O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


FAQ - Como instalar e configurar o headset Sony Pulse Wireless Elite Edition

Antonio C.

Habitué da casa
Mensagens
206
Reações
84
Pontos
53
Olá gente, este post é voltado principalmente para quem procura informações sobre o uso do Headset Pulse da Sony e não é um review, mas uma descrição das minhas dúvidas e como as resolvi, espero que quem esteja com as mesmas dúvidas que tive e encontre este post consiga resolvê-las.
Se você procura um review então aqui mesmo no Outerspace tem um bom, basta buscar o tópico - [Hands on/mini-review] Novo HeadSet Sony 7.1 Pulse BassImpact - do teo77.

Tenho um PS3 e um PS4 e um HT LG 5.1 wireless mas.... o surround do HT pifou, problema no captador wireless das caixas traseiras, já havia consertado isso uma vez, mas agora encheu! Comprar outro HT agora um 7.1? Muito caro e a situação hoje não tá pra ficar esbanjando, então resolvi dar uma chance a um Headset decente.

Depois de umas pesquisas resolvi comprar o Sony Pulse Wireless Elite Edition com BassImpact, muitos reviews mostraram alguns que dizem melhores mas que são bem mais caros, outros mais baratos mas não tão bons, mas a maioria das opiniões que encontrei me convenceu que o Pulse Elite é um Headset de ótimo nível e ótimo custo benefício.

Comprei ele e abri a caixa, e as primeiras dúvidas já apareceram. Pra que serve aquele encaixe P2 no USB dongle? É só plugar? Tem que configurar alguma coisa no console?
Não tem instrução nenhuma, só um folheto descritivo das funções e botões e mais nada. Cadê o manual? Pensei que estaria online, mas não encontrei nem link indicando isso na embalagem, nem no folheto. A Sony precisa dar uma melhorada nessas informações.

A seguir as principais dúvidas

1- Vale a pena comprar para usar fora de um Playstation?
Não. Somente com o Playstation voce tem o recurso de emulação do surround 7.1 funcionado bem. Fora do PS3 ou PS4 ele se torna um Headset muito bom, mas sem surround, então voce pode pagar menos por um Headset decente de outra marca. Mas com o Playstation e o BassImpact ele faz uma emulação do 7.1 muito boa, e você tem um efeito que só um HT bem caro supera. Para jogar eu recomendo muito, e mais até que o Sony Gold.

2- Como se instala?
Fácil. Ele não usa o wireless original Bluetooth do PS3 ou PS4 como o que comunica com o controle ou outros Headsets mono. Ele usa um conector USB (dongle), portanto o som é transmitido para o Headset com todos os recursos surround via esse dongle e porta USB. Acho que a comunicação original Bluetooth não seria suficiente para transmitir todos os canais do áudio surround, então a solução foi o dongle. Para usar é só plugar o dongle na porta USB do console, ligar o Playstation e o Headset e pronto.

3- Onde está o APP?
O folheto que acompanha o Headset instrui a baixar o APP mas não diz para que serve, nem onde. A gente deduz que será para alguma configuração, mas aí já começa o primeiro problema, ele não está disponível na PSN-BR, voçê tem que baixar da PSN americana, outras não experimentei, então se você está procurando na BR e não encontrou, a sua solução é fazer uma conta na PSN US e baixá-lo.
Ele serve para fazer a equalização e escolha de idioma de operação, e aí eu tenho uma crítica, ele vem com equalizações pré-programadas, algumas específicas para alguns jogos como Last of Us, e algumas básicas como jogo, música, cinema, mas não é possível você customizar totalmente. Li informações que para o Gold é possível fazer uma única configuração de equalização personalizada, mas no Elite não existe nem essa possibilidade.
Embora a Sony informe que periodicamente vai publicar atualizações do APP com equalizações específicas para jogos novos, essa é uma coisa que eu também critico, afinal porque uns poucos jogos tem uma equalização específica e outros não. Não seria melhor disponibilizar equalizações para vários jogos que poderiam ser baixadas individualmente à escolha do usuário? Mesmo que só se possa instalar no máximo 3 delas de cada vez, invés de atualizar todo o firmware do Headset para jogos que o usuário não tenha.

