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O PT, o funk e a depreciação cultural brasileira nos últimos anos [+Conspiração?]

Beren_

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Mas eu não aceitei que seria música. Posso ter me referido como música apenas para simplificar as coisas, mas não aceitei.

Comente o assunto em pauta no tópico.

Eh para comentar sobre a sua tia?

Porque o resto eh tão desprovido de dados empíricos, baseado em opiniões pessoais, preconceito e senso comum que fica muito difícil fazer uma postagem séria.

Adicione algumas informações mais especificas e confiáveis, cenários reais e comparações antes - depois. Que ai agente conversa.

ps: O post anterior foi so uma brincadeira. Arruma uma mulherzinha ai pra aliviar o stress.
 

Flame Vicious

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Eh para comentar sobre a sua tia?

Porque o resto eh tão desprovido de dados empíricos, baseado em opiniões pessoais, preconceito e senso comum que fica muito difícil fazer uma postagem séria.

Adicione algumas informações mais especificas e confiáveis, cenários reais e comparações antes - depois. Que ai agente conversa.

ps: O post anterior foi so uma brincadeira. Arruma uma mulherzinha ai pra aliviar o stress.

Eu não estou estressado. Só queria me explicar melhor.

E sim, a maioria é tudo suposição e opinião pessoal mesmo. Não estou escrevendo um artigo científico, apenas expondo um pensamento que ouvi e vi algum fundamento nele.
 

Tilak

Bam-bam-bam
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Nossa música popular sempre foi lixo? É sério isso? Meu Deus. Brasil é um dos países mais ricos musicalmente.


E outra, não gosto de funk, mas também não posso negar que tem funk muito bem produzido. Baile de favela tem uma produção muito boa.
Sim, sempre foi lixo... o povão nunca gostou, por exemplo, a 300 anos atrás, de Bach ou Mozart...
Musicas alegres e dançantes, SEMPRE foram mais populares...

no caso brasileiro, o chorinho e variantes nunca foram tão populares quanto o samba e as marchinhas, por exemplo
 

BESS4

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Discordo que música popular sempre foi lixo. Nem precisa ir muito longe, separa uns 20 minutinhos e escute a umas 4 músicas de Cartola.
E o funk encontrou, sim, terreno fértil pra se espalhar e se fortalecer por todo o Brasil, nos últimos 15 anos. Antes ficava restrito aqui ao RJ. Não é nada exagerado atribuir uma parcela de culpa, uma parcela, às políticas executadas nos últimos governos.
 
Ultima Edição:

Tilak

Bam-bam-bam
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Discordo que música popular sempre foi lixo. Nem precisa ir muito longe, separa uns 20 minutinhos e escute a umas 4 músicas de Cartola.
E o funk encontrou, sim, terreno fértil pra se espalhar e se fortalecer por todo o Brasil, nos últimos 15 anos. Antes ficava restrito aqui ao RJ. Não é nada exagerado atribuir uma parcela de culpa, uma parcela, à políticas executadas nos últimos governos.
Cartola, popular... claro que sim!
 

Flame Vicious

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Sim, sempre foi lixo... o povão nunca gostou, por exemplo, a 300 anos atrás, de Bach ou Mozart...
Musicas alegres e dançantes, SEMPRE foram mais populares...

no caso brasileiro, o chorinho e variantes nunca foram tão populares quanto o samba e as marchinhas, por exemplo

Que sempre teve produções de baixa qualidade eu não tenho como discordar de forma alguma. Só parece que o negócio ao invés de melhorar foi gradativamente piorando com o passar dos anos.
 


R.afael

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Tilak, tu está dizendo que não considera o Samba um bom gênero musical e deveríamos ouvir Mozart?

Cartola é popular, sim. Tanto quanto outros artistas da MPB que todos nos conhecemos (Caetano, Gilberto Gil, Belchior, Tom Jobim, etc).
 

H.3.X.

