O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Lojas de segunda mão japonesas estão fazendo seus próprios Famiclones

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.617
Pontos
1.659
Chegou a vez do Japão conviver com algo com o qual fez parte da nossa vida por décadas. Duas lojas japonesas de produtos de segunda mão, a Bookoff Group Holdings e a Geo Holdings, entraram na onda da crescente demanda por jogos clássicos, produzindo seus próprios clones do Famicom, conforme relatado pelo The Japan Times.

cdn4.premiumread.com_-700x449.jpeg


Em agosto do ano passado, a Geo, especializada em compra e venda de CDs, DVDs e videogames, lançou o “Retro Game Computer“, um console compatível com o Famicom, com preço de ¥2.178 (cerca de R$ 80). A demanda foi tão alta que esgotaram as 3.000 unidades iniciais até outubro, levando a empresa a planejar a produção contínua do dispositivo.

A concorrente Bookoff seguiu o exemplo, apresentando seu próprio console, o 8Bit Compact V2, em dezembro, com um preço de ¥3.980 (aproximadamente R$ 135). A loja destacou um aumento de quase 60% nas vendas de jogos retrô, incluindo títulos do Famicom e Super Famicom, ao longo de 2023.

Outro revendedor japonês, Suruga-ya, compartilhou com o mesmo The Japan Times que “as vendas dobraram em algumas lojas graças à conscientização renovada entre jovens e turistas estrangeiros para o Japão.”

Embora os Famiclones não sejam uma novidade, existindo desde os anos 80, e sendo um capítulo bem peculiar na história brasileira dos videogames, saber que os próprios varejistas estão fabricando consoles para acompanhar a venda de jogos usados destaca a popularidade significativa dos jogos retrô no Japão.

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.320
Pontos
1.619
Eu amaria ter um Famicom/famiclone (no formato do Famicom mesmo), mas com a saída HDMI e o suporte aos canais extras de audio. Pra mim, é um dos videogames mais bonitinhos de se ter na estante.

Assim, não só ele mas... Imaginem TODOS os modelos de videogames (8, 16, 32/64 até PS2/Dreamcast/Xbox/GameCube) com os modelos no estilo original e com as referentes saídas HDMI em cada um deles (com um preço decente, é claro!). Pra mim, isso seria a utopia perfeita!

Em minha opinião, uma 'revolução' dessas poderia até mudar DIRETAMENTE o futuro dos videogames, pois aí, teríamos inúmeros modelos de hardware pra brigar com os 'monstros' que temos hoje em dia. Lembrando que, uma das coisas mais fascinantes é se ter o hardware antigo em casa (não importando no fator cartuchos/CDs. Everdrives e encaixes pra cartões SD ou 'discos backup de segurança' ou HDs já existem pra isso mesmo.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.353
Reações
9.581
Pontos
754
Meus dois primeiros consoles foram clones de nes.
Pro system 8 e alguns anos depois um Turbo gamer.
Como esses clones foram importantes para o nosso mercado e principalmente para o público brasileiro ter acesso aos games naquela época.
Screenshot_20240313-082319_Edge.jpg
Screenshot_20240313-082335_Edge.jpg
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.117
Reações
2.836
Pontos
954
Não entendo pq esses clones mais populares só tiveram duas gerações: Atari 2600 e NES e na época foram contemporâneos aos aparelhos.
De lá pra cá, nada mais.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.320
Pontos
1.619
Não entendo pq esses clones mais populares só tiveram duas gerações: Atari 2600 e NES e na época foram contemporâneos aos aparelhos.
De lá pra cá, nada mais.
Não é difícil entender. Dado o sucesso dessas duas plataformas, foram criadas (no caso do Atari, no Brasil, via tecnologia reversa) os clones desses videogames. Se for pesquisar, existem os clones de outros sistemas que não chegaram aqui.

AGORA, uma coisa: ninguém resolveu fazer alguma coisa pra trazer os clones do PC Engine, por exemplo:

1710494884834.png1710494933739.png

Para época, eu pediria sim, um treco desses pra ter em casa (principalmente porque já conhecia o PC Engine de verdade desde 1991). Mas se for pesquisar, teve muita coisa que foi lançada e que nem beirou as fronteiras brasileiras.

O PY era uma terra onde apareceu coisas muito loucas pra vender (e o PCE original e a versão pirata era achada por lá com facilidade na década de 90)
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.246
Reações
10.772
Pontos
753
Se PC Engine nunca vi um na minha frente, clone dele menos ainda. Não conhecia a existência.
 


razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
Não é difícil entender. Dado o sucesso dessas duas plataformas, foram criadas (no caso do Atari, no Brasil, via tecnologia reversa) os clones desses videogames. Se for pesquisar, existem os clones de outros sistemas que não chegaram aqui.

