O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os retrogames e a mitologia grega - parte III

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace. Conheça-o!

2especiaisretroindex.gif




Introdução:


Fecho a trilogia sobre os retrogames e a mitologia grega com este tópico específico sobre os videogames lançados nos anos 90 com histórias baseadas na mitologia grega ou fortemente influenciados por ela.

A quantidade de games mitológicos na década de 90 caiu bastante em relação a década de 80, mas vários jogos ainda recorreram ao tema.

Já neste século o número de games mitológicos voltou a aumentar e os games cresceram não só em quantidade como em qualidade também, vide jogos como Age of Mythology para o PC e o arrasa quarteirão God of War, que gerou uma franquia própria. A mitologia grega está em alta novamente, não só no mundo dos games como nos cinemas também.

Felizmente minha pesquisa termina mesmo nos anos 90, com isso vou poupá-los da minha análise de Barbie and the Magic of Pegasus que saiu para o Game Boy Advance em 2005 :D

Quem perdeu as duas primeiras partes e tiver interesse em ler, os links estão abaixo:

Parte I: http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=367739
Parte II: http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=371198

Para facilitar o entendimento de quem não está familiarizado com a mitologia grega, eu começo o tópico com um breve glossário dos deuses, criaturas e heróis que são citados no decorrer do texto.



Glossário:


* Apolo - filho de Zeus e irmão gêmeo de Artemis. Deus da beleza, da perfeição, da harmonia, do equilíbrio e da razão.
* Aquiles - herói grego que participou da Guerra de Tróia e maior guerreiro da Ilíada de Homero.
* Argus - o gigante de cem olhos era um vigilante a serviço de Hera
* Artemis - deusa da caça, irmã gêmea de Apolo. Mais tarde foi associada a Lua e a magia.
* Centauro - Seres metade homem, metade cavalo.
* Cérbero - cão de 3 cabeças que guarda o mundo inferior.
* Ciclope - gigante com um olho só no meio da testa.
* Dédalo - Dédalo foi um notável arquiteto e inventor, cuja obra mais famosa é o labirinto que construiu para o Rei Minos, de Creta, aprisionar o Minotauro. Dédalo é pai de Ícaro.
* Hades - deus do mundo inferior e dos mortos.
* Harpias - criaturas mitológicas representadas por aves de rapina com cara e seios de mulher.
* Hera - deusa das mulheres. Esposa de Zeus. Rainha dos deuses.
* Hercules - semideus, filho de Zeus, famoso pelos 12 trabalhos que fez quando servia ao rei Euristeu. Hércules em grego é chamado de Herakles ou Heracles.
* Ícaro - filho do artesão Dédalo que tentou fugir de Creta voando, usando as asas de cera que seu pai fez.
* Jasão e os Argonautas - Jasão é um herói da mitologia grega famoso por liderar os argonautas - tripulação do navio Argo - na busca pelo velocino de ouro.
* Medusa - Medusa é uma górgona, criatura com cobras na cabeça e que transforma as pessoas em pedra com seu olhar. Era uma bela jovem até ser seduzida por Poseidon no templo de Atena. A deusa enfurecida transformou Medusa em uma górgona.
* Minotauro - Criatura com a cabeça de um touro e corpo de homem que vivia no labirinto do Rei Minos na ilha de Creta.
* Olimpo - o Monte Olimpo na Grécia era a morada dos deuses. É a mais alta montanha grega, com quase 3000m de altura.
* Órion - gigante caçador filho de Poseidon com uma mortal.
* Pégaso - cavalo alado presente no mito de Perseu e Medusa.
* Perseu - Perseu é um semideus, filho de Zeus com uma humana. É conhecido por derrotar a Medusa e salvar a princesa Andrômeda de um monstro marinho enviado por Poseidon.
* Teseu - semideus filho de Poseidon ou, em outra versão, um herói filho de Egeu, Rei de Atenas. Teseu ficou famoso por derrotar o minotauro.
* Titãs - divindades que governavam o mundo antes da era dos deuses. Ex: Tétis, Atlas, Prometeu e Cronos.
* Ulisses - herói da Odisséia escrita por Homero. A Odisséia é um poema épico que narra a aventura de Ulisses para retornar para casa após a Guerra de Tróia. Ulisses também é conhecido como Odysseus.
* Zeus - deus do trovão. Rei dos deuses.




