O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Making of ou templates de programas famosos?

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
Olá, pessoal.

Versão curta: não quero tutoriais que ensinem a programar. Quero vídeos making of/behind the scenes de programas estabelecidos de alguma forma na indústria ou links para download do código fonte dos mesmos. Exemplo: eu posso agora baixar um Starling, Feathers, GSAP (sim, também sou flasheiro/animeteiro rs) e fuçar como esses engines/frameworks foram estruturados.

Versão longa:
Eu conheço e pesquiso várias ótimas referências de indivíduos ou estúdios criando games, filmes animados, artes estáticas... no campo VISUAL.

Porém, gostaria muito de ver como softwares/apps/games famosos foram criados. Tipo behind the scenes mesmo, entendem? Pode ser vídeo ou templates para baixar.

Eu quero muito me aprofundar em design patterns, OOP, boas práticas de estruturação de código em geral. Porém, somente acho tutoriais de "programe isso ou aquilo na linguagem tal usando a ferramenta x ou y".

Mas eu quero mesmo poder ver como programas notáveis foram criados. Como os grandes da indústria organizaram as classes, os assets etc.

Sabem de algo?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Bom, não sou programador nem manjo nada do assunto, mas pelo que você quer, poderia começar pelos códigos fontes da Id Software que foram disponibilizados por eles dos jogos Wolfenstein 3D, Doom e Quake. Esse site tem um monte de códigos fontes de jogos comerciais liberados por suas respectivas produtoras:

http://www.thefreecountry.com/sourcecode/games.shtml
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
Bom, não sou programador nem manjo nada do assunto, mas pelo que você quer, poderia começar pelos códigos fontes da Id Software que foram disponibilizados por eles dos jogos Wolfenstein 3D, Doom e Quake. Esse site tem um monte de códigos fontes de jogos comerciais liberados por suas respectivas produtoras:

http://www.thefreecountry.com/sourcecode/games.shtml

Valeu demais!!!

Com certeza vai ajudar muito.

Obrigado!!!
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
É só dar uma olhada na página de downloads do Blender, Wings 3d, Gimp, Inkscape, etc. Todos esses têm o código fonte disponível, o foda é ler e entender. :P
 


Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
É só dar uma olhada na página de downloads do Blender, Wings 3d, Gimp, Inkscape, etc. Todos esses têm o código fonte disponível, o foda é ler e entender. :P

Bem lembrado!

E realmente... Justamente porque são difíceis de entender que gostaria de vídeos onde os próprios devs comentam o código.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
É bem difícil achar alguém explicando esse tipo de coisa, a comunidade de open source funciona muito na base do "se vira". O mais próximo do que tu quer que eu me lembro é esse canal aqui:
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
É bem difícil achar alguém explicando esse tipo de coisa, a comunidade de open source funciona muito na base do "se vira". O mais próximo do que tu quer que eu me lembro é esse canal aqui:


Que camarada ninja. Ele tem o estereótipo de programador que sempre via na TV mas nunca encontrei no mundo real. rs

E, realmente, na comunidade open source a lei é se virar mesmo.

Eu estou usando bastante Godot para desenvolver games e apps. O engine é fantástico. Recomendo demais. Porém, é osso quando preciso de ajuda da comunidade para resolver problemas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
É por isso que não uso engines como Godot ou Defold, porque, infelizmente, as comunidades são pequenas, o que dificulta e muito o acesso à informação quando você mais precisa.

Eu dei uma boa estuda básica em quase 7 engines e acabei no final escolhendo a Unity por diversos motivos, sei que para 2D, inicialmente ela dá mais trabalho que as demais engines que são focadas apenas no 2D (ou que foram pensadas assim no início), mas quando você começa a pegar a manha, a coisa toda muda.

Outro ponto forte é a comunidade que é enorme, eu me arrisco dizer que provavelmente ela é a engine mais popular do mundo, o que faz com que tenhamos muitas coisas implementadas como jogos, tutoriais, livros, vídeos, textos e gente trabalhado em cima dela.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
É por isso que não uso engines como Godot ou Defold, porque, infelizmente, as comunidades são pequenas, o que dificulta e muito o acesso à informação quando você mais precisa.

Eu dei uma boa estuda básica em quase 7 engines e acabei no final escolhendo a Unity por diversos motivos, sei que para 2D, inicialmente ela dá mais trabalho que as demais engines que são focadas apenas no 2D (ou que foram pensadas assim no início), mas quando você começa a pegar a manha, a coisa toda muda.

Outro ponto forte é a comunidade que é enorme, eu me arrisco dizer que provavelmente ela é a engine mais popular do mundo
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
É por isso que não uso engines como Godot ou Defold, porque, infelizmente, as comunidades são pequenas, o que dificulta e muito o acesso à informação quando você mais precisa.

Eu dei uma boa estuda básica em quase 7 engines e acabei no final escolhendo a Unity por diversos motivos, sei que para 2D, inicialmente ela dá mais trabalho que as demais engines que são focadas apenas no 2D (ou que foram pensadas assim no início), mas quando você começa a pegar a manha, a coisa toda muda.

