O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


No que transformaram os fliperamas da sua cidade?

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Um sábado desses estava no centro de Curitiba com a minha irmã e comecei algo que estava com vontade faz tempo, sei que poderia ir na internet e buscar estes registros com qualidade de capturas muito melhores, mas a emoção não seria a mesma, seria como jogar no emulador, portanto neste tópico quero compartilhar alguns dos registros que já fiz e se possível gostaria que vocês compartilhassem também para termos uma ideia.

Se tiver alguém aqui da cidade talvez se recorde de algum ou de todos os lugares, ainda falta registrar onde ficavam as duas Streets Arcades, a outra Sports Arcade do Shopping Mueller, entre tantos outros que sequer recordo o nome, mas de todos ainda lembro a localização, é claro, e em cada um deles são muitas histórias para contar.

Frequentei pra valer de 1993 até 1999, então esporadicamente até 2002 quando parei definitivamente, mas nesta altura muitas já haviam fechado as portas em definitivo.

Saudos Sports Arcade, sem dúvida a franquia mais famosa do ramo, tem outras bem famosas que não vou comentar agora mas o propósito delas era diferente, para quem pensar em Big Bowling ou Playland.
cd17041.jpg
f38adff.jpg


Aqui ficava a Play Up, que reunia os maiores viciados da cidade, e ficava exatamente em frente da Sports Arcade, quer dizer, a Sports Arcade ficou em frente dela, a Play Up chegou bem antes no território. Agora eles possuem uma loja no Shopping Jardim das Américas pelo que pesquisei na internet, mas ainda não fui lá para conferir.
a9df7e1.jpg


Aqui era a Fliper Chic, a única que deixava claro a entrada proibida para menores de 18 anos, claro, todas as outras colocavam um aviso em letras pequenas na tabela de preços, mas estes deixavam um cartaz ao lado da porta, o que não impedia a entrada de qualquer forma.
O interessante é que eles mantiveram máquinas clássicas e foram uma das primeiras a fechar, ainda assim deu tempo de jogar o primeiro Mortal Kombat, Bonanza Bros. e PanicGals.
Tirei a foto dessa forma por estar em dúvida qual das duas era a entrada, acho qe é da esquerda as máquina ficavam todas na sobreloja.
ab625c6.jpg


A famosa Disneyland, uma das que mais durou mas hoje é um Burger King, eu preferia infinitamente o fliperama, até porque Burger King é o que não falta na cidade, infelizmente (poderiam ser outras coisas).
Era a preferida dos maloqueiros, o que me obrigava a ir para a Sports Arcade nos fins de semana, o que eu não achava nem um pouco ruim, até pelas promoções que eles faziam, mas a Disney ficava perto do serviço dos meus pais e 0,50 era sempre um valor acessível, e era para onde corria quando acabavam as aulas normalmente.
c5bc09b.jpg


E por fim mas não menos importante, um fliperama que não tinha nome, teve muitas máquinas e não durou muito tempo, virou uma verduraria, um sindicato e agora é uma agência da Caixa.
f5e2754.jpg


A distância desse para todas as outras era de 4 quadras no máximo, portanto fica claro que mostrei apenas uma fração de tudo, isso que me esqueci de registrar outros dois que ficavam pelo caminho, numa delas foi onde joguei minha primeira ficha do Street Fighter 2 e o briga de rua dos Simpsons, mas fica para a próxima.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.819
Reações
7.745
Pontos
1.264
Ecos de um passado distante.

O único lugar que tinha máquinas de arcade aqui em Salvador (que eu sabia) era na rua ao lado do Shopping Piedade. Desde que fecharam em meados dos anos 2000, o local virou bar, papelaria loja de roupas. Agora eu nem se mais o que foi feito do local, pois tem alguns anos que não vou por aquelas bandas.
Nunca pude jogar lá já que a "fauna" era um tanto incomum e eu tinha medo de ser assaltado ou coisa pior. Só ficava na vontade de experimentar ao menos os jogos de tiro.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.996
Pontos
2.164
Aqui em São Caetano - SP, virou igreja evangélica...
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Aqui em São Caetano - SP, virou igreja evangélica...
Meus pais trabalhavam naqueles cinemas tradicionais, hoje também não temos mais nenhum destes por aqui, cinemas somente nos shoppings, e de todos esses de rua que fecharam quatro viraram igrejas pelas minhas contas, uma do Pastor Valdemiro e três Universais. Teve uma época em que tudo que fechava virava igreja ou estacionamento, agora eles sossegaram um pouco, pelo jeito está difícil competir com Burger King e cia. haha
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Os dois mais famosos aqui de Santo André viraram loja de bijuteria e de cosméticos.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.385
Reações
21.998
Pontos
1.109
Viraram outras lojas, roupas e etc. Nenhum sobreviveu.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
(ah, agora eu tiro as fotos pra mostrar pra vocês!)