- Olympus (1990)

box1y.jpg

A princesa Eleni está gravemente doente e apenas o legendário velo de ouro poderá salvá-la. Você é o responsável por procurar o velo de ouro no mundo de Olympus (o monte Olimpo era a morada dos deuses, mas aqui se referem a um mundo com esse nome). Durante sua aventura você enfrentará minotauros, centauros, escorpiões e ciclopes.

Olympus é um adventure gráfico pouco conhecido baseado na mitologia grega, com mais de 600 telas e trilha sonora digitalizada. Foi lançado pela sugestiva Olympian Software para o Atari ST e Amiga.

atari1.png
atari4.png

Olympus para o Atari ST.

OBSERVAÇÃO MITOLÓGICA: Ainda não falei do escorpião. Sua presença em jogos mitológicos não é a toa. O escorpião foi o animal enviado por Apolo para matar Órion, por ciúmes da relação deste com sua irmã Artemis. Deu nome a uma constelação e a um signo do zodíaco, como também aconteceu com outros personagens da mitologia greco-romana.


- Yolanda (1990)

boxamigafront.jpg

Coloquei a tela de apresentação abaixo para não ter que repetir a história aqui, mas resumindo, a princesa Yolanda ofendeu a deusa Hera que lançou uma maldição sobre a jovem. Esta maldição só pode ser retirada se Yolanda refizer os 12 trabalhos de Hércules. A caixa acima não mostra, mas o verso da caixa do jogo cita que Yolanda é filha de Hércules.

Yolanda é um remake mais caprichado do jogo de plataforma Hercules, que foi visto no tópico passado. Yolanda foi feito para os computadores de 16 bits (Amiga e Atari ST).

amiga1.png
amiga2.png


O jogo é bem difícil e não é a toa que na frente da caixa da versão para Amiga está escrito "Ultimate Challenge" e no verso "the fastest and most difficult platform game ever".

OBSERVAÇÃO MITOLÓGICA: Hércules teve 50 filhos! O cara era bom mesmo. Só que não achei em nenhum lugar o nome dos 50 rebentos. Dos 12 que achei, não havia nenhuma Yolanda, mas sei lá, vou considerar a história plausível :D

Vídeo de Yolanda no Amiga: http://www.youtube.com/watch?v=dow0dE9hajM


- Phelios (1990)

boxfrontb.jpg

Phelios conta a história de Apolo, que parte em busca de sua amada Artemis, sequestrada pelo demônio Typhon. Artemis é prisioneira do templo de Typhon, onde a Medusa a transformou em pedra.

Phelios é um shooter vertical em 7 capítulos e você deve derrotar uma criatura mitológica ao final de cada capítulo para prosseguir adiante, como a Medusa e o Cérbero. Entre um capítulo e outro há cut scenes bem insinuantes que mostram o que acontece no templo. Apolo monta o Pégaso e possui uma espada que dispara bolas de fogo.

mdphelios4.png
mdphelios5.png


Phelios não é baseado diretamente em nenhuma história da mitologia grega. A Namco pegou vários personagens e monstros mitológicos e criou uma história original. Só que ela esqueceu (ou não ?) que Apolo e Artemis são irmãos na mitologia e não namorados. Eu jogava inocentemente este jogo querendo salvar a princesinha, que eu nunca consegui, diga-se de passagem, sem imaginar a história por trás do jogo.

Phelios é um jogo da Namco lançado originalmente em 1988 para os arcades, mas apenas no Japão. O jogo só ficou conhecido no resto do mundo com esta versão de 1990 para o Mega Drive.

arcade.jpg

A pouco conhecida versão arcade.

OBSERVAÇÕES MITOLÓGICAS:

. A caixa de Phelios fala que Apolo é o deus do sol e Artemis é deusa da lua. O deus grego do sol mais conhecido é Helios, mas Apolo também é relacionado ao Sol, assim como Artemis é associada a Lua.

. Typhon, o vilão do jogo, é Tifão na língua portuguesa. Tifão é filho dos deuses primordiais Gaia (Terra) e Tártaro (Inferno). Tifão era tão horrendo que até seus irmãos, os titãs, o rejeitavam. Tifão se juntou aos Titãs na luta contra o Olimpo. Tifão é associado aos terremotos e ventos fortes.


Vídeo de Phelios (arcade): http://www.youtube.com/watch?v=-f6Cfzsx5Qc
Vídeo de Phelios (Mega Drive): http://www.youtube.com/watch?v=Vpuwuh9SqMs


- Mythos (1990)

dosmythos1.png
dosmythos2.png

A versão para DOS é a melhor.

Mythos é o segundo jogo baseado na mitologia grega publicado pela Opera Soft. O primeiro foi Ulises, visto no tópico anterior.

