O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Funcionalismo Público no Brasil: um gráfico para mudar sua visão

Don Toreno

Bam-bam-bam
Mensagens
2.600
Reações
2.959
Pontos
303
Costuma-se ouvir muito que há muitos funcionários públicos no Brasil e que precisamos de um choque de eficiência! Contudo, se compararmos o número de servidores públicos [1] ao total de trabalhadores em uma amostra de países, o Brasil não lidera a lista, muito pelo contrário.

Graf
Fonte: OCDE [2]

Claro que há questões de valores absolutos, isto é, a população maior de uma nação acaba influenciando o estoque total de trabalhadores.
No entanto, o percentual maior de servidores públicos nos países europeus pode demonstrar justamente a maior intervenção do estado na economia no sentido de prover emprego para uma massa de trabalhadores que não é absorvido pelo setor privado, devido a uma série de fatores, como por exemplo, o próprio desenvolvimento da economia.
Infelizmente, os dados para os EUA e para a China não estavam disponíveis na série histórica da OCDE.
A principal lição que tiramos do gráfico acima é: não devemos olhar apenas o número de funcionários públicos, mas também os auxílios e benefícios que os encarecem, principalmente aqueles oriundos do meio político e do judiciário!

[1] O emprego no setor público abrange todos os empregos do Governo, tal como definido no Sistema de Contas Nacionais, além do emprego em empresas públicas. O setor da administração pública compreende todos os níveis de governo (central, estadual, local e fundos da seguridade social) e inclui os ministérios centrais, agências, departamentos e instituições sem fins lucrativos que são controlados pelas autoridades públicas.

[2] Você tem acesso a toda a pesquisa da OCDE sobre funcionalismo público neste link: http://goo.gl/4oHsND

 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.422
Reações
31.723
Pontos
1.319
Não há menção ao número de funcionários públicos em relação população economicamente ativa, em relação ao total de empregados do país, à quem vive na informalidade, relacionado à média salarial e/ou à média salarial de outros países.

Ou seja, um gráfico tirado do cu pra ser colocado de volta no cu.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
24.023
Reações
55.193
Pontos
1.839
Tirando Turquia e África do Sul não vi nenhum país de terceiro mundo na frente do Brasil. Aliás, alguns daqueles estão com sérios problemas nas contas públicas que seriam em muito atenuadas se tivessem menos gastos, como Espanha e França.

Quanto ao resto, apesar de não concordar com a afirmação "... intervenção do estado na economia no sentido de prover emprego para uma massa de trabalhadores que não é absorvido pelo setor privado ..." (A massa grande de trabalhadores em muitos daqueles países está relacionado com o guarda-chuva de serviços governamentais oferecidos de graça, e não a deficiências do setor privado) considero certíssima essa outra "... não devemos olhar apenas o número de funcionários públicos, mas também os auxílios e benefícios que os encarecem, principalmente aqueles oriundos do meio político e do judiciário!"
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.720
Reações
39.147
Pontos
2.069
Não temos muitos mesmo. O problema é que há muitos cargos grandes, com remunerações imensas... Mas o grosso do funcionalismo está nos municípios e estados, e esses funcionários não ganham bem.


Porém, os políticos, habilidosos como sempre, transformaram agora o funcionalismo na bola da vez - assim como o Collor já se consagrou com isso, caçando marajás.
Os problemas em nosso país está sempre no povo (funcionário público faz parte do povo), mas nunca na classe política.
Reformamos previdência. Vão reformar o funcionalismo. O povo segue apoiando...

Agora, reforma política? Extinguir cotão (o maior dos absurdos, pois é utilização de dinheiro público para fins particulares)?
Imagina... Brasil não precisa disso não. Vamos para as ruas pra aprovar o que os políticos querem, tipo a previdência... Pra que eles tenham mais dinheiro pra usar com eles mesmos.
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Eu até estava escrevendo um post sobre como eu até entendo que algumas pessoas defendam o conceito de funcionalismo público, mas que é impossível ser honesto e não tecer graves e sérias críticas sobre a relacão quantitativa e qualitativa do funcionalismo público no Brasil.