Aqui em Goiânia, é até triste de lembrar dessas coisas, já que, muitos dos fliperamas/arcades daqui, viraram muitas coisas...

Às vezes, lojas fechadas, bares, cabelereiros, uma lojinha mequetrefe de preços caros, lojas de celulares (Tim/Vivo/Claro/Oi) e por aí vai. Eu vou tirar as fotos e posto quando o arquivo estiver pronto, com muitas explicações!
 

Lykanthropos

Bam-bam-bam
Mensagens
6.635
Reações
4.107
Pontos
354
os q tinham aqui no meu bairro viraram botecos (daqueles bem chechelentos msm) na maioria deles.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.262
Reações
9.521
Pontos
1.229
Por aqui haviam muitas máquinas em bares. Me lembro de pouquíssimas lojas especializadas.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.996
Pontos
2.164
Eu tava pensando em um aqui perto de casa.
Não sabia que o Vitoria Hall era um fliperama antigamente.
Era bem do lado. Vizinho de parede. Virou uma renascer senão me engano. Era bem legal ali mas na época eu preferia ir em locadora que era mais barato, 1 real a hora huahuahua

Qual essa outra? Não me lembro de muitas ali.

Enviado de meu D5322 usando Tapatalk
 

Orapronobis

Habitué da casa
Mensagens
232
Reações
331
Pontos
98
Era bem do lado. Vizinho de parede. Virou uma renascer senão me engano. Era bem legal ali mas na época eu preferia ir em locadora que era mais barato, 1 real a hora huahuahua

Qual essa outra? Não me lembro de muitas ali.

Enviado de meu D5322 usando Tapatalk
Na Alameda São Caetano, mas não era muito grande, tinha la umas máquinas e uns consoles, funcionou até 2005 mais ou menos.
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
O ultimo que tinha perto da praia virou restaurante chinês, só ficou o do shopping.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Aqui o fliper/locadora acabou virando uma loja que só vende Xbox360 por 1400 reais e PS3, e se for la hoje em dia é só papo manjador de XONE e PS4. O cara parou de alugar games, vendeu as fitas, os CDs/DVDs ele falsificava e vendia por 10 reais, foi assim que o dono fez grana. Fui la outro dia ver se tinha um cabo de NDS e na maior falta de educação (por se tratar de um console descontinuado) falou que não tinha e nem trabalhava com isso, enfim, virou uma b*sta igual a cena gamer do Brasil, que só se salva pelos torrents. :)
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.479
Pontos
1.064
A principal daqui do bairro em padaria, outra em uma residência, um à caminho do centro que só tinha MVS em restaurante e o do centro em loja de roupas.

Citei só os principais, os que faziam muito sucesso aqui no estado.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
(ah, agora eu tiro as fotos pra mostrar pra vocês!)

Aqui em Goiânia, é até triste de lembrar dessas coisas, já que, muitos dos fliperamas/arcades daqui, viraram muitas coisas...

Às vezes, lojas fechadas, bares, cabelereiros, uma lojinha mequetrefe de preços caros, lojas de celulares (Tim/Vivo/Claro/Oi) e por aí vai. Eu vou tirar as fotos e posto quando o arquivo estiver pronto, com muitas explicações!
Como sempre digo na maioria das vezes posso até não comentar mas estou sempre lendo, gosto de apreender com as postagens

Teve um tempo que Curitiba tava virada em estacionamento, loja de sapato e farmácia, alguns estacionamentos e farmácias fecharam, quando começou aquela invasão fast food, lembro quando chegou a primeira Subway por aqui, hoje é uma a cada esquina, intercalando com Burger King, Girafas, McDonals e loja de sapatos, triste lembrar que estes espaços já foram preenchidos com fliperamas, sebos, locadoras, lojas de material esportivo, livrarias, revistarias com material importado, lojas de música que vendiam CDs e filmes em VHS e DVD... Hoje não tem nada disso. :C

