O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O processador Z80 da Zilog vai deixar de ser produzido

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.070
Pontos
283

O Z80 da Zilog, o CPU que fez funcionar centenas de dispositivos, incluindo o lendário ZX Spectrum e máquina original do Pac-Man, vai deixar de ser produzido.​


Z80_2.jpg.webp


Depois de 48 anos em que fez funcionar centenas de dispositivos mais ou menos icônicos, o processador Zilog Z80 vai deixar de ser produzido. Originalmente, este CPU foi baseado no 8080 da Intel e acabou por ser um dos processadores de 8 bits mais usados.

O Z80, desenvolvido por Federico Faggin, vai deixar de ser produzido em breve e quem estiver interessado tem apenas alguns meses para fazer encomendas antes de o fabricante deixar de o suportar.

De acordo com a comunicação da Zilog, o Wafer Foundry Manufacturer (WFM) vai deixar de aceitar encomendas em meados de Junho. A Zilog vai processar as encomendas restantes com base na procura por parte dos clientes e o WFM vai dar informação acerca das datas de entrega. Dependendo da procura, a empresa vai impor regras apertadas quanto às quantidades mínimas e máximas.



Federico Faggin começou por trabalhar na Intel e fundou a Zilog em 1974 depois de ter terminado o trabalho no Intel 4004, o primeiro CPU de 4 bits. O Zilog Z80 foi lançado em Julho de 1976, tendo sido concebido como uma extensão do 8080 da Intel que era compatível ao nível do software.

Este chip foi desenhado por uma equipe de 12 pessoas e foi um grande sucesso. Isto permitiu à Zilog estabelecer as suas próprias fábricas de chips e contratar mais de 1000 empregados em menos de dois anos. Tal como o 8080 da Intel, o Zilog Z80 foi desenhado para ser integrado em sistemas completos, mas tornou-se um dos componentes mais procurados para hardware para jogos nas décadas de 70 e 80.

O Z80 foi usado em muitos computadores domésticos e consoles, incluindo o ZX Spectrum, Sega Master System, Game Boy e Game Boy Color da Nintendo. O chip também foi usado em muitas máquinas de arcade, como a do Pac-Man original. Para além de estas aplicações, o Z80 foi muito usado em hardware militar, sintetizadores musicais, como o Roland Jupiter-8 e muitos outros dispositivos electrônicos.

A Zilog licenciou a tecnologia do Z80 às empresas americanas Synertek e Mostek e também à europeia SGS/STMicroelectronics. O design do Z80 foi replicado mais tarde por várias empresas japonesas como a NEC, Toshiba, Sharp e Hitachi.

 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.793
Reações
14.539
Pontos
503
Vi essa notícia a alguns dias, mas pelo que vi só a Zilog vai parar de fabricar o Z80, a fabricante original, mas ele ainda é muito útil para vários eletrônicos, e muitas outras empresas ainda fabricam ele. Pelo que fiquei sabendo a Zilog liberou a fabricação dele para outras empresas a muito tempo, então certamente dezenas ou centenas de fabricantes ainda produzem versões dele pelo mundo.

Eu achava que a Zilog nem fabricava ele mais a muitos anos, já vi versões de outras empresas do Z80.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.241
Reações
23.352
Pontos
1.619
O Z80 é o fusca dos processadores. Já foi usado de diversas formas e em diversas áreas que até assustam:

Exército, veículos 'civís', equipamentos eletro eletrônicos e eletrodomésticos... Esse 'coringa' é de fácil programação e de uso extremamente barato e pode assumir funções importantes de muitos dos equipamentos citados, dando segurança de uso.

Agora que ele vai 'sair de linha' oficialmente, espero que ele continue a ser utilizado (até porque, um substituto simples e barato como ele, não é todo dia que se acha algo que seja tão versátil assim...
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.052
Reações
7.701
Pontos
453
Guerreiro mesmo. Talvez o maior problema de usar hoje é o tamanho, e consequentemente o desperdício de material, tamanho da placa, etc. Tem cpu menor que grão de sal grosso.
 

