O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Interferência da China e Rússia no mundo ocidental

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449
Estamos na fase da desmoralização (principalmente os EUA).

Um ex agente da KGB já explicou como funciona... e quem duvida que existe algo assim nos mesmos moldes pela FSB deve ser muito inocente.

----

Estatísticas, não oficiais, apresentadas por ele, indicam que 85% da atividade da KGB concentrava-se em subversão e apenas 15% em espionagem.[3] Revelou os métodos que os subversores soviéticos usavam para infiltrarem-se nos meios empresarial, artístico, cultural, acadêmico, sindicatos, igrejas, universidade e mídia do ocidente.[3]

O processo de subversão da sociedade do país alvo, é necessário para manipular cultural e psicologicamente as massas de forma a facilitar a implantação de regimes revolucionários. Este processo, descrito por ele, é dividido em quatro fases que são: "desmoralização", "desestabilização", "crise", "normalização".[5]

FaseTempo necessárioAlvos e/ou consequências
Desmoralização15-20 anos
(tempo necessário para educar uma geração com "princípios revolucionários", opostos aos princípios morais tradicionais, gerando uma inversão de valores).
Religião, educação, cultura, comunicação social, lei e ordem, relações sociais, segurança, política interna/externa, família, saúde, etc.
Desestabilização2-5 anos
(período necessário para solapar as estruturas política, econômica e social).
Luta pelo poder, economia, estrutura social e lei, política externa.
Crise2-6 meses
(momento de precipitar uma crise generalizada, incitando desordem, pânico e radicalismo, apresentando como solução para a sociedade um "governo forte" ou uma alternativa "revolucionária").
Guerra civil, intervenção estrangeira, golpe de estado pelos agentes da subversão.
NormalizaçãoEm teoria, seria permanente.Neste momento, a "nova ordem" é imposta e, os agentes empregados nas fases anteriores (os "idiotas úteis") são descartados. Na maioria dos casos, são eliminados fisicamente.
A cada fase completada com êxito, torna-se mais difícil reverter o processo de subversão.

 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.151
Reações
16.764
Pontos
803
Na visão nacional estratégica dos EUA realmente isso é um assunto importante.

Na minha visão individual, cada um é responsável pelo o que se deixa influenciar. Numa sociedade livre, pressupõe-se que as ideias terão livre circulação. O que for crime obviamente tem que ser combatido.

Também não acho que planos mirabolantes sobre isso vindos de fora, funcionam bem como influência geral de uma sociedade. Os chineses e russos precisam de um autoritarismo colossal para controlar a própria população, que eles já dominam todo o acesso a informação. Ainda pipocam protestos, e outros não só por puro medo.
 

GustavoVP

Supra-sumo
Mensagens
673
Reações
1.699
Pontos
163

No Brasil deve ter vários sites de notícias controlados pela China. Inclusive (ou principalmente) os "fact checkers"
 


Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449
Também não acho que planos mirabolantes sobre isso vindos de fora, funcionam bem como influência geral de uma sociedade. Os chineses e russos precisam de um autoritarismo colossal para controlar a própria população, que eles já dominam todo o acesso a informação. Ainda pipocam protestos, e outros não só por puro medo.

De forma alguma seria uma missão "simples". Mas é totalmente possível, é só ver o atual estado do congresso americano, e quantos possivelmente são influenciados pelos seus políticos favoritos. Atualmente é o melhor exemplo disso na prática.

Agora imagine ativos russos/chineses operando nas diversas camadas de uma sociedade... mídia, empresários, intelectuais.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.151
Reações
16.764
Pontos
803
De forma alguma seria uma missão "simples". Mas é totalmente possível, é só ver o atual estado do congresso americano, e quantos possivelmente são influenciados pelos seus políticos favoritos. Atualmente é o melhor exemplo disso na prática.

Agora imagine ativos russos/chineses operando nas diversas camadas de uma sociedade... mídia, empresários, intelectuais.
Mas acho que 90% (cagando um número) disso é motivada pela polarização política interna. No caso do congresso.

Democratas no poder, então alguns republicanos tomam posições pró-Rússia. É um problema grave, mas é circunstancial e movido pela lógica interna mesmo que adotem discursos parecidos. O que confunde sobre a origem. É a disfunção democrática que anda ocorrendo.