Mythos é um jogo de ação onde você controla um centauro chamado Ahyzar, que deve recuperar as 7 moedas mágicas do deus Krosar espalhadas pelo Olimpo. Ahyzar precisa evitar ou destruir todas as criaturas mitológicas que cruzarem seu caminho. Sua única arma é um arco e flecha.

O fato do jogo ser protagonizado por um centauro e se passar no Olimpo é o máximo que temos de mitologia grega aqui. Algumas criaturas que Ahyzar encontra parecem ser baseadas em mitos. Acho que vi um minotauro cor de rosa, mas devido a precariedade da versão para ZX Spectrum que vi, fica difícil ter certeza.

msxmythos.png
zx2e.gif
amstrad2.png

Versões para MSX, ZX Spectrum e Amstrad CPC.

Mythos foi criado originalmente para o ZX Spectrum, mas teve versões para Amstrad CPC, MSX e DOS.

Vídeo de Mythos no ZX Spectrum: http://www.youtube.com/watch?v=issyVjs3slA

OBSERVAÇÃO MITOLÓGICA: Este não é o primeiro jogo que retrata de forma errada o Olimpo como uma terra ou um reino. O Olimpo, a que se refere a mitologia, é o Monte Olimpo na Grécia, que era a morada dos deuses.


- Pegasus (1991)

amigaboxfront.jpg

Você é Perseu, voa no Pégaso e tem que impedir um demônio chamado Satan de espalhar o caos pelo mundo.

O jogo possui 5 níveis, cada um com um tema diferente. Cada nível possui 10 fases, sendo que as primeiras 5 fases de cada nível são um shooter horizontal onde você monta o Pégaso e as outras 5 você percorre a pé com o Perseu. Ao final de cada nível um guardião de Satan o espera.

amiga3.png
amiga5.png

Versão para o Amiga.

Há cristais espalhados pelas fases, que servem como dinheiro. Esses cristais são importantes para você se curar e comprar armas. Ao final de cada nível, após a batalha com um guardião, você ganha uma senha para continuar dali da próxima vez que jogar.

Pegasus é um jogo da Gremlin Graphics que saiu para o Amiga e o Atari ST. Não confundir com o Pegasus do MSX, que é um joguinho bem fuleiro onde o Pégaso é um cavalinho pula-pula que nem voa.

atari6.gif
atari5.png

Versão para o Atari ST.

Pegasus é um jogo bonito e repetitivo, já que as fases não são muito diferentes entre si. A mitologia também não é seguida a risca: podiam pelo menos colocar o Hades no lugar do Satan. Há algumas criaturas mitológicas e outras nada a ver, mas os famosos esqueletos com espadas e escudos estão presentes.

Vídeo de Pegasus no Amiga: http://www.youtube.com/watch?v=4e4J3g3G4tA


- Gods (1991)

snesfront.jpg

Quatro guardiões invadem uma cidade guardada pelos deuses. Os deuses oferecem um prêmio ao herói que derrotar os guardiões: a imortalidade. Hércules aceita a tarefa. Você conseguirá conquistar o prêmio e se juntar aos deuses do Olimpo ?

Gods é um caprichadíssimo jogo de plataforma dos Bitmap Brothers passado na Grécia Antiga.

md3fo.png
md5.png

Versão para o Mega Drive.

Gods é um clássico da era dos 16 bits que saiu originalmente para o Amiga e Atari ST em 1991 e foi portado para Mega Drive, Super Nintendo e outros computadores. Se você não conhece Gods, vale a pena experimentá-lo em qualquer uma de suas versões.

Vídeo de Gods no Amiga: http://www.youtube.com/watch?v=yD1RK9gOoms


- Kid Icarus: of myths and monsters (1991)

frontmtvs.jpg

Monstros mitológicos estão prestes a atacar o Reino dos Anjos e cabe ao anjinho Pit, o Kid Icarus do título, salvar a pátria. A deusa Palutena, baseada na deusa Atena, o envia numa jornada para encontrar 3 tesouros mágicos escondidos. Pit enfrentará novos e antigos inimigos enquanto viaja do mundo inferior ao céu. Pit conta com seu arco e flecha, mas no caminho pode encontrar martelos que são úteis para quebrar paredes especiais e revelar ítens escondidos. Também colete corações ao derrotar seus inimigos, pois eles servem para comprar ítens importantes em lojinhas espalhadas pelo jogo.

kidmerged.gif


Kid Icarus: Of Myth and Monsters é a continuação para Game Boy do clássico jogo da Nintendo para o NES, visto no tópico anterior. O game usa uma bateria para salvar o jogo, ao contrário das senhas do Kid Icarus do NES. A história é parecida, mas Pit agora pode se movimentar em todas as direções e usar suas asas para diminuir o impacto da queda.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=43d0wuabLyo


- Populous II: Trials of the Olympian Gods (1992)

amigaboxfront.jpg

Populous II é a continuação do game da Bullfrog lançado em 1989, tido como o pioneiro dos god games.

No primeiro Populous você disputava contra uma divindade inimiga quem fazia sua população crescer mais rápido. Enquanto nivelava a terra e fazia construções você tinha que evitar catástrofes naturais como vulcões e inundações que diminuíam sua população. Você também podia provocar essas catástrofes no mapa do adversário atrasando o jogo dele. Você agia como um deus e comandava sua mão invocando ações num tabuleiro.

atarist2.gif
atarist9.gif

Populous 2 no Atari ST.

Em Populous II você é um filho bastardo de Zeus que quer provar sua imortalidade e garantir um lugar no Olimpo. Só que para chegar lá você terá que derrotar várias divindades gregas, como Athena, Gaia, Hades e o próprio Zeus. No seu arsenal de poderes, além das catástrofes naturais do primeiro jogo, você também poderá invocar heróis, como Perseu e Aquiles, para ajudar o seu povo.

Você começa o jogo criando sua própria divindade e alocando os 5 pontos divinos disponíveis no início do jogo em elementos específicos, como fogo ou vento. A jogabilidade é a mesma do Populous original, só que o jogo é maior e você possui mais comandos disponíveis.

pc1w.png
pc5v.png

Populous 2 no PC.

Populous II - Trials of the Olympian Gods também é conhecido como Wrath of the Gods (não confundir com o jogo em CD-ROM para PC de 1994) e Two Tribes: Populous 2, dependendo do sistema e/ou país onde foi distribuído. Populous II foi lançado entre 1991 e 1993 para diversas plataformas, como Amiga, PC, Mega Drive e SNES.

Vídeo de Populous 2 no Amiga: http://www.youtube.com/watch?v=CIVPnJ_cls8


- Heracles no Eikou: Ugokidashita Kamigami (1992)

boxfrontbb.jpg

No tópico anterior eu revi os 2 primeiros games da série Heracles no Eikou (Glória de Hércules) que saíram para o NES. Neste tópico vamos ver o resto da série, começando por este título para o Game Boy, que passa entre o primeiro e o segundo jogo.

Seu objetivo é levar Hercules até o Olimpo e derrotar o titã Cronos. Durante o jogo vários deuses do Olimpo poderão se juntar a você.

vgm.png


O enredo não segue a mitologia grega ao pé da letra, mas consegue levar de forma agradável deuses, monstros e heróis mitológicos para o portátil da Nintendo.

Heracles no Eikou: Ugokidashita Kamigami (Glória de Hércules: os deuses começam a se mover) é um RPG da Data East lançado apenas no Japão para o Game Boy. Ele guarda várias semelhanças com Heracles no Eikou II, visto na parte 2 deste especial. Ao contrário dos outros jogos da série, esta versão para o Game Boy não recebeu um número no título, não fazendo parte portanto da cronologia oficial da Glória de Hércules.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BLBiv_xXLws


- Heracles no Eikou III: Kamigami no Chinmoku (1992)

boxfrontc.jpg

Terceira parte da saga "A Glória de Hércules" e sua estréia nos 16 bits. Os 2 primeiros jogos foram lançados para o NES e no mesmo ano de 1992 saiu ainda o título para o Game Boy que não faz parte da cronologia oficial da franquia.

Você é um garoto que acorda num pequeno vilarejo sem saber quem você é. Sua única pista é que deve ser imortal, por ter sobrevivido a uma enorme queda. Você é levado por fadas até a cidade de Gortyn e dali segue para Knossos, onde começa sua jornada para descobrir sua identidade. Ambas as cidades são localizadas na Ilha de Creta. Durante o jogo você recrutará amigos, entre eles Hércules, para ajudá-lo. Você também entrará em contato com vários deuses da mitologia grega.

gfs21.jpg
gfs22.jpg


Heracles no Eikou III: Kamigami no Chinmoku (Glória de Hércules 3: o silêncio dos deuses) é um RPG da Data East lançado apenas no Japão para o Super Nintendo, mas existe um patch que traduz o jogo para o inglês.

