O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os jogos mais avançados do Super Nintendo [+Remake incrível do SUPER MARIO LAND][+Sonic no SNes]

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Se tem um jogo que utilizava bem o chip sonoro do snes era plok!, Tim Follin é foda...



Há uma lenda clássica de que Miyamoto ficou tão impressionado por essa música, que ele não acreditou que aquilo tava rodando num Super Nintendo.

Edit, outra música clássica do jogo:


O mais impressionante é que todas as músicas com exceção da tela de título, utilizam apenas 5 canais de áudio de todos os 8 do SNES.
Ou seja, além de ter uma altíssima qualidade, os efeitos sonoros não interferem em momento algum na música!
Não sabia dessa história com o mestre Miyamoto, caramba. :kwow
Fiz essa playlist na minha conta secundária do Youtube com várias músicas relaxantes do SNES. A primeira especialmente é muuuito boa.


Gostaria de saber como ele faz para ripar os samples certos de cada instrumento pois gostaria de trocar alguns samples de alguns jogos de SNes onde estou fazendo hacker color , como os de Street Fighter 2 turbo e King Of dragons sendo esse ultimo apenas as gfxs.

2d0jntt.jpg

GjpzbZD.png
Você pode baixar os arquivos de música em SPC nesse site: http://snesmusic.org/v2/select.php?view=sets&char=P&limit=0
Daí com o programa "SPCtoMML" você pode ripar os samples utilizados nela.

Encontrei essa tech demo que mostra bem a capacidade poligonal do SA-1 (mesma CPU do SNes com clock maior).


Esse aqui foi feito por um brasileiro dentro do Super Mario World:


O SA-1 está sendo muito utilizado no SMWHacking graças a facilidade de adaptar os códigos do jogo original.
Assim, podem colocar uma boa quantidade de sprites sem lentidões.


Com SA-1


Sem SA-1 rodando nos 2 MHz normais
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Esse aqui foi feito por um brasileiro dentro do Super Mario World:


O SA-1 está sendo muito utilizado no SMWHacking graças a facilidade de adaptar os códigos do jogo original.
Assim, podem colocar uma boa quantidade de sprites sem lentidões.


Com SA-1


Sem SA-1 rodando nos 2 MHz normais


É o Victor Vilela, inclusive ele documentou o chip SA-1 por completo.

https://www.smwcentral.net/?p=viewthread&t=58895

Sobre o SA-1: Ele tem acessos de memória mais rápidos (DMA) que são usados em operações entre a memoria principal e a ROM. O Barramento de dados funciona na velocidade do processador do SNes, mas quando você aciona o controlador de DMA do SA-1 ele assume o lugar do processador e passa a comandar o Barramento para fazer a copia dos dados, só que o barramento passa a trabalhar na velocidade do Clock do SA-1 que é 10.74 MHz (4x mais rápido que a CPU principal). Por isso a facilidade de eliminar qualquer lentidão nos jogos, esse vídeo exemplifica bem:

 
Ultima Edição:

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Não tenho essa admiração toda pelo Snes.
E todos os jogos que eu considero lindos e avançados já foram bem postos no tópico.
Um jogo que eu acho lindo artisticamente e um prodígio técnico é o Yoshi's Island.
Soberbo.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Postando aqui alguns exemplos de quando o SNes superou o Mega Drive + Sega CD e 32x, o que é um feito impressionante para um console que não precisou de nenhum hardware adicional pra isso.




Na parte sonora:
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Postando aqui alguns exemplos de quando o SNes superou o Mega Drive + Sega CD e 32x, o que é um feito impressionante para um console que não precisou de nenhum hardware adicional pra isso.




Na parte sonora:

Fatal Fury Special só peca na parte sonora , pois reaproveitaram o sample de grito de morte para quase todos os lutadores , os efeitos gfxs de golpe , defesa e etc... são de bem baixa qualidade também , as musicas poderiam ser melhores , além disso as vozes são meia abafadas , mas de resto é um bom porte.
 


Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Cara ví esse vídeo desse homebrew no SNes que não sei se é fake , mas caso não seja parece que o SNes receberá uma versão feita por fã de X-men vs Street Fighter :rox.

Espero que não seja fake.


Aqui o jogo original , vejam o quão fiel estão os gráficos.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Cara ví esse vídeo desse homebrew no SNes que não sei se é fake , mas caso não seja parece que o SNes receberá uma versão feita por fã de X-men vs Street Fighter :rox.

Espero que não seja fake.


Aqui o jogo original , vejam o quão fiel estão os gráficos.

Isso foi lançado há quase 20 anos.
latest
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Isso foi lançado há quase 20 anos.
latest
Isso foi lançado há quase 20 anos.
latest
Não , a versão que foi lançada é uma toda bugada.

Essa aqui.

