O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[HQ] Sandman - Vertigo [Resenha]

Fívio

Ser evoluído
Mensagens
292
Reações
1
Pontos
31
Resenha de sandman feita por mim originalmente em http://www.fhbd.org/forum/index.php?topic=39703.0


sandman.jpg



“Sandman” foi publicado no Brasil nos idos da década de 90 após grande sucesso de crítica e de público no exterior.

Sandman, no folclore gringo é o senhor dos sonhos, aquele personagem caricato que carrega um saquinho de pó e o utiliza para fazer os homens dormirem. Porém, Neil Gaiman (:mestre:) resolveu dar uma proporção maior ao personagem ao inseri-lo num universo que mistura misticismo e outras criaturas e acontecimentos fabulosos. Geralmente vejo os analistas do personagem classifica-lo como “terror” ou “terror juvenil”, tudo bem que você não vai ficar com medo e nem se mijar ao ler suas páginas, mas com certeza você mergulhará num universo único e envolvente como, arrisco dizer, nenhum outro personagem dos quadrinhos já fez com você. E isso eu falo com a certeza de quem lê quadrinhos desde os 6 anos de idade (antes disso minha mãe/tia lia pra mim).

Sonho (Dream) é um dos sete perpétuos (The Endless). Os perpétuos “são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos”. São eles: Sonho (Dream), Morte (Death), Desespero (Despair), Destino (Destiny), Delírio (Delirium), Destruição (Destruction) e Desejo (Desire).

endless.jpg

Sonho (Lorde Moldador, Morpheus, Oneiros, etc...) tem a aparência da primeira imagem do texto. Porém, como ele é uma espécie de entidade cósmica comum a todos os seres vivos, sua forma muda aos olhos de quem o observa. Enquanto para os seres humanos ele tem a aparência da ilustração, para o marciano Ajax (Martian Manhunter), ele tem a forma de uma bola de fogo incandescente. Já para Bastet, a deusa egípcia dos felinos, ele se manifesta da forma de um felino. Ou seja, meio que se dá a entender que ele toma a forma visual dependente da cultura (ou país, mundo, etc) de quem o vê. Como características pessoai, ele é obstinado em suas funções (que cumpre de forma metodica) e possui um comportamento melancólico, melancolia essa quase sempre ocasionada por algum dos seus amores fracassados.

As histórias giram ao redor de Sonho, o senhor de tudo aquilo que não existe. Elas começam Mostrando um bruxo que na tentativa de aprisionar a Morte (e assim passar a ter controle sobre a vida), acaba por aprisionar erroneamente durante 70 anos o perpétuo conhecido Sonho. O roteiro toma forma ao mostrar a fuga de seu cativeiro e o início da reconstrução do seu reino que se deteriorou devido a ausência forçada do seu mestre que foi mantido cativo por sete longas décadas. Com o desmantelamento do seu reino, muitos dos seus curiosos habitantes fugiram e/ou simplesmente passaram a negligenciar suas funções.

Sua histórias se estenderam por aproximadamente 75 edições e mais extras, para depois virarem livrões capa dura.

As histórias acabaram por serem convencionadas em se chamar de Arcos e esses são o “mainstream "do que deve ser lido para se entender todo seu enredo do início ao fim. As histórias intermediárias ora são boas e hora são mais chatinhas. Porém, boa parte delas além de terem personagens históricos como protagonistas, servem para explicar algumas pontas soltas nos arcos principais. Exemplo: por quê Nada foi aprisionada? Como nasceu Orpheu?

Essas histórias intermediárias trás algumas boas fábulas que podem ser lidas sem maiores compromissos ou comprometimentos com os arcos principais. Como exemplo a excelente “A Dream of Thousand Cats”. A minha preferida e aquela da serie fabula e reflexoes, que mostra o rei arabe e tal. (ed n 50)

Abaixo, em negrito os principais arcos:

1. Prelúdios e noturnos

Mostra o aprisionamento e a libertação de Morpheus. Nesse arco Morpheus vai atrás de seus artefatos perdidos e começa a reestabelecer seu reino. Participações especiais de John Constantine, Lúcifer, Etrigan, John Dee e o Caçador de Marte.

sm2.jpg

2. A casa de bonecas

Sonho lida com uma ameaça que pode destruir todo o mundo: o vórtice, capaz de fazer com que as barreiras da realidade e do sonhar sejam rompidas e assim, ocasionar uma m**** do c***lho. Não gosto desse arco.

