O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Galera, não sei se esse é o tópico mais apropriado para isso, mas estou pensando em apanhar um Master System e queria saber como que faz para ligá-lo na entrada HDMI de TVs modernas. Ví que tem um conversor RF para HDMI, mas presta isso? Tem alguma outra maneira?
Todos os Master System tem saída RF e AV (dos modelos originais, sem ser os clones da TecToy. Só não tenho certeza no Master System 1, que talvez venha só com RF).
Nos clones TecToy todos eles são AV até onde sei (mas posso estar errado, tem um monte de clones).

Aí bastaria um conversor AV -> HDMI:
D_NQ_NP_739025-MLB72826869090_112023-O.webp


Claro que é uma conversão direta e simples, sem melhoria de imagem nenhuma.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Todos os Master System tem saída RF e AV (dos modelos originais, sem ser os clones da TecToy. Só não tenho certeza no Master System 1, que talvez venha só com RF).
Aí bastaria um conversor AV -> HDMI:
D_NQ_NP_739025-MLB72826869090_112023-O.webp
Então, esse é da Tectoy só com saída RF. É furada?

Eu achei um outro da Tectoy também que já vem com jogo na memória e com saída A/V apenas(esse aqui:https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=63d27836-cfae-4fa0-bf4c-58ac0066b5f2)

É furada também?

Manjo nada disso. A última vez que joguei um console retrô no console mesmo nem existia TV LCD ainda.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Então, esse é da Tectoy só com saída RF. É furada?

Eu achei um outro da Tectoy também que já vem com jogo na memória e com saída A/V apenas(esse aqui:https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=63d27836-cfae-4fa0-bf4c-58ac0066b5f2)

É furada também?

Manjo nada disso. A última vez que joguei um console retrô no console mesmo nem existia TV LCD ainda.
O problema desse modelo é que ele já é um "clone" do original mas pelo menos tem a entrada de cartucho....

Com o adaptador acima deve funcionar sem problemas mas esse modelo é inferior aos modelos oficiais lançados na época.

Outra coisa: Se você pretende comprar um "Everdrive" para Master seria interessante dar uma pesquisada se esse modelo de Master é compatível.

Sobre os modelos originais me parece que o Master System 3 a maioria deles (senão todos) são só com saída RF.

Que b*sta.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
O problema desse modelo é que ele já é um "clone" do original mas pelo menos tem a entrada de cartucho....

Com o adaptador acima deve funcionar sem problemas mas esse modelo é inferior aos modelos oficiais lançados na época.

Outra coisa: Se você pretende comprar um "Everdrive" para Master seria interessante dar uma pesquisada se esse modelo de Master é compatível.

Sobre os modelos originais me parece que o Master System 3 a maioria deles (senão todos) são só com saída RF.

Que b*sta.
Inferior em que sentido? Roda pior os jogos? Qualidade de imagem inferior?

Em relação ao everdrive, acho que não será problema. Vou dar de presente pro meu irmão e o mesmo muito provavelmente terá interesse só em um jogo cujo cartucho comprarei separado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Inferior em que sentido? Roda pior os jogos? Qualidade de imagem inferior?

Em relação ao everdrive, acho que não será problema. Vou dar de presente pro meu irmão e o mesmo muito provavelmente terá interesse só em um jogo cujo cartucho comprarei separado.
Por ser clone ele deve ter som pior e/ou imagem pior do que o original.

Faz tempo que não acompanho esses consoles da TecToy mas lembro que tinham modelos com som terrível de ruim.

Não seria mais negócio comprar um Raspberry 3 e montar um consolezinho?

Se bem que olhei os preços aqui e tá tudo caro....

O rasp mais barato que eu vi tá 360 reais só a placa....

Edit:
Achei um Master 3 que o cara fez mod para Saída AV.

Não tenho nada a ver com a loja nem com quem tá vendendo, só achei o anúncio.
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Por ser clone ele deve ter som pior e/ou imagem pior do que o original.

