O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MiSTer FPGA na área :D [+ impressões!] [+Mister Clones]

runas

Ser evoluído
Mensagens
13
Reações
5
Pontos
23
Olá, pessoal!
Sou novo por aqui e também recémm chegado no mundo do mister fpga. Comprei meu Mister no Aliexpress e recebi no começo de Março e agora estou enfrentando alguns problemas que estão me deixando maluco por aqui. Chego aqui na esperança de alguém poder ajudar. Vamos lá

Eu utilizava um Nintendo Wii com homebrew pra jogar quase tudo em 240p, a até mesmo uns arcades. Mas queria muito jogar PSX e Saturn e esses não rola no Wii. Decidi ir para o Mister justamente para continuar jogando em TVs de tubo e não gastar com ODEs, everdrives para vários consoles.

O MIster chegou e a princípio foi alegria. Fiquei impressionado e muito satisfeito porém quando fui rodar PSX, notei que a imagem estava muito, mas muito escura. No Resident Evil 3, não enxergava praticamente nada. Também estranhei a cor vermelha muito forte. De cara culpei a TV, que eu tinha acabado de pegar dias antes. Ajustei o sub-brilho da TV no menu de serviço como um técnico havia me auxiliado com outra TV. Mas comecei a desconfiar que havia algo estranho e peguei outra TV do mesmo modelo que tenho aqui (Tenho 4 TVs de tubo). Continuou escuro. Então peguei o Wii e testei nas duas TVs e então vi que as TVs estão ótimas, o problema estava no Mister ou nos cabos.

Entrei em um grupo de Facebook e pedi ajuda porém não tive muito sucesso. Desconfiaram do cabo Componente barato com o adpator VGA/Componente que estava usando e recomendaram comprar o cabo da Gamescare. Já conheço o trabalho dos caras, pois tenho a GBS contol deles e um cabo Scart para PSX feito por eles. Porém, o preço do cabo fica em mais de 200 reais com frete e já tinha me comprometido demais com o Mister + SNAC de SNES + dongle wifi/bt + 2 controles da 8bitdo. Tentei encontrar outras opções mas sem sucesso. Acabei comprando o cabo da Gamescare na esperança de poder finalmente resolver o problema e jogar.

O cabo chegou ontem e pra minha surpresa o resultado foi idêntico ao outro. Tudo escuro e sinto uma hiper saturação do vermelho. Fiquei muito frustrado e tentei mais uma vez fuçar em tudo que é configuração no arquivo .ini, filtros, sem filtros, tudo que puder testar. Nada mudou. Então a coisa desandou de vez quando de tanto ficar trocando cabos, virando o mister toda hora (principalmente de ponta cabeça pra tirar o SD sem cair dentro da case) e o cabo da Gamescare é beeeeem grosso e pesado, começou a dar mal contato na saída VGA. Pro meu azar, eu testei mais uma vez o adaptar antigo e vi que estava faltando um pino e achei que havia saído e ficado dentro da saída VGA do mister e tentei cutucar lá pra ver se tinha algo.:facepalm Depois que fui dar conta que este adptador não tinha o pino 11 do VGA mesmo e tudo que fiz foi piorar a situação pois agora, só o cabo da Gamescare funciona e tenho que deixar meio torto e ficar mexendo nele pra pegar. A imagem alterna de preto e branco, tom amarelado, esverdeado e com muito custo o vermelho volta e fica "normal" (ainda com o problema de estar muito escuro e vermelho super saturado).

Eu devo ter danificado a saída VGA de tanto fuçar nela esses dias e assumo o erro, porém a questão do brilho e cores já estavam assim antes. Tentei o suporte do vendedor porém já passaram os 15 dias (recebi 28 dias atrás) e ele leu me relato e não responde. Fique desesperado pois foi muita grana embora já. Então vi que felizmente a I/O board é um dos componentes mais baratos, em torno de 140,00 reais (ainda assim, vai me fazer falta). Mas estou preocupado de comprar outra e ter os mesmos problemas. Não sei nem onde comprar outra, se arrisco no Ali mesmo mas de outro vendedor.

Eu não teria comprado o cabo da Gamescare, ao menos não agora, se soubesse que este não era o problema. Então antes de gastar mais um real sequer, preciso ter uma ideia melhor do que pode estar acontecendo.

