O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[HELP!!] Ajuda com cooler novo + overclock! Temperatura máxima?

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Edit: Agora preciso de ajuda com isso:

Comprei um cooler para processador, parece bem bom, da OCZ.

Agora a temperatura máxima do processador chega a 72°C, com o E4300 a 2.6GHz. Isso está muito alto? O que fazer para diminuir essa temperatura??

Obrigado pela ajuda![/COLOR]










[COLOR="Blue"]Galera, comprei um cooler esses dias e não encaixa direito no gabinete, tive que fazer muita força para os parafusos entrarem... Claramente não é do mesmo tamanho, apesar de o espaço ser de 120mm e o cooler de 120mm, como seria lógico...

O gabinete é parecidíssimo com esse:
http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_229&products_id=1892

O cooler é o seguinte:
http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=1191

Às vezes até dá pra ouvir uns estalos, sinal de que o cooler não está perfeitamente encaixado... Para terem idéia, nem consegui encaixar o quarto parafuso, pois as entradas ficam muito desalinhadas.

Será que é o caso de tentar outro modelo?

Pensei nesse:
http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195_308&products_id=2588

O problema é que é da mesma marca e as dimensões devem ser parecidas... O que acham disso?

Se puderem ajudar, muito obrigado ;)[/COLOR]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Você tentou colocar no traseiro, correto? Bom, provavelmente você terá o mesmo problema com um cooler da mesma marca, pois dever ser um errinho de tamanho do chieftec, pois a evercool usar um padrão mais internacional, talvez por isso tenha dado essa diferença. Vai saber...
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Vou tentar com outro, mas é muita sacanagem isso... Com o da Artic Cooling dava problema nenhum! Vamos ver com o outro da Evercool, voltarei a postar aqui.[/COLOR]
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Bom, os coolers novos funcionaram certinho. O de 120mm encaixou bem, mesmo sendo da mesma marca. Bizarro isso... A temperatura máxima diminuiu uns 4°C.

Comprei também outro de 90mm e pasta térmica. Apliquei a pasta, mas quando fui reinstalar o box com o cooler do processador consegui quebrar os dentes plásticos que fazem o encaixe. Resultado: vou precisar comprar um cooler pro processador...

Essa cagada merece entrar pro Guinness...[/COLOR]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
É isso acontece, você forçou de mau jeito provavelmente, daí pimba... não é algo tão bizarro assim não, já que você tem que fazer certa pressão e nem sempre dá para fazer direito.
 


daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
billpower;3619570 disse:
É isso acontece, você forçou de mau jeito provavelmente, daí pimba... não é algo tão bizarro assim não, já que você tem que fazer certa pressão e nem sempre dá para fazer direito.

[COLOR="Blue"]Pois é, foi bem estranho, eu tava tentando encaixar normalmente, já até fiz isso quando instalei a placa-mãe, mas quando fui ver os dentinhos estavam de lado... Aí nem dava pra encaixar de novo.

Agora estou com o gabinete na lateral pro cooler não cair... E pedi um específico pro processador.

Aliás, um processador com over a uma temperatura baixa tem sua vida útil alterada? A temperatura, desse modo, é o único fator que influi ou o simples fato de trabalhar a uma frequência mais elevada já diminui essa expectativa?[/COLOR]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
O que estraga o processador de fato é o aumento de voltagem. O fato dele trabalhar numa temperatura mais alta não detona ele não, contanto que a temp. esteja dentro dos padrões aceitáveis dados pela marca.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Comprei um cooler para processador, parece bem bom, da OCZ.