Faz tempo que não acompanho esses consoles da TecToy mas lembro que tinham modelos com som terrível de ruim.

Não seria mais negócio comprar um Raspberry 3 e montar um consolezinho?

Se bem que olhei os preços aqui e tá tudo caro....

O rasp mais barato que eu vi tá 360 reais só a placa....
Mas aí não faria muito sentido, a não ser que eu consiga a carcaça original e consiga colocar o PI dentro e conectar os controles originais. Caso contrário é preferível comprar um daqueles sticks com jogo de master system que é só preciso plugar na entrada HDMI.
 


BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Mas aí não faria muito sentido, a não ser que eu consiga a carcaça original e consiga colocar o PI dentro e conectar os controles originais. Caso contrário é preferível comprar um daqueles sticks com jogo de master system que é só preciso plugar na entrada HDMI.
Vc respondeu depois que eu editei o post anterior.

Dá uma olhada:

Se ainda tiver alguma dúvida, melhor abrir um tópico próprio pra não desvirtuar esse.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.886
Reações
16.619
Pontos
803
Galera, não sei se esse é o tópico mais apropriado para isso, mas estou pensando em apanhar um Master System e queria saber como que faz para ligá-lo na entrada HDMI de TVs modernas. Ví que tem um conversor RF para HDMI, mas presta isso? Tem alguma outra maneira?
Acho que o mais fácil é fazer mod RGB no Master System III e usar algum conversos para HDMI.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Vc respondeu depois que eu editei o post anterior.

Dá uma olhada:

Se ainda tiver alguma dúvida, melhor abrir um tópico próprio pra não desvirtuar esse.
Só uma última pergunta. Esse aí é original? Não é clone da Tectoy? Não sei identificar.

Seria o mesmo que esse aqui? https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=7d2a85ae-b22e-4de6-a3e3-f6286a4037b2
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Só uma última pergunta. Esse aí é original? Não é clone da Tectoy? Não sei identificar.

Seria o mesmo que esse aqui? https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=7d2a85ae-b22e-4de6-a3e3-f6286a4037b2
Aqui você tem uma lista com a maioria (talvez todos) os Master System fabricados:

Os Master System originais são:

Master System com Hang On e Safari Hunt na memória

Master System II com Alex Kidd in Miracle World na Memória (saudade do meu....)

Master System 3 Compact com Alex Kidd in Miracle World ou Sonic The Hedgehog na memória.

Existem alguns outros modelos que são originais da época mas são versões bem mais incomuns como o Master System Girl com o jogo da Mônica.

Qualquer outro Master com XX/XXX jogos na memória já não são parcial ou totalmente baseados no hardware original e devem ser evitados.

Finalizando: Sim, esse Master System 3 do Link é um Master System 3 original da época com Sonic The Hedgehog na memória.

Curiosidade: No Master System 3 com Sonic The Hedgehog o jogo não tem os créditos finais.
O jogo para logo após o fim da contagem dos pontos na tela com a ilha de fundo, depois da última fase. Provavelmente não coube a rom toda na memória interna.
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Sim, a Nintendo adotou um estratégia alinhada com a sobrevivência no mercado, isso é muito importante dado que hoje sabemos o que acontece se uma empresa negligenciar esse fator. O Console precisa dar lucro e não apenas o software, senão qual a razão de gastar para produzir hardware? Atualmente a Nintendo adotou uma postura de criar um console com base em suas necessidades de software, e não em concorrer pelo hardware mais moderno. Mas essa é uma discussão incorreta, já que estamos tratando do retro, e nessa época a Nintendo era competitiva em hardware.

Entendi a brincadeira que você fez, o que eu pontuei foi o fato de você citar: "tirando algumas poucas exceções, a Sega nunca foi pão-dura quanto a Nintendo em relação a gastar dinheiro com Hardware", e eu trouxe essa sua afirmação para o contexto dos 16bits, afinal esse é um tópico sobre Mega. Expliquei que a dificuldade de emulação do SNES é devido aos recursos extras que o console possui, o que deixa claro que no caso do SNES a Nintendo não foi mão de vaca, e que ao compara-lo ao Mega, a Sega sim foi a mão de vaca, já que havia um console mais antigo com recursos que a Sega não implementou no Mega.