3 - Pra que serve a conexão IN no Headset?
Essa é fácil e intuitiva, você usa o cabo que acompanha o Headset para conectar ele com outro dispositivo, como um celular, assim você tem um ótimo Headset com fio para ouvir música, um benefício extra, embora como disse antes não recomendo comprar só para isso.

4 - E para que serve aquela conexão IN no dongle (adaptador) USB que se encaixa no console?
Nada é mencionado em nenhum lugar nos papéis que acompanham ele ou até mesmo na caixa, explicando para que serve a conexão IN P2 do dongle USB. Mas essa é uma opção até mais interessante do que a conexão P2 no Headset. Você pode usar o cabo para por exemplo conectar uma saída P2 de som da sua TV direto no dongle, assim voce vai ter o som da sua TV stereo transmitido wireless para o Headset e com qualidade melhor que os alto falantes normais da TV. Esse é um upgrade razoável no som original da sua TV, embora não tenha o surround e não substitua a conexão direta no Playstation quando você usa com jogos.

5- É possível usar enquanto carrega?
Sim, caso a bateria tenha acabado e você disponha de um cabo mini-USB (do mesmo tipo que carrega os controles do PS3) suficientemente comprido, você pode usá-lo enquanto carrega. Uma dica é comprar um cabo extensão USB de boa qualidade, não compre desses à venda na rua ou supermercados, compre um bom cabo em loja especializada que você consegue dobrar o tamanho do cabo original para carregar controles e o próprio Headset. Você também pode, no lugar da extensão, colocar um notebook ao seu lado e usá-lo para manter o controle ou o Headset, ou ambos sendo carregados enquanto você os usa. Eu por exemplo tenho um notebook antigo aqui com tela defeituosa, que agora só serve como carregador de controles do PS, assim os cabos não ficam atravessados de onde você está sentado até o Playstation.

6- O que é o volume BassImpact?
O Bassimpact foi uma agradável surpresa para mim, desde que você não o coloque muito alto. Ele simula o subwoofer e para isso usa um sistema vibratório como o dos controles. Basicamente os sons graves são sons de baixa frequência e de fato deslocam ar e por isso chegam a fazer objetos tremerem. Já que não dava para colocar um subwoofer num Headset, a ideia foi colocar um sistema vibratório sincronizado com um alto-falante para graves. A vibração basicamente te dá a sensação de um subwoofer e de fato os pulsos vibratórios causam deslocamento do ar dentro da concha do Headset que te dão a nítida impressão do som grave de subwoofer. Mas o segredo para isso é colocar o volume do BassImpact para menos de 1/4 do volume total, porque acima disso o Headset vibra tanto que chega a tremer nos seus ouvidos prejudicando o efeito, embora em alguns games como os de tiro, o efeito nas granadas é muito imersivo com BassImpact de volume médio.

7- É preciso alterar settings no console para aproveitar os recursos do Headset ao máximo?
Essa foi uma das minhas maiores dúvidas, e eu não encontrei respostas na internet, então o que descrevo a seguir foi minha experiência própria.
No começo ao usar o Headset Pulse Elite o stereo simples estava melhor que o 7.1, achei estranho, e fiquei em dúvida. Vi alguns reviews com esse tipo de critica e fiquei cismado, será que falta settings para aproveitar isso? Pesquisei e enquanto alguns elogiavam muito o 7.1 outros diziam que não era grande coisa talvez por ser emulado, etc. Porque?
OK emulado é emulado, mas tão próximo do ouvido tem que funcionar. A concha dos altofalantes do headset é um ambiente ideal e controlado por projeto, onde o som pode ser precisamente projetado pelo fabricante para reproduzir um efeito 7.1 com muita qualidade, mesmo que emulado, diferente de caixas em um sala que são colocadas em uma ambiente com distâncias e disposições variadas e objetos que interferem no reflexo das ondas sonoras. A chance de fracasso de uma emulação 7.1 em uma sala é muito maior que em um ambiente previamente projetado como uma concha de um Headset de alto nível, e até mesmo um HT 7.1 puro mas com caixas mal posicionadas em uma sala terá som pior que uma emulação projetada desde o início para funcionar dentro de uma concha acústica, que é o que existe num Headset.

