Finalizei as primeiras duas missões, o que já me permite ter uma ideia melhor do que esperar do jogo, e também a consolidar uma "primeira impressão".
recore é um jogo de altos e baixos. Ele é lindo visualmente, entretanto tecnicamente não impressiona ( o vulgo "bonitinho, mas ordinário"). Você olha o mundo à sua volta, e ele enche os olhos. Convence num primeiro momento. Mas logo você percebe que as coisas são um tanto sem vida, como um quadro.
A jogabilidade achei um pouco rasa demais. Fica nítida a inspiração da série Megaman aqui. Coisas como "tiros básicos constantes" x "tiro carregado com maior dano"; diferentes efeitos / danos com diferentes cores de núcleos; salto duplo; dash; e um "cão de latas" que, entre outras coisas, pode cavar o cenário por um comando. Não é ruim a jogabilidade, entretanto acho que, embora perfeita para um side-scroller platform, fica simplista demais para um game adventure 3D de exploração.
O game tem uma belíssima dublagem em PT-BR (característica dos jogos publicados pela Microsoft, aliás), bem como impecável serviço de localização até onde vi, em textos e materiais. Falando destes materiais, aliás, o game conta com uma espécie de codex, com bestiário e outras informações que te colocam a par dos fatos ocorridos. Tem bastante conteúdo, mas, novamente, parece que o game tenta passar uma profundidade que não condiz com todo o resto (jogabilidade e game design). O jogo não me inspira a revisar todo o conteúdo que oferece. É um jogo que, até aqui, apenas jogo com o intuito de finalizar as fases, na esperança que ele acabe o quanto antes. Diferentemente de Mass Effect, que recém terminei, e que li todo o codex (imenso) sobre tudo - ele me instigava a isto.
Acho que recore sofre de uma crise de identidade: ele tenta ser um clássico side-scrolling que passou para a perspectiva 3D, com a simplicidade e velocidade destes, mas tenta se apropriar da profundidade e seriedade de um RPG espacial, como Mass Effect, por exemplo. No fim, acaba não sendo nem uma coisa, nem outra.
Vou tentar jogar até o final. Até aqui dou nota 6 pro jogo. É uma boa ideia, mas ficou um tanto sem identidade.