Peço desculpas por questionar sua lógica, soou agressivo. Pois aqui estamos todos discutindo amigavelmente.
Então, se você ler o artigo que postei e pesquisar mais da história da empresa, verá que essa filosofia da Nintendo não veio da época pós-Game Cube mas sim dos anos 80, com figuras como Hiroshi Yamauchi e Gunpei Yokoi. Não sai da fase Retrô da Nintendo quando mencionei isso.

Olhe um exemplo disso na criação do Game Boy:


Designing the Game Boy​

Morikawa: Hearing you say that, I feel like I understand a little better why you chose to make the Game Boy monochrome. And it wasn’t a technological problem that made you choose a monochrome screen, right?

Yokoi: The technology was there to do color. But I wanted us to do black and white anyway. If you draw two circles on a blackboard, and say “that’s a snowman”, everyone who sees it will sense the white color of the snow, and everyone will intuitively recognize it’s a snowman. That’s because we live in a world of information, and when you see that drawing of the snowman, the mind knows this color has to be white. I became confident of this after I tried playing some Famicom games on a black and white TV. Once you start playing the game, the colors aren’t important. You get drawn, mentally, into the world of the game.

Morikawa: That’s a very bold decision. It reminds me of the first Macintoshes with monochrome screens.

Yokoi: Actually, it was difficult to get Nintendo to understand. Partly, I used my status in the company to push them into it. (laughs) After we released the Game Boy, one of my staff came to me with a grim expression on his face: “there’s a new handheld on the market similar to ours…” The first thing I asked was: “is it a color screen, or monochrome?” He told me it was color, and I reassured him, “Then we’re fine.” (laughs)
Morikawa: Color screens also drained the batteries very quickly too.
Yokoi: When we were designing the Game Boy hardware, we took into consideration what kind of software was going to be made for it, and I think that approach resulted in a very efficient product. Hardware design isn’t about making the most powerful thing you can.

Today most hardware design is left to other companies, but when you make hardware without taking into account the needs of the eventual software developers, you end up with bloated hardware full of pointless excess. From the outset one must consider design from both a hardware and software perspective.

Quando vemos os detalhes mais a fundo, do que foi feito no Famicom ao Switch, podemos chegar a conclusão que a estratégia feita com o Wii pelo Iwata não é nada mais e nada menos que a versão moderna do "Pensamento Lateral com Tecnologia Desgastada" que a Nintendo já usava, ou seja, com o Wii utilizaram um hardware barato, desgastado e já conhecido de forma criativa, beneficial e diferente do padrão. Os chips do NES e Super FX do SNES também são mais um exemplo de uma alternativa barata e conhecida para se resolver um problema ou limite, ao contrário do 32X que foi uma reação exagerada á um julgamento precipitado e o SVP que era um chip que custava o olho da cara. A fama da Sega de investir muito dinheiro "no calor das coisas" e nem sempre ganhar retorno é algo que vem desde os primórdios dela também.

Como eu disse antes e apontei com o primeiro artigo, essa é uma filosofia primal da Nintendo, algo que está enraizado na empresa há muitos anos. Afirmar isso não é ser fanboy de empresa X, Y, ou ser "pro-Sega", mas sim descrever um elemento praticamente histórico dela.

Outra coisa: Não disse que a Nintendo não fez coisas boas ou que não tentou ir de pau a pau com outros consoles. Só disse que ela sempre foi atrás de estratégias financeiramente benéficas e baratas para seus consoles, um ponto que não é mentira.