No caso trata-se da mesma rom , mas essa esta sendo reprogramada, além disso eles estão usando mais planos de cenários pois a primeira ROm bugada usava só um sem paralax ao contrário dessa.
 
Ultima Edição:

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Ai galera fiz um vídeo de top gráficos do SNes assim como eu já tinha feito uma postagem sobre isso aqui ......
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Postando aqui alguns exemplos de quando o SNes superou o Mega Drive + Sega CD e 32x, o que é um feito impressionante para um console que não precisou de nenhum hardware adicional pra isso.




Na minha singela opinião, MK2 do Mega bombado tem gráficos mais definidos.

A mesma coisa para o Fatal Fury que, inclusive, tem cenários melhores.

E o frame rate do Bload Avenger / Road Avenger do Mega CD roda com melhor frame rate, mesmo o gráfico tendo ficado mais granulado.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Na minha singela opinião, MK2 do Mega bombado tem gráficos mais definidos.

A mesma coisa para o Fatal Fury que, inclusive, tem cenários melhores.

E o frame rate do Bload Avenger / Road Avenger do Mega CD roda com melhor frame rate, mesmo o gráfico tendo ficado mais granulado.

Nada disso amigo, MK2 do Mega Drive é horrível principalmente nos gráficos (e nem no Sega 32x conseguiram fazer uma versão melhor que a de SNes porque faltam até mesmo combos, animações e tem som bem pior). Fatal Fury também, pois teve cenários totalmente capados retirando detalhes e personagens animados que ficavam no fundo, fora as outras percas de animações dos personagens, tem análise por ai dizendo que a versão de Sega CD é "two frames fighting". Sobre o Road Avenger realmente roda com frame rate melhor, mas de nada ajuda porque os gráficos ficaram bem mais pobres e com tamanho de quadros de fmv reduzidos.

Não tenho nada contra o Mega Drive, mas nestes 3 exemplos ele levou paulada, mesmo com add-on.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
acho que nada supera donkey kong graficamente.

Donkey Kong deu bilada até mesmo no comercial, os haters piram.



Brincadeiras a parte, DKC realmente é um jogo que leva o SNes ao limite e qualquer tentativa de port seria um downgrade monstruoso, o primeiro jogo já mostra a incrível evolução gráfica que a geração 16 Bits teve.

DKC-OrangutanGang.gif
DKC-TorchlightTrouble.gif

O0UBi.gif
DKC-SlipslideRide.gif

hLdam.gif
DKC-Ending.gif
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.890
Reações
230.219
Pontos
2.529
Donkey Kong deu bilada até mesmo no comercial, os haters piram.



Brincadeiras a parte, DKC realmente é um jogo que leva o SNes ao limite e qualquer tentativa de port seria um downgrade monstruoso, o primeiro jogo já mostra a incrível evolução gráfica que a geração 16 Bits teve.

DKC-OrangutanGang.gif
DKC-TorchlightTrouble.gif

O0UBi.gif
DKC-SlipslideRide.gif

hLdam.gif
DKC-Ending.gif




Foi o jogo mais bonito daquela geração.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
@Warriors faz aí uma análise do que dava para melhor em Street fighter no SNes , por exemplo eu melhorei a paleta.
E também tenho argumentos sobre o que dava pra ser feito , mas também queria uma opinião é uma análise mais profunda se vc puder.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
@Warriors faz aí uma análise do que dava para melhor em Street fighter no SNes , por exemplo eu melhorei a paleta.
E também tenho argumentos sobre o que dava pra ser feito , mas também queria uma opinião é uma análise mais profunda se vc puder.


Bom, fazendo uma análise em partes do que poderia melhorar em relação a versão porca lançada.

1) Sobre as cores. A versão original de SNes tem cores muito diferentes do Arcade, basta olhar a sua própria hack onde tu deixou as cores muito próximas as originais do Arcade.

Isso porque a paleta do SNes tem 1 tom de cor para cara 2 tons de cores da CPS-1, ou seja você consegue deixar as cores praticamente idênticas ao Arcade porque as tonalidades são bem próximas, ainda mais num jogo que roda com menos cores simultâneas que o próprio SNes, ou seja, não usa o potencial da paleta da CPS-1.

Na imagem abaixo, seu próprio exemplo.

3aGNf64.png



2) Sobre o tamanho dos Sprites. No SNes eles estão com tamanho de 8 x 8 e 16 x 16, ou seja, poderiam ser bem maiores.

L8hB3Oh.png


E como comparativo um jogo de luta com os maiores sprites vistos na geração (Gundam Wing), com tamanho de 16 x 16 e 32 x 32 para os personagens.

3FpuqIR.png


3) Sobre o número de sprites simultâneos. Ele roda com 75 sprites em tela o que é longe do limite de 128 sprites, se quisessem poderiam colocar os personagens ainda maiores e mais detalhados (visto que são meta-sprites que os formam).