Minha I/O funciona, com o cabo torto e depois de ficar mexendo por alguns minutos até acertar a posição e ajustar o brilho do meu CRT para níveis mais altos, que pode prejudicar e ainda dá aquele branqueamento" na tela preta. Mas dá pra quebrar o galho por uns dias mas depois de gastar muuuuuito dinheiro, queria ao menos resolver isso pra sossegar minha cabeça.

Se alguém puder dar uma luz, fico imensamente agradecido.
Tentei tirar foto do Resident Evil 3 com o brilho normal e o brilho quase no máximo. Mesmo a foto com o brilho normal, já estou com o sub-brilho aumentado no menu de serviço. na sequência, a foto da color bar no 240p test suit lado-a-lado - CRT e LCD.

Percebe-se que no CRT, o bloco azul e a barra magenta apresentam cores bem diferentes. Sempre que roda a BIOS do PSX, por exemplo, o logo escrito "SONY" e "COMPUTER ENTERTAINMENT", nunca ficam com o tom normal de azul, ficam escuros quase preto.

IMG_20230404_144441650.jpgIMG_20230404_144504104.jpg
IMG_20230404_232854.jpg
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
Tentei tirar foto do Resident Evil 3 com o brilho normal e o brilho quase no máximo. Mesmo a foto com o brilho normal, já estou com o sub-brilho aumentado no menu de serviço. na sequência, a foto da color bar no 240p test suit lado-a-lado - CRT e LCD.

Percebe-se que no CRT, o bloco azul e a barra magenta apresentam cores bem diferentes. Sempre que roda a BIOS do PSX, por exemplo, o logo escrito "SONY" e "COMPUTER ENTERTAINMENT", nunca ficam com o tom normal de azul, ficam escuros quase preto.

Visualizar anexo 315678Visualizar anexo 315679
Visualizar anexo 315680

para descartar se eh a mister board, rode o 240p suite do snes e veja o color test bars se vc consegue ver todas as gradações de cores.

No meu antigo v6.0 o azul e vermelho do lado da esquerda estavam trocados, agora com a v6.1 esta tudo ok e vejo claramente as cores.

PHOTO-20230331-175534.jpg


outro teste eh o heart of darkness do psx, ele tem muita fmv e textura 24bit, se vc consegue ver claramente a intro e a primeira fase. No meu anterior ficava um vermelhao bem feio.

a mister io board comprei desse aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005004878021327.html
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.140
Reações
5.424
Pontos
694
Tentei tirar foto do Resident Evil 3 com o brilho normal e o brilho quase no máximo. Mesmo a foto com o brilho normal, já estou com o sub-brilho aumentado no menu de serviço. na sequência, a foto da color bar no 240p test suit lado-a-lado - CRT e LCD.

Percebe-se que no CRT, o bloco azul e a barra magenta apresentam cores bem diferentes. Sempre que roda a BIOS do PSX, por exemplo, o logo escrito "SONY" e "COMPUTER ENTERTAINMENT", nunca ficam com o tom normal de azul, ficam escuros quase preto.

Visualizar anexo 315678Visualizar anexo 315679
Visualizar anexo 315680
Alterar o gamma nas cfgs do core do PS1 não ajuda?

Outros cores está escuro em comparação com o Wii? Às vezes seria coisa de ajustar o brilho direto no flyback do tubo se estiver muito escuro.
 

bahzitchiu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
990
Reações
301
Pontos
544
Tentei tirar foto do Resident Evil 3 com o brilho normal e o brilho quase no máximo. Mesmo a foto com o brilho normal, já estou com o sub-brilho aumentado no menu de serviço. na sequência, a foto da color bar no 240p test suit lado-a-lado - CRT e LCD.

Percebe-se que no CRT, o bloco azul e a barra magenta apresentam cores bem diferentes. Sempre que roda a BIOS do PSX, por exemplo, o logo escrito "SONY" e "COMPUTER ENTERTAINMENT", nunca ficam com o tom normal de azul, ficam escuros quase preto.

Visualizar anexo 315678Visualizar anexo 315679
Visualizar anexo 315680
Isso acontece exatamente aqui tb, mas para mim é a tv, pois se uso o mesmo cabo mas usando a conexão composta o rosa fica rosa e não roxo, eu percebi q estava com esse problema ao jogar tmnt turtles in time só ver a cor da roupa da gangue do peh. Não tenho nenhuma tv com componente fora essa q to usando, então fica difícil testar isso. Mas tente ligar o vermelho e o verde em um cabo Y no amarelo do composto, tem q mudar nas config do mister tb e usar os cores q habilite o uso dessa forma, é para ficar certinho dai, mas vai perder a "resolução" do componente.

