O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livro "Pai rico Pai pobre" é isso tudo mesmo ?

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
já li qual a duvida ?

A dúvida é: se agora que tudo da Bethesda não será mais lançado às plataforma da Sony e você agora terá que trabalhar mais duro para comprar um Xbox. Se tornar um pai rico e comprar todos os video-games, porque não tem mais jeito.

E, não, não me venha com essa, meu pequeno sobrinho, sobre não gostar dos jogos da Tia Beta porque todos nós sabemos que você curte.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.059
Reações
6.865
Pontos
453
Tentei ler mas não consegui passar do 3 capítulo de tão ruim que é. Eu acho que o fato desse livro ter se tornado "referência" em educação financeira diz mais sobre o quanto ela é escassa no Brasil do que sobre o livro em si
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.046
Reações
14.641
Pontos
503
Li faz anos e anos, sinceramente, pelo que me lembro, não se aplica à realidade do brasileiro médio.

Sempre me lembro daqueles papos de aluguel: que mais vale viver de aluguel e investir o dinheiro que se pagaria na compra de uma casa e bla bla bla.

MAS, que brasileiro médio que tem a poura do dinheiro pra comprar a poura da casa a vista pra começo de conversa, poura!?



É algo que só se aplica a quem já tem dinheiro (ou talvez ao cidadão médio de países de primeiro mundo), e os conselhos do livro são todos nesse mesmo estilo..

A realidade é que só consegue mesmo crescer financeiramente quem faz mais do que o suficiente para cobrir as necessidades básicas, esse é o fato. Se após cobrir as necessidades básicas te sobrar dinheiro, então sim, guarde e guarde e guarde o quanto você puder. Patrimônio depende de acúmulo a longo prazo... agora pega o BR médio de salário mínimo que fica todo mês no zero a zero e não sobra 1 puto no bolso, um livreto safado desses chega a ser piada.
 


Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Eu li faz uns 7 anos e continuo pobre.(nem tanto rs...).
Lembro que o cara se fez no mercado de imóveis, aos poucos fez amizades com bons corretores e comprava várias pechinchas com a ajuda deles.
É um livro bom para começar.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
É bom ler. Mesmo que discorde da aplicação prática na economia atual, não será tempo perdido. Aliás, acho muito mais educativo ter livros deste tipo nas escolas para a mulecada do que "Lucíolas" da vida....
Não que esta literatura não tenha sua utilidade, é entretenimento, mas precisamos de coisas mais práticas no ensino dos jovens
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.830
Reações
13.859
Pontos
803
o único coaching financeiro que li e que fez algum sentido para realidade brasilero foi o Mario Calil o resto é só aquele caô quase religioso estilo 'o segredo' as leis do universo, Bel pesce, Betina e outras porcarias.

para a realidade nacional a formação é a saída, quanto mais você seguir pela vida academica melhor, as pesquisas comprovam que a renda sobe com os estudo e a ascensão é real.

um cara apenas com ensino médio no mercado formal está restrito a uns 3k mês e o cargo mais elevado é motorista D, e acredite ele não passará disso se não investir em estudo. um curso técnico custa em média uns 9 mil reais em 2 anos e um superior de humanas uns 40k em 4 anos

com ensino superior mesmo em humanas que é mais baratinho o cara poderá tirar de 3k-5k além de ser credenciado a fazer os concurso que pagam melhor, isso já coloca o cara nos 30% da população

mas em todo caso cedo ou tarde terá de montar um negócio para superar a barreira salarial dos 10k (que é difícil de conseguir, quiçá superar)
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.713
Reações
3.474
Pontos
1.019
Li ja faz tempo. Ele fala algumas obviedades ("nao gaste o que nao tem", "viva de acordo com sua renda/sem ostentacao") e deixa a entender que nao se fica rico com salario, mas sim investindo. Ele da exemplos impossiveis de serem aplicados no Brasil, como comprar um imovel pra revender com lucro em poucos dias.
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Os exemplos são fora da nossa realidade realmente, foram dentro de uma contexto que o EUA vivia
Mas os insights são excelentes, valem a leitura: corrida dos ratos, bens ativos e passivos...
Todo mundo fala que é óbvio, mas ninguém percebe antes de ler em algum lugar
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.335
Reações
11.003
Pontos
453
Comprei esse livro em janeiro de 2007, na época achei fantastico, mas foi pq eu era muito pobre, vivia quse que no meio do mato no interior da Bahia.
Tem algumas raras dicas legais, mas não passa disso. É um livro de introdução a finanças e inteligencia financeira, o problema é que como não ensinam nada na escola para nós sobre isso, algumas pessoas acham o livro revolucionario. Na época ele era mais ou menos, hoje é bem fraco. Varias coisas que são ditas ali não vale mais.
Como uma introdução não é ruim, mas eu nao compraria de novo.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.896
Reações
11.990
Pontos
753
Comprou ações da MMX ao invés da Weg né?!
:obrigue
Na época que li o livro tinha pouca informação sobre ações, conversei com um cara do fórum clubedopairico, mas só fui comprar a primeira em 2013, petr4. Por sorte sai antes da confusão de 2015/16.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.735
Reações
14.726
Pontos
503
Estou quase na metade do livro e achei interessante, é uma história bacana, tem algumas coisas óbvias sobre economia, mas que nunca pensamos antes de ler em algum lugar.

