Eu já li essas artigos, alias, esses artigos sobre a filosofia da Nintendo são mais velhos do que andar pra frente.
Todos estamos Careca de saber qual foi a postura da Nintendo, acertos e erros. Essa é a vantagem de "estar no futuro" em relação ao que foi decido na época. Somos os famosos engenheiros de obra pronta. rs
Sabemos que a Nintendo constrói seus hardwares para obter lucro, isso é um fato e não foi negado em nenhuma postagem minha. Agora o que eu questiono é a sua conclusão no mínimo desproporcional de comparar a Nintendo da era SNES com a Nintendo a partir do Wii.
E repito que essa é um afirmação perigosa, pois atualmente os consoles da Nintendo parecem claramente estar uma geração atrás(no mínimo) dos concorrentes no quesito gráfico, algo que não acontecia nas gerações passadas.
Nintendo WII é um Gamecube tunado, claramente um console da 6ª geração
WIIU praticamente um X360/PS3
Switch é um WIIU melhorado, bem abaixo do PS4/XONE
O mesmo não se via nas eras SNES, N64 e Gamecube, onde os consoles apesar de serem feitos com extremo controle de custos de todos os componentes, não pareciam ou estavam quase, ou uma geração atrás no quesito gráfico.
Você usa argumentos válidos, mas me desculpe, exagera na dose. Como eu exemplifiquei, "sovina" a Nintendo sempre foi, mas comparar o passado com o presente, usando a justificativa de que essa é: "filosofia
primal da Nintendo, algo que está enraizado na empresa há muitos anos." é sim exagero.
Fora que foge do meu ponto de que a dificuldade de emulação do SNES é devido aos melhores recursos que o console possui. E também discordei de outro ponto seu sobre utilização de chip: "forma barata de "tapar os buracos" do console". Pois eles não existem apenas para "tapar buracos" e sim para proporcionar jogos que não podem ser replicados sem os mesmos no SNES ou na concorrência. Vide Star Fox, DOOM, os efeitos de Yoshi's Island, a tela dividida para 4 jogadores em Top Gear 3 etc.
Acredito que a discussão apesar de ser muito relevante, está no tópico errado. rs