Em 2008 saiu um remake japonês deste game para plataforma móvel, no mesmo ano em que a série ganhou seu primeiro título lançado no ocidente: Glory of Heracles para Nintendo DS. Herakles no Eikou 3 também está disponível no Virtual Console do Wii.

remake1q.jpg

Remake para celular.

Assim como os outros jogos da série, Heracles 3 é comparado a um Dragon Quest passado na Grécia Antiga. Você começa o jogo na ilha de Creta, mas passa por Atenas, Tróia, Esparta e vai até a Pérsia. Você viaja a pé, de barco e poderá voar quando encontrar o Pégaso.

Vídeo do jogo traduzido: http://www.youtube.com/watch?v=HOE3iVMFfY8


- Heracles no Eikou IV: Kamigami no Okurimonu (1994)

boxfrontr.jpg

Depois de 2 games para o NES, um para o Game Boy e outro para o SNES, a Data East já não tinha mais o que inventar para sua série de RPGs e a bizarra história de Heracles 4 comprova isso. O protagonista aqui é um jovem que mora na Atlântida, o lendário continente que submergiu sabe-se lá quando. A civilização de Atlântida é avançada e o jovem estuda ao lado de seu amigo Platão e sua namorada Epifa. Um dia, bárbaros atacam Atlântida e nossos heróis têm que fugir. No caminho encontrarão Hércules que os ajudará e eventualmente eles chegarão a Grécia.

Apesar da história maluca, as tradicionais referências a locais e personagens da mitologia grega estão todas aqui. A primeira menção feita a ilha ou continente de Atlântida surgiu justamente em uma obra de Platão.

gfs21.jpg
gfs22.jpg


"Só pra variar" Heracles no Eikou IV: Kamigami no Okurimonu (Glória de Hércules 4: o presente dos deuses) foi lançado só no Japão para o SNES. Em 2008 chegou ao Virtual Console do Wii.

Heracles no Eikou 4 é o RPG mais caprichado da série tecnicamente.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tDtOK2gkjJY


- Wrath of the Gods (1994)

wrathofthegodscover.jpg

Wrath of the Gods é um adventure no estilo "point and click", só que com atores reais ! É da época em que os jogos em FMV (full motion video) estavam na moda. Você é um órfão que descobre ser filho de Zeus e deve encarar famosos mitos gregos para conquistar seu lugar no Olimpo, como a busca pelo velo de ouro e o encontro com a Medusa.

Wrath of the Gods foi lançado em CD-ROM pra Windows e Mac. O CD-ROM ainda traz uma utilíssima enciclopédia sobre a mitologia grega.

wog1.jpg
wog3.jpg

Nosso herói e seu encontro com um centauro.

Wrath of the Gods tem vários enigmas para serem resolvidos. Você pode consultar o oráculo para receber algumas dicas, mas não abuse, pois isto vai afetar sua pontuação final. A atuação dos atores é razoável, mas a animação não é das melhores.

O jogo é bem educativo. Até hoje é vendido com desconto para professores e pode acompanhar um guia completo encadernado (o PDF é gratuito).

wog2.jpg
wog4q.jpg

A oráculo e a deusa Hera.

Apesar do tema batido - um zé ninguém que descobre ser um semideus - Wrath of the Gods é considerado até hoje um dos melhores games já feitos baseado na mitologia grega.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wSb6VstOyv4


- The Odyssey (1994)

odysseys.jpg

The Odyssey é um RPG baseado na mitologia grega feito exclusivamente para o Macintosh. O game lembra os jogos da série Ultima e foi distribuído como shareware.

A única diferença conhecida entre a versão shareware e a versão paga é que pagando você recebe um livreto com dicas para resolver alguns puzzles.


- Labyrinth of Crete (1995)

capad.jpg

Labyrinth of Crete é um puzzle cuja história tem como base a mitologia grega. No jogo, você ofendeu Hera e foi condenado ao labirinto do Minotauro. No labirinto há vários templos dedicados a divindades gregas, as quais você pode oferecer presentes, e em cada canto do labirinto há quebra-cabeças esperando para serem resolvidos e criaturas mortais. Os puzzles a serem solucionados usam lógica, jogo de palavras e reflexos rápidos. O jogo tem 3 níveis de dificuldade.

Apesar de ser um puzzle, Labyrinth of Crete fez um belo trabalho com seu enredo mitológico. Há cutscenes que contam a história.

img1tgr.jpg
img2ah.jpg


Labyrinth of Crete foi distribuído pela Philips Interactive Media na Europa para Windows, Mac e para o Philips CD-I.