20070103ho_dollhouse_230.jpg

3. Sandman: Terra dos sonhos

Histórias randômicas, porém interessantes. Ou vice versa. Em uma das histórias é apresentada a personagem Nada, que é o grande motivo pro arco seguinte.

4. Sandman: Estação das brumas

É justo condenar a 10.000 anos de danação alguém que te rejeitou?
Nesse arco é apresentada toda (quase) toda a família de Morpheus e é introduzido o interelacionamento entre eles.

seasons.jpg

E de longe o meu arco preferido.

5. Sandman: Um jogo de você

Um dos meus arcos preferidos.

Barbie viaja para um mundo de sonhos infantis onde precisa enfrentar a ameaça do Cuco (:Q:)

Nessa saga aparece a melhor imagem de toda serie pra mim, quando ele coloca um punhado de areia na mão e pans... no more spoilers.

doran_sandman.jpg

6. Sandman: Fábulas & Reflexões

Mais historinhas bacanas

7. Sandman: Vidas Breves

Delírio e Sonho vão atrás do seu irmão desgarrado: Destruição

destruction6.jpg

8. Sandman: Fim dos Mundos

Uma historia meio doida e na minha opinião a pior do arco.

Personagens diversos ficam presos numa estalagem após o acontecimento de um evento cósmico.

SANDMAN_WORLDS_END-01.jpg

9. Sandman: Entes Queridos

Sonho é obrigado a enfrentar as vingativas Fúrias por ter derramado sangue do seu proprio sangue.

sandman03.jpg

10. Sandman: Despertar

Deuses, entidades e amigos se unem para um velório. Um novo recomeço para a nova realidade.

SANDMAN_WAKE-01.jpg

É incrível como TODOS os arcos se completam de forma perfeita. Acontecimentos diversos são muitas das vezes explicados somente muitas edições depois. A sincronia dos arcos e acontecimentos é muito boa.

Outro preciosismo da série Sandman é que ela tem começo, meio e fim. O que dá a abertura para diversas discussões sobre a saga mesmo após o seu término.

O que aconteceu com Morpheus foi coincidência ou foi orquestrado por ele mesmo?

Quem é Puck?

O que aconteceu com o Cuco?

Sandman angariou uma porrada de fãs apaixonados e baba-ovos. Eu sou um deles. Uma roteiro muito bem construídos, belas ilustrações (a minha preferida são as de efeitos místicos de “Vidas Breves”, como por exemplo a Delírio se transportando pro corpo da Stripper), excelentes personagens e tudo de bom que uma comic pode oferecer.

Considero Sandman um épico dos quadrinhos e Must Read para todo mundo que ousa dizer admirar tal tipo de literatura.

E para quem ja leu todos os arcos, vamos comentar por aqui =)

Os: O maior defeito dessa resenha é não ter sido escrita pelo Niptuck. Mas espero ter sido útil. :sugoi:

TODAS AS REVISTAS

http://www.4shared.com/dir/609769/ffb93477/Gaiman_Neil.html

Esta resenha faz parte do movimento:

Clique para contribuir


[/quote]
 

Espasmo

Ser evoluído
Mensagens
1.244
Reações
4
Pontos
46
[FONT="Georgia"][SIZE="2"][COLOR="Black"]É minha HQ preferida.


Estou postando aqui para enriquecer o tópico depois, nesta postagem.[/COLOR][/SIZE][/FONT]
 

trashman

Bam-bam-bam
Mensagens
9.343
Reações
195
Pontos
294
O ruim eh que os encadernados custam muito caro. Queria comprar mas ta dificil =/
 

Alx_Luthor

Supra-sumo
Mensagens
2.558
Reações
651
Pontos
194
Eu já acha Fim dos Mundos o arco com as melhores histórias rândomicas da série, um dos meus arcos preferidos.
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.508
Reações
11.543
Pontos
1.439
Eu li muito pouco de Sandman, uma historia aqui outra ali, e ficava sempre muito perdido por não acompanhar tudo.

Mas sempre tive vontade de conhecer, e sempre ouvi falar muito bem.

Agora com esse seu roteiro, vou ver se pego em ordem cronologica...
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
eu li o primeiro livro só que da pixel.

quando a pixel chegar na 3ª edição, pretendo comprar as edições da Conrad :3

que por mais que seja cara, é muito bem feito
 


cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
Ufa! Finalmente terminei de ler Sandman, 75 edições!