Hilario que nem o mega recebeu um port de Power Drift
De acordo com a Sega Retro, haveriam ports para Mega Drive e Sega CD. No entanto, nenhum saiu:
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Inclusive, creio que se a versão ocidental do aparelho - o Turbografx - 16 - teria sido tão lembrada quanto a concorrência se o marketing possuísse o mesmo peso dela e seus títulos fossem melhor distribuídos. Ironicamente, no entanto, NEC e Nintendo ganharam ports ou adaptações de jogos da Sega para suas plataformas (O Super Famicom tem uma versão exclusiva de Columns enquanto o PC-E ganhou vários ports da Sega como Thunder Blade, Space Harrier e Power Drift).
Eita, não sabia que existe uma versão de Columms pro Super Famicon. :keehk

Mas pq a Sega lançou uma de suas IPs no 16 bits da Nintendo? Não faz sentido algum.

 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Eita, não sabia que existe uma versão de Columms pro Super Famicon. :keehk

Mas pq a Sega lançou uma de suas IPs no 16 bits da Nintendo? Não faz sentido algum.


Há muitos jogos da Sega em videogames da Nintendo que foram lançados muito antes da empresa declarar falência! Alguns exemplos:
1534246f-2ea7-4b1b-a7eb-cb4a3a1a8c76.png

(Nota: Existem duas versões de Fantasy Zone no Famicom: Essa feita pela Sunsoft e outra desenvolvida pela Tengen)
38207_front.jpg

compile-puyo-puyo-4-for-nintendo-64.jpg

PenguinLand.jpg
Acho que Famicom e GB foram as plataformas Nintendo que mais receberam jogos da Sega. Não sei os detalhes de como isso funcionava mas a Sega devia ganhar um bom dinheiro por fora com esses ports. Acho que o SNES só não teve mais por ser um concorrente muito forte de um console principal da Sega.

Esse Columns do SNES só podia ser adquirido através de um serviço exclusivo do Japão chamado "Nintendo Power" (sem relação com a Revista ocidental de mesmo nome). Columns é um jogo bem simples que não tem uma fanbase grande e o Super Famicom era praticamente um zumbi em 99, então, creio que a Sega não viu nenhuma ameaça para ela com isso.
 

Unicron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.042
Reações
9.915
Pontos
293
Eita, não sabia que existe uma versão de Columms pro Super Famicon. :keehk

Mas pq a Sega lançou uma de suas IPs no 16 bits da Nintendo? Não faz sentido algum.



Isso aí saiu em 1999, época em que a Sega já não tava bem das pernas.

Se bem que a Sega já tinha lançado jogos na concorrência antes, tipo Shinobi, Fantasy Zone e Space Harrier no PC Engine.
 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
Então, se você ler o artigo que postei e pesquisar mais da história da empresa, verá que essa filosofia da Nintendo não veio da época pós-Game Cube mas sim dos anos 80, com figuras como Hiroshi Yamauchi e Gunpei Yokoi. Não sai da fase Retrô da Nintendo quando mencionei isso.

Olhe um exemplo disso na criação do Game Boy:




Quando vemos os detalhes mais a fundo, do que foi feito no Famicom ao Switch, podemos chegar a conclusão que a estratégia feita com o Wii pelo Iwata não é nada mais e nada menos que a versão moderna do "Pensamento Lateral com Tecnologia Desgastada" que a Nintendo já usava, ou seja, com o Wii utilizaram um hardware barato, desgastado e já conhecido de forma criativa, beneficial e diferente do padrão. Os chips do NES e Super FX do SNES também são mais um exemplo de uma alternativa barata e conhecida para se resolver um problema ou limite, ao contrário do 32X que foi uma reação exagerada á um julgamento precipitado e o SVP que era um chip que custava o olho da cara. A fama da Sega de investir muito dinheiro "no calor das coisas" e nem sempre ganhar retorno é algo que vem desde os primórdios dela também.

Como eu disse antes e apontei com o primeiro artigo, essa é uma filosofia primal da Nintendo, algo que está enraizado na empresa há muitos anos. Afirmar isso não é ser fanboy de empresa X, Y, ou ser "pro-Sega", mas sim descrever um elemento praticamente histórico dela.