- Loony Labyrinth (1995)

tlescreen.png

Em 1893 um arqueologista inglês encontra uma estranha pedra num antiquário: a galopetra. A pedra tem um labirinto gravado de um lado e um minotauro no verso. Intrigado, o arqueologista viaja até Creta para explorar as ruínas de Knossos. Procurando pelo labirinto ele encontra uma máquina do tempo, que ele batiza de "Loony Machine" (máquina louca). Ele deixa instruções de como a máquina funciona, para que exploradores futuros possam viajar ao passado e assumir o papel de Teseu.

Loony Labyrinth é um simulador de pinball para o PC desenvolvido pela Littlewing, a mesma de Crystal Caliburn. Também tem versão para Mac.

llscreen.jpg


O jogo é dividido em duas partes distintas. Na primeira parte você é um explorador e seu objetivo é coletar 4 galopetras e usá-las para ativar a máquina do tempo. Após viajar para 2000 A.C. a música muda e entra a segunda parte, onde você é Teseu e seu objetivo passa a ser resgatar 9 prisioneiros do labirinto e matar o Minotauro.

Mais informações na página oficial do jogo: http://www.littlewingpinball.com/doc/en/gameinfo/loonylabyrinth/


- Herc's Adventures (1997)

psxboxfront.jpg

Hades sequestrou Perséfone, a deusa da fertilidade, transformando a Grécia num lugar inóspito. Zeus precisa de ajuda para resgatar Perséfone e convoca os 3 maiores heróis da região: o fortíssimo Hércules, a agilíssima Atlanta e o espertíssimo Jasão (Jason em inglês).

Os 40 níveis do jogo possuem várias referências a mitologia grega. Você vai enfrentar o ciclope, a hidra, Medusa, harpias e os famigerados esqueletos com espadas entre outra criaturas, algumas bem malucas e que nada têm a ver com a mitologia, mas que combinam bem com o clima bem humorado do jogo. Aliás, a personagem Atlanta não tem correspondente na mitologia grega e acredito que tenha sido escalada junto com Hércules e Jasão para termos a opção de jogar com uma personagem feminina

sat2w.png
sat4.png

Versão para o Saturn.

Você possui várias armas para encarar seu desafio, dependendo do personagem que escolher. Estas armas variam de espada e estilingue até pistola de raios.

Herc's Adventures é um game da LucasArts lançado para o Playstation e SEGA Saturn. Você pode jogar sozinho ou chamar um amigo pra jogar com você no ótimo modo cooperativo.

herc1psx.jpg
herc3psx.jpg

Versão para o Playstation.

Vídeo da versão para Saturn: http://www.youtube.com/watch?v=Hut5wzdYNbw

OBSERVAÇÃO MITOLÓGICA: Na mitologia grega, Hades encantado com a beleza de Perséfone realmente a raptou e a levou para o mundo inferior onde se casou com ela e a condecorou rainha.


- Disney's Hercules (1997)

psxfront.jpg

Este Hercules é baseado no desenho homônimo da Disney lançado no mesmo ano nos cinemas.

Você é Hercules, o homem mais forte da Terra e filho de Zeus com uma mortal. Seu objetivo é se mostrar digno de um lugar no Olimpo, mas para isso você terá que provar ser um herói e superar diversos obstáculos. De quebra, salve sua amada. Hades, o deus dos mortos, enviará os titãs para impedi-lo.

gbc0.png
gbc5.png

Versão para o Game Boy Color.

Disney's Hercules também é conhecido como Disney's Hercules Action Game. O game é da própria Disney, em parceria com empresas diversas conforme a plataforma, e foi lançado para PC, Playstation e Game Boy Color.

Como a maioria dos jogos da Disney, Hercules possui som, gráficos e animações acima da média. A jogabilidade também é muito boa, alternando fases em 2D com outras em um pseudo 3D. O game é bem fiel ao desenho animado e até James Woods e Danny DeVito repetem no game a dublagem de seus personagens do cinema.

psxscreen5.jpg
psxscreen1.jpg

Versão para o Playstation.

OBS: Há duas versões piratas de Hercules para o Mega Drive, mas apenas uma delas corresponde ao Disney's Hercules: esta versão foi distribuída por uma tal de Hi Game em 1999 e se chama Hercules 2. Essa mesma Hi Game também é responsável pela picaretagem chamada Hercules, que não tem nada a ver com o desenho da Disney. Este cartucho lançado para o Mega Drive em 1997, na cola do desenho animado, é na verdade uma conversão do jogo japonês Dahna Megami Tanjou lançado em 1991. A Hi Game apenas mudou a tela de abertura para a ocasião.

vgmhercules21.png
vgmhercules23.png

Versão pirata para o Mega Drive.