A memória reservada para os sprites (OAM ou Object Attribute Memory) possui 128 espaços para cada objeto, como visto na imagem faltam 53 deles para serem preenchidos (que são os quadradinhos azuis com pontilhado vermelho).

2qzRj7e.png


4) Sobre o som. O SNes pode replicar com fidelidade os sons do Mega Drive, para aqueles que acham que soar mais parecido é melhor (?) visto que o som do chip YM-2612 é parecido com o YM-2151, está ai mais um grande exemplo do que pode ser feito.



5) Sobre a pausa da música durante as lutas. Bem, corrigiram esse erro numa hack onde elas continuam tocando entre os rounds, assim como também trocaram os samples por amostras usando o MSU-1.



Imagina se as amostras que o cara colocou fossem da versão Hyper Street Fighter 2 (emulando as músicas da CPS-2), ficaria mais do que perfeito.

Sobre as vozes ficaram com boa qualidade, existem exemplos melhores como os postados aqui mesmo, o sample que diz "Fight" antes da luta começar tem apenas 4KB por exemplo, poderia ter bem mais do que isso, porém a qualidade não é ruim.

Isso mostra como poderiam ter melhorado muito (digo enormemente) o porte de Street Fighter 2. Na realidade, a Capcom nunca se importou em extrair o máximo do hardware, que tem potencial de portar jogos sem dar chance aos demais.
 
Ultima Edição:

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
1) Sobre as cores. A versão original de SNes tem cores muito diferentes do Arcade, basta olhar a sua própria hack onde tu deixou as cores muito próximas as originais do Arcade.

Isso porque a paleta do SNes tem 1 tom de cor para cara 2 tons de cores da CPS-1, ou seja você consegue deixar as cores praticamente idênticas ao Arcade porque as tonalidades são bem próximas, ainda mais num jogo que roda com menos cores simultâneas que o próprio SNes, ou seja, não usa o potencial da paleta da CPS-1.
.
É como eu tinha dito antes , a diferença de paleta entre o SNes ,CPS1 , CPS2 e Neo Geo é ridícula , pois a diferênça entre Ambos SNes , (CPS1,CPS2 e Neo Geo) é que o Neo Geo , CPS 1 E 2 tem 1 tom intermediário entre os tons anteriores e posteriores do SNes apenas isso como na imagem abaixo.
Os tons que não estão marcados são os intermediários e no final ambos Neo Geo , Cps 1 e 2 tem 1 tom a mais que o SNes ou seja ridícula a diferença de paleta.

paleta.png


"E pensar que antigamente muita gente achava que a diferença entre paleta do SNes para o Arcade era grande "
Só que não.
300px-Anciano_riendo.jpg


Em termos de cores por tela o jogo no SNes só não foi perfeito por que a Capcom não quis, pois muitas vezes os jogos dos Arcades estão rodando com telas abaixo da capacidade do SNes ou seja 256 cores ou mais que isso (capacidade do SNes)
Arcade vs minha hacker
snes-feilong.png

A Resolução da CPS é compressada na horizontal para encaixar na tv enquanto que a do SNes estica , isso tira boa parte da diferença de largura dos sprites quando vc vê na tv fazendo os personagens do SNes ficarem mais próximos do Arcade.

Como vc vê quando esta jogando.
feilong.png

deejay-conta.png

Na tv
dejjay.png

Ou seja a Capcom nunca utilizou 100% da placa gráfica do SNes em termos de cores por tela que o SNes consegue por geralmente ela usava pouco mais de 50% ou seja 130 a 148 cores.

Em Street Fighter alpha 2 ela usou + ou menos uns 40 % de cores que o SNes pode por em tela.
street-2.png

Como vc vê na tv.
nnnnnn.png


street.png

Na Tv
ooooo.png


2) Sobre o tamanho dos Sprites. No SNes eles estão com tamanho de 8 x 8 e 16 x 16, ou seja, poderiam ser bem maiores.

afiNsrw.png

.

Sim , por isso que sempre bati na tecla que esses portes da Capcom eram lixosos veja mais um jogo de SNes que usa sprites grandes.
0jnppVa.png


Na tv

0luybN6.png

Veja que Shogun Megazord tem quase o mesmo tamanho de Earthquake de Samuray Shodown de Neo Geo , tamanho considerado pelas revistas da época impossível dos 16 bits caseiros atingirem.

Agora faremos uma comparação com porte da Capcom de Street Fighter onde vc mesmo disse que ele usa sprites 8x8
Desconsidere Fatal Fury nessa Screem.
mb7h8w.png


Veja a diferença monstruosa a favor de Shogun sobre Zanguief

Esse personagem Shogun usa sprites 32x32
montro.png

sendo que não é o máximo pois o máximo que o SNes poem é 64x64
, mesmo assim Shogun tem o mesmo tamanho de T.hawk e chega a ser maior que Sagat de Street Fighter do Arcade.
pppppppp.png

Mesmo usando sprites de 32 x 32 o SNes conseguiria fazer sprites do tamanho dos do Arcade , ou seja nem precisaria usar seu máximo que é de 64 x 64.