Neste prédio que já foi um dos maiores cinemas da região se tornou uma Mesbla no início dos anos 90, sei que teve outras pelo Brasil, até por ser uma rede do Rio de Janeiro, e também já vi usuários comentando sobre ela, apesar de atender diversos departamentos tinha um andar para som, imagem e videogames, a única por aqui que vi vender Neo Geo AES, Neo Geo CD, Game Gear (que eu babava na época) e 3DO. Eles deixavam sempre dois videogames nos expositores, normalmente eram dois SNES rodando International Super Star Soccer, mas acontecia de colocarem outras coisas, e dava pra curtir bastante, no futebol era uma partida contra a CPU, a piazada fazia fila na loja antes das aulas, dava pra economizar uma grana. haha

Hoje esse prédio não é nenhum estabelecimento, faz pouco tempo que a Pernambucanas fechou essa loja mas eles não ofereciam nada de especial que nos interesse, somente roupas e alguns eletros fajutos.

cc3efdd.jpg
ccda805.jpg
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Um sábado desses estava no centro de Curitiba com a minha irmã e comecei algo que estava com vontade faz tempo, sei que poderia ir na internet e buscar estes registros com qualidade de capturas muito melhores, mas a emoção não seria a mesma, seria como jogar no emulador, portanto neste tópico quero compartilhar alguns dos registros que já fiz e se possível gostaria que vocês compartilhassem também para termos uma ideia.

Se tiver alguém aqui da cidade talvez se recorde de algum ou de todos os lugares, ainda falta registrar onde ficavam as duas Streets Arcades, a outra Sports Arcade do Shopping Mueller, entre tantos outros que sequer recordo o nome, mas de todos ainda lembro a localização, é claro, e em cada um deles são muitas histórias para contar.

Frequentei pra valer de 1993 até 1999, então esporadicamente até 2002 quando parei definitivamente, mas nesta altura muitas já haviam fechado as portas em definitivo.

Saudos Sports Arcade, sem dúvida a franquia mais famosa do ramo, tem outras bem famosas que não vou comentar agora mas o propósito delas era diferente, para quem pensar em Big Bowling ou Playland.
cd17041.jpg
f38adff.jpg


Aqui ficava a Play Up, que reunia os maiores viciados da cidade, e ficava exatamente em frente da Sports Arcade, quer dizer, a Sports Arcade ficou em frente dela, a Play Up chegou bem antes no território. Agora eles possuem uma loja no Shopping Jardim das Américas pelo que pesquisei na internet, mas ainda não fui lá para conferir.
a9df7e1.jpg


Aqui era a Fliper Chic, a única que deixava claro a entrada proibida para menores de 18 anos, claro, todas as outras colocavam um aviso em letras pequenas na tabela de preços, mas estes deixavam um cartaz ao lado da porta, o que não impedia a entrada de qualquer forma.
O interessante é que eles mantiveram máquinas clássicas e foram uma das primeiras a fechar, ainda assim deu tempo de jogar o primeiro Mortal Kombat, Bonanza Bros. e PanicGals.
Tirei a foto dessa forma por estar em dúvida qual das duas era a entrada, acho qe é da esquerda as máquina ficavam todas na sobreloja.
ab625c6.jpg


A famosa Disneyland, uma das que mais durou mas hoje é um Burger King, eu preferia infinitamente o fliperama, até porque Burger King é o que não falta na cidade, infelizmente (poderiam ser outras coisas).
Era a preferida dos maloqueiros, o que me obrigava a ir para a Sports Arcade nos fins de semana, o que eu não achava nem um pouco ruim, até pelas promoções que eles faziam, mas a Disney ficava perto do serviço dos meus pais e 0,50 era sempre um valor acessível, e era para onde corria quando acabavam as aulas normalmente.
c5bc09b.jpg


E por fim mas não menos importante, um fliperama que não tinha nome, teve muitas máquinas e não durou muito tempo, virou uma verduraria, um sindicato e agora é uma agência da Caixa.
f5e2754.jpg


A distância desse para todas as outras era de 4 quadras no máximo, portanto fica claro que mostrei apenas uma fração de tudo, isso que me esqueci de registrar outros dois que ficavam pelo caminho, numa delas foi onde joguei minha primeira ficha do Street Fighter 2 e o briga de rua dos Simpsons, mas fica para a próxima.

Lembro de todos esses, quando ia fazer alguma coisa no centro, ficava morgando neles.

Decadência transformar fliperamas em lojas, bancos, etc.:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
O maior que tinha perto de onde eu moro virou um banco Itaú. Teve um que virou salão de cabeleireiro, outro que virou lanchonete e outro uma loja de roupas. Esses são o que eu me lembro de cabeça.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Só sobrou nos shoopings. Possuem até "lançamentos" como Deadstorm Pirates, House of the Dead 4, Storm Racer G, Transformers Human Alliance, Let's Go Jungle, Terminator Salvation, Winter X Games: SnoCross e Super Bikes e clássicos como Winding Heat, Cruis'n USA, Virtua Fighter 3, Indianapolis 500 e Daytona USA
 

renatocybernet

Bam-bam-bam
Mensagens
1.062
Reações
1.605
Pontos
204
Virou uma casa de jogos de azar. Só fiquei sabendo disso porque a polícia foi lá e fez a limpa, pois, até então parecia ser um ponto desativado.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Os dois mais famosos de Itu viraram loja de roupas e lotérica,isso no início dos anos 2000.

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Lembro de todos esses, quando ia fazer alguma coisa no centro, ficava morgando neles.

Decadência transformar fliperamas em lojas, bancos, etc.:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
Eu estudei no Instituto de Educação ali no centro, foi uma m****, mas pelo menos podia bater ponto antes e depois das aulas nos fliperamas. :D

Só sobrou nos shoopings. Possuem até "lançamentos" como Deadstorm Pirates, House of the Dead 4, Storm Racer G, Transformers Human Alliance, Let's Go Jungle, Terminator Salvation, Winter X Games: SnoCross e Super Bikes e clássicos como Winding Heat, Cruis'n USA, Virtua Fighter 3, Indianapolis 500 e Daytona USA
Esse Indianapolis 500 é o Indy 500 da foto abaixo?

Tenho boas lembranças dele, na Sports Arcade eram 4 máquinas uma ao lado da outra, como estva sempre cheia o pessoal desconhecido combinava de ir na mesma pista para corrermos uns contra os outros, valia muito a pena, a pista oval por default tinha 99 voltar, a cidade 56 e a floresta 48 se não me engano. Era diversão garantida por muito tempo, tanto que fiquei decepcionado quando fui jogar na praia e o limite de voltas na máquina era bastante inferior, tipo, 10 voltas na oval, e o custo do crédito era muito maior que na capital.

Triste que nunca lançaram uma reprodução fiel desse jogo para os videogames caseiros, muitos ficaram emocionados quando souberam que lançariam Indy 500 pro Playstation, mas não era nem sombra deste. haha
67220121008213pmindy%20500.jpg
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Eu estudei no Instituto de Educação ali no centro, foi uma m****, mas pelo menos podia bater ponto antes e depois das aulas nos fliperamas. :D


Esse Indianapolis 500 é o Indy 500 da foto abaixo?

Tenho boas lembranças dele, na Sports Arcade eram 4 máquinas uma ao lado da outra, como estva sempre cheia o pessoal desconhecido combinava de ir na mesma pista para corrermos uns contra os outros, valia muito a pena, a pista oval por default tinha 99 voltar, a cidade 56 e a floresta 48 se não me engano. Era diversão garantida por muito tempo, tanto que fiquei decepcionado quando fui jogar na praia e o limite de voltas na máquina era bastante inferior, tipo, 10 voltas na oval, e o custo do crédito era muito maior que na capital.

Triste que nunca lançaram uma reprodução fiel desse jogo para os videogames caseiros, muitos ficaram emocionados quando souberam que lançariam Indy 500 pro Playstation, mas não era nem sombra deste. haha
67220121008213pmindy%20500.jpg

Era esse mesmo.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@Grose vale foto de ex-locadora?
Vale, com certeza! Tanto que mencionei a Mesbla acima como uma das maiores lojas de games que a cidade já teve, e conforme for tendo vontade e oportunidade vou adicionando ainda mais.

Um tempo atrás postei em outro tópico as fotos de uma das extintas Progames de Curitiba, vou ver se resgato ela.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Vale, com certeza! Tanto que mencionei a Mesbla acima como uma das maiores lojas de games que a cidade já teve, e conforme for tendo vontade e oportunidade vou adicionando ainda mais.

Um tempo atrás postei em outro tópico as fotos de uma das extintas Progames de Curitiba, vou ver se resgato ela.

