E sobre o futuro, li uma página aqui e n entendi mta coisa. Pelo que devo esperar? um rift 2 tá a caminho pelo que entendi... já tem data prevista de lançamento?
Não há nada confirmado sobre um Rift 2. Obviamente sabemos que virá, mas a Oculus sequer tem falado disso por enquanto... está mais focada em trazer jogos pro aparelho. Ela já havia dito (antes de lançar o Rift) que eles irão para um modelo de lançamentos entre o mercado de celulares e o de consoles. Se vc considerar que sai um Iphone por ano, e o de consoles sendo uma média de 6 anos, é plausível esperar por um novo Rift após 3 anos, o que seria março do ano que vem. Contudo, nada parece indicar que a empresa vá lançar o Rift 2 ano que vem... e minha opinião é a de que eles só o farão em 2020 mesmo, então vc terá um bom tempo pra aproveitar os jogos sem ficar se preocupando com isso.
A Oculus sempre demonstrou seus protótipos, até pq começou como uma startup no kickstarter. Mas mesmo após ser comprada pelo Facebook, ela continuou com essa postura de mostrar no que estão trabalhando e quais são as novas descobertas (coisa que a esmagadora maioria das companhias de hardware não faz).
Enfim, o último protótipo que ela mostrou foi o Half Dome
Acho que a parte técnica é complicada pra entrar em detalhes (ainda mais agora que já to indo dormir), mas eu diria que o que podemos esperar é obviamente um aumento na resolução, assim como um aumento no FOV (o Half Dome já tem 140°, contra os ~100°-110° do Rift/Vive/PSVR). E os diferentes planos focais, que é o que dá pra ver no vídeo acima. Todos os HMDs VR hoje possuem um foco único, travado em aproximadamente 2 metros. Só que o olho humano obviamente muda o foco de acordo com para o que estamos olhando. Se estivermos focando em algo a 12 centímetros dos nossos olhos, todo o resto ficará em desfoque. Vc pode fazer um teste no Rift e tentar olhar para algum objeto bem próximo dos seus olhos. O foco não muda, pois ele continua travado nos ~2 metros.
A mágica aí seria tentar criar a sensação de diferentes planos, isso com o auxílio de um eye tracking para poder saber no que os seus olhos estão focando. Essa parte de painel e como nossos olhos interagem com a VR irá mudar muito nas próximas décadas. Serão pequenos passos, mas essa mudança aí já deverá dar uma boa diferença (não só na qualidade visual como também no conforto proporcionado aos olhos).
É difícil dizer o que o próximo Rift irá trazer, pq a Oculus está pesquisando de tudo. Eye tracking, body tracking, finger tracking, face tracking...
Vai ter uma Oculus Connect em breve (tá no título do tópico), e provavelmente veremos protótipos (ou ouviremos falar). Não necessariamente virá tudo no Rift 2. Então fica difícil de dizer o que esperar.
Outro ponto que não sabemos é sobre o tracking. Hoje eles usam as câmeras que rastreiam o HMD e os controles. Mas ano que vem eles irão lançar um HMD standalone que terá câmeras no próprio HMD, e assim ele mapeia a sala onde vc está e a partir daí faz os cálculos para saber a posição do HMD no espaço (assim como também rastrear os controles). Talvez vejamos uma nova solução de tracking pro Rift 2.
Outra coisa (essa menos impactante mas bem vinda) seria em relação ao cabo. Será um único cabo ligando o HMD ao PC. Há um consórcio criado por gigantes (Oculus, Microsoft, Valve, Nvidia e outros) para criar um cabo standard pra VR. Inclusive as novas GPUs da Nvidia já estão vindo com uma USB type C, que é o conector escolhido pelo consórcio para o virtual link (como é chamado o projeto).
Enfim, espere por avanços consideráveis. É por isso que a Oculus simplesmente não lançou versões melhores do Rift. Ela meio que adotou o estilo de consoles, para que a próxima gen tenha um salto significativo. É aguardar pra ver.
Comprei um bundle com o rift, o touch e 2 sensores. Acham que com isso dá pra explorar legal o VR (depois de arrumar espaço pra ele, claro haha)? ou deveria comprar mais alguma coisa?
O consenso é de que, se vc quiser uma experiência de 'room scale', com 360° sem falhas de tracking, vc precisaria de uma terceira câmera. Eles vendem somente a câmera separadamente, e vem com um cabo de 5 metros. Aí vc posicionaria ela atrás, formando um triângulo... e aí o tracking seria 99% perfeito em qualquer circunstância. Com duas câmeras ou vc joga com as duas de frente pra ti (e assim quando vc se virar provavelmente os controles ficarão fora da visão das câmeras), ou vc põe as câmeras nos cantos, uma de frente pra outra (veja como o Vive é instalado que ficará fácil pra entender), mas esse setup é mais quebra galho. A terceira câmera realmente é necessária se quiser full 360° sem perda de tracking. Mas vc disse que nem espaço tem nesse momento, então é ver o que se encaixa melhor nas suas necessidades ou mesmo interesses.
Ah, e se vc gosta de jogos de corrida, eu aconselharia investir em um volante... (ou talvez vc já tenha um)