Obs : E olha que esse jogo Power Ranger no SNes usa clock limitado a 2,68 MHZ
FFFFFFFF.png

Ou seja nem precisou usar todo o processador do SNes para isso tudo mostrando a grande eficiência do processador do SNes.

3) Sobre o número de sprites simultâneos. Ele roda com 75 sprites em tela o que é longe do limite de 128 sprites, se quisessem poderiam colocar os personagens ainda maiores e mais detalhados (visto que são meta-sprites que os formam).

A memória reservada para os sprites (OAM ou Object Attribute Memory) possui 128 espaços para cada objeto, como visto na imagem faltam 53 deles para serem preenchidos (que são os quadradinhos azuis com pontilhado vermelho).

XyyJa15.png

.

é como eu disse antes o SNes pode fazer sprites do tamanho bem próximo do Arcade como mostrei nas imagens acima e tão detalhado quanto , pois o numero de cores em tela implica diretamente na qualidade das texturas e como a maioria dos jogos de Arcade geralmente rodam abaixo de 256 , o SNes poderia acompanha , veja essa homebrew beta do beta do alpha por exemplo , o cara fez o sprites do Terry igualzinho o do Neo Geo.
terry_00000.png

E como o SNes estica para preencher a tela da TV , o Terry acabou ficando mais largo que o do Neo Geo na tv.
llllllllll.png


Tenho a rom quem quiser é só pedir por mp.
4) Sobre o som. O SNes pode replicar com fidelidade os sons do Mega Drive, para aqueles que acham que soar mais parecido é melhor (?) visto que o som do chip YM-2612 é parecido com o YM-2151, está ai mais um grande exemplo do que pode ser feito.



5) Sobre a pausa da música durante as lutas. Bem, corrigiram esse erro numa hack onde elas continuam tocando entre os rounds, assim como também trocaram os samples por amostras usando o MSU-1.



Imagina se as amostras que o cara colocou fossem da versão Hyper Street Fighter 2 (emulando as músicas da CPS-2), ficaria mais do que perfeito.

Sobre as vozes ficaram com boa qualidade, existem exemplos melhores como os postados aqui mesmo, o sample que diz "Fight" antes da luta começar tem apenas 4KB por exemplo, poderia ter bem mais do que isso, porém a qualidade não é ruim.

Isso mostra como poderiam ter melhorado muito (digo enormemente) o porte de Street Fighter 2. Na realidade, a Capcom nunca se importou em extrair o máximo do hardware, que tem potencial de portar jogos sem dar chance aos demais.

Sim , as musicas do SNes tem samples diferentes do Arcade por que vários samples são ré-aproveitados em outras musicas , por isso não são fieis , isso era feito pra economizar espaço pois o Arcade tem samples diferentes para cada tipo de musica só reaproveitando um sample aqui outro ali , já o SNes reaproveitava tudo em outras musicas por isso não é igual ao Arcade e foi feito samples diferentes do Arcade , e isso acontece também nos efeitos gfxs , o mesmo gfx da defesa é o mesmo gfx da queda no chão mais em outra frequência , veja que por exemplo eu apenas troquei o Gfx de soco na minha hacker e já ficou mais próximo do Arcade , mesmo esse sampler que eu botei sendo ainda um sampler ruim , pois na hora de eu trocar os samples do jogo ele tem que ter o mesmo tempo de execução do original e o mesmo tamanho em Kb , sendo que esse sample tem um tamanho bem abaixo do que o SNes aguenta , veja !!!!


Se desse pra eu colocar um sample de mais qualidade ficaria muito melhor.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.621
Pontos
453
Street Fighter no SNES poderia ter sido bem melhor do que foi, fato, so ver o que a Capcom fez anos depois com Mega Man & Bass que era bem fluído e com gráficos bem próximos do PSX, uma pena a Capcom ter sido tão preguiçosa e q costumava fazer apenas o bastante pra o jogo ficar legal e aceitável.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
MK2 do 32x come o cu do MK2 do SNES com farinha e torresmo...
Resolução, frame rate, etc ... mesmo sendo feito pela MALDITA da PROBE ...

A versão do SNES é maravilhosa... do c***lho mesmo... mas deixemos o "clubismo" de lado !
Além de ser mto boa... foi feita por uma empresa competente que só teve que fazer esse port tbm, se não estou enganado!

A PROBE MALDITA!!! MALDITA!! Fez port até pra ventilador de teto na época e fez tudo às pressas ...
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
MK2 do 32x come o cu do MK2 do SNES com farinha e torresmo...
Resolução, frame rate, etc ... mesmo sendo feito pela MALDITA da PROBE ...

A versão do SNES é maravilhosa... do c***lho mesmo... mas deixemos o "clubismo" de lado !
Além de ser mto boa... foi feita por uma empresa competente que só teve que fazer esse port tbm, se não estou enganado!

A PROBE MALDITA!!! MALDITA!! Fez port até pra ventilador de teto na época e fez tudo às pressas ...

Mas e o argumento pra provar que a versão de Sega 32x era infinitamente superior a de SNes ?

Sega 32x-------------------------------------------------------------------------------------------------SNes

agM3G6F.png


Como visto nas imagens as cores do SNes ficaram muito melhores, assim como os detalhes no fundo do cenário e texturas. Isso fora o som podre da versão do Sega 32x e os combos e frames de animação que faltam (como o Johnny Cage cruzar os braços quando vence a luta por exemplo). Não me leve a mau, mas defender jogo para esse tipo de add-on que custava um rim e entregava algo longe de ser bom é pedir pra levar na bunda.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.621
Pontos
453
32X tinha a obrigação de fazer um MK2 muito melhor que o SNES, so pensar que o 32X é mais potente que um chip SVP e Super FX2, mas não, acabou entregando foi um port que era mais ou menos equilibrada com a da versão do SNES, e ainda sofria com alguns dos problemas inerentes do Mega Drive como excesso de dither.

Mas no fim das contas a versão do 32X é muito boa tbm, se não mostrou todo potencial do 32X, pelo menos ficou bem melhor que a versão do Mega Drive.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Imagina o cara que pagou uma lenhada no Sega 32x e depois foi lá comprar Mortal Kombat 2 pensando que iria jogar a melhor versão da época entre os consoles caseiros, ele deve ter ficado tremendamente decepcionado, pois ainda ficou inferior a de SNes e como dito acima ele tinha a obrigação de fazer muito melhor que o SNes visto o potencial que tinha.

O fato é que foram add-ons muito mau feitos, tanto o Sega 32x como Sega CD, sendo que um peca no som e o outro nas cores.
 

thiagoencd

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
181
Pontos
469
Se tivessem feito um add-on que fosse uma mistura do Sega CD e do 32X e lançado ele bem antes, seria outra história.
Sega CD só adicionava músicas ou vídeos(na prática os jogos dele eram só isso a mais mesmo) e o 32X já nasceu morto pela própria fabricante.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Imagina o cara que pagou uma lenhada no Sega 32x e depois foi lá comprar Mortal Kombat 2 pensando que iria jogar a melhor versão da época entre os consoles caseiros, ele deve ter ficado tremendamente decepcionado, pois ainda ficou inferior a de SNes e como dito acima ele tinha a obrigação de fazer muito melhor que o SNes visto o potencial que tinha.

O fato é que foram add-ons muito mau feitos, tanto o Sega 32x como Sega CD, sendo que um peca no som e o outro nas cores.
Concordo em partes com o 32X, mesmo tendo jogos superiores aos do Super FX Chip (é só comparar Stunt Race FX que roda numa janela a menos de 20 FPS com poucos poligonos na tela contra o Virtua Racing Deluxe, que roda um full screen a 20 FPS e mostra muito mais poligonos na tela, e Star Fox contra Stellar Assault. Já o Sega CD não é só um add-on que roda CDs, esse é o do PC-Engine, o Sega CD tem um processador interno que pode escalonar/distorcer ate 8 sprites simultaneamente (se n me engano), algo que o SNES só foi capaz de fazer 5 anos depois com o Super FX Chip 2, e alem do Redbook CD Audio, ele tinha um chip de audio com 8 canais PCM, assim como o SNES, mas já tinha tinha suporte a samples de alta qualidade, enquanto o SNES só foi conseguir isso varios anos depois com o MSU-1. Esse video mostra o scaling do Sega CD em uso:
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Concordo em partes com o 32X, mesmo tendo jogos superiores aos do Super FX Chip (é só comparar Stunt Race FX que roda numa janela a menos de 20 FPS com poucos poligonos na tela contra o Virtua Racing Deluxe, que roda um full screen a 20 FPS e mostra muito mais poligonos na tela, e Star Fox contra Stellar Assault. Já o Sega CD não é só um add-on que roda CDs, esse é o do PC-Engine, o Sega CD tem um processador interno que pode escalonar/distorcer ate 8 sprites simultaneamente (se n me engano), algo que o SNES só foi capaz de fazer 5 anos depois com o Super FX Chip 2, e alem do Redbook CD Audio, ele tinha um chip de audio com 8 canais PCM, assim como o SNES, mas já tinha tinha suporte a samples de alta qualidade, enquanto o SNES só foi conseguir isso varios anos depois com o MSU-1. Esse video mostra o scaling do Sega CD em uso:

E até parece que eu não sei que o Sega CD pode escalonar sprites, assim como também fazer Mode 7. Scalling de sprite pode ser feito no SNes por software, joga Tales Of Phantasia pra tirar base.

E como se isso fosse de grande ajuda já que a paleta continua minúscula, deixando os jogos do mesmo jeito que o Mega Drive com poucas cores, além de granular tudo até os filminhos (ou fmv's como quiser chama-los).

Sobre o áudio, mas é claro que teria seria redbook, é um add-on de CD cara, tu queria o que ? Pra reproduzir som com qualidade de CD precisa de apenas de 2 canais 16-bit PCM amostrados a 44.1 KHz.

Polígonos eu nem ligo, naquela época eram muito, mas muito arcaicos, eram todos flat-shaded.

Ou seja, sempre serão add-on bem fracos porque custavam caro e não somavam em muita coisa sobre Mega Drive, pelo preço pago e a decepção de não obter um resultado satisfatório.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.621
Pontos
453
Um detalhe, o Sega CD pode fazer Mode 7, mas o Mode 7 dele é de 30 fps, so ver como a fase em Mode 7 do Sonic CD não tem uma rotação suave, é uma rotação meio truncada com 22 fps, mas ainda sim jogável.

No SNES o Mode 7 é de 60 fps como em F-Zero e demais jogos.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
E até parece que eu não sei que o Sega CD pode escalonar sprites, assim como também fazer Mode 7. Scalling de sprite pode ser feito no SNes por software, joga Tales Of Phantasia pra tirar base.

E como se isso fosse de grande ajuda já que a paleta continua minúscula, deixando os jogos do mesmo jeito que o Mega Drive com poucas cores, além de granular tudo até os filminhos (ou fmv's como quiser chama-los).

Sobre o áudio, mas é claro que teria seria redbook, é um add-on de CD cara, tu queria o que ? Pra reproduzir som com qualidade de CD precisa de apenas de 2 canais 16-bit PCM amostrados a 44.1 KHz.

Polígonos eu nem ligo, naquela época eram muito, mas muito arcaicos, eram todos flat-shaded.

Ou seja, sempre serão add-on bem fracos porque custavam caro e não somavam em muita coisa sobre Mega Drive, pelo preço pago e a decepção de não obter um resultado satisfatório.
Primeiramente, não tão eficientemente quanto o Sega CD, isso só foi ser possível lá com o Super FX Chip 2, a paleta de cores do SNES é muito maior que a do Mega? Sim; Mais que 20% da biblioteca faz um bom uso dela para mostrar a superioridade do console? Não, olha só esse exemplo, vc pode notar alguma falta de cor nesse bootleg, eu joguei o original no meu SNES a minha infância toda e eu não consigo achar uma singela cor faltando:
2017-11-24 (2).png
E tem mais, mesmo com menos cores, o Mega conseguiu um port desse jogo muito mais próximo do original que o SNES:
maxresdefault.jpg
Sobre o áudio, eu não estava falando do áudio Redbook em si, e sim dos outros 8 canais PCM que o acompanham no Sega CD, como exemplo eles são usados para o dialogo nesse jogo aqui, estão em qualidade superior do que existe no SNES mesmo comprimidos em 50% pra caber no CD:
Por isso eu digo, o problema foi a falta de suporte da propria Sega, já que o add-on CD do PC-Engine fazia menos que o Sega CD mesmo assim recebeu muito mais jogos que ele pq a NEC fez as devs fazerem jogos para ele, isso quando ela ou a Hudson Soft não faziam elas mesmas;
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Primeiramente, não tão eficientemente quanto o Sega CD, isso só foi ser possível lá com o Super FX Chip 2, a paleta de cores do SNES é muito maior que a do Mega? Sim; Mais que 20% da biblioteca faz um bom uso dela para mostrar a superioridade do console? Não, olha só esse exemplo, vc pode notar alguma falta de cor nesse bootleg, eu joguei o original no meu SNES a minha infância toda e eu não consigo achar uma singela cor faltando:
Visualizar anexo 39926
E tem mais, mesmo com menos cores, o Mega conseguiu um port desse jogo muito mais próximo do original que o SNES:
Visualizar anexo 39927
Sobre o áudio, eu não estava falando do áudio Redbook em si, e sim dos outros 8 canais PCM que o acompanham no Sega CD, como exemplo eles são usados para o dialogo nesse jogo aqui, estão em qualidade superior do que existe no SNES mesmo comprimidos em 50% pra caber no CD:
Por isso eu digo, o problema foi a falta de suporte da propria Sega, já que o add-on CD do PC-Engine fazia menos que o Sega CD mesmo assim recebeu muito mais jogos que ele pq a NEC fez as devs fazerem jogos para ele, isso quando ela ou a Hudson Soft não faziam elas mesmas;