Outra coisa: Não disse que a Nintendo não fez coisas boas ou que não tentou ir de pau a pau com outros consoles. Só disse que ela sempre foi atrás de estratégias financeiramente benéficas e baratas para seus consoles, um ponto que não é mentira.
Eu já li essas artigos, alias, esses artigos sobre a filosofia da Nintendo são mais velhos do que andar pra frente.:ksorriso Todos estamos Careca de saber qual foi a postura da Nintendo, acertos e erros. Essa é a vantagem de "estar no futuro" em relação ao que foi decido na época. Somos os famosos engenheiros de obra pronta. rs

Sabemos que a Nintendo constrói seus hardwares para obter lucro, isso é um fato e não foi negado em nenhuma postagem minha. Agora o que eu questiono é a sua conclusão no mínimo desproporcional de comparar a Nintendo da era SNES com a Nintendo a partir do Wii.

E repito que essa é um afirmação perigosa, pois atualmente os consoles da Nintendo parecem claramente estar uma geração atrás(no mínimo) dos concorrentes no quesito gráfico, algo que não acontecia nas gerações passadas.

Quando vemos os detalhes mais a fundo, do que foi feito no Famicom ao Switch, podemos chegar a conclusão que a estratégia feita com o Wii pelo Iwata não é nada mais e nada menos que a versão moderna do "Pensamento Lateral com Tecnologia Desgastada" que a Nintendo já usava, ou seja, com o Wii utilizaram um hardware barato, desgastado e já conhecido de forma criativa, beneficial e diferente do padrão.

Nintendo WII é um Gamecube tunado, claramente um console da 6ª geração
WIIU praticamente um X360/PS3
Switch é um WIIU melhorado, bem abaixo do PS4/XONE

O mesmo não se via nas eras SNES, N64 e Gamecube, onde os consoles apesar de serem feitos com extremo controle de custos de todos os componentes, não pareciam ou estavam quase, ou uma geração atrás no quesito gráfico.

Você usa argumentos válidos, mas me desculpe, exagera na dose. Como eu exemplifiquei, "sovina" a Nintendo sempre foi, mas comparar o passado com o presente, usando a justificativa de que essa é: "filosofia primal da Nintendo, algo que está enraizado na empresa há muitos anos." é sim exagero.

Fora que foge do meu ponto de que a dificuldade de emulação do SNES é devido aos melhores recursos que o console possui. E também discordei de outro ponto seu sobre utilização de chip: "forma barata de "tapar os buracos" do console". Pois eles não existem apenas para "tapar buracos" e sim para proporcionar jogos que não podem ser replicados sem os mesmos no SNES ou na concorrência. Vide Star Fox, DOOM, os efeitos de Yoshi's Island, a tela dividida para 4 jogadores em Top Gear 3 etc.

Acredito que a discussão apesar de ser muito relevante, está no tópico errado. rs
 
Ultima Edição:

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
GBA original foi lançado com uma tela bem porca. Depois melhoraram ela nas versões mais recentes dele.

N64 pra mim também foi um console que ela investiu em hardware. N64, Game Cube e talvez o SNES só.
Sim, e exatamente os 3 consoles que eu pontuei. SNES/N64/Gamecube
Os cortes aconteceram, mas não ao ponto de posiciona-los uma geração atrás como acontece atualmente. E pra mim comparar as politicas passadas com a atual que é muito mais agressiva em cortes de custo um exagero.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Eu já li essas artigos, alias, esses artigos sobre a filosofia da Nintendo são mais velhos do que andar pra frente.:ksorriso Todos estamos Careca de saber qual foi a postura da Nintendo, acertos e erros. Essa é a vantagem de "estar no futuro" em relação ao que foi decido na época. Somos os famosos engenheiros de obra pronta. rs

Sabemos que a Nintendo constrói seus hardwares para obter lucro, isso é um fato e não foi negado em nenhuma postagem minha. Agora o que eu questiono é a sua conclusão no mínimo desproporcional de comparar a Nintendo da era SNES com a Nintendo a partir do Wii.