Bam-bam-bam
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Tráfico financiando maioria desses MCs + um governo que faz qq m**** pelo populismo + a liberdade que fazer o que quiser,entopir o nariz de pó, deixar o canal vaginal e reto livre para p*rocas desconhecidas, letras que repetem senta na p*roca em loop na msm batida = cultura, alguns dizem.
Sei lá, moro na periferia, perto de favelas, e não lembro na infância/adolescência de ouvir esses funk putarias não, ouvia mais samba msm, dps pagodé chulé pique Soweto,o máximo de funk era os "era só mais um Silva, que a estrela não brilha. Ele era funkeiro mais era pai de famíliaaaa.",hj é só essas porras ai.
Não digo que o PT seja o pai dessa m**** de pancadões, mas com certeza deve adorar e lamber os beiços, msm pq seu mandante aqui em SP msm disse que era manifestação cultural, fazer o q.

Cartola, popular... claro que sim!

Porra, Caetano e Gil então são mais povão que Cartola? Ai não né mano.
 

Astrinho

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só ouvi falar em cartola aqui, agora no fórum e vocês dizem que o mesmo é popular :O.


vocês estão considerando artista consagrados regionalmente com algo que tem alcance no br todo.

por aqui nas minhas bandas, tem um tal de lex Luther que faz um danado de um sucesso, posso considerar popular?

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk
 

Tilak

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Tilak, tu está dizendo que não considera o Samba um bom gênero musical e deveríamos ouvir Mozart?

Cartola é popular, sim. Tanto quanto outros artistas da MPB que todos nos conhecemos (Caetano, Gilberto Gil, Belchior, Tom Jobim, etc).
Comparado com hoje em dia, Samba é uma benção... mas na sua época, ele não era isso tudo, ele perdia feio pra chorinho, jazz...

E sim, todos esses "populares" que tu citas são cultura "baixa", compare eles com por exemplo Hermeto Pascoal, da mesma época, esse sim, um gênio
 
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Merovíngio

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Ponto interessante.

A TECNOLOGIA mesmo, é uma coisa que muitas pessoas passaram a ter um acesso repentino sem terem sido educadas para fazer uso dela.

Um aparelho de som potente, por exemplo.

Via Tapatalk
 

R.afael

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só ouvi falar em cartola aqui, agora no fórum e vocês dizem que o mesmo é popular :O.

vocês estão considerando artista consagrados regionalmente com algo que tem alcance no br todo.

por aqui nas minhas bandas, tem um tal de lex Luther que faz um danado de um sucesso, posso considerar popular?

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk
Mas Cartola é um artista conhecido no país inteiro. Você não conhecê-lo não inválida o fato dele ser popular. Tanto que pela Rolling Stone ele é o oitavo músico brasileiro mais importante.

http://rollingstone.uol.com.br/listas/os-100-maiores-artistas-da-musica-brasileira/

Comparado com hoje em dia, Samba é uma benção... mas na sua época, ele não era isso tudo, ele perdia feio pra chorinho...

E sim, todos esses "populares" que tu citas são cultura "baixa", compare eles com por exemplo Hermeto Pascoal, da mesma época, esse sim, um gênio

Tu considera os músicos da Tropicália de cultura "baixa"?

Tu cita no teu post que o Samba antigamente não era tudo isso, mas fala do Hermeto que tem como um dos principais gêneros o Samba? Vai entender...
 

Tilak

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Que sempre teve produções de baixa qualidade eu não tenho como discordar de forma alguma. Só parece que o negócio ao invés de melhorar foi gradativamente piorando com o passar dos anos.
eu entendo...
pode ser culpa do PT que incentiva? ...pode, não falta argumentos sólidos

ou será que é desde o plano real, nunca mais tivemos uma inflação comparável ao passado, e consequentemente a população mais pobre pode, finalmente, consumir a música que lhes agrada?
 

Wrex

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Certo, mas porquê a globo faria o que você está atribuindo ao PT?
(Exaltação do funk e glamourização da pobreza)...

Também achei nada a ver associar isso à facilitação de crédito.
 

R.afael

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Não sei nada sobre o PT incentivar ou investir no funk (acredito que não).

Sei que no inicio do funk quem pagava pelos shows realmente eram traficantes...
 

Tilak

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Mas Cartola é um artista conhecido no país inteiro. Você não conhecê-lo não inválida o fato dele ser popular. Tanto que pela Rolling Stone ele é o oitavo músico brasileiro mais importante.

http://rollingstone.uol.com.br/listas/os-100-maiores-artistas-da-musica-brasileira/


Tu considera os músicos da Tropicália de cultura "baixa"?