Mas aí eu lembrei da participação do OP nos outros tópicos e larguei a mão.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Costuma-se ouvir muito que há muitos funcionários públicos no Brasil e que precisamos de um choque de eficiência! Contudo, se compararmos o número de servidores públicos [1] ao total de trabalhadores em uma amostra de países, o Brasil não lidera a lista, muito pelo contrário.

Graf
Fonte: OCDE [2]

Claro que há questões de valores absolutos, isto é, a população maior de uma nação acaba influenciando o estoque total de trabalhadores.
No entanto, o percentual maior de servidores públicos nos países europeus pode demonstrar justamente a maior intervenção do estado na economia no sentido de prover emprego para uma massa de trabalhadores que não é absorvido pelo setor privado, devido a uma série de fatores, como por exemplo, o próprio desenvolvimento da economia.
Infelizmente, os dados para os EUA e para a China não estavam disponíveis na série histórica da OCDE.
A principal lição que tiramos do gráfico acima é: não devemos olhar apenas o número de funcionários públicos, mas também os auxílios e benefícios que os encarecem, principalmente aqueles oriundos do meio político e do judiciário!

[1] O emprego no setor público abrange todos os empregos do Governo, tal como definido no Sistema de Contas Nacionais, além do emprego em empresas públicas. O setor da administração pública compreende todos os níveis de governo (central, estadual, local e fundos da seguridade social) e inclui os ministérios centrais, agências, departamentos e instituições sem fins lucrativos que são controlados pelas autoridades públicas.

[2] Você tem acesso a toda a pesquisa da OCDE sobre funcionalismo público neste link: http://goo.gl/4oHsND

Não, a coisa é bem pior.

O Banco Mundial divulgou em 2017 um detalhado estudo sobre o setor público do Brasil:
https://www.worldbank.org/pt/news/p...alyzes-efficiency-equality-public-expenditure

Segundo o relatório, o gasto do país com funcionários públicos (de todas as esferas de governo) é de 13,1% do PIB. Trata-se do maior percentual entre todos os países analisados. Muito acima de países como Portugal, França, Austrália e EUA (nestes, o gasto do governo com funcionalismo público é de 9% do PIB).
Já o Chile gastou somente 6,4% do PIB em salários do funcionalismo público.

Ou seja, em relação à renda, o Brasil gasta 45% a mais que os países mais ricos com seus funcionários públicos. Em relação ao Chile, gastamos inacreditáveis 104% a mais.

A conclusão óbvia, portanto, é que o alto gasto com funcionalismo público no Brasil não decorre exatamente de um excessivo número de funcionários público, mas sim do elevado custo (altos salários) deles.


E mais, considerando todo o funcionalismo público, nada menos que 83% dos funcionários estão no topo da pirâmide da renda, compondo assim a parcela mais rica da população. E sete em cada dez estão no grupo dos 10% mais ricos.

Ademais, entre 53 países pesquisados, o Brasil é o que a apresenta a maior diferença entre o salário de um funcionário público federal e o de um trabalhador da iniciativa privada, ambos com a mesma idade, a mesma formação e a mesma experiência profissional.

Pegando um exemplo: imagine dois irmãos com a mesma formação e a mesma experiência. Um escolheu uma carreira em uma grande empresa; o outro foi aprovado em um concurso para funcionário público federal. Esse último ganhará simplesmente 67% a mais.
https://economia.estadao.com.br/not...ivado-no-brasil-diz-banco-mundial,70002091605

Esta é a média da diferença entre os salários do setor público e do setor privado no Brasil. Para se ter uma ideia, no resto do mundo, o setor público paga em média "apenas" 16% a mais que o setor privado.

Ou seja, a situação brasileira não tem paralelo no mundo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.425
Reações
176.127
Pontos
2.234
Servidor público federal aqui.

O grande problema é que na média do serviço público do Brasil, desses 12 uns 3 trabalham por 18 e recebem por 24.
Então sim, precisa-se de um choque de eficiência - em relação aos outros nove, que não fazem porra nenhuma e recebem igual a quem tá trabalhando mais do que deveria.

(e geralmente o servidor público que se dói quando dizem que servidor não faz porra nenhuma é um dos nove)

Empregar pro serviço público não é intervenção do estado na economia.