E repito que essa é um afirmação perigosa, pois atualmente os consoles da Nintendo parecem claramente estar uma geração atrás(no mínimo) dos concorrentes no quesito gráfico, algo que não acontecia nas gerações passadas.

Nintendo WII é um Gamecube tunado, claramente um console da 6ª geração
WIIU praticamente um X360/PS3
Switch é um WIIU melhorado, bem abaixo do PS4/XONE

O mesmo não se via nas eras SNES, N64 e Gamecube, onde os consoles apesar de serem feitos com extremo controle de custos de todos os componentes, não pareciam ou estavam quase, ou uma geração atrás no quesito gráfico.

Você usa argumentos válidos, mas me desculpe, exagera na dose. Como eu exemplifiquei, "sovina" a Nintendo sempre foi, mas comparar o passado com o presente, usando a justificativa de que essa é: "filosofia primal da Nintendo, algo que está enraizado na empresa há muitos anos." é sim exagero.

Fora que foge do meu ponto de que a dificuldade de emulação do SNES é devido aos melhores recursos que o console possui. E também discordei de outro ponto seu sobre utilização de chip: "forma barata de "tapar os buracos" do console". Pois eles não existem apenas para "tapar buracos" e sim para proporcionar jogos que não podem ser replicados sem os mesmos no SNES ou na concorrência. Vide Star Fox, DOOM, os efeitos de Yoshi's Island, a tela dividida para 4 jogadores em Top Gear 3 etc.

Acredito que a discussão apesar de ser muito relevante, está no tópico errado. rs
Mas...foi você que citou o Wii e chegou a conclusão que estava falando dele. Disse várias vezes que isso é algo faz parte da Nintendo há muitos anos, desde a década de 80, devido ao "Pensamento Lateral com Hardware Desgastado", postando artigos detalhando a filosofia da empresa para apoiar essa opinião. Até mesmo os hardwares mais poderosos da Nintendo como o Famicom (que foi lançado exatamente no mesmo dia do SG-1000 da Sega, que era praticamente um Colecovision com outro nome) e SNES possuíam uma manobra para "tapar um gargalo" ou solucionar um problema de forma barata, como mencionei. Assim como você disse, também há recursos que só o SNES pode fazer, no entanto, uma coisa não anula outra. Como há coisas próprias do SNES que os outros consoles não podem fazer, há também problemas próprios do SNES que tiveram que ser resolvidos de forma alternativa.

Acho que o problema é que você vê a frase "uso de hardware barato para reduzir um problema" como um termo derrogatório e não como parte de uma estratégia integral da empresa. Todas empresas possuem filosofias antigas próprias que consideram importantes e que se manifestam até hoje (Um dos significados da palavra "primal" é "algo primordial" ou seja, que existe desde o começo", um elemento que mostrei através dos artigos, sem nenhum tipo de exagero) e a Nintendo não é diferente.

A comparação com o "tio sovina" foi lúdico, levando em conta o quanto a Nintendo geralmente gasta dinheiro em relação a Sony e a Microsoft em termos tecnologia e mencionando o já estabelecido Pensamento Lateral da empresa.

Pessoalmente, acho que esse é um assunto que entra na área do "Concordar em Descordar". Nenhum de nós está convencido pelo argumento do outro então vamos rodar feito hamsters com as mesmas afirmações até se tornar cansativo tanto para nós quanto para quem lê nossas paredes de texto.:khuebr
 
Ultima Edição:

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
Mas...foi você que citou o Wii e chegou a conclusão que estava falando dele. Disse várias vezes que isso é algo faz parte da Nintendo há muitos anos, desde a década de 80, devido ao "Pensamento Lateral com Hardware Desgastado", postando artigos detalhando a filosofia da empresa para apoiar essa opinião. Até mesmo os hardwares mais poderosos da Nintendo como o Famicom (que foi lançado exatamente no mesmo dia do SG-1000 da Sega, que era praticamente um Colecovision com outro nome) e SNES possuíam uma manobra para "tapar um gargalo" ou solucionar um problema de forma barata, como mencionei. Assim como você disse, também há recursos que só o SNES pode fazer, no entanto, uma coisa não anula outra. Como há coisas próprias do SNES que os outros consoles não podem fazer, há também problemas próprios do SNES que tiveram que ser resolvidos de forma alternativa.