Acho que não é caçando um inimigo externo, com uma influência obscura, que vai resolver o problema. Eleição americana de 2016, BREXIT, existem as acusações de influência russa e devem ser reais.

Mas no final do dia, o problema é interno. Instituições ocidentais perdendo credibilidade... O vácuo é mal preenchido.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449
Mas acho que 90% (cagando um número) disso é motivada pela polarização política interna. No caso do congresso.

Democratas no poder, então alguns republicanos tomam posições pró-Rússia. É um problema grave, mas é circunstancial e movido pela lógica interna mesmo que adotem discursos parecidos. O que confunde sobre a origem. É a disfunção democrática que anda ocorrendo.

Acho que não é caçando um inimigo externo, com uma influência obscura, que vai resolver o problema. Eleição americana de 2016, BREXIT, existem as acusações de influência russa e devem ser reais.

Mas no final do dia, o problema é interno. Instituições ocidentais perdendo credibilidade... O vácuo é mal preenchido.

Não tô dizendo que é exatamente e só isso que eu vou pontuar agora, mas é de se pensar... e as coisas meio que se encaixam.

No caso de um esforço de desestabilização de uma nação. Cria-se o problema e se apresenta a solução.

O problema? É criada essa desmoralização na sociedade. A inversão de valores, essas besteiradas de woke em tudo que é lugar (querendo ou não virou um problema que está dividindo a sociedade), se cria os idiotas úteis, se divide a população, se desacredita das instituições... enfim, a sociedade está desmoralizada.

Aí fica fácil apresentar a "solução".

Eu também não consigo te entregar números haha, mas vamos nos basear nos 90% que vc deu... não seria possível que boa parte desses 90% que foram influenciados pela polarização interna, não estão nessa por consequência de ações dos ativos estrangeiros operando no país? Essa polarização pode ser exatamente o resultado que se espera de uma operação de desestabilização.

Acho que pode ter influência sim. Mas impossível dizer o quanto realmente... talvez n seja algo tão mirabolante, mas eu tb n consigo considerar algo desprezível, especialmente no caso dos EUA.

Aconteceria essa polarização por outros motivos se n fosse pelo o que estamos discutindo? É bem possível. Mas atualmente eu acho crível que pode ser por aí, uma influência direta russa/chinesa.
 
Ultima Edição:

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.151
Reações
16.764
Pontos
803
Não tô dizendo que é exatamente e só isso que eu vou pontuar agora, mas é de se pensar... e as coisas meio que se encaixam.

No caso de um esforço de desestabilização de uma nação. Cria-se o problema e se apresenta a solução.

O problema? É criada essa desmoralização na sociedade. A inversão de valores, essas besteiradas de woke em tudo que é lugar (querendo ou não virou um problema que está dividindo a sociedade), se cria os idiotas úteis, se divide a população, se desacredita das instituições... enfim, a sociedade está desmoralizada.

Aí fica fácil apresentar a "solução".

Eu também não consigo te entregar números haha, mas vamos nos basear nos 90% que vc deu... não seria possível que boa parte desses 90% que foram influenciados pela polarização interna, não estão nessa por consequência de ações dos ativos estrangeiros operando no país? Essa polarização pode ser exatamente o resultado que se espera de uma operação de desestabilização.

Acho que pode ter influência sim. Mas impossível dizer o quanto realmente... talvez n seja algo tão mirabolante, mas eu tb n consigo considerar algo desprezível, especialmente no caso dos EUA.

Aconteceria essa polarização por outros motivos se n fosse pelo o que estamos discutindo? É bem possível. Mas atualmente eu acho crível que pode ser por aí, uma influência direta russa/chinesa.
Sim, existe alguma influência. Como tinha dito, na visão nacional estratégica dos países ocidentais mais importantes, é um assunto a se preocupar.

As polarizacões e divisões podem ser potencializadas. Mas o caminho já estava traçado com a era da internet e redes sociais. Informações circulando livremente para toda a massa da população.

Esses fenômenos se explicam melhor de um ponto de vista psicológico, ainda mais em sociedades em que a geração atual não está conseguindo resultados melhores em relação a geração anterior, em todas as áreas da vida. Profissional, social, pessoal...