Interessante q qndo foi lancado no Brasil, durou 9 anos pro pessoal ler td. Eu levei pouco mais de uma semana :) hehehe

Leitura recomendavel mesmo, muito bom, o chato eh q algumas historias sao confusas, e nao sou muito de lembrar de nome de personagens coadjuvantes, e eh justamente desses q Neil Gaiman acaba incluindo na historia mais tarde, ae vc fica meio voando! :P
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
cait_sith;4102810 disse:
Ufa! Finalmente terminei de ler Sandman, 75 edições!

Interessante q qndo foi lancado no Brasil, durou 9 anos pro pessoal ler td. Eu levei pouco mais de uma semana :) hehehe

Leitura recomendavel mesmo, muito bom, o chato eh q algumas historias sao confusas, e nao sou muito de lembrar de nome de personagens coadjuvantes, e eh justamente desses q Neil Gaiman acaba incluindo na historia mais tarde, ae vc fica meio voando! :P

você leu aonde ?

net ou comprou ?
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Estação das Brumas é o melhor arco de Sandman de todos os tempos, isso é fato.
 

cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
BigBrother;4102848 disse:
você leu aonde ?

net ou comprou ?

Baixei os scans mesmo! :D

Melhores arcos pra mim sao Estacao das Brumas e Um Jogo de Você.

De graphic novel dele so li Dream Hunters ate agora. Quem sabe depois eu leia outros.
 

luizf

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.387
Reações
16
Pontos
619
Eu lia Sandman devo ter parado lá pela edição 18 mais por preguiça, mas agora quem sabe eu volto a ler
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[FONT="Lucida Console"][SIZE="2"][COLOR="Green"]
Tem uma edição especial também que conta histórias passadas que é bem interessante. (Noites sem Fim)

Olha, de Vidas Breves, posso dizer que m d eu uma sensação MUITO esquisita no final, lá nas últmas páginas quando mostra como terminaram alguns "figurantes". O que a Delírio que tinha se tornado minha personagem preferida fez com o taxista foi cruel.

Também gosto muito das pequenas histórias, são muito interessantes e a maioria mistura com fatos supostamente reais, da muito curiosidade de saber mais. E Ramadan é uma das histórias mais belas que já vi.

Só que até hoje eu não terminei de ler, faltou as duas últimas edições.

Offtopic: Li por acaso Runaways e gostei bastante, recomendo.

Ciao

[/COLOR][/SIZE][/FONT]
 

Fívio

Ser evoluído
Mensagens
292
Reações
1
Pontos
31
Ramadan foi a história mais vendida de Sandman. É aquele historinha que você pode ler sem compromisso.
 
Mensagens
109
Reações
0
Pontos
11
cait_sith;4102810 disse:
Ufa! Finalmente terminei de ler Sandman, 75 edições!

Interessante q qndo foi lancado no Brasil, durou 9 anos pro pessoal ler td. Eu levei pouco mais de uma semana :) hehehe

Leitura recomendavel mesmo, muito bom, o chato eh q algumas historias sao confusas, e nao sou muito de lembrar de nome de personagens coadjuvantes, e eh justamente desses q Neil Gaiman acaba incluindo na historia mais tarde, ae vc fica meio voando! :P

Eu nunca vi vendendo esse gibi,pelo menos onde eu moro e a história desse cara é muito confusa:?e se ja reperou q sua foto é o Sandman:D.
 

Siroko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.263
Reações
3.593
Pontos
994
Alguém poderia me dizer se todas as edições de Sandman foram lançadas no Brasil?
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Li até os sete primeiros. Muitofoda, tá locs.




Siroko;5457109 disse:
Alguém poderia me dizer se todas as edições de Sandman foram lançadas no Brasil?


Sim, mas dos 10 volumes, metade já esgotou em quase todo lugar. Mas a Panini prometeu relançar tudo ano que vem.
 

Siroko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.263
Reações
3.593
Pontos
994
Li até os sete primeiros. Muitofoda, tá locs.







Sim, mas dos 10 volumes, metade já esgotou em quase todo lugar. Mas a Panini prometeu relançar tudo ano que vem.

Que bom. Lendo os comentários aqui me interessei em ler Sandman, vou ver se compro quando relançar. Acho que não vou me arrepender.:D
 

Panina Manina

Habitué da casa
Mensagens
3.009
Reações
5
Pontos
61

Ramadã é a melhor história.

Quem concorda?

E quem também sentiu tristeza nas paginas finais de Vidas Breves?