Stringfellow Hawke

A New Kind of Weapon;a New Kind of Hero.
VIP
Mensagens
1.339
Reações
2.159
Pontos
1.053
Um processador fenomenal que ficará eternizado na história da eletrônica e informática.
Lembro me em 1989 saindo do TK-90 X e migrando para o MSX, um salto fantástico aos iniciantes da computação e games .

Se juntar ele e o 68000 da Motorola quase toda minha vida gamística viveu a base deles.
TK-90X;
MSX 1,2,2Plus,Turbo-R
Master System;
Mega Drive;
NEO GEO AES.

Por aí vai.

Nessa época faziam-se obras primas com poucos megas e alegria eterna.
Hoje uma lixaiada cheia de gigabytes lotadas de bugs, glitchs, dlcs e correções sem fim.

LENDÁRIO!!!
Tipo um gol do Zico de falta, que eu saía do Maracanã e pagava ingresso de novo para entrar.
BELLE EPOCHE!!!!

Recomendo:







FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MODERAS: FIXEM ESTE TÓPICO! PARABÉNS AO AUTOR!
 

Anexos

  • Cartridge4SD_Snatcher.jpg
    Cartridge4SD_Snatcher.jpg
    122,2 KB · Visualizações: 1
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.793
Reações
14.539
Pontos
503
Dei uma pesquisada aqui e nem sabia que a Sharp e a NEC também fabricaram o Z80, só não sei se ainda fabricam...

35641.png L_NEC-D780C.jpg

Achei esse aqui também que não sei quem fabricou...

41jxY1NkB4L.jpg

Provavelmente o Z80 vai ser fabricado por muitos anos ainda, mas acho que a maioria serão produzidos na China, muitos devem usar outros nomes até...
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.099
Reações
1.957
Pontos
844
Chuto mais uns 20 anos pra esses integrados antigo começarem a morrer dentro desses consoles velhos. Já começou, mas ainda está discreto. Ao menos esse aí ainda está sendo fabricado.
Snes e Nes já vejo alguns indo pro espaço, e também tem o N64 com o clássico tela preta da morte. Só morre chip dedicado que infelizmente não se fabrica mais.
Destino será os emuladores mesmo e console só pra enfeite.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.070
Pontos
283
Chuto mais uns 20 anos pra esses integrados antigo começarem a morrer dentro desses consoles velhos. Já começou, mas ainda está discreto. Ao menos esse aí ainda está sendo fabricado.
Snes e Nes já vejo alguns indo pro espaço, e também tem o N64 com o clássico tela preta da morte. Só morre chip dedicado que infelizmente não se fabrica mais.
Destino será os emuladores mesmo e console só pra enfeite.

Por isso os consoles FPGA, como os da Analog ou os chips programáveis como o MISTER serão o futuro.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.099
Reações
1.957
Pontos
844
Lembrei o do iconico user Z80a do forum uol jogos, aliás, alguem sabe por onde ele anda?
Posso estar equivocado, mas lembro dele avisar no fórum que ia dar um tempo naquilo lá, mudar de vida e etc...Aí não sei se é uma falsa lembrança ou fato. Mas ele tinha sumido de lá igual muitos fizeram perto do fim do fórum.
Ele era de longe um dos melhores usuários de lá e que salvava todo o Museu.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.099
Reações
1.957
Pontos
844
Por isso os consoles FPGA, como os da Analog ou os chips programáveis como o MISTER serão o futuro.
Ah, isso é fato. Mesmo pq, já há tecnologia que faça TVs modernas terem imagem semelhante a uma de tubo, oferecendo filtros e scanlines. Somado a esses aparelhos emuladores como o FPGA, os consoles só serão de enfeite mesmo. Povo maluco aí que estoca videogame e jogos feito loucos, só terão decepção mais pra frente ao ligar o videogame e o mesmo ou nem dar sinal na tv ou aparecer tudo cheio de artefatos, igual ocorreu já ambos comigo.
Atualmente estou mantendo somente o que eu pretendo deixar como enfeite quando morrerem, pois de resto, está indo tudo embora.
Quanto aos cartuchos, estou esperando o primeiro ir a óbito pra sair anunciando todos os demais. Os integrados deles também tem prazo e já peguei jogos com a ROM morta ou a ROM de personagem danificada por falha de circuito.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.070
Pontos
283