Outro ponto forte é a comunidade que é enorme, eu me arrisco dizer que provavelmente ela é a engine mais popular do mundo, o que faz com que tenhamos muitas coisas implementadas como jogos, tutoriais, livros, vídeos, textos e gente trabalhado em cima dela.

Eu entendo seu ponto e sua escolha.

Também cheguei a usar Unity, mas, por um motivo ou outro, acabei não seguindo em frente. E realmente a base instalada, a comunidade e tudo mais produzido para esse engine faz com que realmente valha a pena.

Bom, eu fiquei com o Godot, embora ainda tenha uma comunidade pequena, porque ele tem algumas coisas que nunca vi em outras ferramentas, como o engenhoso sistema de cenas e nodes, um blur maior entre o tempo de edição e o tempo de execução, a óbvia gratuidade, entre outro aspectos.

É um pouco mais difícil encontrar respostas, mas não é impossível. Eu já estou desenvolvendo meu segundo game no engine e recomendo demais.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu entendo seu ponto e sua escolha.

Também cheguei a usar Unity, mas, por um motivo ou outro, acabei não seguindo em frente. E realmente a base instalada, a comunidade e tudo mais produzido para esse engine faz com que realmente valha a pena.

Bom, eu fiquei com o Godot, embora ainda tenha uma comunidade pequena, porque ele tem algumas coisas que nunca vi em outras ferramentas, como o engenhoso sistema de cenas e nodes, um blur maior entre o tempo de edição e o tempo de execução, a óbvia gratuidade, entre outro aspectos.

É um pouco mais difícil encontrar respostas, mas não é impossível. Eu já estou desenvolvendo meu segundo game no engine e recomendo demais.

O importante no final é a pessoa se sentir bem trabalho com a engine que lhe convir. Eu demorei um pouco pra me acostumar à Unity devido a forma como ela trabalha com o 2D que é diferente das outras engines, já que ela não foi pensada inicialmente para ser um engine 2D, apesar que hoje as coisas estão mais fáceis pro 2D nela que há 2 anos atrás ou mais.

O Godot tem até uma comunidade relevante, tá crescendo e é bom que cresça, o que me afastou dela foi a linguagem proprietária e a sua IDE, além dos fatores já citados.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
O importante no final é a pessoa se sentir bem trabalho com a engine que lhe convir. Eu demorei um pouco pra me acostumar à Unity devido a forma como ela trabalha com o 2D que é diferente das outras engines, já que ela não foi pensada inicialmente para ser um engine 2D, apesar que hoje as coisas estão mais fáceis pro 2D nela que há 2 anos atrás ou mais.

O Godot tem até uma comunidade relevante, tá crescendo e é bom que cresça, o que me afastou dela foi a linguagem proprietária e a sua IDE, além dos fatores já citados.

Realmente. O importante é se sentir confortável com a ferramenta escolhida.

Eu também desenvolvo 2D, mas, por incrível que pareça, não tentei fazer nada realmente 2D no Unity. rs

Quanto à linguagem (GDScript), eu gosto bastante. Por ser baseada em Python, a sintaxe é bem "leve", se assim posso dizer. E até o meio do ano o Godot vai ganhar suporte a C#, então acredito que vai ajudar atrair mais devs, principalmente do Unity.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Realmente. O importante é se sentir confortável com a ferramenta escolhida.

Eu também desenvolvo 2D, mas, por incrível que pareça, não tentei fazer nada realmente 2D no Unity. rs

Quanto à linguagem (GDScript), eu gosto bastante. Por ser baseada em Python, a sintaxe é bem "leve", se assim posso dizer. E até o meio do ano o Godot vai ganhar suporte a C#, então acredito que vai ajudar atrair mais devs, principalmente do Unity.

Ótimo notícia, espero que coloque suporte à C#. Eu voltarei a dar uma olhada na engine se eles fizerem isso, além do quê, eu amo as IDEs da JetBrains, e uso uma delas para programar em C#.

Então, você é focado em design mais que programação?
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
Ótimo notícia, espero que coloque suporte à C#. Eu voltarei a dar uma olhada na engine se eles fizerem isso, além do quê, eu amo as IDEs da JetBrains, e uso uma delas para programar em C#.

Então, você é focado em design mais que programação?

Sou formado em design gráfico e também sou ilustrador. Sendo assim, teoricamente eu deveria focar sempre mais no visual.

Mas há uns bons anos, quando conheci o RPG Maker, eu descobri que gosto de programar e desde então tenho desenvolvido apps e games para empresas e para mim mesmo atuando tanto no campo visual quanto no código. rs
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.194
Pontos
1.189
Recomendo esse canal (mais especificamente essa playlist)
https://www.youtube.com/playlist?list=PLoJSah60cTP5Hulr9HxLyv-JVXFZycdmw

Aqui tem codigo fonte pra c***lho, incluindo Aquaria, Doom, Quake, Clones de Mario, wolfenstein, minecraft e links pros diretórios no git da unity, valve, riot, blizzard e etc.
https://github.com/leereilly/games

Esses videos desse cara sao interessantes tambem



Sensacionais!

Vi alguns vídeos e realmente é um embasamento que estou procurando. Quero mesmo me aproximar do low level para entender melhor as abstrações.

Agora é pegar algum desses códigos e tentar entender alguma coisa. rs
 
Topo Fundo