O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mercado Livre Arena Pacaembu: varejista pagará R$ 1 bi para colocar seu nome no estádio por 30 anos

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.883
Reações
134.331
Pontos
2.139

Mercado Livre Arena Pacaembu: varejista pagará R$ 1 bi para colocar seu nome no estádio por 30 anos​




O gigante do e-commerce Mercado Livre vai desembolsar mais de R$ 1 bilhão pelo direito de renomear o estádio do Pacaembu, em São Paulo. Pelos próximos 30 anos, o complexo esportivo passará a ser chamado “Mercado Livre Arena Pacaembu”. O acordo foi anunciado nesta quarta-feira, 31, pelo CEO da companhia argentina, Fernando Yunes, e por Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, concessionária que administra o local.
A divulgação sobre o patrocínio do estádio paulistano ocorre após outras movimentações importantes do Mercado Livre em relação ao esporte mais popular do Brasil. Em setembro de 2023, a empresa anunciou que assumiria o papel de patrocinadora oficial da Libertadores, da Copa Sul-Americana e da Recopa, nas modalidades masculina e feminina. Antes, o marketplace também havia fechado contrato de patrocínio com o time do Flamengo, estampando a camisa do time carioca com o seu logo em formato de aperto de mãos.

Mercado Livre Arena Pacaembu: gigante do e-commerce pagará R$ 1 bilhão para renomear estádio por 30 anos Foto: Mercado Livre/ Divulgação
É a primeira vez que o Pacaembu negocia os direitos do nome do estádio, após o processo de concessão do estádio municipal à iniciativa privada. A concessionária Allegra assinou o contrato com a Prefeitura de São Paulo para administrar o espaço em setembro de 2019, com início do contrato em janeiro de 2020. A empresa desembolsará, até o final do contrato, R$ 111 milhões pelo direito de gerir o estádio por 35 anos. Além disso, a empresa também se comprometeu em investir cerca de R$ 500 milhões no processo de revitalização do espaço.
A título de comparação, Palmeiras e Corinthians fecharam contratos de 20 anos para nomear os seus estádios como Allianz Parque e NeoQuimica Arena, com contratos de cerca de R$ 300 milhões, no total.
Recentemente, a Mondelez firmou um acordo de R$ 90 milhões para renomear o estádio do São Paulo, o Morumbi, como “MorumBis’, em uma referência à marca de chocolates do conglomerado de alimentos. O contrato com o time paulista tem duração de três anos, com pagamento anual de R$ 30 milhões.

Negociações​


Fernando Yunes, CEO o Mercado Livre, disse ao Estadão que o processo de negociação com a concessionária Allegra para a aquisição dos “naming rights” durou cerca de oito meses, e que esse é considerado o maior contrato do tipo no País, além de figurar como o maior investimento publicitário da história da companhia no mercado nacional. “O Mercado Livre sempre buscou criar uma conexão duradoura e verdadeira com os brasileiros, que vai desde a transformação do e-commerce até o consumo e a paixão pelo esporte”, disse Yunes.
Conforme divulgado pela empresa, o novo contrato publicitário deve envolver todas as marcas do ecossistema, como Mercado Livre, Mercado Pago, Meli+ e Mercado Play, com a exposição da marca e identidade visual do e-commerce dentro e fora do complexo esportivo.

Em reforma, o estádio do Pacaembu foi concedido à iniciativa privada por 35 anos e agora será 'rebatizado' para Mercado Livre Arena| Pacaembu Foto: Alex Silva/Estadão
Yunes informou que a empresa espera trazer “benefícios tangíveis” aos moradores e à cidade de São Paulo, com produção de eventos esportivos e culturais fomentados pelo Mercado Livre. “Estamos comprometidos em contribuir com a sociedade por meio de iniciativas esportivas e culturais acessíveis a todas as pessoas”, disse. “Planejamos realizar eventos, atividades e iniciativas que destaquem e reforcem nossa identidade. Porém, mais do que isso, nossa intenção é democratizar o espaço para criar e proporcionar experiências únicas para todas as pessoas por meio do esporte e cultura.”
Por ora, a empresa não detalhou quais jogos ou eventos serão realizados na nova estrutura do Pacaembu após as reformas da mudança da identidade visual.
Para Eduardo Tomiya, fundador da TM2 Branding, a decisão do Mercado Livre de levar seu nome ao Pacaembu coroa a estratégia da empresa de se firmar como uma das marcas mais importantes no mercado local, ao lado de gigantes como Itaú e Vivo. “Hoje, o Mercado Livre é uma das marcas mais valiosas no País, e está muito presente na vida das pessoas por causa da sua proposta de valor”, avalia.
Segundo Tomiya, a escolha do Pacaembu deve fortalecer a conexão da marca com os consumidores em geral, já que, diferentemente dos outros complexos esportivos, como Allianz Parque, NeoQuímica Arena ou Morumbis, o Pacaembu é um “bem público” e não está atrelado a um ou outro clube no futebol paulista. “O Pacaembu é um estádio muito nostálgico, que traz uma conexão muito forte com os brasileiros, por isso eu acredito que essa seja uma bela iniciativa que vai agregar muitos atributos à marca, que já era valiosa”, afirma.
Na avaliação de Ulysses Reis, professor da FGV e especialista em varejos da SBS, o Mercado Livre conseguiu se destacar das demais concorrentes nacionais se firmando como o principal nome do e-commerce no País, em meio a um período mais difícil nos negócios dos seus concorrentes, como Magalu, Via e Americanas.
Para o especialista, parte dessa diferenciação se dá com o foco na experiência de entrega para os usuário, além de um processo de diversificação dos negócios que passa por empresas como o Mercado Pago e Mercado Play, que são, respectivamente, os braços financeiro e de entretenimento do gigante argentino. “Eles são estrategistas natos”, afirma Reis.