Dei muita risada na parte onde o filho pobre e o Mike aprendem a "fazer dinheiro"

Enviado de meu SM-A107M usando o Tapatalk
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.613
Reações
10.986
Pontos
753
Realmente não é. Calotes a rodo, calote em IPTU... isso sem falar que seu inquilino pode quebrar algo e nunca consertar, pintar sem seu aval... passo longe de "viver de aluguel",

na verdade não eh bem assim, tem contrato para tudo, as vezes vc coloca o imóvel em imobiliária que cobra uma certa taxa de administração, mas o inquilino tem que entregar o imóvel da mesma maneira de quando ele entrou no imóvel.

aluguel de imóvel hj eh fácil demais, tenho 3 alugados, duas casas e um ap, um inquilino saiu de uma das casas no final de dezembro, 15 dias depois já tava alugado, e só demorou 15 dias pq coloquei na imobiliria, caso contrário tinha alugado muito antes.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.549
Reações
91.637
Pontos
1.503
Li e achei um lixo.
Já "O Homem mais Rico da Babilônia" me causou uma impressão muito boa. Foi capaz de fazer eu refletir com sua simplicidade em transmitir conceitos em episódios, tendo a histórica cidade como plano de fundo. Mudou meu comportamento.

Só tente tomar cuidado com isso porque na geração das obsessões, a ganância é muito presente.

Dica essencial: não ter um carro e não ter filhos

Nem mulher, nem comer carne, nem viajar, nem usar roupa de marca, nem perfume caro, nem ter moto, só beber água, nem ter casa própria, nem...

Tem que tomar cuidado. Ter moderação. O dinheiro deve nos servir e não nos tornarmos servos do dinheiro. Em minha experiência de vida (que não é de se jogar fora com quase 40 anos) nunca vi um ganancioso feliz, há muito mais arrependimentos do que realizações ao final da vida... e o que fica, quase sempre, é desprezado pelos descendentes.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.869
Reações
1.289
Pontos
859
Pelo que estão comentando esse livro diz o básico.

Consigo poupar um pouco. Mas como ganhar dinheiro ?
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.896
Reações
11.990
Pontos
753
Pelo que estão comentando esse livro diz o básico.

Consigo poupar um pouco. Mas como ganhar dinheiro ?
O livro diz "ricos compram ativos, pobres compram passivos".

Também diz pra aprender coisas diferentes e não ficar preso a profissão.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.727
Reações
14.824
Pontos
503
na verdade não eh bem assim, tem contrato para tudo, as vezes vc coloca o imóvel em imobiliária que cobra uma certa taxa de administração, mas o inquilino tem que entregar o imóvel da mesma maneira de quando ele entrou no imóvel.

aluguel de imóvel hj eh fácil demais, tenho 3 alugados, duas casas e um ap, um inquilino saiu de uma das casas no final de dezembro, 15 dias depois já tava alugado, e só demorou 15 dias pq coloquei na imobiliria, caso contrário tinha alugado muito antes.
Meu pai é advogado, tem clientes dele com mais de 10 imóveis e não tem um mês que ele não passe sem ação de despejo para algum cliente.

Contrato não impede calote.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.470
Reações
18.889
Pontos
503
Acho engraçado que falam que esse livro fala um monte de obviedade, mas esquecem que antes mesmo do corona cerca de 70% dos brasileiros eram endividados, sendo que desse valor 80% era referente ao cartão de crédito. Então para grande parte desses 70% é tudo novidade....
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.486
Reações
9.513
Pontos
1.069
"gaste menos do que ganha".
vc aprendendo e praticando isso, pode dispensar 99% dos livros de educação financeira.

quanto ao livro em si, é bom mas nada além do óbvio.

Eu incluiria, busque meios de rentabilidade do seu dinheiro que sobra.
 

GorinOSho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.321
Reações
2.754
Pontos
453
O cara é um fraude e o pai rico nunca existiu na vida real . Só ficou rico quando o livro fez sucesso e saiu pelo mundo dando palestras.

Mas alguns conselhos são bons.

Ricos recebem juros, pobres pagam juros.

Tenha uma segunda fonte de renda fora salário.

Compre um imóvel, mesmo não sendo o melhor investimento vai ter aonde morar na velhice.

Exatamente. Depois desse livro vi muita gente bostejando que o negocio é viver de aluguel.
Só esquecem que pra isso precisam de renda constante, e caso esta termine, voce esta no olho da rua.
Invista em ativos. No BR qual é o ativo seguro?

Melhor coisa que fiz na vida foi quitar minha casa e demais dividas antes dos 40.
Agora, por mais dificil que fique a situação, da minha casa ninguem me tira.
O resto se administra.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.100
Reações
94.070
Pontos
1.353
Serve só pra limpar a bunda. Nem na atualidade ele se aplica nos USA, e nunca sequer foi aplicável aqui em qualquer época.

serve pra limpar a bunda não,
papel de livro mais espalha a b*sta do que limpa.
talvez se for desses papel de manga japones, talvez de pra limpar ,mas ai nunca tentei.


experiencia própria.


sobre o conteudo do livro, nunca li,
um amigo meu as vezes comentava dele. Mas nunca me bateu o minimo de interesse de ler, por puro preconceito ao titulo, que me faz pensar que é mais coach que livro sobre finanças.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo