Warrior Of Light
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Encontrei essa tech demo que mostra bem a capacidade poligonal do SA-1 (mesma CPU do SNes com clock maior).
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Se tem um jogo que utilizava bem o chip sonoro do snes era plok!, Tim Follin é foda...
Há uma lenda clássica de que Miyamoto ficou tão impressionado por essa música, que ele não acreditou que aquilo tava rodando num Super Nintendo.
Edit, outra música clássica do jogo:
Você pode baixar os arquivos de música em SPC nesse site: http://snesmusic.org/v2/select.php?view=sets&char=P&limit=0Gostaria de saber como ele faz para ripar os samples certos de cada instrumento pois gostaria de trocar alguns samples de alguns jogos de SNes onde estou fazendo hacker color , como os de Street Fighter 2 turbo e King Of dragons sendo esse ultimo apenas as gfxs.
Encontrei essa tech demo que mostra bem a capacidade poligonal do SA-1 (mesma CPU do SNes com clock maior).
Esse aqui foi feito por um brasileiro dentro do Super Mario World:
O SA-1 está sendo muito utilizado no SMWHacking graças a facilidade de adaptar os códigos do jogo original.
Assim, podem colocar uma boa quantidade de sprites sem lentidões.
Com SA-1
Sem SA-1 rodando nos 2 MHz normais
Postando aqui alguns exemplos de quando o SNes superou o Mega Drive + Sega CD e 32x, o que é um feito impressionante para um console que não precisou de nenhum hardware adicional pra isso.
Na parte sonora:
Cara ví esse vídeo desse homebrew no SNes que não sei se é fake , mas caso não seja parece que o SNes receberá uma versão feita por fã de X-men vs Street Fighter .
Espero que não seja fake.
Aqui o jogo original , vejam o quão fiel estão os gráficos.
Isso foi lançado há quase 20 anos.
Não , a versão que foi lançada é uma toda bugada.Isso foi lançado há quase 20 anos.
Postando aqui alguns exemplos de quando o SNes superou o Mega Drive + Sega CD e 32x, o que é um feito impressionante para um console que não precisou de nenhum hardware adicional pra isso.
Na minha singela opinião, MK2 do Mega bombado tem gráficos mais definidos.
A mesma coisa para o Fatal Fury que, inclusive, tem cenários melhores.
E o frame rate do Bload Avenger / Road Avenger do Mega CD roda com melhor frame rate, mesmo o gráfico tendo ficado mais granulado.
acho que nada supera donkey kong graficamente.
Donkey Kong deu bilada até mesmo no comercial, os haters piram.
Brincadeiras a parte, DKC realmente é um jogo que leva o SNes ao limite e qualquer tentativa de port seria um downgrade monstruoso, o primeiro jogo já mostra a incrível evolução gráfica que a geração 16 Bits teve.
@Warriors faz aí uma análise do que dava para melhor em Street fighter no SNes , por exemplo eu melhorei a paleta.
E também tenho argumentos sobre o que dava pra ser feito , mas também queria uma opinião é uma análise mais profunda se vc puder.
É como eu tinha dito antes , a diferença de paleta entre o SNes ,CPS1 , CPS2 e Neo Geo é ridícula , pois a diferênça entre Ambos SNes , (CPS1,CPS2 e Neo Geo) é que o Neo Geo , CPS 1 E 2 tem 1 tom intermediário entre os tons anteriores e posteriores do SNes apenas isso como na imagem abaixo.1) Sobre as cores. A versão original de SNes tem cores muito diferentes do Arcade, basta olhar a sua própria hack onde tu deixou as cores muito próximas as originais do Arcade.
Isso porque a paleta do SNes tem 1 tom de cor para cara 2 tons de cores da CPS-1, ou seja você consegue deixar as cores praticamente idênticas ao Arcade porque as tonalidades são bem próximas, ainda mais num jogo que roda com menos cores simultâneas que o próprio SNes, ou seja, não usa o potencial da paleta da CPS-1.
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2) Sobre o tamanho dos Sprites. No SNes eles estão com tamanho de 8 x 8 e 16 x 16, ou seja, poderiam ser bem maiores.
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3) Sobre o número de sprites simultâneos. Ele roda com 75 sprites em tela o que é longe do limite de 128 sprites, se quisessem poderiam colocar os personagens ainda maiores e mais detalhados (visto que são meta-sprites que os formam).
A memória reservada para os sprites (OAM ou Object Attribute Memory) possui 128 espaços para cada objeto, como visto na imagem faltam 53 deles para serem preenchidos (que são os quadradinhos azuis com pontilhado vermelho).
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4) Sobre o som. O SNes pode replicar com fidelidade os sons do Mega Drive, para aqueles que acham que soar mais parecido é melhor (?) visto que o som do chip YM-2612 é parecido com o YM-2151, está ai mais um grande exemplo do que pode ser feito.