Tu cita no teu post que o Samba antigamente não era tudo isso, mas fala do Hermeto que tem como um dos principais gêneros o Samba? Vai entender...
Bem, pra ser justo, a época da trópicalia tá mais pra uma curva fora do nível, do que o normal...
mas não a toa, o movimento durou pouco tempo...

e Hermeto é do jazz
 

BESS4

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Comparado com hoje em dia, Samba é uma benção... mas na sua época, ele não era isso tudo, ele perdia feio pra chorinho, jazz...

E sim, todos esses "populares" que tu citas são cultura "baixa", compare eles com por exemplo Hermeto Pascoal, da mesma época, esse sim, um gênio

Vc está equivocado, amigo. Pelo menos quanto ao jazz, que nunca foi popular aqui no BR... O ritmo foi mais apreciado e aceito pra quem tinha mais recursos; sempre teve lugar e maior abrangência nas classes mais altas e com maior acesso à informação (não que não houvesse quem o apreciasse nas classes mais humildes, mas a diferença é grande). Já com o chorinho é diferente, sempre foi de ampla apreciação!
 

R.afael

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Bem, pra ser justo, a época da trópicalia tá mais pra uma curva fora do nível, do que o normal...
mas não a toa, o movimento durou pouco tempo...

e Hermeto é do jazz
Jazz e Samba. Mas enfim, não vou discutir isso aqui, o cara toca milhares de instrumentos... Hehe
 

Flame Vicious

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Certo, mas porquê a globo faria o que você está atribuindo ao PT?
(Exaltação do funk e glamourização da pobreza)...

Também achei nada a ver associar isso à facilitação de crédito.

Bom, o funk ostentação se resume em um monte de gente da periferia supostamente comprando uma porrada de coisas caras.

No caso da Globo, a mesma é uma fdp e viu oportunidade de lucrar em cima também.

Mas como eu disse antes, não estou escrevendo um artigo científico. Obviamente o que eu falei não vai muito além de opinião ou achismo. Só quis trazer a ideia. Para alguns ela é coerente, para outros, parece absurda.

eu entendo...
pode ser culpa do PT que incentiva? ...pode, não falta argumentos sólidos

ou será que é desde o plano real, nunca mais tivemos uma inflação comparável ao passado, e consequentemente a população mais pobre pode, finalmente, consumir a música que lhes agrada?

Também pode ser. Mas vale dizer que a falta de uma educação financeira sólida pode sim gerar um consumo desenfreado e irresponsável, criando inadimplência e dívidas.
 

DarkMorten

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nossa .. fui ver hoje e esse tópico ficou doido

porra .... sério mesmo que "mamonas" tinham boas rimas e letras ?
ah, para com isso .. era uma porcaria ... eu achava legal pq eu tinha sei lá .. 9 ou 10 anos .. mas as musicas eram lotadas de duplo sentido, palavrões menos explícitos
tipo "sabão crá crá" é uma grande rima ? ou "eu sei eu sei, é o robocop gay"? ... ai fica difícil hein

eu acho assim, os mamonas era um conjunto ruim (só o guitarrista lá que realmente sabia tocar), uma banda que tentou fazer mais um "rock genérico" (inspirado nas de brasilia mas eram de Guarulhos) .. e ninguém deu bola .. ai eles em ensaios devem ter feito aqueles arranjos bregas e qualquer letra tosca e ai sim caiu nas graças do publico .. mas mesmo assim .. é complicado analisar .. pq foi um "fenômeno" de 1 disco ... se for pensar assim, no BR já houveram muitos "fenômenos de 1 disco" .. o próprio Raimundos no começo era só "forró punk rock" com as letras do Zenilton e tb fez sucesso (talvez menos que os mamonas pq o Raimundos falava coisas mais pesadas e palavrões explícitos)
quando o Raimundos largou as letras do zenilton o que que sobrou ? um grupo de sei lá, punk rock comumzão .. e saindo o Rodoflo então ... tanto é que os 3 primeiros cds do Raimundos até tem musicas engraçadas (não necessariamente boas) .. mas dali em diante eu nem sei mais

acho eu que, muito do "mito" mamonas se deve ao acidente trágico ... mas independente disso, citar mamonas como exemplo de letra foi difícil de ler, na boa