Compre um dongle wifi e deixe o microsd no mister, não vale a pena tirar, pq se errar a porta de entrada, tem q desmontar para tirar. Mande foto das tuas configs aí kra, não atendi q conversor q tu usa aí de vga para componente (no mister não precisa desse conversor não).

[ ]'s

PS: qto as cores, acabei de ligar meu wii usando a conexão componente e o rosa/roxo ficam como no mister ou seja, TV mesmo, mas afirmo aí para ti, em composto as cores ficam perfeitas, mas perde "resolução".
 

Anexos

  • mister fpga outputs.jpg
    mister fpga outputs.jpg
    154,8 KB · Visualizações: 14
Ultima Edição:

runas

Ser evoluído
Mensagens
13
Reações
5
Pontos
23
para descartar se eh a mister board, rode o 240p suite do snes e veja o color test bars se vc consegue ver todas as gradações de cores.

No meu antigo v6.0 o azul e vermelho do lado da esquerda estavam trocados, agora com a v6.1 esta tudo ok e vejo claramente as cores.

PHOTO-20230331-175534.jpg


outro teste eh o heart of darkness do psx, ele tem muita fmv e textura 24bit, se vc consegue ver claramente a intro e a primeira fase. No meu anterior ficava um vermelhao bem feio.

a mister io board comprei desse aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005004878021327.html

Tirei uma foto do teste 240p aqui. Aproveitei o dia todo pra fazer todos os testes que o pessoal recomendou aqui. Vou responder todas as mensagens com as fotos.

Foi um pouco difícil tirar a foto, não sei se dá pra ver o que você mencionou.

Screenshot 2023-04-07 163411.png

Baixei o Heart of Darkness e tentei tirar uma foto. Ao vivo, as cores do CRT e do LCD não parecem tão diferentes. No tubo a imagem têm mais saturação, bem mais próxima da imagem do LCD.

Screenshot 2023-04-07 163855.png
 

runas

Ser evoluído
Mensagens
13
Reações
5
Pontos
23
Alterar o gamma nas cfgs do core do PS1 não ajuda?

Outros cores está escuro em comparação com o Wii? Às vezes seria coisa de ajustar o brilho direto no flyback do tubo se estiver muito escuro.
Já mexi no gamma sim mas não é suficiente. Mas a diferença é brutal. Só acessando o menu de serviço e alterando o sub-brilho de 43 (original) para 60. Mas não é idel pois tenho medo de prejudicar o tubo. E mudar o brilho da TV que está certo é ruim pois ainda vou manter o Wii para jogos de Gamecube, que ainda vou jogar bastante e meu Nintendo 64.

Veja no Resident Evil 3 no vídeo que fiz, alterando no menu de serviço.
 


runas

Ser evoluído
Mensagens
13
Reações
5
Pontos
23
Isso acontece exatamente aqui tb, mas para mim é a tv, pois se uso o mesmo cabo mas usando a conexão composta o rosa fica rosa e não roxo, eu percebi q estava com esse problema ao jogar tmnt turtles in time só ver a cor da roupa da gangue do peh.
Também percebi jogando turtles in time.
Compre um dongle wifi e deixe o microsd no mister, não vale a pena tirar, pq se errar a porta de entrada, tem q desmontar para tirar.
Eu comprei um, o mesmo que outro rapaz do grupo do facebook comprou. No dele funcionou e no meu não vai de jeito nenhum. Eu até ia pedir ajuda aqui pois até segui um tutorial gringo pra installar manualmente os codecs mas não aceita a instalação, mas aí surgiu esse problema da I/O board então resolvi dar atenção a isso primeiro e tentar resolver o dongle depois.

Mande foto das tuas configs aí kra, não atendi q conversor q tu usa aí de vga para componente (no mister não precisa desse conversor não).
Não uso conversor. Estou usando o cabo da Gamescare VGA/Componente próprio pro mister. Mas antes usava um adaptador vga macho -> com três RCA fêmea pra ligar um cabo componete comum. Resultado era o mesmo, escuro com essas diferenças na imagem.