Os salários do Executivo no geral não são altos como se diz fora alguns casos. Acho que basicamente Delegados e Auditores Fiscais.
No Judiciário e MPU todo mundo ganha uma fábula e o Legislativo deve ser o mais caro, proporcionalmente.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
Então quer dizer que se esses outros países aí da lista começaram a soçar e a apoiar o comunismo, nós devemos também ???

nao faz nenhum sentido essa comparação ai, o brasileiro tem um sério problema em querer justificar essas merdas com a desculpa esfarrapada de que "o país X também tem" , mas se esquecem de ver o quadro geral, a liberdade economia, o grau de liberdade individual, o tanto que o estado rouba e interfere na vida do indivíduo entre outras coisas, mas o Br só vê e tenta justificar pelo lado pior, só querem copiar as piores ideias.

se for pra copiar, primeiro devemos copiar a eficiência, a liberdade, o "estado mínimo" ( mesmo eu sendo ancap, isso já seria algo inédito na história desse país ), o empreendedorismo, o capitalismo e etc.. e não querem justificar esse exército de parasitas públicos sob a legação de que até nos países de primeiro mundo também existem essas pragas inúteis !!!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.425
Reações
176.127
Pontos
2.234
@LucianoBraga
o Estado tirar da iniciativa privada e dar pro servidor público não é uma forma de intervenção?

Não avalio que o volume seja suficiente pra girar roda e considerar uma intervenção na economia.
Ademais, eu não sou um liberal radical e não acho que a iniciativa privada possa tocar qualquer tipo de trabalho.

Mas é aquela: minha visão, você não precisa concordar.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.720
Reações
39.147
Pontos
2.069
Servidor público federal aqui.

O grande problema é que no serviço público do Brasil, desses 12 uns 3 trabalham por 18 e recebem por 24.
Então sim, precisa-se de um choque de eficiência - em relação aos outros nove, que não fazem porra nenhuma e recebem igual a quem tá trabalhando mais do que deveria.

(e geralmente o servidor público que se dói quando dizem que servidor não faz porra nenhuma é um dos nove)

Empregar pro serviço público não é intervenção do estado na economia.

Os salários do Executivo no geral não são altos como se diz fora alguns casos. Acho que basicamente Delegados e Auditores Fiscais.
No Judiciário e MPU todo mundo ganha uma fábula e o Legislativo deve ser o mais caro, proporcionalmente.
Uma pena que a reforma administrativa deve se concentrar apenas no executivo, para os servidores atuais. Judiciário e Legislativo ninguém mexe.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Uma função para produzir, um serviço ou produto, onde ela (ou uma parte dela) não é medida, recompensada ou punida pela produtividade está fadada a ser ineficiente pela própria natureza preguiçosa humana.
Só ai já da para ver coisa errada.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
24.049
Reações
52.748
Pontos
1.564
Se tem mto ou pouco não sei bem se é a questão, a questão é que é, na maioria, uma m**** ineficiente que é estuprado em termos de produtividade pela iniciativa privada.
Ao menos para mim aqui no Brasil, a questão é essa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.425
Reações
176.127
Pontos
2.234
Uma pena que a reforma administrativa deve se concentrar apenas no executivo, para os servidores atuais. Judiciário e Legislativo ninguém mexe.

Executivo é todo mundo peão, todo mundo. Até o Presidente da República é peão, só é um peão um pouco maior.
Judiciário e Legislativo só se mexeriam se sofressem uma pressão popular absurda, mas não acredito que isso vá acontecer.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Toma aqui uma informação melhor...


Luke, o problema não é o servidor público ganhar em média 67% a mais que os equivalentes na área privada. O problema é a área privada ser uma privada, com baixos salários, baixa competitividade, burocracias e todo restante.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Luke, o problema não é o servidor público ganhar em média 67% a mais que os equivalentes na área privada. O problema é a área privada ser uma privada, com baixos salários, baixa competitividade, burocracias e todo restante.

E só para completar e deixar claro: não estou aqui dizendo que não há problemas na iniciativa pública. É claro que há.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Luke, o problema não é o servidor público ganhar em média 67% a mais que os equivalentes na área privada. O problema é a área privada ser uma privada, com baixos salários, baixa competitividade, burocracias e todo restante.
Só que estamos num país pobre, de baixa renda per capita (inferior até a de alguns países africanos).
A iniciativa privada pagar baixos salários obviamente também decorre do setor público pagar altos salários, dado que o primeiro sustenta o segundo.