quanto a musica brasileira, bem, eu não sou especialista ... mas acho que, o problema em termos de musica popular é justamente o que é "mainstream" sabe? pq artistas bons tem ainda, só que eles não tem muito espaço na mídia e ficam restrito a quem procurar muito ou conhecer por algum acaso , isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer

musicalmente o que eu acho que acontece é sempre aquilo .. algo surge, fica num nicho, depois explode, vem o tsunami de "clones", o estilo estagna, uns se reciclam e adicionam coisas ao som, outros permanecem no "manjado" .. depois, satura e volta meio que a ser um som de nicho
agora, se for pra colocar culpa em partido politico .. qual os partidos dos países europeus e da escandinavia no fim dos anos 80 pra cá quando surgiu o metal extremo, varg e etc :coolface
 

Flame Vicious

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nossa .. fui ver hoje e esse tópico ficou doido

porra .... sério mesmo que "mamonas" tinham boas rimas e letras ?
ah, para com isso .. era uma porcaria ... eu achava legal pq eu tinha sei lá .. 9 ou 10 anos .. mas as musicas eram lotadas de duplo sentido, palavrões menos explícitos
tipo "sabão crá crá" é uma grande rima ? ou "eu sei eu sei, é o robocop gay"? ... ai fica difícil hein

eu acho assim, os mamonas era um conjunto ruim (só o guitarrista lá que realmente sabia tocar), uma banda que tentou fazer mais um "rock genérico" (inspirado nas de brasilia mas eram de Guarulhos) .. e ninguém deu bola .. ai eles em ensaios devem ter feito aqueles arranjos bregas e qualquer letra tosca e ai sim caiu nas graças do publico .. mas mesmo assim .. é complicado analisar .. pq foi um "fenômeno" de 1 disco ... se for pensar assim, no BR já houveram muitos "fenômenos de 1 disco" .. o próprio Raimundos no começo era só "forró punk rock" com as letras do Zenilton e tb fez sucesso (talvez menos que os mamonas pq o Raimundos falava coisas mais pesadas e palavrões explícitos)
quando o Raimundos largou as letras do zenilton o que que sobrou ? um grupo de sei lá, punk rock comumzão .. e saindo o Rodoflo então ... tanto é que os 3 primeiros cds do Raimundos até tem musicas engraçadas (não necessariamente boas) .. mas dali em diante eu nem sei mais

acho eu que, muito do "mito" mamonas se deve ao acidente trágico ... mas independente disso, citar mamonas como exemplo de letra foi difícil de ler, na boa

quanto a musica brasileira, bem, eu não sou especialista ... mas acho que, o problema em termos de musica popular é justamente o que é "mainstream" sabe? pq artistas bons tem ainda, só que eles não tem muito espaço na mídia e ficam restrito a quem procurar muito ou conhecer por algum acaso , isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer

musicalmente o que eu acho que acontece é sempre aquilo .. algo surge, fica num nicho, depois explode, vem o tsunami de "clones", o estilo estagna, uns se reciclam e adicionam coisas ao som, outros permanecem no "manjado" .. depois, satura e volta meio que a ser um som de nicho
agora, se for pra colocar culpa em partido politico .. qual os partidos dos países europeus e da escandinavia no fim dos anos 80 pra cá quando surgiu o metal extremo, varg e etc :coolface

Mesmo essas mais bobinhas dos Mamonas ainda são muito melhores que "Tá tranquilo tá favorável" e variantes com seus erros não-intencionais de português e outros aspectos grotescos.

E quanto à questão do mainstream, sempre existiu b*sta na música mainstream brasileira, sim. Só que antigamente não era tão raro você ver artistas bons ou medianos(e não de ruins para baixo sendo regra como é hoje) tendo destaque nas TVs e grande mídia. Hoje você só acha se procurar muito.
 

DarkMorten

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Mesmo essas mais bobinhas dos Mamonas ainda são muito melhores que "Tá tranquilo tá favorável" e variantes com seus erros não-intencionais de português e outros aspectos grotescos.