AGORA, uma coisa: ninguém resolveu fazer alguma coisa pra trazer os clones do PC Engine, por exemplo:

Visualizar anexo 382226Visualizar anexo 382227

Para época, eu pediria sim, um treco desses pra ter em casa (principalmente porque já conhecia o PC Engine de verdade desde 1991). Mas se for pesquisar, teve muita coisa que foi lançada e que nem beirou as fronteiras brasileiras.

O PY era uma terra onde apareceu coisas muito loucas pra vender (e o PCE original e a versão pirata era achada por lá com facilidade na década de 90)
Cara, o PC Engine é hoje um console que eu realmente gostaria de ter. Realisticamente, eu ficaria muito satisfeito com o PC Engine mini, que foi lançado uns anos atrás (facilmente hackeavel), na versão branca.

Um clone eu pegaria se o everdrive de Hu-card fosse barato (não sei se é), mas isso deixaria sem acesso aos jogos em disco. Eu gosto bastante do PCE, mas hoje em dia, tirando o mini, eu não sei se entraria numa de pegar um não (basicamente pq não tô com bala na agulha pra isso).
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.955
Reações
14.504
Pontos
1.389
Não entendo pq esses clones mais populares só tiveram duas gerações: Atari 2600 e NES e na época foram contemporâneos aos aparelhos.
De lá pra cá, nada mais.

Na época dos 16 Bits, o Mega teve o seu clone: o Megavision.

images


Até onde sei, o MV suportava até mesmo os add-ons do Megão (Sega CD, 32X). E chegou a ser lançado no Brasil, mas teve vida curta porque a Tectoy barrou a comercialização. E os motivos pra não termos clones desde então seriam dois: Os principais componentes de hardware (como o CPU) passaram a ser customizados e também haviam os softwares (como a BIOS, entre outros programas) que eram patenteados.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.468
Pontos
503
Será que essas lojas pagam alguma licença para a Nintendo para fabricarem esses Famiclones? Sei que lá no Japão as leis contra a pirataria são mais rígidas e a Nintendo com certeza é a empresa que mais combate a pirataria de videogames, se esses consoles forem ilegais com certeza a Nintendo iria querer a alma deles, ainda mais que são lojas do Japão, acredito que eles devam pagar alguma licença para fabricar esses consoles.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.718
Pontos
969
Será que essas lojas pagam alguma licença para a Nintendo para fabricarem esses Famiclones? Sei que lá no Japão as leis contra a pirataria são mais rígidas e a Nintendo com certeza é a empresa que mais combate a pirataria de videogames, se esses consoles forem ilegais com certeza a Nintendo iria querer a alma deles, ainda mais que são lojas do Japão, acredito que eles devam pagar alguma licença para fabricar esses consoles.
A patente do Famicom expirou há muitos anos.
Zero necessidade de licenciar um clone desses com a Nintendo.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.487
Reações
7.967
Pontos
453
Roda Castlevania 3? :khuebr
Queria ver um video dele funcionando.
Pelo tamanho, parece pequeno e uma bicuda... :klolwtf
 

Foks

Veterano
Mensagens
122
Reações
153
Pontos
128
A patente do Famicom expirou há muitos anos.
Zero necessidade de licenciar um clone desses com a Nintendo.

E os jogos?
Falo, pois, a desculpa das empresas é sempre a dificuldade de royalties e liberação das softwarehouses.
 

Drommajin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.891
Reações
2.946
Pontos
719
Eu queria aquele Supa Retron HD da Hyperkin que custa uns R$ 350 no máximo na gringa mas que aqui o pessoal cobra R$ 1500.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.617
Pontos
1.659
O clone que eu mais queria na época e nunca tive a chance de ter.

images
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.659
Pontos
1.689
Não sabia disso, achei que só expiraria daqui uns 80 anos:klol
Normalmente patentes duram em média 20 anos, diferente do direito autoral, que pode ir até 80 anos depois da morte do autor.

Marcas podem durar indefinidamente, enquanto a marca estiver sendo usada e fizer a renovação dela periodicamente.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.468
Pontos
503
Normalmente patentes duram em média 20 anos, diferente do direito autoral, que pode ir até 80 anos depois da morte do autor.

Marcas podem durar indefinidamente, enquanto a marca estiver sendo usada e fizer a renovação dela periodicamente.
Ah tá, eu achava que ambas durassem a mesma coisa:klol
 
Topo Fundo