O demônio no ouvido vai estar ali, seja russo, chinês ou da própria sociedade ocidental. Aí as pessoas dão ouvidos...

Mas se eu fosse presidente dos EUA, ou do setor de inteligência, com certeza estaria preocupado e monitorando todo tipo de influência e tomando as contra-medidas dentro desse jogo que é jogado. Acho que o principal motivo da Rússia ter invadido a Ucrânia, foi para tentar manter a influência da cultura ocidental (mesmo legítima) pelo menos mais longe fisicamente.

Então sim, esse jogo é real e move peças no tabuleiro. Por isso separo meu comentário como cidadão, de uma análise do ponto de vista estratégico do país. Como cidadão, não gosto tirar nem 1% de responsabilidade das próprias pessoas pela bolha em que elas se fecham.
 

GustavoVP

Supra-sumo
Mensagens
673
Reações
1.699
Pontos
163
Não conhecia esse canal. No início do vídeo achei que se tratava de mais uma das intermináveis propagandas russas disfarçadas de análise geopolítica. Mas até que o sujeito fala coisas interessantes. Como por exemplo a chinezificação do mundo. E sobre o modelo político/econômico chinês, mais parecido com um fascismo nazista que com comunismo. E mais coisas interessantes, como problemas demográficos/religiosos na Europa.

 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449
Não conhecia esse canal. No início do vídeo achei que se tratava de mais uma das intermináveis propagandas russas disfarçadas de análise geopolítica. Mas até que o sujeito fala coisas interessantes. Como por exemplo a chinezificação do mundo. E sobre o modelo político/econômico chinês, mais parecido com um fascismo nazista que com comunismo. E mais coisas interessantes, como problemas demográficos/religiosos na Europa.



Eu assisto as vezes esse canal, as vezes tem um material interessante mesmo.

Pra vc ver, para geopolíticos e estudantes de geopolítica é evidente que a Rússia e a China estão em um sistema fascista/nazista (a Rússia é o pior dos casos nesse sentido). Mas os Zé das couves e dos foruns ficam de "pipipipópópó". Apenas aceitem.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.151
Reações
16.764
Pontos
803
Não conhecia esse canal. No início do vídeo achei que se tratava de mais uma das intermináveis propagandas russas disfarçadas de análise geopolítica. Mas até que o sujeito fala coisas interessantes. Como por exemplo a chinezificação do mundo. E sobre o modelo político/econômico chinês, mais parecido com um fascismo nazista que com comunismo. E mais coisas interessantes, como problemas demográficos/religiosos na Europa.


Qualquer análise de longo prazo estará defasada se não levar em conta a revolução da IA.

Até 2022 esse vídeo seria uma excelente análise. Hoje, com as perspectivas da IA (que ainda precisam se concretizar), a maioria dessas crises poderão deixar de ser um problema tão grande, enquanto outras crises diferentes poderão ganhar muito mais importância.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449




Faltou muita coisa no vídeo sobre o Eurasianismo. Mas é um bom ponto de partida para quem quer começar a se aprofundar um pouco no assunto.

Para ficar realmente por dentro, o livro Fundamentos da Geopolítica/Dugin é leitura obrigatória.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.185
Reações
32.458
Pontos
503
Estamos na fase da desmoralização (principalmente os EUA).

Um ex agente da KGB já explicou como funciona... e quem duvida que existe algo assim nos mesmos moldes pela FSB deve ser muito inocente.

----

Estatísticas, não oficiais, apresentadas por ele, indicam que 85% da atividade da KGB concentrava-se em subversão e apenas 15% em espionagem.[3] Revelou os métodos que os subversores soviéticos usavam para infiltrarem-se nos meios empresarial, artístico, cultural, acadêmico, sindicatos, igrejas, universidade e mídia do ocidente.[3]

O processo de subversão da sociedade do país alvo, é necessário para manipular cultural e psicologicamente as massas de forma a facilitar a implantação de regimes revolucionários. Este processo, descrito por ele, é dividido em quatro fases que são: "desmoralização", "desestabilização", "crise", "normalização".[5]