PS: qto as cores, acabei de ligar meu wii usando a conexão componente e o rosa/roxo ficam como no mister ou seja, TV mesmo, mas afirmo aí para ti, em composto as cores ficam perfeitas, mas perde "resolução".
Isso que é triste aqui, no Wii fica lindo lindo. Eu tenho 4 TVs CRT aqui e em todas fica perfeito no Wii, ou no PSX original. Só no MIster dá esse problema então eu descarto qualquer problema nas TVs.

PS: deixei o cartão SD cairdentro do case 2x e sei como é duro ter que desmontar. Peguei uma dica de um vídeo onde eu viro ele de ponta cabeça e o cartão não cai. Por outro lado, devo ter feito isso várias vezes com o VGA plugado e deve ter danificado a soldagem ou outra coisa no conector da saída VGA da I/O. Então está com muito mal contato pra funcionar agora e certeza já que vou precisar comprar outra I/O:facepalm
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
qual a versao da sua mister io board?

se esta ligando vga-> componente eu recomendaria outro cabo, tenho 2 do ali (gosto de ter cabo backup rsrs ) e recomendo, sao baratos e atendem normalmente

antes eu faria uma instalacao do zero do mister fusion, so pra descartar se algum opcao la de video nao ficou zuado.

fora isso, baixe tb a versao psx unstable do core, so pra ver se nao eh tb problema em alguma opcao do core de psx q ficou com problema.

a ultima q saiu eh essa de 30 de março

 
Ultima Edição:

runas

Ser evoluído
Mensagens
13
Reações
5
Pontos
23
qual a versao da sua mister io board?
Minha io board é a 6.1 já.

se esta ligando vga-> componente eu recomendaria outro cabo, tenho 2 do ali (gosto de ter cabo backup rsrs ) e recomendo, sao baratos e atendem normalmente
Pior que já tenho aqui desde cabos baratos que comprei da china, outros intermediários que peguei na Amazon e o cabo de 200 conto da Gamescare. Eu já excluo essa possiblidade de ser algo relacionado aos cabos.

antes eu faria uma instalacao do zero do mister fusion, so pra descartar se algum opcao la de video nao ficou zuado.
Isso é algo que posso testar mas como não manjo, me diga, eu consigo fazer algum backup das scanlines que customizei pra cada core e suas configurações? O s saves eu sei que é só copiar a pasta mas ter que refazer tudo novamente para os filtros é osso:kzonzo

fora isso, baixe tb a versao psx unstable do core, so pra ver se nao eh tb problema em alguma opcao do core de psx q ficou com problema.
Ainda não manjo instalar nada "por fora". Preciso ver alguns tutoriais e testar. Mas acho que o resultado fica mais nítido no PSX em jogos como resident evil por causa do estilo de arte e gráficos do jogo. Nos 8 e 16 bits não se percebe tanto mas também fica escuro. Mas não custa ver se muda algo.

a ultima q saiu eh essa de 30 de março

 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.222
Reações
7.490
Pontos
453
Quais vendedores vcs recomendam pra pegar as peças em separado do aliexpress?

Agora que tenho um CRT e espaço vou olhar com mais carinho pro projeto Mister. Só o fato de substituir os consoles 8/16bits já me chama muito a atenção, já que é quase impossível acha-los em bom estado aqui onde eu moro
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
Quais vendedores vcs recomendam pra pegar as peças em separado do aliexpress?

Agora que tenho um CRT e espaço vou olhar com mais carinho pro projeto Mister. Só o fato de substituir os consoles 8/16bits já me chama muito a atenção, já que é quase impossível acha-los em bom estado aqui onde eu moro

comprei a mister board 6.1 daqui


ele vende tb memoria e o hub para os controles ubs

chegou tudo certinho bem embalado e rapido.

ja o de10 nano qualquer outro comprador separado pois vc vai ter q pedir pra declarar valor baixo senao vai pagar imposto bem alto.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
Minha io board é a 6.1 já.


Pior que já tenho aqui desde cabos baratos que comprei da china, outros intermediários que peguei na Amazon e o cabo de 200 conto da Gamescare. Eu já excluo essa possiblidade de ser algo relacionado aos cabos.