Ora, seguindo esse raciocínio então poderia-se aumentar esse patamar para 200% a mais que ainda não haveria problema. Dado que segundo você não é o setor público que paga muito, mas sim o privado que paga pouco.

Diga exatamente como é que seria possível a iniciativa privada arcar com altos salários ou mesmo melhorar sua competitividade tendo de arcar com todo o peso do setor público que existe no Brasil?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.577
Reações
91.845
Pontos
1.254
Não há menção ao número de funcionários públicos em relação população economicamente ativa, em relação ao total de empregados do país, à quem vive na informalidade, relacionado à média salarial e/ou à média salarial de outros países.

Ou seja, um gráfico tirado do cu pra ser colocado de volta no cu.

Na verdade essa matéria do OP foi um resumo do resumo de um artigo científico de mais de 200 páginas, o link completo desse artigo tá aqui

https://read.oecd-ilibrary.org/governance/government-at-a-glance-2015_gov_glance-2015-en#page0
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Só que estamos num país pobre, de baixa renda per capita (inferior até a de alguns países africanos).
A iniciativa privada pagar baixos salários obviamente também decorre do setor público pagar altos salários, dado que o primeiro sustenta o segundo.

Ora, seguindo esse raciocínio então poderia-se aumentar esse patamar para 200% a mais que ainda não haveria problema. Dado que segundo você não é o setor público que paga muito, mas sim o privado que paga pouco.

Diga exatamente como é que seria possível a iniciativa privada arcar com altos salários ou mesmo melhorar sua competitividade tendo de arcar com todo o peso do setor público que existe no Brasil?

Eu não sei se você o meu outro post já alertando para prevenir de pessoas como você que já iriam me atacar assim.

Eu não estou fazendo juízo de valor da área pública no país. E sei por uma questão empírica que ela própria tem muitos problemas. Eu já trabalhei com servidores ruins que não cumpriram as suas jornadas de 8h diária mesmo ganhando perto dos 10k. Um deles ainda tinha a cara de pau de jogar FIFA no serviço.

É lógico que esse tipo de gente merece ser demitida. Agora todos nós sabemos que a demissão para um estatutário é algo difícil e burocrático de acontecer. Depois dos 3 anos probatórios (não sei se a lei mudou), o cara praticamente fica alto imune a qualquer punição.

Eu reconheço que há problemas no setor público e há vagabundo se beneficiando dele. Mas achar que o salário na iniciativa privada é bom e, portanto, todos deveriam ganhar assim é uma piada.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
14702413_1171369932902494_3687505985559270302_n-640x515.png


C8_bYhXXkAI1f06.jpg



Olha o tanto de sindicato que a gente mantém PQP!!

Esses aí sequer devem trabalhar ou bater ponto.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Eu não sei se você o meu outro post já alertando para prevenir de pessoas como você que já iriam me atacar assim.

Eu não estou fazendo juízo de valor da área pública no país. E sei por uma questão empírica que ela própria tem muitos problemas. Eu já trabalhei com servidores ruins que não cumpriram as suas jornadas de 8h diária mesmo ganhando perto dos 10k. Um deles ainda tinha a cara de pau de jogar FIFA no serviço.

É lógico que esse tipo de gente merece ser demitida. Agora todos nós sabemos que a demissão para um estatutário é algo difícil e burocrático de acontecer. Depois dos 3 anos probatórios (não sei se a lei mudou), o cara praticamente fica alto imune a qualquer punição.

Eu reconheço que há problemas no setor público e há vagabundo se beneficiando dele. Mas achar que o salário na iniciativa privada é bom e, portanto, todos deveriam ganhar assim é uma piada.
Você desviou do ponto e não falou nada com nada.

Eu perguntei como é que você espera que a iniciativa pague bons salários ou melhore sua competitividade tendo de arcar com todo o peso do setor público existente no Brasil.
Sim, porque seguindo teu raciocínio de que não importa o quanto é pago no setor público, mas sim que o "problema" é o setor privado pagar pouco, então pode aumentar o patamar de diferença para 500% que ainda assim não faria diferença.