E quanto à questão do mainstream, sempre existiu b*sta na música mainstream brasileira, sim. Só que antigamente não era tão raro você ver artistas bons ou medianos(e não de ruins para baixo sendo regra como é hoje) tendo destaque nas TVs e grande mídia. Hoje você só acha se procurar muito.

não .. eu acho o mamonas ou Raimundos pau a pau com qualquer tranqueira de hoje ...

olha só:
Letra dos Raimundos , musica carro forte do primeiro cd de 1994:
"Da mulher eu faço o carro forte
Dos peitos, faço o farol
Dos ''pentelho'' a instalação
Do mijo dela eu fabrico a gasolina
Do cu faço a buzina
Do pinguelo o freio de mão
Do meu pau eu faço a manivela
Toca na b*ceta dela e tira o carro do sertão
(Uoô)
E tira o carro do sertão!
(Uoô)
E tira o carro do sertão!
(Uoô)
E tira o carro do sertão!
(Uoô)
E tira o carro do sertão!"

ou
Letra dos Mamonas , musica Vira vira do cd único de 1995:
"
Oh, raios!
Fui convidado pra uma tal de suruba
Não pude ir, Maria foi no meu lugar
Depois de uma semana ela voltou pra casa
Toda arregaçada, não podia nem sentar

Quando vi aquilo fiquei assustado
Maria chorando começou a me explicar
Daí então eu fiquei aliviado
E dei graças a Deus porque ela foi no meu lugar

Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém!

Oh, Manoel olha acá como eu estou
Tu não imaginas como eu estou sofrendo
Uma teta minha um negão arrancou
E a outra que sobrou está doendo

Oh, Maria vê se larga de frescura
Que eu te levo no hospital pela manhã
Tu ficaste tão bonita monoteta
Mais vale um na mão do que dois no sutiã

Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém!

Bate o pé
Burrp (arroto)
Hmm, bate o pé

Oh, Maria essa suruba me excita
Arrebita, arrebita, arrebita
Então vai fazer amor com uma cabrita
Arrebita, arrebita, arrebita
Mas Maria isto é bom que te exercita
Bate o pé, arrebita, arrebita
Manoel tu na cabeça tem titica
Larga de putaria e vá cuidar da padaria

Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém!

Vamos lá, todo mundo dançando raios!
Todo mundo comigo! Uou, uou, uou
Oh Maria se deu mal, vamo lá!
Ai, como dói
 

Malaquias Duro

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não .. eu acho o mamonas ou Raimundos pau a pau com qualquer tranqueira de hoje ...

olha só:
Letra dos Raimundos , musica carro forte do primeiro cd de 1994:
"Da mulher eu faço o carro forte
Dos peitos, faço o farol
Dos ''pentelho'' a instalação
Do mijo dela eu fabrico a gasolina
Do cu faço a buzina
Do pinguelo o freio de mão
Do meu pau eu faço a manivela
Toca na b*ceta dela e tira o carro do sertão
(Uoô)
E tira o carro do sertão!
(Uoô)
E tira o carro do sertão!
(Uoô)
E tira o carro do sertão!
(Uoô)
E tira o carro do sertão!"

ou
Letra dos Mamonas , musica Vira vira do cd único de 1995:
"
Oh, raios!
Fui convidado pra uma tal de suruba
Não pude ir, Maria foi no meu lugar
Depois de uma semana ela voltou pra casa
Toda arregaçada, não podia nem sentar

Quando vi aquilo fiquei assustado
Maria chorando começou a me explicar
Daí então eu fiquei aliviado
E dei graças a Deus porque ela foi no meu lugar

Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém!

Oh, Manoel olha acá como eu estou
Tu não imaginas como eu estou sofrendo
Uma teta minha um negão arrancou
E a outra que sobrou está doendo

Oh, Maria vê se larga de frescura
Que eu te levo no hospital pela manhã
Tu ficaste tão bonita monoteta
Mais vale um na mão do que dois no sutiã

Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém!

Bate o pé
Burrp (arroto)
Hmm, bate o pé

Oh, Maria essa suruba me excita
Arrebita, arrebita, arrebita
Então vai fazer amor com uma cabrita
Arrebita, arrebita, arrebita
Mas Maria isto é bom que te exercita
Bate o pé, arrebita, arrebita
Manoel tu na cabeça tem titica
Larga de putaria e vá cuidar da padaria

Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém
Roda, roda e vira, solta a roda e vem
Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda
E ainda não comi ninguém!

Vamos lá, todo mundo dançando raios!
Todo mundo comigo! Uou, uou, uou
Oh Maria se deu mal, vamo lá!
Ai, como dói
Se um funkeiro faz uma música dessas, aparece o pessoal do rock pra falar que rock é sempre superior.