Isso é algo que posso testar mas como não manjo, me diga, eu consigo fazer algum backup das scanlines que customizei pra cada core e suas configurações? O s saves eu sei que é só copiar a pasta mas ter que refazer tudo novamente para os filtros é osso:kzonzo


Ainda não manjo instalar nada "por fora". Preciso ver alguns tutoriais e testar. Mas acho que o resultado fica mais nítido no PSX em jogos como resident evil por causa do estilo de arte e gráficos do jogo. Nos 8 e 16 bits não se percebe tanto mas também fica escuro. Mas não custa ver se muda algo.

a ultima q saiu eh essa de 30 de março


eh so copiar o .rbf para a pasta _consoles

ai quando vc ligar o mister, na lista dos consoles vai ter uma pasta separada psx unstable.

Outra coisa, como assim vc usa scanlines? Vc nao usa crt ? :kzonzo

que eu saiba aqueles shadow masks eu ate usava quando tentava ter uma imagem legal na minha lcd (nunca ficou bom), mas com crt nem mexo naquelas opcoes mais.
 

runas

Ser evoluído
Mensagens
13
Reações
5
Pontos
23
eh so copiar o .rbf para a pasta _consoles

ai quando vc ligar o mister, na lista dos consoles vai ter uma pasta separada psx unstable.
Opa, super fácil! Valeu
Outra coisa, como assim vc usa scanlines? Vc nao usa crt ? :kzonzo
hahaha sim, eu uso o bom e velho CRT mas eventualmente posso precisar usar o LCD, quando não estiver aonde deixo as TVs de tubo. E venho trabalhando em um pequeno projeto onde vou precisar capturar imagens de alguns gameplays. Ainda não sei se vai rolar, mas se for, já quero gravar com alguns filtros pois mesmo que não seja como o tubo, ainda prefiro do que a imagem crua.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
Ja esta ate bem avançado esse core do n64, so falta converter pro de10 nano

file.php


ate o fim de agosto ja vamos estar jogando nessa bruxaria ai (chaves_sebenzendo.gif)
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.728
Reações
15.380
Pontos
1.659
Ja esta ate bem avançado esse core do n64, so falta converter pro de10 nano

file.php


ate o fim de agosto ja vamos estar jogando nessa bruxaria ai (chaves_sebenzendo.gif)

Cara se isso realmente rodar, eu acho que não vai ser 100% e em todos os games, eu particularmente ainda duvido que tenha potência suficiente.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
agora eh comprar um controle alternativo de n64, quais as melhores marcas? ou ainda nao tem um consentimento de um recomendavel? O 8bitdo nunca fez um.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
32.007
Reações
41.706
Pontos
1.689
agora eh comprar um controle alternativo de n64, quais as melhores marcas? ou ainda nao tem um consentimento de um recomendavel? O 8bitdo nunca fez um.
Boa pergunta. Nunca vi um controle alternativo bom. Acho mais fácil comprar um usado e trocar o analógico.
Bem q a 8bitdo podia fazer mesmo, só não sei se teria tanta demanda como os outros.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.728
Reações
15.380
Pontos
1.659
agora eh comprar um controle alternativo de n64, quais as melhores marcas? ou ainda nao tem um consentimento de um recomendavel? O 8bitdo nunca fez um.

Boa pergunta. Nunca vi um controle alternativo bom. Acho mais fácil comprar um usado e trocar o analógico.
Bem q a 8bitdo podia fazer mesmo, só não sei se teria tanta demanda como os outros.

Acho que o melhor para N64 hoje é o Brawler64.

Mas a 8bitdo realmente poderia fazer uma versão do controle do N64
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.829
Reações
13.943
Pontos
803
bem, se ate quando começar o beta test do core la pra agosto a 8bitdo nao anunciar um, eu vejo esse brawler64
 

Reylon

Larva
Mensagens
6
Reações
4
Pontos
3
Perdi minha senha email era Tiezi criar conta nova...comprei mister pela ali, percebi qualidade de som comparado os emuladores principalmente game boy triste de jogar som sem regulagem xD, e sem lag nós controles não posso mais culpar o emulador quando morrer...kkk agora caçando boa tv de tubo usar com ele dia eu acho.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.614
Reações
6.309
Pontos
703
Estava quase comprando um Mister da China, mas com essa questão aí da taxação é complicado, imagina pagar 60% ou mais, complicado.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.302
Pontos
903
Estava quase comprando um Mister da China, mas com essa questão aí da taxação é complicado, imagina pagar 60% ou mais, complicado.

Fiz uma compra no Ali sexta passada e chegou ontem.. 1 semana corrida e chegou sem taxação nenhuma.

Acredito que ainda não entrou em vigor essa medida,
 
Topo Fundo