E quem foi que disse que o salário da iniciativa privada é bom? Não é. Mas essa é a realidade de um país pobre e subdesenvolvido. Os salários da iniciativa privada são baixos porque o país é pobre. E essa realidade não muda enquanto não houver menor peso do estado, liberdade econômica e acúmulo de capital (caminho esse que foi seguido por todos os países que melhoraram sua renda e riqueza por uma simples questão de lógica).
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Você desviou do ponto e não falou nada com nada.

Eu perguntei como é que você espera que a iniciativa pague bons salários ou melhore sua competitividade tendo de arcar com todo o peso do setor público existente no Brasil.

E quem foi que disse que o salário da iniciativa privada é bom? Não é. Mas essa é a realidade de um país pobre e subdesenvolvido. Os salários da iniciativa privada são baixos porque o país é pobre. E essa realidade não muda enquanto não houver liberdade econômica e acúmulo de capital. Caminho esse que foi seguido por todos os países que melhoraram sua renda e riqueza por uma simples questão de lógica.

Você é que não entendeu. Uma coisa não necessariamente tem a ver com a outra. Se há ineficiência no setor público e se gasta demais com salários altos para com o judiciário e executivo, isso é um problema do Estado com a sua má gestão.

E mesmo se o setor privado no Brasil fosse forte e pulsante com os seus contribuintes pagando os mesmos impostos e, por consequência, o estado pagando os mesmos salários que se pagam hoje para a área pública, ainda assim haveriam reclamações porque o maior problema consiste em sua ineficiência, má gestão, cargos comissionados e discrepância salarial.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Você é que não entendeu. Uma coisa não necessariamente tem a ver com a outra. Se há ineficiência no setor público e se gasta demais com salários altos para com o judiciário e executivo, isso é um problema do Estado com a sua má gestão.

E mesmo se o setor privado no Brasil fosse forte e pulsante com os seus contribuintes pagando os mesmos impostos e, por consequência, o estado pagando os mesmos salários que se pagam hoje para a área pública, ainda assim haveriam reclamações porque o maior problema consiste em sua ineficiência, má gestão, cargos comissionados e discrepância salarial.
Eu entendi exatamente o que você disse, mas como você não sustenta tua afirmação não consegue responder.
Veja que eu não falei nada sobre ineficiência de setor público (não sei porque exatamente você está respondendo quanto a isso. Eu pergunto sobre bananas e você responde sobre maças).

Eu questionei tua afirmação de que o problema não é o setor público ganhar 67% a mais, mas sim o setor privado "pagar pouco".
Talvez quotando você relembre o que escreveu:
Luke, o problema não é o servidor público ganhar em média 67% a mais que os equivalentes na área privada. O problema é a área privada ser uma privada, com baixos salários, baixa competitividade, burocracias e todo restante.
Então eu quero que você me responda como é que o setor privado poderia conseguir pagar melhor e melhorar sua competitividade e produtividade tendo de arcar com todo esse peso do setor público? De onde irão tirar capital para melhorar essa produtividade e os salários?

Se um fato decorre diretamente do outro, como você espera espera alterar essa realidade e diz que não tem correlação?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Eu entendi exatamente o que você disse, mas como você não sustenta tua afirmação não consegue responder.
Veja que eu não falei nada sobre ineficiência de setor público. Eu questionei tua afirmação de que o problema não é o setor público ganhar 67% a mais, mas sim o setor privado "pagar pouco".
Talvez quotando você relembre o que escreveu:

Então eu quero que você me responda como é que o setor privado poderia conseguir pagar melhor e melhorar sua competitividade e produtividade tendo de arcar com todo esse peso do setor público? De onde irão tirar capital para melhorar essa produtividade e os salários?

Se um fato decorre diretamente do outro, como você espera espera alterar essa realidade e diz que não tem correlação?

Então, você tá colocando 100% da culpa do setor público por causa da carga tributária que é cobrado no setor privado, é isso? Essa é velha e recorrente por aqui.

Como você me diz, então, que países cujas as taxas são altas, mas conseguem ter um setor público forte, eficiente e com um setor privado igualmente forte e eficiente? Na forma como promove parece que é um pêndulo que para um ser forte o outro necessariamente precisa ser fraco. Os problemas de ambos os setores vão muito além do apenas de cobranças de taxas.
 
Topo Fundo