 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.806
Pontos
1.934
to juntando grana pra quando ano q vem lançarem todos os sandmans comprar de uma vez!
se pá duas de cada pra revender essa joça pra um colecionador daqui uns 3 anos :lol
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
Não posso ler a resenha toda, pois até hoje não terminei de ler Sandman. Tenho que largar uns super herois pra passar a comprar os encadernados.
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
terminei de ler Um Jogo de Você hoje.

e bem achei bem fraquinho. nao gosto muito desses arcos que deixam Morpheus de lado e colocam outros personagens como protagonistas.

meu Arco Preferido até agora foi Estação das Brumas.
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.494
Reações
10.080
Pontos
1.364
Eu curti bastante Um Jogo de Você, até reli ontem...

Aquele ritual medonho da Thessaly na frente das vizinhas foi foda demais, ela é um personagem mto rlz com mto mais culhoes q mto personagem de HQ por ai, mas fantastico mesmo é ver o rosto pregado na parede puxando conversa com o tr*v*c0 na maior casualidade.. foi de uma sutileza genial, LoL..

A guerra contra o cuco tb foi legal.... ver uma fantasia ganhar um aspecto cruel e medonho é algo rlz...
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
li Vidas Breves hoje e gostei bastante.

explorou mais os Perpetuos, principalmente Delirio e Desespero, e é claro Destruição.


achei um dos melhores arcos.

antes de continuar acho que vou ler os tres primeiros arcos de novo pq nao lembro de quase nada.
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
PORRA QUE FINAL FOI ESSE c***lho [rage]

série inteira é genial, e justo o final, é o mais fraco.


sério não gostei, extremamente fraco, chato, e previsivel.



mas pelo menos comigo, não estragou o brilho da série.
 

getulio.crs

Supra-sumo
Mensagens
4.535
Reações
16
Pontos
169
que droga queiria ler mas os encadernados sao caros e alguns nem existem pra vender mais
 

Shadowsong

Ser evoluído
Mensagens
197
Reações
0
Pontos
47
Parabéns a todos. Vocês tem bom gosto com quadrinhos:D.

Sobre os arcos, eu achei "Um Jogo de Você" o mais chatinho da série. Os mais fodas pra mim são os dois curtas "Ramadan" e "Três Setembros e um Janeiro".

Sobre o final, Eu fiquei incomodado por não saber quem orquestrou tudo. E não achei previsível de jeito nenhum.
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.494
Reações
10.080
Pontos
1.364
Shadowsong;5734551 disse:
Parabéns a todos. Vocês tem bom gosto com quadrinhos:D.

Sobre os arcos, eu achei "Um Jogo de Você" o mais chatinho da série. Os mais fodas pra mim são os dois curtas "Ramadan" e "Três Setembros e um Janeiro".

Sobre o final, Eu fiquei incomodado por não saber quem orquestrou tudo. E não achei previsível de jeito nenhum.

A unica coisa q ficou solta no ar é quem esta por traz do Puck ou quem ele é...

mas na historia em si nao parecia q ninguem quis se livrar do morfeus, ate msmo desejo e os outros pareciam conformados....

A proposito, eu gostei do final, principalmente por todo o funeral e o surgimento do daniel...
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
Parabéns a todos. Vocês tem bom gosto com quadrinhos:D.

Sobre os arcos, eu achei "Um Jogo de Você" o mais chatinho da série. Os mais fodas pra mim são os dois curtas "Ramadan" e "Três Setembros e um Janeiro".

Sobre o final, Eu fiquei incomodado por não saber quem orquestrou tudo. E não achei previsível de jeito nenhum.


já lembrei, Ramadan é muito bom agora Três Setembros e um Janeiro eu nao gostei muito nao :hmm

e já dá para saber o final desde o fim do "Fim dos Mundos", e no entes queridos já dá para entender todo o resto.
 

Panina Manina

Habitué da casa
Mensagens
3.009
Reações
5
Pontos
61

"Três Setembros e um Janeiro" eu não lembro, mas Ramadã é o clássico dos clássicos ainda mais com aquela arte soberba.

As histórias independentes são as melhores, aquela do "Prez" é marcante.
Passei a ter medo do Smiley.

 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
A unica coisa q ficou solta no ar é quem esta por traz do Puck ou quem ele é...

mas na historia em si nao parecia q ninguem quis se livrar do morfeus, ate msmo desejo e os outros pareciam conformados....

A proposito, eu gostei do final, principalmente por todo o funeral e o surgimento do daniel...

Puck era um dos moradores de Faerie :lol

e o que mais me incomodou foi o Daniel.

tenho raiva daquela criança :gatz
 

Panina Manina

Habitué da casa
Mensagens
3.009
Reações
5
Pontos
61

É muito legal como ele foi ligando os pontos da história.
É tão foda que o próprio destino não resiste de da uma olhadinha nas páginas adiante. :lol

 
Topo Fundo