesan

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Creeping é o comportamento do carro se movimentar sem intervenção no acelerador. Como ele ocorre depende de características do carro, como tipo de câmbio principalmente.

Olha, não entendi como essa sua prática pode funcionar. Dirigindo de C10 a MF cinquentinha (e esse último permite manter acelerador manual aberto), veículos antigos e muito menos tolerantes a inabilidade do motorista, isso seria completamente inviável sem alteração na lenta.

Encerro dizendo que agora, sim, minha esposa sabe dirigir.

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Craque demais.
 

javagod

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Craque demais.
Hehehe... ocêis da cidade fica rino de nóis, da roça.

Cinquentinha é fácil de tocar no plano, devagarinho. Sempre tive medo daquele trem tombar em cima de mim. Uma das profissões que eu queria ter quando criança era ser tratorista.

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moura08

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Tive esse Sanderao aí como meu primeiro carro, tirei zero e a embreagem era média, não era tão baixa como da autoescola, mas nem tão alta que chegava a passar do freio. Negocio é vc mandar regular mesmo e ver a. Melhor posição pra vc, já q eh gigante haha...
Falando nisso, depois dos quase 4 anos q fiquei com o Sandero nunca mais tive carro manual, sdds de embreagem de vez em quando... Mas em SP não da não.. Trânsito mata :/

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MMarchesan

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Hehehe... ocêis da cidade fica rino de nóis, da roça.

Cinquentinha é fácil de tocar no plano, devagarinho. Sempre tive medo daquele trem tombar em cima de mim. Uma das profissões que eu queria ter quando criança era ser tratorista.

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Sou da roça também, primeiro veículo que dirigi foi um MF290 dos anos 80.
 

AlucardSan

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na auto escola eu gostava demais de embreagem baixa, o carro não morria nem a pau, quando eu ia treinar em casa (sandero tb) me fudia. Mas depois acostumei. Mas no geral baixa eh melhor.
 

Grave Uypo

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nossa, tanto faz. dirijo tudo que é tipo de carro e cada um tem de um jeito. leva 3 minutos dirigindo pra se adaptar.
 
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