Desenvolvedor espera salvar o lendário chip Z80 com clone de código aberto​


Um projeto de código aberto espera ressuscitar uma das CPUs de 8 bits mais famosas da história da computação. A Zilog anunciou o fim da vida útil do chip Z80 original, mas isso pode não ser o fim da história. O primeiro clone gratuito e de código aberto (FOSS) do chip Z80 está programado para iniciar a produção em junho de 2024.

Um desenvolvedor Unity iOS, Renaldas Zioma, lançou o projeto GitHub logo após a Zilog anunciar que deixará de aceitar pedidos do Z80 após 14 de junho de 2024. De acordo com o anúncio do projeto, “é o momento para a comunidade de código aberto e preservação de hardware intervir com um substituto de silício de código aberto e gratuito (FOSS) para o Zilog Z80”.

A CPU Z80 foi lançada pela primeira vez em 1976 e praticamente fez com que o boom da computação pessoal acontecesse na década de 1980. O chip foi usado em calculadoras científicas, no console de jogos Sega Master System e em alguns dos primeiros computadores pessoais. Para muitos de nossos leitores do Reino Unido, o dispositivo mais notável que pode confiar no Z80 pode ser o computador doméstico Sinclair ZX Spectrum de 8 bits.

O suporte para o ZX Spectrum é um grande motivo para a existência do clone físico do Z80. Seu objetivo é “desenvolver um substituto imediato do Z80 em computadores domésticos de 8 bits, como o ZX Spectrum”, de acordo com o repositório GitHub do projeto.

Normalmente, produzir um chip como o clone Z80 seria proibitivamente caro – simplesmente porque a quantidade necessária para uma produção custaria muito mais do que um único desenvolvedor poderia pagar. Por esse motivo, a Zioma está utilizando o Tiny Tapeout 07 para fabricar o primeiro lote de chips.

Tiny Tapeout é um serviço de wafer de múltiplos projetos (MPW) que permite que vários projetos compartilhem espaço no mesmo wafer de silício. Dessa forma, os fabricantes amadores e outros pequenos desenvolvedores de hardware podem obter suas amostras físicas sem um grande gasto de dinheiro para uma produção.

O clone Z80 usará o Tiny Tapeout 07, que aproveita o nó de 130nm da Skywater para produzir chips veneráveis como este. A primeira tiragem de MPW está prevista para iniciar a produção em junho de 2024, com entrega estimada para o final de dezembro. Depois disso, Zioma e quaisquer outros colaboradores do projeto precisarão testar os clones Z80 para identificar quaisquer bugs nas amostras.

Duas outras execuções de produção usarão o programa ChipIgnite da Efabless, também com o nó Skywater de 130nm. Nesta execução, o clone Z80 pode ser produzido com seus pinos integrados. Isso será importante para oferecer as CPUs de substituição planejadas para computadores ZX Spectrum.

As execuções de produção adicionais podem ser caras. De acordo com o The Register , o ChipIgnite cota um preço de US$ 9.750 por apenas 100 fichas, ou US$ 97,50 cada. Se o projeto tiver financiamento, poderá obter 1.000 clones adicionais por apenas US$ 20 cada, ou US$ 20.000 adicionais.

O que isto significa é que levará muitos meses – não antes de 2025 – antes que alguém saiba se o clone físico do Z80 foi bem-sucedido. Ainda assim, há esperança – desde que o projeto consiga garantir financiamento para produzir chips suficientes para gerar lucro.

 
Topo Fundo