O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mitos - Como funciona o aviso previo ?

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
Meu irmão está sendo demitido sem justa causa e colocaram ele no aviso prévio..
A duvida dele é a seguinte:
1° Ele trabalha das 8hrs até as 18hrs = 11hrs - 1h do almoço = 10hrs
8hrs até as 16hrs vai ser o horário dele?
2° Ele escolhe se ele vai usar as duas horas pela tarde ou manhã?
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.655
Reações
19.667
Pontos
1.094
A conta tá estranha. Acho que ele trabalha normalmente 9 horas com 1 hora de almoço.

E acho que ele escolhe, em comum acordo com o patrão, o horário das 6 horas/dia do aviso prévio.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.690
Reações
13.993
Pontos
754
Nunca cumpri aviso, sempre pagaram meu aviso. Acho q a maioria prefere pagar pra se livrar logo do "problema"pois quando decidem mandar embora fazem isso em off e já preparam outro pra substituir. Quando encontram o substituto mete a bota e pagam o aviso. Salvo raras excessões quando a empresa e o funcionário tem bom relacionamento ou o mais provável quando o funcionário pede pra sair pra entrar em outra, mas a empresa de momento não tem outro pra por no lugar entao mete o aviso previo.
Aqui deve ter algo q ajude:
http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/aviso_previo.htm
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
Pior m**** aviso prévio.

A unica vez que cumpri me deram 2 opções:

1) Trabalhar 2 horas a menos por dia, o que reduzia minha carga de horas trabalhadas de 9 para 7 horas.

2) Cumprir meu horário normal e ao invés de cumprir os 30 dias, ser liberado 1 semana antes.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
As horas de folga tem que ser dadas ou no começo do expediente ou no final.

* quem trabalha de 8 às 18, tem duas horas de almoço e não apenas uma, como você disse. Senão ele estaria trabalhando 9 horas por dia, o que não pode.

Então ele pode começar a trabalhar às 10 durante o aviso, ou encerrar às 16.
 


Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
As horas de folga tem que ser dadas ou no começo do expediente ou no final.

* quem trabalha de 8 às 18, tem duas horas de almoço e não apenas uma, como você disse. Senão ele estaria trabalhando 9 horas por dia, o que não pode.

Então ele pode começar a trabalhar às 10 durante o aviso, ou encerrar às 16.
mas, ele trabalhava das 8hrs até as 18hrs com um hora de almoço na verdade nem dava isso pq onde ele comprava almoço era do lado..
Hj ele falou que queria as 2horas o patrão dele n aceitou !
então disse que iria demitir ele mas, daria tudo que ele devia ao meu irmão
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.199
Pontos
1.154
mas, ele trabalhava das 8hrs até as 18hrs com um hora de almoço na verdade nem dava isso pq onde ele comprava almoço era do lado..
Hj ele falou que queria as 2horas o patrão dele n aceitou !
então disse que iria demitir ele mas, daria tudo que ele devia ao meu irmão
Se seu irmão não recebia hora extra por essa 1h a mais por dia, tá na hora de acionar o processinho.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
mas, ele trabalhava das 8hrs até as 18hrs com um hora de almoço na verdade nem dava isso pq onde ele comprava almoço era do lado..
Hj ele falou que queria as 2horas o patrão dele n aceitou !
então disse que iria demitir ele mas, daria tudo que ele devia ao meu irmão

Então ele trabalha 9 horas por dia todo dia!? :eek:

Mesmo que pagasse hora extra, ainda estaria errado. Hora extra é situação excepcional, não pode ser rotineira.
Se seu irmão não recebia hora extra por essa 1h a mais por dia, tá na hora de acionar o processinho.

Exatamente.

Tanto para cobrar as horas extras (que deve dar uma graninha boa, 1 hora todo dia + adicional... quanto tempo no emprego mesmo? - me contrata, só quero 30% :klol).

E ainda rola um dano moral trabalhista, por ter sido forçado a trabalhar 9 horas todo dia.

20160725processinho.jpg
 

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
Então ele trabalha 9 horas por dia todo dia!? :eek:

Mesmo que pagasse hora extra, ainda estaria errado. Hora extra é situação excepcional, não pode ser rotineira.


Exatamente.

Tanto para cobrar as horas extras (que deve dar uma graninha boa, 1 hora todo dia + adicional... quanto tempo no emprego mesmo? - me contrata, só quero 30% :klol).

E ainda rola um dano moral trabalhista, por ter sido forçado a trabalhar 9 horas todo dia.