Ótimo. Então vou postar a foto e a história!

Eis o lugar onde passei grande parte da minha infância e gastei uma fortuna em troco de pão e dinheiro que teoricamente deveria servir para o lanche na escola:

a5ae32a52a144bc6ac0fdc017bd9450b.png


Em meados dos anos 1990, essa humilde residência foi a melhor e mais frequentada locadora aqui do meu bairro, em Belo Horizonte. E ela seguia à risca a "receita" dos estabelecimentos da época - você escolhia o jogo pela caixa, se dirigia até o balcão e tinha duas opções, alugar e levar pra casa ou jogar nos consoles disponíveis no local, pagando a hora. Como a região era de classe média/baixa e a maioria dos moleques não tinha Super Nintendo e Mega Drive nos primeiros anos após o lançamento, a gente vivia lá dentro jogando (ou simplesmente olhando os outros jogar, quando as moedas acabavam). Os donos eram legais e o local era um cômodo grande na própria casa deles (a janela que aparece na foto, acima do portão verde com um idoso na frente). No entanto, as regras eram rígidas: derrubar controle no chão rendia uma penalidade e você perdia 15 minutos do tempo comprado. Além disso, as TVs eram programadas no "sleep mode", desligando automaticamente ao final da hora, sem chorumelas.

Após um tempo, a turminha conseguiu estorvar os pais e acessar os consoles de 16 bit, mas nem assim a locadora deixou de ser frequentada. Naquela altura do campeonato, já havia se tornado o ponto de encontro do pessoal, após uma peladinha na rua com gol marcado de chinelo ou um conflito de papagaios com cerol. Nessa época, os jogos eram caros para comprar nas lojas; assim, alugávamos na locadora para levar pra casa. O melhor era que os jogos locados no final da sexta só precisavam ser devolvidos na segunda e, assim, vários fins de semana ficavam exclusivamente dedicados a terminá-los. As vezes, reuníamos na casa de alguém no domingo e passávamos o dia inteiro desbravando novas experiências e comendo bolo de cenoura, salgadinho genérico de milho, pão com salsicha e outros quitutes que nossas mães preparavam.

Até que... chegou o inevitável e triste fim.

Certa vez, pouco após a "revolucionária" chegada dos consoles da geração seguinte no estabelecimento (PS1 e N64), eu viajei nas férias de final de ano para o interior, ficando na casa dos meus avós por quase dois meses. E naquela época, não tinha internet, telefone ou qualquer meio de comunicação disponível, razão pela qual estive totalmente "isolado" da turminha e da vida na capital.

Quando voltei... a locadora já tinha fechado. O filho do dono havia acabado de se formar em odontologia e ele cedeu o espaço para a abertura do primeiro consultório. Todos os consoles, cartuchos e acessórios (inclusive os consoles mais novos) foram vendidos às pressas, a preço de banana. A turma fez a festa... um catarrento do meu prédio, por exemplo, convenceu a mãe a comprar um pacote de 6 jogos de SNES originais (incluindo pérolas como Captain Commando e ISS Deluxe) por um preço ridículo, que não equivalia a um jogo original de loja. E eu, isolado na roça, não só perdi a "distribuição do inventário" como tive a desagradável experiência de ver o lugar já fechado, sem sinal da molecada e dos jogos que eu tanto gostava.

Só uma observação: o tal consultório odontológico não durou um ano. Depois, foi fechado e o local passou a ser usado apenas para fins residenciais, como está até hoje. Tirando alguns detalhes (como a troca do portão), nada mudou. As vezes passo lá e fico lembrando... como era por dentro, onde ficavam os balcões, as TVs, as cadeiras. Vejo os degraus e penso quantas vezes já os subi e desci.

Enfim, nostálgico pra caramba.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Bom relato @Summo, gosto de ler estas coisas, especialmente quando me identifico com o emocional, é como ver um jogador que joga pelo time ou um ator que atua por amor a arte. haha

Eu comprei algumas coisas das locadoras que faliram por aqui, poderia ter comprado muito mais se tivesse dinheiro e descoberto na hora certa. De qualquer forma valeu a pena, mas não tanto quanto valia a experiência de sofrer para lugar um jogo, ter toda aquela cultura a disposição enriquecia o movimento, ainda mais numa época em que os jogos possuíam conteúdos que valorizavam a muito mais criatividade e a conexão entre os mais próximos.
 
Topo Fundo