5) Sobre a pausa da música durante as lutas. Bem, corrigiram esse erro numa hack onde elas continuam tocando entre os rounds, assim como também trocaram os samples por amostras usando o MSU-1.
Imagina se as amostras que o cara colocou fossem da versão Hyper Street Fighter 2 (emulando as músicas da CPS-2), ficaria mais do que perfeito.
Sobre as vozes ficaram com boa qualidade, existem exemplos melhores como os postados aqui mesmo, o sample que diz "Fight" antes da luta começar tem apenas 4KB por exemplo, poderia ter bem mais do que isso, porém a qualidade não é ruim.
Isso mostra como poderiam ter melhorado muito (digo enormemente) o porte de Street Fighter 2. Na realidade, a Capcom nunca se importou em extrair o máximo do hardware, que tem potencial de portar jogos sem dar chance aos demais.
MK2 do 32x come o cu do MK2 do SNES com farinha e torresmo...
Resolução, frame rate, etc ... mesmo sendo feito pela MALDITA da PROBE ...
A versão do SNES é maravilhosa... do c***lho mesmo... mas deixemos o "clubismo" de lado !
Além de ser mto boa... foi feita por uma empresa competente que só teve que fazer esse port tbm, se não estou enganado!
A PROBE MALDITA!!! MALDITA!! Fez port até pra ventilador de teto na época e fez tudo às pressas ...
Concordo em partes com o 32X, mesmo tendo jogos superiores aos do Super FX Chip (é só comparar Stunt Race FX que roda numa janela a menos de 20 FPS com poucos poligonos na tela contra o Virtua Racing Deluxe, que roda um full screen a 20 FPS e mostra muito mais poligonos na tela, e Star Fox contra Stellar Assault. Já o Sega CD não é só um add-on que roda CDs, esse é o do PC-Engine, o Sega CD tem um processador interno que pode escalonar/distorcer ate 8 sprites simultaneamente (se n me engano), algo que o SNES só foi capaz de fazer 5 anos depois com o Super FX Chip 2, e alem do Redbook CD Audio, ele tinha um chip de audio com 8 canais PCM, assim como o SNES, mas já tinha tinha suporte a samples de alta qualidade, enquanto o SNES só foi conseguir isso varios anos depois com o MSU-1. Esse video mostra o scaling do Sega CD em uso:Imagina o cara que pagou uma lenhada no Sega 32x e depois foi lá comprar Mortal Kombat 2 pensando que iria jogar a melhor versão da época entre os consoles caseiros, ele deve ter ficado tremendamente decepcionado, pois ainda ficou inferior a de SNes e como dito acima ele tinha a obrigação de fazer muito melhor que o SNes visto o potencial que tinha.
O fato é que foram add-ons muito mau feitos, tanto o Sega 32x como Sega CD, sendo que um peca no som e o outro nas cores.
Concordo em partes com o 32X, mesmo tendo jogos superiores aos do Super FX Chip (é só comparar Stunt Race FX que roda numa janela a menos de 20 FPS com poucos poligonos na tela contra o Virtua Racing Deluxe, que roda um full screen a 20 FPS e mostra muito mais poligonos na tela, e Star Fox contra Stellar Assault. Já o Sega CD não é só um add-on que roda CDs, esse é o do PC-Engine, o Sega CD tem um processador interno que pode escalonar/distorcer ate 8 sprites simultaneamente (se n me engano), algo que o SNES só foi capaz de fazer 5 anos depois com o Super FX Chip 2, e alem do Redbook CD Audio, ele tinha um chip de audio com 8 canais PCM, assim como o SNES, mas já tinha tinha suporte a samples de alta qualidade, enquanto o SNES só foi conseguir isso varios anos depois com o MSU-1. Esse video mostra o scaling do Sega CD em uso:
Primeiramente, não tão eficientemente quanto o Sega CD, isso só foi ser possível lá com o Super FX Chip 2, a paleta de cores do SNES é muito maior que a do Mega? Sim; Mais que 20% da biblioteca faz um bom uso dela para mostrar a superioridade do console? Não, olha só esse exemplo, vc pode notar alguma falta de cor nesse bootleg, eu joguei o original no meu SNES a minha infância toda e eu não consigo achar uma singela cor faltando:E até parece que eu não sei que o Sega CD pode escalonar sprites, assim como também fazer Mode 7. Scalling de sprite pode ser feito no SNes por software, joga Tales Of Phantasia pra tirar base.
E como se isso fosse de grande ajuda já que a paleta continua minúscula, deixando os jogos do mesmo jeito que o Mega Drive com poucas cores, além de granular tudo até os filminhos (ou fmv's como quiser chama-los).
Sobre o áudio, mas é claro que teria seria redbook, é um add-on de CD cara, tu queria o que ? Pra reproduzir som com qualidade de CD precisa de apenas de 2 canais 16-bit PCM amostrados a 44.1 KHz.
Polígonos eu nem ligo, naquela época eram muito, mas muito arcaicos, eram todos flat-shaded.