Hehe
 

DarkMorten

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Se um funkeiro faz uma música dessas, aparece o pessoal do rock pra falar que rock é sempre superior.

Hehe

mas quando eu ouvi "forçado" algumas das "letras" de uns "fanques", o que me veio na cabeça foi justamente isso .. só que era "amenizado" pq era rock
 

Flame Vicious

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Se um funkeiro faz uma música dessas, aparece o pessoal do rock pra falar que rock é sempre superior.

Hehe
mas quando eu ouvi "forçado" algumas das "letras" de uns "fanques", o que me veio na cabeça foi justamente isso .. só que era "amenizado" pq era rock

A temática não é das mais leves mesmo. Nunca tive muito gosto com Raimundos, mas sei que o que eles queriam era serem uma espécie de "punk nacional" ou algo assim.

No entanto, ainda existem pontos como métrica, melodia, afinação e etc... e mesmo essas letras postadas, por mais que sejam putarescas, não possuem os mesmos erros de português e guturais involuntários que os funkeiros produzem.
 

DarkMorten

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A temática não é das mais leves mesmo. Nunca tive muito gosto com Raimundos, mas sei que o que eles queriam era serem uma espécie de "punk nacional" ou algo assim.

No entanto, ainda existem pontos como métrica, melodia, afinação e etc... e mesmo essas letras postadas, por mais que sejam putarescas, não possuem os mesmos erros de português e guturais involuntários que os funkeiros produzem.

deletei o post anterior meu como resposta por "mau gosto" meu ..kkk

cara, melodia, tom, métrica e etc.. não é tudo que tem
posso citar a "pobreza" musical dessa moda de "não sei o que universitário" que as musicas são TODAS no mesmo tom, usando a mesma escala, praticamente os mesmos acordes na mesma ordem etc ... mas por exemplo .. é igual o ramones que muitos adoram mas também era uma repetição de notas que put* m**** lá ...

enfim .. e tem que lembrar que há coisas que são "característica" de cada estilo também ... o metal extremo tem o "blasting beats" , o vocal rasgado ou gutural, o lírico, o soprano, o hard rock apostava em musicas clichês, refroes pegajosos, letras de amor, o sertanejo brasileiro falava de amor e "dores de chifre", hoje fala de balada, mulherada, bebida e etc , funk fala de sexo e de ostentar (mas tipo, não presto atenção nisso)
mas ostentar por ostentar o "Gasparzinho" ou o tal luxuria .. enfim .. também ostentam .. ali o fato de ter um chevete, de ser um gordo e chamar atenção..... o comum é sempre a bebedeira, isso seja metal, seja rock, seja funk, seja brega (ou seja la o que for que é o estilo desse "luxuria")
?
quanto aos erros de linguagem, muitos devem ser propositais para "ter jeitão de malandrops" entende
 

Soldado!

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Texto bem interessante e coerente. Mas não consegui ver uma liga nele à uma possível influência do governo na depreciação cultural brasileira.
Esses textos nasceram com juristas ligados a segurança pública, como delegados e oficiais de polícia militar. São daqueles tipos de estudos que ainda não "evoluíram", não chegaram a uma consolidação de manual.

Isso ainda dá para ser estudado bastante e tem-se muito o que escrever. Até mesmo pesquisas científicas como monografias e dissertações sobre o tema. Quem sabe até aparecem algumas relacionando essa tal subcultura da delinquência e o Estado envolto no lulopetismo.
 

Ayu-chan

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Concordo com que um user falou ali em cima. Um professor da escola técnica onde estudei dizia que o PT iria dar "pão, música e diversão" pro povo, pra que eles fossem esmagados de modo feliz pela promiscuidade e ideia de "feliz na favela onde nasci". Assim, o povo estaria feliz em seu lugar, sem pensar que precisa melhorar. Vejo muito isso hoje.
 

Tauron

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Que a cultura brasileira entrou em estado de putrefação sob o regime petista é indiscutível, mas mesmo antes, infelizmente, nunca foi lá grande coisa.
O brasil nunca foi celeiro da alta cultura, nosso escritor de maior renome é um cretino que vende misticismo new age para adultos, nosso cinema no geral é ridículo, resume-se em comédias com humor padrão globo ou filminhos sobre luta de classes marxista, na pintura, escultura e demais artes plásticas temos pouco renome etc...