Vídeo da versão para Playstation: http://www.youtube.com/watch?v=xG5UUpw2Dr0


- Final Odyssey: Theseus Verses The Minotaur (1997)

finalodyssey01.png

Mais um jogo baseado na lenda de Teseu e o Minotauro. Eu não fiz as contas, mas acredito que em quantidade de jogos Teseu ganha de Hércules que ganha de Ulisses e Perseu.

Final Odyssey saiu em CD-ROM para o Amiga com gráficos e som caprichadíssimos para a época e todos os diálogos gravados. O jogo combina muito bem aventura e ação.

finalodyssey03.png
screen105.png


Seu objetivo é matar o Minotauro e salvar 6 jovens que estão presas no labirinto. As armas de Teseu são bastante avançadas para a época: ele tem um rifle de plasma, uma metralhadora e até bomba nuclear !

Maiores detalhes podem ser encontrados no site específico do game: http://www.vulcan.co.uk/english/games/odesy/blub.htm

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ffVJD088iGQ


- Disney's Hades Challenge (1998)

front1bz.jpg

Disney's Hades Challenge usa como pano de fundo personagens da animação Hercules da Disney e constrói um ótimo jogo que combina elementos de ação, estratégia, adventure, puzzles e até um quiz-show baseado na mitologia grega.

Hercules está de férias e Zeus pede sua ajuda para lidar com várias ameaças à Grécia. Phil lhe explicará sobre os objetivos de cada missão. Você ganha o legendário barco Argo, de Jasão e os Argonautas, para viajar pelas ilhas gregas e um cinto para guardar os ítens coletados. Nas quatro missões você passará por Creta, Tróia, a ilha habitada pela Medusa e o mundo inferior.

img3cp.jpg
img2kq.jpg

Primeira missão: o labirinto do minotauro

. Na primeira missão você tem que ajudar Dédalo a construir o famoso Labirinto de Creta para aprisionar o Minotauro que está solto na ilha tocando o terror.

. Na segunda missão você tem que entregar uma mensagem a Helena de Tróia justamente no momento em que os gregos invadem a cidade.

. A terceira missão é baseada no mito de Perseu e da Medusa. Você tem que ajudar o herói a derrotar a górgona.

. Na quarta e última missão você tem que enfrentar diversos inimigos, como um ciclope e os ajudantes de Hades no desenho: Agonia e Pânico.

img6ou.jpg
img7t.jpg

A ilha da Medusa e Tróia

Após completar cada missão, Hades aparece pra fazer umas perguntinhas a respeito dos deuses do Olimpo. Se você não for bom de mitologia grega, a melhor solução para passar nos testes de Hades é clicar nas diversas estátuas que há no jogo. Ao clicar numa delas você receberá informações relevantes sobre o deus ou deusa correspondente.

Disney's Hades Challenge é um jogo da própria Disney lançado em CD-ROM para o Windows e Mac.


- Ancient Conquest: Quest for the Golden Fleece (1999)

frontcoverko.jpg

Ancient Conquest é um jogo de estratégia naval, passado na Grécia antiga, baseado no mito de Jasão e os Argonautas.

O objetivo do game é recuperar o famoso velocino de ouro (o Golden Fleece do título original), que trará riqueza eterna a seu dono. Para conquistá-lo os jogadores têm que construir uma esquadra, gerenciar o uso de dinheiro e recursos naturais para fortalecer seu império e usar os heróis gregos para modificar suas habilidades de luta; heróis como Hercules, Jasão, Ulisses e Perseu.

ac7sy.jpg
ac8l.jpg

A armada persa chega a costa da Grécia e uma górgona surge no mar.

Na campanha principal você terá que completar 14 missões onde enfrentará harpias, ciclopes, górgonas, sereias, minotauros, dragões e serpentes marinhas, além de batalhar contra persas e bárbaros.