20160725processinho.jpg

Ele entrou em 04/05/2016 até 01/03/2017
E essas horas extras da quanto mais ou menos? E como comprovar a hora extra
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.597
Reações
14.109
Pontos
1.459
tem empresa como a Andrade Gutierrez aonde minha esposa trabalha que te coloca das 08 as 18, porém enforca todos os feriados. Ex: feriado quinta, não trabalha sexta. Feriado terça, não trabalha segunda e assim vai.
Não é o ano todo esse horário, apenas a quantidade de dias que "fecha a conta" dos feriados enforcados.
Isso também é ilegal? :kpensa:kpensa:kpensa:kpensa
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Ele entrou em 04/05/2016 até 01/03/2017
E essas horas extras da quanto mais ou menos? E como comprovar a hora extra

Ah, menos de um ano. Mas ele tem direito, sim.

Cálculo da hora extra
A hora extra é remunerada com 50% a mais do que a hora normal. Então, veja o salário do seu irmão, e com base nisso, calcule o quanto ele ganha por hora. Digamos que ele ganhe R$ 8,00 por hora normal trabalhada (que corresponde a um salário mensal de menos de 2k). Cada hora extra dessa deve render a ele R$ 12,00 (8 da hora normal + 4 do adicional).

Se ele fez essa hora extra todos os dias, só multiplicar R$ 12,00 (ou o valor que você encontrar com base no salário do seu irmão) pela quantidade de dias trabalhados. Arredondando bem grosseiramente, pelas datas que você me passou, seu irmão deve ter trabalhador uns 220 dias. Isso dá mais de 2,5k só de hora extra.

Como comprovar
A primeira alternativa é o livro de ponto. :klingua Ou registro do ponto eletrônico, se for o caso. Se o registro for manual, o patrão certamente fez ele assinar só 8 horas diárias. Então temos que partir para outros meios de prova. Dependendo do trabalho do seu irmão, pode ficar registrado a hora em que ele estava logado no sistema, por exemplo. Também tem a alternativa da prova testemunhal.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.055
Reações
17.777
Pontos
1.094
* quem trabalha de 8 às 18, tem duas horas de almoço e não apenas uma, como você disse. Senão ele estaria trabalhando 9 horas por dia, o que não pode.
Como é? Eu trabalhei um ano e 5 meses numa empresa (meu primeiro emprego) de 8 as 18..... 9hrs de trabalho e 1hr de almoço e nunca recebi hora extra por isso...eu recebia hora extra se por acaso eu ficasse após a 18hrs resolvendo alguma coisa,ou chegasse antes das 8hrs pra adiantar alguma coisa

E tinha ponto biométrico
O que me diz?
 

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
Ah, menos de um ano. Mas ele tem direito, sim.

Cálculo da hora extra
A hora extra é remunerada com 50% a mais do que a hora normal. Então, veja o salário do seu irmão, e com base nisso, calcule o quanto ele ganha por hora. Digamos que ele ganhe R$ 8,00 por hora normal trabalhada (que corresponde a um salário mensal de menos de 2k). Cada hora extra dessa deve render a ele R$ 12,00 (8 da hora normal + 4 do adicional).

Se ele fez essa hora extra todos os dias, só multiplicar R$ 12,00 (ou o valor que você encontrar com base no salário do seu irmão) pela quantidade de dias trabalhados. Arredondando bem grosseiramente, pelas datas que você me passou, seu irmão deve ter trabalhador uns 220 dias. Isso dá mais de 2,5k só de hora extra.

Como comprovar
A primeira alternativa é o livro de ponto. :klingua Ou registro do ponto eletrônico, se for o caso. Se o registro for manual, o patrão certamente fez ele assinar só 8 horas diárias. Então temos que partir para outros meios de prova. Dependendo do trabalho do seu irmão, pode ficar registrado a hora em que ele estava logado no sistema, por exemplo. Também tem a alternativa da prova testemunhal.

Ele ganha R$ 1050,00 = Com auxilio transporte incluso e o dinheiro do almoço R$ 12 ele tirava do caixa
normalmente ele abria o caixa 8hrs e fechava umas 17:50 ou as vezes passava das 18:17
ele trabalha no sistema chamado "NEX" Tudo é registrado a hora que ele saí e na hora que ele entra
só que no começo deste ano ele n recebia mais essa informação do fechamento de caixa n aparecia os números.
Dia de sábado ele trabalhava das 8hrs até as 12hrs
- Ele era caixa e vendedor ao mesmo tempo.. E ainda levava materiais no quartel onde ele trabalhava perto
 