Acho que o problema é que você vê a frase "uso de hardware barato para reduzir um problema" como um termo derrogatório e não como parte de uma estratégia integral da empresa. Todas empresas possuem filosofias antigas próprias que consideram importantes e que se manifestam até hoje (Um dos significados da palavra "primal" é "algo primordial" ou seja, que existe desde o começo", um elemento que mostrei através dos artigos, sem nenhum tipo de exagero) e a Nintendo não é diferente.

A comparação com o "tio sovina" foi lúdico, levando em conta o quanto a Nintendo geralmente gasta dinheiro em relação a Sony e a Microsoft em termos tecnologia e mencionando o já estabelecido Pensamento Lateral da empresa.

Pessoalmente, acho que esse é um assunto que entra na área do "Concordar em Descordar". Nenhum de nós está convencido pelo argumento do outro então vamos rodaremos feito hamsters com as mesmas afirmações até se tornar cansativo tanto para nós quanto para quem lê nossas paredes de texto.:khuebr
Sim, eu citei o Wii para definir um parâmetro de comparação, significa que dali pra frente a Nintendo "perdeu a mão" e exagerou nos cortes. Antes haviam cortes, obvio, o próprio SNES era planejado para ter 128kb de VRAM, algo que pode ser observado olhando para o início dos endereços de VRAM do console.

Meu ponto não é negar que existiram os cortes, ou que eles não eram algo primordial para manter tudo dentro do esperado pela empresa. (E Passo importante na visão da Nintendo e que segundo você foi exposto de maneira "lúdica"), mas sim dizer que eles não eram tão agressivos quanto hoje. Definições das palavras são desnecessárias, uma vez que o ponto foi compreendido e é ofensivo e e extremo mau tom.

De alguns anos pra cá vejo que o pessoal mas alinhado ao lado "Pro-Sega" está com uma percepção bem por fora do que aconteceu na época. Uma tentativa de trazer uma narrativa "apaixonada" sobre a Sega e o desenvolvimento de seus consoles. Eu poderia fazer como você fez, e simplificar uma postura de Sega, dando ares lúdicos ao sucesso da Sega, especialmente durante parte dos anos 1990.
Segue: "Sendo que na realidade a Sega acertou sem querer no Mega Drive e se viu perdida no próprio sucesso e sem esperanças de atender as expectativas nos próximos consoles, uma espécie do síndrome do impostor ao avesso. Isso sabemos que aconteceu, seus consoles seguintes não atenderam as expectativas e o resto é historia.(E com o perdão da piada: vela, velório e caixão rs)."
Não precisei utilizar citações por fora, pois tenho capacidade interpelativa.
Também acho que estamos apenas concordando em discordar, e isso torna o tópico chato para os demais. :kcry
 
Ultima Edição:

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.106
Pontos
1.054
Eu só queria que a porra da Nintendo voltasse com sangue nos olhos novamente com os hardware parrudo q tivemos do Super ao Cube, Iwata salvou a Nintendo (tirando o Wii U) matando ela ao mesmo tempo, mas acho que é um caminho sem volta, basta olhar a pesquisa que postaram na pasta consoles, a galerinha japonesa nascida no século 21 prefere jogar em mobile e portátil (Switch) do que em console de mesa, e essa é uma trend que tá consumindo o mundo todo, minha irmã mais nova que ainda está no fundamental, todos os coleguinhas dela que jogam, ou tem um telefone intermediário ou bom (é uma escola de classe média/classe média alta, então é comum ver crianças com telefone melhor que o meu kkk) pra jogarem Fortnite ou Genshin Impact ou então tem um Switch ou Switch Lite, pra tbm jogar Fortnite (ou no máx um Smash Bros ou Mario Kart), ou seja, nada de PS5 e Xbox Series S (que dos Series é o mais popular aqui no BR).