Todos esses 2 exemplos que tu postou são de jogos bem simples, na verdade muito simples, pega qualquer Donkey Kong e tenta fazer o mesmo que tu fez, vai ser gritante a diferença. E podem portar essa hack de DKC do Mega Drive pro Sega CD e ainda melhorar 200% que ainda assim vai ficar bem longe da versão de SNes.

ecOJCNV.png


Sobre os sons de Popfull Mail ficaram melhores que no SNes mesmo, comparando áudio de CD contra cartucho e onde tu leu que estão comprimidos para caber no CD ? Isso não tem sentido porque amostras são formatos sem compressão sonora e o CD cabe MUITA coisa. Para som de CD, como dito antes são reproduzidos por 2 canais e o restante ficam para os outros efeitos sonoros.

Minha intenção aqui não é desmerecer, mas esses add-ons ai por mais que seja por desleixo da produtora estão longe de serem bons, o Mode 7 por exemplo fica 2x mais pixelado e com menos fluidez que o SNes, fora o Mode 7 com relevos como visto em Star Wars, tirando tudo o que eu já disse antes.
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
a paleta de cores do SNES é muito maior que a do Mega? Sim; Mais que 20% da biblioteca faz um bom uso dela para mostrar a superioridade do console? Não, olha só esse exemplo, vc pode notar alguma falta de cor nesse bootleg, eu joguei o original no meu SNES a minha infância toda e eu não consigo achar uma singela cor faltando:
Nisso aí o SNES é muito superior ao Mega Drive. Acho que nem tem como colocar em dúvida essa questão das cores.
Problema nem é a quantidade menor, mas a qualidade das cores que é fraquinha mesmo (como o Edinei mostrou no tópico do SF2). É uma versão um pouco menos pior do pesadelo que era criar gráficos no Master System.

E, na minha opinião, não dá pra usar o Mario World como parâmetro. O visual desse jogo era simples até pra época em que foi lançado. Super Mario World rodaria, com seus gráficos praticamente inalterados, até no Master System.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Tem gente achando que o SNes só foi ter efeito de acaling anos mais tarde com o chip FX kkkkkkkkk.
Aqui um bom exemplo de scaling no SNes.
aos 04 :03

Além de ser melhor que muito joguinho por ai.

Menos de 20% dos jogos do SNes fizeram bom uso da paleta kkkkkkkk serio mesmo? ...........isso me parece piada , mesmo que a Capcom tenha feito uma péssima escolha dos tons nos seus ports , o numero de cores a + fez com que o SNes tivesse texturas superiores em tela ao rival.
SNes
images

Mega
images


Outros exemplos de jogos.

images

images

images

Megadrive
images

SNes

images

MEGADRIVE
images

SNes
images

Isso foi só alguns exemplos rápidos.
Para vê exemplos onde a paleta do SNes foi bem usada é só olha seus exclusivos.


Sobre o áudio do Sega CD ser melhor... É lógico né querem comparar cartucho com Cd:khuh.
Mas o engraçado é que foi postado um jogo onde as falas estão em momentos específicos só que com boa qualidade ...... Isso não é muito diferente do que acontecia no SNes sem add-on (vozes em partes especificas).




Até sei que daria pra botar todas as falas sem cortes nos jogos do Sega Cd , mas ter jogos com falas em partes especificas mostras o quanto o add-on foi mau usado.

Sobre o Chip FX de Star fox e Stunt Race ter um desempenho inferior comparado ao svp e 32x, isso se dar pelo fato que a primeira versão do chip FX (que foi usado em Star Fox e Stunt Race) tinha 10 MHz , contra 23 MHz do Svp , caso o chip usado em Star Fox e Stunt Race fosse o FX 2 , a história seria outras pois o fx2 é bem mais poderoso que o primeiro tendo 21,5 mhz .
 
Ultima Edição:

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Mas e o argumento pra provar que a versão de Sega 32x era infinitamente superior a de SNes ?

Sega 32x-------------------------------------------------------------------------------------------------SNes

agM3G6F.png


Como visto nas imagens as cores do SNes ficaram muito melhores, assim como os detalhes no fundo do cenário e texturas. Isso fora o som podre da versão do Sega 32x e os combos e frames de animação que faltam (como o Johnny Cage cruzar os braços quando vence a luta por exemplo). Não me leve a mau, mas defender jogo para esse tipo de add-on que custava um rim e entregava algo longe de ser bom é pedir pra levar na bunda.

Respondendo o que já foi respondido...

MK2 do 32x come o cu do MK2 do SNES com farinha e torresmo...
Resolução, frame rate, etc ... mesmo sendo feito pela MALDITA da PROBE ...

A versão do SNES é maravilhosa... do c***lho mesmo... mas deixemos o "clubismo" de lado !
Além de ser mto boa... foi feita por uma empresa competente que só teve que fazer esse port tbm, se não estou enganado!