FaseTempo necessárioAlvos e/ou consequências
Desmoralização15-20 anos
(tempo necessário para educar uma geração com "princípios revolucionários", opostos aos princípios morais tradicionais, gerando uma inversão de valores).
Religião, educação, cultura, comunicação social, lei e ordem, relações sociais, segurança, política interna/externa, família, saúde, etc.
Desestabilização2-5 anos
(período necessário para solapar as estruturas política, econômica e social).
Luta pelo poder, economia, estrutura social e lei, política externa.
Crise2-6 meses
(momento de precipitar uma crise generalizada, incitando desordem, pânico e radicalismo, apresentando como solução para a sociedade um "governo forte" ou uma alternativa "revolucionária").
Guerra civil, intervenção estrangeira, golpe de estado pelos agentes da subversão.
NormalizaçãoEm teoria, seria permanente.Neste momento, a "nova ordem" é imposta e, os agentes empregados nas fases anteriores (os "idiotas úteis") são descartados. Na maioria dos casos, são eliminados fisicamente.
A cada fase completada com êxito, torna-se mais difícil reverter o processo de subversão.



Bem lembrado.
Quotando esse post pra dizer que é muita estratégia, que parece coisa de mestres de GO, ou de enxadristas...

Então você lembra que a China é a nação originária do GO...


E que a Rússia tem, ao longo da história, metade dos títulos mundiais (FIDE) de xadrez.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449


Brasil é foda. Bate num arbusto cai 10 espiões russos.
N é pra menos essa ondinha de brasileiro que se acha russo, espalhando propaganda russa no nosso território.
 

alexjaniski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.183
Reações
1.111
Pontos
639
Estamos na fase da desmoralização (principalmente os EUA).

Um ex agente da KGB já explicou como funciona... e quem duvida que existe algo assim nos mesmos moldes pela FSB deve ser muito inocente.

----

Estatísticas, não oficiais, apresentadas por ele, indicam que 85% da atividade da KGB concentrava-se em subversão e apenas 15% em espionagem.[3] Revelou os métodos que os subversores soviéticos usavam para infiltrarem-se nos meios empresarial, artístico, cultural, acadêmico, sindicatos, igrejas, universidade e mídia do ocidente.[3]

O processo de subversão da sociedade do país alvo, é necessário para manipular cultural e psicologicamente as massas de forma a facilitar a implantação de regimes revolucionários. Este processo, descrito por ele, é dividido em quatro fases que são: "desmoralização", "desestabilização", "crise", "normalização".[5]

FaseTempo necessárioAlvos e/ou consequências
Desmoralização15-20 anos
(tempo necessário para educar uma geração com "princípios revolucionários", opostos aos princípios morais tradicionais, gerando uma inversão de valores).
Religião, educação, cultura, comunicação social, lei e ordem, relações sociais, segurança, política interna/externa, família, saúde, etc.
Desestabilização2-5 anos
(período necessário para solapar as estruturas política, econômica e social).
Luta pelo poder, economia, estrutura social e lei, política externa.
Crise2-6 meses
(momento de precipitar uma crise generalizada, incitando desordem, pânico e radicalismo, apresentando como solução para a sociedade um "governo forte" ou uma alternativa "revolucionária").
Guerra civil, intervenção estrangeira, golpe de estado pelos agentes da subversão.
NormalizaçãoEm teoria, seria permanente.Neste momento, a "nova ordem" é imposta e, os agentes empregados nas fases anteriores (os "idiotas úteis") são descartados. Na maioria dos casos, são eliminados fisicamente.
A cada fase completada com êxito, torna-se mais difícil reverter o processo de subversão.




O brasil está na quarta fase há algum tempo.
 

GustavoVP

Supra-sumo
Mensagens
673
Reações
1.699
Pontos
163


Só não acredito na parte que fala que a abin descobriu o espiao. Não descobriria nem se batesse nas portas dela.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.256
Reações
23.569
Pontos
1.449


Católico ocidental de direita que apoia a Russia ainda vai tomar muito na cabeça até entender que a Russia quer mais que a igreja católica romana se exploda.

Russo é igreja ortodoxa e nada mais.
Não é atoa que a Russia patrocina grupos terroristas que matam cristãos. A Russia odeia os Católicos ocidentais.
 
Topo Fundo