Baseado no uso do dongle USB pensei então, espera um pouco, som pelo USB, de onde vem o sinal de áudio? Via USB? Pôxa, então não é um sinal analógico, é um sinal 100% digital, mas quem gera esse sinal? O console PS3 ou PS4, então como isso pode estar independente das configurações de áudio do console? BINGO Não pode?

Meus consoles PS3 e PS4 estavam configurados para usar só stereo sem surround por causa do problema que tinha tido com o home theater.
Fui nas configurações e mudei tudo de novo no modo de saída de áudio do console para HDMI LPCM 7.1, daí EXPLODIU O SOM.

Resumo, se você quer extrair o máximo de seu Headset SONY que use dongle USB, mude a configuração de som de seu console para LPCM 7.1, na verdade habilite todas as opções da configuração de áudio do console, que o Pulse Elite com BassImpact vai encher seus ouvidos com todos os detalhes de som dos jogos e não só eles, Spotify por exemplo ficou 10.

Espero ter ajudado quem chegou até este post em busca desse tipo de informação.
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.898
Reações
8.190
Pontos
984
Tenho uma duvida, mas é relacionado ao GOLD wireless, os Botões de SOUND e CHAT serve para priorizar os som para o game ou para voz na party, mas eu não sei como voltar para o Padrão, tipo resetar a preferencia.
 

Antonio C.

Habitué da casa
Mensagens
206
Reações
84
Pontos
53
Tenho uma duvida, mas é relacionado ao GOLD wireless, os Botões de SOUND e CHAT serve para priorizar os som para o game ou para voz na party, mas eu não sei como voltar para o Padrão, tipo resetar a preferencia.

Boa pergunta, devia ter colocado isso na FAQ.
No caso do Pulse Elite é um botão deslizante colocando mais para SOUND ou para VOICE, não tenho o GOLD mas pelo que você escreveu parece ser a mesma coisa só que no Gold no lugar de VOICE está escrito CHAT.
Esse botão, pelo menos no ELITE, funciona de forma parecida aos botões BALANCE dos aparelhos estéreo, só que invés de jogar mais só para direita ou esquerda ele aumenta ou diminui os canais de áudio de voz (conversa pelo microfone) ou de som do game. Cada jogador tem sua preferência, e alguns não gostam que a conversa por exemplo abafe o som de passos em jogos de tiro, mas querem manter contato com os team mates, então colocando mais para sound o som do jogo vai ficar mais alto que o som da conversa sem emudecer (mute), e isso é dentro do volume ajustado, ou seja você ajusta o volume no seu gosto pessoal com o botão de volume e usando esse botão SOUND/VOICE você faz um ajuste fino dando mais som para a voz dos companheiros de jogo ou para o som do jogo.
DETALHE: Se você for jogar um jogo off-line, eu recomendo colocar esse botão todo para SOUND, e ajustar o som pelo botão VOLUME, porque mesmo jogando off-line ele diminui o som de jogo se deixar ajuste de VOICE (CHAT).
Se voce estiver jogando on-line e colocar esse botão todo em sound ele praticamente emudece (mute) a fala dos outros jogadores mas não a sua, todo mundo estará escutando o que você fala, para emudecer o seu microfone e ninguém te escutar você deve usar o botão MUTE, headset.
Se você deixar o botão bem no meio, da mesma forma que os balance dos estéreo, ele vai ficar equilibrado entre voz e som do jogo, ou seja, isso é o que a gente poderia considerar o padrão.
 
Topo Fundo