Ou seja, sempre serão add-on bem fracos porque custavam caro e não somavam em muita coisa sobre Mega Drive, pelo preço pago e a decepção de não obter um resultado satisfatório.
Primeiramente, não tão eficientemente quanto o Sega CD, isso só foi ser possível lá com o Super FX Chip 2, a paleta de cores do SNES é muito maior que a do Mega? Sim; Mais que 20% da biblioteca faz um bom uso dela para mostrar a superioridade do console? Não, olha só esse exemplo, vc pode notar alguma falta de cor nesse bootleg, eu joguei o original no meu SNES a minha infância toda e eu não consigo achar uma singela cor faltando:
Visualizar anexo 39926
E tem mais, mesmo com menos cores, o Mega conseguiu um port desse jogo muito mais próximo do original que o SNES:
Visualizar anexo 39927
Sobre o áudio, eu não estava falando do áudio Redbook em si, e sim dos outros 8 canais PCM que o acompanham no Sega CD, como exemplo eles são usados para o dialogo nesse jogo aqui, estão em qualidade superior do que existe no SNES mesmo comprimidos em 50% pra caber no CD:
Por isso eu digo, o problema foi a falta de suporte da propria Sega, já que o add-on CD do PC-Engine fazia menos que o Sega CD mesmo assim recebeu muito mais jogos que ele pq a NEC fez as devs fazerem jogos para ele, isso quando ela ou a Hudson Soft não faziam elas mesmas;
Nisso aí o SNES é muito superior ao Mega Drive. Acho que nem tem como colocar em dúvida essa questão das cores.a paleta de cores do SNES é muito maior que a do Mega? Sim; Mais que 20% da biblioteca faz um bom uso dela para mostrar a superioridade do console? Não, olha só esse exemplo, vc pode notar alguma falta de cor nesse bootleg, eu joguei o original no meu SNES a minha infância toda e eu não consigo achar uma singela cor faltando:
Mas e o argumento pra provar que a versão de Sega 32x era infinitamente superior a de SNes ?
Sega 32x-------------------------------------------------------------------------------------------------SNes
Como visto nas imagens as cores do SNes ficaram muito melhores, assim como os detalhes no fundo do cenário e texturas. Isso fora o som podre da versão do Sega 32x e os combos e frames de animação que faltam (como o Johnny Cage cruzar os braços quando vence a luta por exemplo). Não me leve a mau, mas defender jogo para esse tipo de add-on que custava um rim e entregava algo longe de ser bom é pedir pra levar na bunda.
MK2 do 32x come o cu do MK2 do SNES com farinha e torresmo...
Resolução, frame rate, etc ... mesmo sendo feito pela MALDITA da PROBE ...
A versão do SNES é maravilhosa... do c***lho mesmo... mas deixemos o "clubismo" de lado !
Além de ser mto boa... foi feita por uma empresa competente que só teve que fazer esse port tbm, se não estou enganado!
A PROBE MALDITA!!! MALDITA!! Fez port até pra ventilador de teto na época e fez tudo às pressas ...
Respondendo o que já foi respondido...
Não precisa tirar as calças pela cabeça!!! A versão do SNES é superior a do MD em gráficos, cores e sons mais completos, certamente, não em fluidez, isso nem de perto, mas isso se deve a dev que portou o jogo na época... como eu tbm respondi antes de você perguntar ... O que não falta por aí é ROM HACK de MK2 pro MD rodando no VIDEO GAME que, além de melhorar absurdamente as cores, coloca a maioria dos sons faltantes na conversão da PODRE... ops.. PROBE ...
Meu Deus... você tem problemas de leitura, interpretação ... eu não disse que tem rom hack de MD rodando melhor que a versão do SNES .. inclusive, disse que a versão de SNES pra VIDEOGAME é a melhor custo x benefício... o que eu disse é que o port da POBRE foi UM LIXO e que existem versões (ROM hacks de MD) rodando numa qualidade MUITO SUPERIOR a que foi lançada originalmente diretamente no videogame...Então posta aí pra gente ver a tal ROM hack do MK2 rodando melhor que a versão de SNes.
Meu Deus... você tem problemas de leitura, interpretação ... eu não disse que tem rom hack de MD rodando melhor que a versão do SNES .. inclusive, disse que a versão de SNES pra VIDEOGAME é a melhor custo x benefício... o que eu disse é que o port da POBRE foi UM LIXO e que existem versões (ROM hacks de MD) rodando numa qualidade MUITO SUPERIOR a que foi lançada originalmente diretamente no videogame...
Sobre a versão do 32x x snes eu postei um vídeo acima que ilustra bem ... ainda assim, a melhor versão custo x beneficio é a do snes... de longe!
Foda ter que ficar escrevendo sempre a mesma coisa...
existem versões (ROM hacks de MD) rodando numa qualidade MUITO SUPERIOR a que foi lançada originalmente diretamente no videogame...