Pegando a parte musical, a cultura das massas sempre vai refletir o espírito do tempo, nos anos 90 vimos a musica brasileira de massa se tornar vulgar e hiperssexualizada, mas ainda utilizava o português como idioma, hoje a música brasileira de massa continua hiperssexualizada, embora tenha ficado mais explícita e abandonado o idioma pátrio. Outra característica hoje presente nos tais funks é louvar o crime, a violência e a ostentação.
É o simples reflexo de um povo miserável e aculturado. E sim, o PT tem culpa nesse apodrecimento cultural, embora não seja o único culpado.

Pior que isso é o brasileiro médio passar a vida inteira sem ter nenhum contato com as belas artes musicais, eu costumo falar isso para todas as pessoas que eu conheço, dêem uma chance a alta cultura, assistam ao menos uma vez na vida Salomé de Strauss ou a tetralogia épica de Wagner(principalmente o crepúsculo dos deuses), romper a matrix de mediocridade cultural imposta no brasil é um ato de civilidade.

Outra coisa que na minha opinião foi um duro golpe na musica moderna foi a substituição do talento pela tecnologia, a autotunização da música permite que qualquer idiota bonitinho e empolgado cante de maneira que não fira dos tímpanos dos ouvintes de pouca cultura, o marketing faz o resto e logo temos um superstar do calibre de Luan Santana, e infelizmente nesse mar de luans santanas torna-se impossível encontrar uma voz como a de Billy Eckstine, que ilustra meu avatar, a aveludar a deliciosa I Apologise...

Ou a primorosa Ella Fitzgerald cantando uma das mais belas canções da história, So In Love de Cole Porter...

Mas aqui já estou divagando...
 

Flame Vicious

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Que a cultura brasileira entrou em estado de putrefação sob o regime petista é indiscutível, mas mesmo antes, infelizmente, nunca foi lá grande coisa.
O brasil nunca foi celeiro da alta cultura, nosso escritor de maior renome é um cretino que vende misticismo new age para adultos, nosso cinema no geral é ridículo, resume-se em comédias com humor padrão globo ou filminhos sobre luta de classes marxista, na pintura, escultura e demais artes plásticas temos pouco renome etc...

Pegando a parte musical, a cultura das massas sempre vai refletir o espírito do tempo, nos anos 90 vimos a musica brasileira de massa se tornar vulgar e hiperssexualizada, mas ainda utilizava o português como idioma, hoje a música brasileira de massa continua hiperssexualizada, embora tenha ficado mais explícita e abandonado o idioma pátrio. Outra característica hoje presente nos tais funks é louvar o crime, a violência e a ostentação.
É o simples reflexo de um povo miserável e aculturado. E sim, o PT tem culpa nesse apodrecimento cultural, embora não seja o único culpado.

Pior que isso é o brasileiro médio passar a vida inteira sem ter nenhum contato com as belas artes musicais, eu costumo falar isso para todas as pessoas que eu conheço, dêem uma chance a alta cultura, assistam ao menos uma vez na vida Salomé de Strauss ou a tetralogia épica de Wagner(principalmente o crepúsculo dos deuses), romper a matrix de mediocridade cultural imposta no brasil é um ato de civilidade.

Outra coisa que na minha opinião foi um duro golpe na musica moderna foi a substituição do talento pela tecnologia, a autotunização da música permite que qualquer idiota bonitinho e empolgado cante de maneira que não fira dos tímpanos dos ouvintes de pouca cultura, o marketing faz o resto e logo temos um superstar do calibre de Luan Santana, e infelizmente nesse mar de luans santanas torna-se impossível encontrar uma voz como a de Billy Eckstine, que ilustra meu avatar, a aveludar a deliciosa I Apologise...

Ou a primorosa Ella Fitzgerald cantando uma das mais belas canções da história, So In Love de Cole Porter...

Mas aqui já estou divagando...


Bom post.

No caso dos anos 90 e de hoje, eu tenho a impressão de que ainda haviam alguns artistas ditos "secundários" no cenário musical de massas que ainda tinham algo a se aproveitar, por mais que ainda existissem modinhas como "É o tchan" e outras merdas. Hoje isso sequer existe.
 
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