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
obs: Ele trabalhava de seg a sábado
O mais ridiculo nesse emprego é ele ter colocado um calção de tfm do exercito fiado
ele vendeu um calção tfm tactel de R$25 e deu um de R$ 30
F I A D O .. liberado pelo patrão só que ele n se tocou
o cara foi lá de vez a pena cobrar o camarada que ainda nem tinha pago o valor e tirou do salário dele
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Como é? Eu trabalhei um ano e 5 meses numa empresa (meu primeiro emprego) de 8 as 18..... 9hrs de trabalho e 1hr de almoço e nunca recebi hora extra por isso...eu recebia hora extra se por acaso eu ficasse após a 18hrs resolvendo alguma coisa,ou chegasse antes das 8hrs pra adiantar alguma coisa

E tinha ponto biométrico
O que me diz?

Se você não compensou essa hora extra trabalhada através de folgas (banco de horas), então você merece ser remunerado por elas.

Se você já saiu do emprego, você tem até 2 anos, contado da data da demissão, para ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho (dá pra fazer até sem advogado, se você preferir - na secretaria normalmente tem alguém para reduzir a termo as reclamações e dar início ao processo - recomendo se o valor for pequeno).

Uma vez ajuizada a ação (prazo de 2 anos que falei acima), pode pode exigir todos os direitos nos últimos 5 anos.
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
O que nao se pode, é trabalhar 9h por dia ou 45 por semana?
Na empresa que eu trabalho, o turno é das 8h as 18h, porem a empresa achou uma brecha ridícula: Temos uma hora e doze minutos de almoço, em vez de uma hora. Dessa forma, esses 12 minutos multiplicados pelos 5 dias dao uma hora a mais de descanso, e então é considerado que a gente trabalha 44 horas.
Mas na prática esses 12 minutos não servem pra b*sta nenhuma

Enviado de meu LG-E975 usando Tapatalk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.435
Pontos
1.444
Trabalhar 9h por dia 4 dias por semana e não trabalhar aos sábados está dentro da lei, e nesse caso a empresa tem que fornecer a alimentação (ou pagar VA, VR , etc).

Sobre o aviso prévio, como falaram é trabalhar 2h a menos por dia ou sair uns dias antes (não lembro exatamente a conta).

Por fim, parece o típico caso que os advogados trabalhistas amam pegar, extra não pago e registrado...
 

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
Trabalhar 9h por dia 4 dias por semana e não trabalhar aos sábados está dentro da lei, e nesse caso a empresa tem que fornecer a alimentação (ou pagar VA, VR , etc).

Sobre o aviso prévio, como falaram é trabalhar 2h a menos por dia ou sair uns dias antes (não lembro exatamente a conta).

Por fim, parece o típico caso que os advogados trabalhistas amam pegar, extra não pago e registrado...

Eu trabalhava de seg a sábado
só que dia de sábado era das 8hrs até 12hrs
seg a sex: Das 8hrs até 18hrs com 1 horas de almoço que n dava nem isso.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.133
Reações
17.435
Pontos
1.444
Eu trabalhava de seg a sábado
só que dia de sábado era das 8hrs até 12hrs
seg a sex: Das 8hrs até 18hrs com 1 horas de almoço que n dava nem isso.

Se tiver como provar que não tinha nem 1h de almoço a coisa pesa para a empresa. 1h é o minimo legal, não pode fugir disso.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Quanta desinformação. Acredito que ele deva fazer 08:48 diariamente para compensar o sábado não trabalhado.

E ao autor do tópico, das 08 as 18 da 10 horas.

E se seu irmão comia rapidamente no horário de almoço e trabalhava isso eh problema dele.

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
 

Gorila_Albino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.243
Reações
5.196
Pontos
713
Quanta desinformação. Acredito que ele deva fazer 08:48 diariamente para compensar o sábado não trabalhado.

E ao autor do tópico, das 08 as 18 da 10 horas.

E se seu irmão comia rapidamente no horário de almoço e trabalhava isso eh problema dele.

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
na vdd era ordem para ele levar a comida para o serviço
para n "perder cliente"
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
tem empresa como a Andrade Gutierrez aonde minha esposa trabalha que te coloca das 08 as 18, porém enforca todos os feriados. Ex: feriado quinta, não trabalha sexta. Feriado terça, não trabalha segunda e assim vai.
Não é o ano todo esse horário, apenas a quantidade de dias que "fecha a conta" dos feriados enforcados.
Isso também é ilegal? :kpensa:kpensa:kpensa:kpensa
Tem que ver se não há convenção coletiva ratificada pelo sindicato.
 
Topo Fundo