Ancient Conquest saiu exclusivamente para Windows. Seu modo multiplayer permite até 8 jogadores e pode ser jogado tanto em rede local como pela internet. Pode ser considerado um predecessor do aclamado Age of Mythology.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1P_N63q9JiI



Principais Referências:


Allgame: http://www.allgame.com/
Gamefaqs: http://www.gamefaqs.com/
Guardiana: http://www.guardiana.net/
Hall of Light: http://hol.abime.net/
Icaruspedia: http://kidicarus.wikia.com/wiki/Kid_Icarus:_Of_Myths_and_Monsters
IGN: http://www.ign.com/
Mobygames: http://www.mobygames.com/
Mythweb: http://www.mythweb.com/
OPCFG: The Dark Secret of Phelios http://opcfg.kontek.net/archive/phelios.html
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/
 

rpacciulli

Bam-bam-bam
Mensagens
20.229
Reações
9.300
Pontos
479
tópico foda, e digo mais: tópico foda. :king

nunca imaginei que existissem tantos jogos bons sobre a mitologia grega. :eek:

esse herc´s adventures me chamou atenção. acho que depois darei uma conferida nele. :D
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Excelente como sempre, Grandpa. Dá gosto ler seus tópicos!!!

Senti falta de um game do N64:Hercules: The Legendary Journeys

177944herculesthelegend.png


Quer dizer, nem tanto, porque certa vez baixei a rom e achei chatinho.


Edit: agora que vi, foi lançado em 17 de novembro de 2000. Não devia fazer parte do tópico mesmo...
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.052
Reações
4.208
Pontos
994
Fechou a trilogia com chave de ouro Mestre Jedi!:kongpositivo:

De todos que vc mostrou, apenas joguei o Phelios e o Herc's Adventures. Comparando as versões do Mega Drive e Arcade, as diferenças são gritantes, pois existe uma parte no Arcade que eles usam efeito de rotação antes dos chefes das fases e creio eu que se tivesse saído para Snes, eles não a teriam cortado.

De todos os que não conheço, eu fiquei fascinado pelo de Pinball, idéia de gênio transformar o labirinto do Minotauro numa mesa.

Esse jogo já é abandonware? Roda bem no XP ou Windows 7?
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Legal esse tópico Grandpa.

Fechou em grande estilo a trilogia.

Dos jogos citados eu só joguei Phelios do Mega Drive e Arcade e Kid Icarus of Myth and Monsters do Game Boy.

Sobre a história de Apolo e Artemis aparecerem no jogo como namorados ao invés de irmãos, vou deixar claro que fui eu que descobri através de uma matéria chamada The Dark Side of Phelios que pode ser vista nesse link.

http://opcfg.kontek.net/archive/phelios.html

Gods parece ser bem interessante. Depois vou baixar as roms do jogo para Mega Drive e SNES.

Os demais jogos eu não conhecia.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Mais um belo trabalho, Grandpa. Parabéns ! :kongpositivo:

Sei que é pedir muito, mas será que não dá para fazer uma quadrilogia e continuar o trabalho até a geração passada ? :D
 


Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
edineilopes;8413025 disse:
Excelente como sempre, Grandpa. Dá gosto ler seus tópicos!!!

Senti falta de um game do N64:Hercules: The Legendary Journeys

Quer dizer, nem tanto, porque certa vez baixei a rom e achei chatinho.

Edit: agora que vi, foi lançado em 17 de novembro de 2000. Não devia fazer parte do tópico mesmo...

Esse Hercules do Nintendo 64 ficou por pouco de fora. Eu tinha que parar em algum momento :D

Megaman Zero;8414357 disse:
Fechou a trilogia com chave de ouro Mestre Jedi!:kongpositivo:

De todos que vc mostrou, apenas joguei o Phelios e o Herc's Adventures. Comparando as versões do Mega Drive e Arcade, as diferenças são gritantes, pois existe uma parte no Arcade que eles usam efeito de rotação antes dos chefes das fases e creio eu que se tivesse saído para Snes, eles não a teriam cortado.

De todos os que não conheço, eu fiquei fascinado pelo de Pinball, idéia de gênio transformar o labirinto do Minotauro numa mesa.

Esse jogo já é abandonware? Roda bem no XP ou Windows 7?

Roda no Windows XP sim. No Windows 7 eu não garanto.

Quem quiser experimentar segue o link para a demo do jogo, disponível no próprio site do fabricante junto com outros pinballs. Lá também tem o manual em PDF:

:arrow: http://www.littlewingpinball.com/doc/en/downloads/index.html
 

Toleco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.264
Reações
5.123
Pontos
359
Ahh, como eu joguei esse Herc's Adventures. Na época eu era tão pequeno que nem sabia o nome do jogo, jogava o modo cooperativo direto. Pena que nunca terminei. :/

Belo tópico Grandpa!
 

WandersonC

Veterano
Mensagens
270
Reações
311
Pontos
104
Muito interressante, de mitologia, que eu considero Old, só joguei AOM, nenhum, há também joguei Xena no PlayStation One...
 
Topo Fundo