Postura agressiva nos investimentos​


Enquanto concorrentes do varejo brasileiro tiram o “pé do acelerador” nos investimentos de marketing, com troca de agências e redução de participação de grandes eventos do calendário publicitário no País, o Mercado Livre ganhou espaço como um dos principais anunciantes no Brasil.
Em janeiro de 2023, em uma negociação relâmpago, o marketplace conseguiu abocanhar a principal cota de patrocínio do Big Brother Brasil (BBB), após as denúncias de fraudes contábeis que tiraram a Americanas da lista de anunciantes da Globo, conforme revelou o Estadão. À época, o negócio foi fechado em R$ 105 milhões. Depois, a parceria entre a Globo e o Mercado Livre foi renovada para a edição de 2024 do reality show.
Com mais espaço dentro da grade de conteúdo da emissora, o Mercado Livre entrou na lista de principais anunciantes da Globo, com direito a ações especiais no hub de inovação da companhia, que testou ações com uso de Inteligência Artificial para ativações do marketplace.
Um executivo ligado ao mercado de anúncios e compra de mídia no País, que falou na condição de anonimato, lembrou que a chegada de Mercado Livre ao BBB se deu em meio a uma mudança da postura da companhia, que ficou mais agressiva com investimentos em marketing. Essa mudança coincide com a chegada da agência Gut, que atende o marketplace desde 2020 e garantiu, em 2023, prêmios no Festival Internacional de Cannes Lions, do qual o Estadão é o veiculo oficial no Brasil.
O executivo lembra que, no passado recente, o marketplace deixou de ser um pequeno anunciante e se transformou em um nome de “triplo zero”, em alusão a compras de cotas de patrocínio superiores a R$ 100 milhões. Segundo ele, o investimento de R$ 1 bilhão no Pacaembu é um número “suntuoso”, mas ainda é preciso entender como o espaço poderá ser utilizado nas estratégias de marketing da empresa.
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.766
Reações
20.161
Pontos
1.279
Algum time ainda usa o Pacaembú? Nem sei mais a situação que tá o lugar kk
 


Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.573
Reações
9.117
Pontos
353
Caraca kkkkk
Coragem do ML gastar essa bala pelo nome desse lugar, estranho.
Queria saber pra que.
Se rolar a obra que estão querendo fazer no Morumbi, vai durar alguns anos

Bem provável que vire estadio do Trikas por um tempo, além de poder receber shows que o Morumbi receberia e outros eventos grandes.


Deveriam se aproximar do Santos e do Redbull, para mandarem os jogos lá....

Posso estar enganado, mas acho que esses times não tem torcida na cidade SP para encher um Pacaembu em jogo regular, sem ser fase decisiva
 

All_Might

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.140
Reações
29.500
Pontos
1.044
Se rolar a obra que estão querendo fazer no Morumbi, vai durar alguns anos

Bem provável que vire estadio do Trikas por um tempo, além de poder receber shows que o Morumbi receberia e outros eventos grandes.




Posso estar enganado, mas acho que esses times não tem torcida na cidade SP para encher um Pacaembu em jogo regular, sem ser fase decisiva
Santos tem muito torcedor na capital.

RB pode atrair algum público por ser um time que tem alguma estrutura. Pode ser o time em que o Corintiano, Palmeirense, Santista e São-paulino vão assistir como "passeio".... como um programa com a família etc.

A região ali é de fácil acesso, de qualquer lado de SP.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.687
Reações
22.109
Pontos
1.774
Santos tem muito torcedor na capital.

RB pode atrair algum público por ser um time que tem alguma estrutura. Pode ser o time em que o Corintiano, Palmeirense, Santista e São-paulino vão assistir como "passeio".... como um programa com a família etc.

A região ali é de fácil acesso, de qualquer lado de SP.

RB também terá uma Arena maior, para cerca de 35 mil torcedores, Red Bull que vai bancar a obra.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.545
Reações
27.400
Pontos
1.069
Se rolar a obra que estão querendo fazer no Morumbi, vai durar alguns anos

Bem provável que vire estadio do Trikas por um tempo, além de poder receber shows que o Morumbi receberia e outros eventos grandes.




Posso estar enganado, mas acho que esses times não tem torcida na cidade SP para encher um Pacaembu em jogo regular, sem ser fase decisiva
Santos tem facilmente
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.550
Reações
70.238
Pontos
2.059
Deveriam se aproximar do Santos e do Redbull, para mandarem os jogos lá....
Palmeiras tb. Dado o imbróglio com a Wtorre. Fora que é próximo de lá.
Problema maior é que acredito ter uma capacidade reduzida frente uma demanda de 40k torcedores necessário pra jogos do time
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.687
Reações
22.109
Pontos
1.774
Palmeiras tb. Dado o imbróglio com a Wtorre. Fora que é próximo de lá.
Problema maior é que acredito ter uma capacidade reduzida frente uma demanda de 40k torcedores necessário pra jogos do time
A Titia Leila assumiu a Arena Barueri por 35 anos, pegou a concessão lá
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.766
Reações
20.161
Pontos
1.279
Pacaembosta é muito correlacionado aos Curiga
Nessa a tia acertou mesmo sem querer, prefiro Barueri
 
Topo Fundo