A PROBE MALDITA!!! MALDITA!! Fez port até pra ventilador de teto na época e fez tudo às pressas ...

Não precisa tirar as calças pela cabeça!!! A versão do SNES é superior a do MD em gráficos, cores e sons mais completos, certamente, não em fluidez, isso nem de perto, mas isso se deve a dev que portou o jogo na época... como eu tbm respondi antes de você perguntar ... O que não falta por aí é ROM HACK de MK2 pro MD rodando no VIDEO GAME que, além de melhorar absurdamente as cores, coloca a maioria dos sons faltantes na conversão da PODRE... ops.. PROBE ...

Ahhh... no 32x tbm foi feita pela PROBE ... sprites maiores... resolução melhor ... fluidez ... melhor versão de videogames da época... pena q ninguém jogou pq essa m**** era cara pra c***lho... custo x benefício... a do SNES come o cu dela com farinha... tecnicamente, NÃO!



watch
 
Ultima Edição:

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Respondendo o que já foi respondido...
Não precisa tirar as calças pela cabeça!!! A versão do SNES é superior a do MD em gráficos, cores e sons mais completos, certamente, não em fluidez, isso nem de perto, mas isso se deve a dev que portou o jogo na época... como eu tbm respondi antes de você perguntar ... O que não falta por aí é ROM HACK de MK2 pro MD rodando no VIDEO GAME que, além de melhorar absurdamente as cores, coloca a maioria dos sons faltantes na conversão da PODRE... ops.. PROBE ...

Então posta aí pra gente ver a tal ROM hack do MK2 rodando melhor que a versão de SNes.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Então posta aí pra gente ver a tal ROM hack do MK2 rodando melhor que a versão de SNes.
Meu Deus... você tem problemas de leitura, interpretação ... eu não disse que tem rom hack de MD rodando melhor que a versão do SNES .. inclusive, disse que a versão de SNES pra VIDEOGAME é a melhor custo x benefício... o que eu disse é que o port da POBRE foi UM LIXO e que existem versões (ROM hacks de MD) rodando numa qualidade MUITO SUPERIOR a que foi lançada originalmente diretamente no videogame...

Sobre a versão do 32x x snes eu postei um vídeo acima que ilustra bem ... ainda assim, a melhor versão custo x beneficio é a do snes... de longe!

Foda ter que ficar escrevendo sempre a mesma coisa...

 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Meu Deus... você tem problemas de leitura, interpretação ... eu não disse que tem rom hack de MD rodando melhor que a versão do SNES .. inclusive, disse que a versão de SNES pra VIDEOGAME é a melhor custo x benefício... o que eu disse é que o port da POBRE foi UM LIXO e que existem versões (ROM hacks de MD) rodando numa qualidade MUITO SUPERIOR a que foi lançada originalmente diretamente no videogame...

Sobre a versão do 32x x snes eu postei um vídeo acima que ilustra bem ... ainda assim, a melhor versão custo x beneficio é a do snes... de longe!

Foda ter que ficar escrevendo sempre a mesma coisa...

Não é questão de interpretação meu caro, eu estou te pedindo uma rom hack de Mega Drive infinitamente melhorada que roda melhor do que no SNes.

existem versões (ROM hacks de MD) rodando numa qualidade MUITO SUPERIOR a que foi lançada originalmente diretamente no videogame...

Posta aí a tal ROM hack MUITO SUPERIOR pra ver se fica melhor que a de SNes e pelo visto tu nem sabe o que é granulado, pois no vídeo que tu postou a versão de 32x está cheia disso, alem de cores piores e falta de texturas, fora o som que é bem pior e a falta de frames de animação e combos.

eZu6m9n.png
5xYBGrK.png


Nem marquei tudo, pois são muitos granulados, haja paciência pra mostrar tudo.

Aqui, uma pergunta pra você sabichão e dono do conhecimento, qual o tamanho dos sprites da versão de SNes e da versão de Sega 32x ? Visto que você afirma tal coisa com tanta convicção.
 
Ultima Edição:

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Se foi melhorado a versão do Mega , a do SNes também podia ...... e como podia.....

Primeiramente o jogo usa apenas 50% da capacidade de cores do console.
cccccccc.png


Esses portes de Mortal Kombat em tamanho de personagens não eram lá grandes coisas , veja a comparação com porte lixos da Capcom.
Mortal-Kombat-II-USA_00000184f3e8c3af7cc60.png



Vejam como o SNes , faz mais que isso.
Sprites Arcade vs SNes
pppppppp.png

0luybN6.png


Se dava para melhorar o Mega imagina o SNes.

A cara de alguns quando descobrem que com metade da potencia o SNes faz gráficos bem superiores.
cccccc.png
 
Ultima Edição:
Topo Fundo