Chega ser irônico quando a galera fala sobre rumores de um novo console da Nintendo, e a galera não esperar muito do hardware, dizendo "se for do mesmo nível do PS4 Pro/Xone X, tá bom, Nintendo costuma tem um hardware mais fraco mesmo", pra um millenial que cresceu na era N64/Cube no final dos 90s e inicio dos anos 2000, ouvir isso é uma afronta. :klol
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.024
Reações
6.762
Pontos
283
GBA original foi lançado com uma tela bem porca. Depois melhoraram ela nas versões mais recentes dele.

N64 pra mim também foi um console que ela investiu em hardware. N64, Game Cube e talvez o SNES só.

É verdade, tinha me esquecido da tela, pensei mais no hardware em geral. Lembrei também que economizaram na parte de áudio.
Mas a tela até relevo, porque precisavam de autonomia de bateria. O Game Gear tinha uma tela brilhante, mas usava 6 pilhas.

O N64 tem uma decisões estranhas. Colocaram a CPU pra fazer tudo, não tendo hardware dedicado a outras coisas, como áudio, coisa que PS1 e Saturn tinham. Com isso, a vantagem que a CPU tinha, se perdia um pouco ao ter que fazer várias tarefas.
Tem também a misteriosa capagem da memória cache, talvez por ela ser cara, mas é o calcanhar de aquiles do 64. O console saiu num preço mais baixo que os demais, por isso acho suspeito.

SNES, como falamos, o hardware seria mais simples, mas foram adicionando coisas a ele para melhorar, mas algumas coisas ficaram do projeto original, como a CPU.
 

Daniel-Glenn

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
338
Reações
595
Pontos
619
Eu só queria que a porra da Nintendo voltasse com sangue nos olhos novamente com os hardware parrudo q tivemos do Super ao Cube, Iwata salvou a Nintendo (tirando o Wii U) matando ela ao mesmo tempo, mas acho que é um caminho sem volta, basta olhar a pesquisa que postaram na pasta consoles, a galerinha japonesa nascida no século 21 prefere jogar em mobile e portátil (Switch) do que em console de mesa, e essa é uma trend que tá consumindo o mundo todo, minha irmã mais nova que ainda está no fundamental, todos os coleguinhas dela que jogam, ou tem um telefone intermediário ou bom (é uma escola de classe média/classe média alta, então é comum ver crianças com telefone melhor que o meu kkk) pra jogarem Fortnite ou Genshin Impact ou então tem um Switch ou Switch Lite, pra tbm jogar Fortnite (ou no máx um Smash Bros ou Mario Kart), ou seja, nada de PS5 e Xbox Series S (que dos Series é o mais popular aqui no BR).

Chega ser irônico quando a galera fala sobre rumores de um novo console da Nintendo, e a galera não esperar muito do hardware, dizendo "se for do mesmo nível do PS4 Pro/Xone X, tá bom, Nintendo costuma tem um hardware mais fraco mesmo", pra um millenial que cresceu na era N64/Cube no final dos 90s e inicio dos anos 2000, ouvir isso é uma afronta. :klol
Ah isso sim! :rox
Foi sobre isso que eu falei (ou pelo menos queria :kzonzo), a Nintendo daquela época era outra, cortes existiram, mas nada absurdo igual está acontecendo de 2006 pra cá.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.487
Reações
7.969
Pontos
453
As vezes confundo o port Castle SOTN do Mega com o Hacked do the Esco, por terem idéias parecidas de linearidade :klolwtf
 
Topo Fundo