Agora a temperatura máxima do processador chega a 72°C, com o E4300 a 2.6GHz. Isso está muito alto? O que fazer para diminuir essa temperatura??[/COLOR]
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
Tá alto demais. Não entendi a sua situação. Vc está fazendo over? Sua placa é Asus? Não sei te dizer se todos os modelos da Asus tem esse problema mas se colocar o over automático, essas pragas colocam a voltagem lá em cima e assim ficava na temperatura que vc tá citando. Verifique a voltagem, deixa mais ou menos em 1,30V que tá bom demais.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
Raccoonus;3625131 disse:
Tá alto demais. Não entendi a sua situação. Vc está fazendo over? Sua placa é Asus? Não sei te dizer se todos os modelos da Asus tem esse problema mas se colocar o over automático, essas pragas colocam a voltagem lá em cima e assim ficava na temperatura que vc tá citando. Verifique a voltagem, deixa mais ou menos em 1,30V que tá bom demais.
[COLOR="Blue"]
Sim, fiz over num E4300 de 1,8 para 2,6, mas não o automático, pois esse só permite overs de até 20%.

Mudei a frequência e diminuí a da RAM pra ficar em paridade. Não mexi no VCore.

Fiz algo errado? Como proceder então?

Ah, minha placa é Asus sim.[/COLOR]
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
Então, provavelmente o seu VCore está lá em cima. Fixa em 1,3V que a temperatura cai drasticamente.

Edit: quando vc faz o over, o automático que eu estou falando é o VCore. Se estiver Auto no campo VCore deixa em 1,30V ou no máximo 1,35V. Pode ser até menos. Não necessariamente vc precisa estar com o over "geral" (da porcentagem) no automático.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
Raccoonus;3625213 disse:
Então, provavelmente o seu VCore está lá em cima. Fixa em 1,3V que a temperatura cai drasticamente.
[COLOR="Blue"]
E o over mantém-se normalmente? Hum... Vou ver aqui, valeu![/COLOR]
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
daczero;3625296 disse:
[COLOR="Blue"]
E o over mantém-se normalmente? Hum... Vou ver aqui, valeu![/COLOR]

Sim, a Asus permite que vc altere os campos de voltagem separadamente.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Alterei o VCore para 1,3V e o máximo chegou a 73, antes estava em 72, 71... Diminuo mais o VCore? Há limite mínimo? Como se calcula?

Obrigado pela ajuda, Raccoonus, se puder responder mais essa eu agradeço![/COLOR]
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
Cara, mas essa sua temperatura tá absurdamente alta. Tira do over e veja a quanto fica. Tem algo errado. Se vc deixou em 1,3V e continua na casa dos 73 até me passa pela cabeça vc ter colocado o cooler errado ou o medidor com problema.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
Raccoonus;3625572 disse:
Cara, mas essa sua temperatura tá absurdamente alta. Tira do over e veja a quanto fica. Tem algo errado. Se vc deixou em 1,3V e continua na casa dos 73 até me passa pela cabeça vc ter colocado o cooler errado ou o medidor com problema.
[COLOR="Blue"]
Beleza, vou tentar fazer isso. O cooler tá instalado certinho, chegou hoje e fiz tudo conforme o manual. Ele é enorme, com uma grande estrutura de metal, com um fan de 120mm... A temperatura foi medida pelo Orthos, no modo de stress do CPU com o Gnomatics Core, depois de alguns minutos de funcionamento. Ah, e é a temperatura do núcleo 1...

Isso faz alguma diferença? Não era pra essa temperatura específica estar mais baixa também??

E outra pergunta importante: qual a tempratura máxima recomendável?[/COLOR]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Olha, o ideal é ver a temperatura do processador como um todo. A temp. máxima é de 75 graus curioso não ter desligado por estar numa temp tão alta.

Recomendo você baixar este over, pois está extremamente alta sua temp. talvez a bios de sua placa mãe esteja com problema e não esteja marcando corretamente a temp. não custa nada fazer um update.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
billpower;3626200 disse:
Olha, o ideal é ver a temperatura do processador como um todo. A temp. máxima é de 75 graus curioso não ter desligado por estar numa temp tão alta.

Recomendo você baixar este over, pois está extremamente alta sua temp. talvez a bios de sua placa mãe esteja com problema e não esteja marcando corretamente a temp. não custa nada fazer um update.

[COLOR="Blue"]Mas é de 75 no núcleo 1 ou no processador? Porque o Everest fornece as duas temperaturas (núcleo 1 e processador)... Qual deve servir como parâmetro? A que estiver mais alta?

Deve ter algo errado sim, porque muitos ultrapassam esse over no E4300 sem problema algum...

Qualquer sugestão é bem-vinda! Muito obrigado!![/COLOR]
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Problema novo, percebi agora: a placa diz que o fan do CPU está a uma velocidade muito baixa. Como faço para aumentar isso? Já vi que o recurso Q-Fan serve para diminuir a velocidade, pelo que entendi...

Se eu conseguir colocar o fan do novo cooler pra funcionar no talo acho que as temperaturas cairão! Há como ajustar a velocidade independentemente? Pelo que vi, pela bios não tem como fazer isso...

De novo, obrigado pela ajuda! Estou preocupado, pois comprei um cooler novo para o processador à toa![/COLOR]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Sua mobo não ajusta a velocidade, mas há mobos que ajustam. Você deve baixar um programa para ajustar isso manualmente acho que o pc probe da asus faz isso ou o speed fan.

Quanto as temperaturas é assim que funciona: você deve atentar à temp do processador, pois é a média dos outros cores e também porque é a temperatura, digamos, mais externa. A temperatura do núcleo é normal ser mais alta.

Independentemente de ser temp do núcleo ou do processador está alta, mas se for do núcleo é menos perigoso. Use o PC probe da asus para ver qual é a temperatura de seu processador, às vezes o programa também lê errado.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
billpower;3628945 disse:
Sua mobo não ajusta a velocidade, mas há mobos que ajustam. Você deve baixar um programa para ajustar isso manualmente acho que o pc probe da asus faz isso ou o speed fan.

Quanto as temperaturas é assim que funciona: você deve atentar à temp do processador, pois é a média dos outros cores e também porque é a temperatura, digamos, mais externa. A temperatura do núcleo é normal ser mais alta.

Independentemente de ser temp do núcleo ou do processador está alta, mas se for do núcleo é menos perigoso. Use o PC probe da asus para ver qual é a temperatura de seu processador, às vezes o programa também lê errado.

[COLOR="Blue"]Então, infelizmente o PCProbe não tem essa função, vou pegar esse speed fan.

O PCProbe dá a temperatura de 30ºC em média para o processador em uso normal, como internet e MSN. Isso está bom, certo? E a temperatura do núcleo acho que o programa não informa...

O que mais devo fazer agora? Voltarei a postar quando tiver baixado o Speed Fan.

Por ora, obrigado! Aceito qualquer sugestão que possa melhorar o desempenho aqui ;D[/COLOR]
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Que coisa, o Speed Fan monitora as velocidades e diz que o fan do CPU mantém uma velocidade constante, mas o PCProbe diz que constantemente ela cai para zero!!

Como faço para fixar uma velocidade? Vi que posso definir uma temperatura desejada, mas não é bem isso...[/COLOR]
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Up, pro pessoal ver!

É chata essa sensação de ter jogado grana fora... Hehe...[/COLOR]
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Pessoal, mesmo com tutorial do speedfan aqui, ainda nada...

Como faço para aumentar a velocidade de um fan específico para CPU? E dos demais?

Como tornar o speedfan mais eficiente? As máximas aqui ainda passam de 70º... Ou o problema está no over que eu fiz?

Alguém pode me ajudar?

Tô decepcionado com o desempenho do Vindicator e com as temps no geral, obrigado pela ajuda![/COLOR]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Se o PC probe informa 30 graus essa deve ser a temp. correta. Existem versões do Everest que informam a temperatura incorretamente, bem como a bios da mobo pode informar incorretamente se a bios estiver com problemas.

Quanto speed fan, bem, tem muito tempo que eu usei o programa nem lembro direito como usa, mas o Pc Probe ajusta sim a velocidade do fan, basta você ir em treshold e mexer a barrinha para a direita e dar apply que ele aumenta a velocidade.

Agora, tem que ver o seguinte, se o fan já está rodando na velocidade máxima dele não tem como aumentar, sacou? Normalmente fans que não tem controle de velocidade já funcionam na velocidade máxima deles por default.
 
Topo Fundo