O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PC esquentando bagarai? Lamente-se aqui.

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
gifs-do-meme-ta-pegando-fogo-bicho-0.gif


Tive esse probleminhas recentemente e esse tópico e as dicas da rapaziada me ajudaram a me conformar solucionar.


Então vamos usar esse espaço para dicas de refrigeração (cooler, pasta térmicas, mods, gabinetes e etc), configurações na BIOS e tudo o q tem direito.


Meu relato foi esse na época:

Acabei de fazer um upgrade do 12400F para o 14500KF. Utilizei a msm MB (Asus PRIME B660M-K-D4).
e
Ao instalar o processador e o bicho está funcionando a fodendos 100 GRAUS!!! Coisa absurda demais! Pesquisei por aí, e me deparei com esse POST:


Fiz o tal do undervolt mas como minha mobo é diferente das mostradas, não sei se fiz tudo correto.

Li q esses processadores não adianta usar as opções no auto q da ruim.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.742
Reações
20.788
Pontos
1.344
Se não baixar essa tensão ai, vai ficar quente pra kct mesmo! E se for o cooler padrão joga fora!
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Usa que cooler?

Se não baixar essa tensão ai, vai ficar quente pra kct mesmo! E se for o cooler padrão joga fora!
Começa em 1.4 e alguma coisa de tensão, baixei para q 1.2 e se eu baixo mais. Da tela azul.

Esse processador nem vem com cooler. O q eu uso aqui é um akasa Venom voodoo. Segurava bem o 12400f
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.742
Reações
20.788
Pontos
1.344
Começa em 1.4 e alguma coisa de tensão, baixei para q 1.2 e se eu baixo mais. Da tela azul.

Esse processador nem vem com cooler. O q eu uso aqui é um akasa Venom voodoo. Segurava bem o 12400f

Vai ter q gastar mais no cooler então. Vai preparando a verba aí. Se for mesmo o 14600k ele é bem quente mesmo pq encheram ele de e cores. Se deixasse só os p cores, talvez de pra tu baixar mais ainda a voltagem.
 


rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.804
Reações
4.477
Pontos
1.269
Tive o mesmo problema com o i7 14700k.
Ontem eu instalei o Windows 10 e rodei Ni-oh 1 só pra testar, o processador bateu 90 graus. E eu uso um watercooler superframe isengard de 360mm.

Oque pode ser?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.085
Reações
25.958
Pontos
1.484
Começa em 1.4 e alguma coisa de tensão, baixei para q 1.2 e se eu baixo mais. Da tela azul.

Esse processador nem vem com cooler. O q eu uso aqui é um akasa Venom voodoo. Segurava bem o 12400f

Como dizia o pica pau, voodoo é pra Jacú

Se nao resolver só na voltagem, troque o cooler , os processadores K tem um turbo bem agressivo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.535
Pontos
2.599
Os novos processadores AMD e Intel trabalham no limite mesmo. A temperatura alta não é o problema, mas sim a perda e desempenho por conta da refrigeração dele não o sustentar em um patamar de desempenho mais elevado.

Troque esse cooler por Deepcool AG620.

Mas também trabalhe o undervolt.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.804
Reações
4.477
Pontos
1.269
Será que limitando o clock já não ajuda?
O i7 14700k chega a 5.6GHz e eu não fiz alteração nenhuma pra ele chegar a isso.
Se eu limitar a 5GHz ele teoricamente não vai esquentar tanto, né?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.085
Reações
25.958
Pontos
1.484
Vi umas fotos, e esse cooler tem 5 heatpipes? Se for isso mesmo ele dá conta do i5 sim, problema deve ser a voltagem mesmo
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Já verificou se essa placa mãe tanka esse processador? já que ele consome muita energia e esquenta tanto, talvez seja melhor pegar uma mobo mais atual que dê conta do recado!
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Os novos processadores AMD e Intel trabalham no limite mesmo. A temperatura alta não é o problema, mas sim a perda e desempenho por conta da refrigeração dele não o sustentar em um patamar de desempenho mais elevado.

Troque esse cooler por Deepcool AG620.

Mas também trabalhe o undervolt.
Foda é q tô perdidão com as opções da BIOS dessa Asus.

Sobre o cooler, foi o q falaram, o bicho tem 5 heatpipes, era para segurar a onda, mas vou ver essa possibilidade (eu nem posso mais gastar grana).
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Já verificou se essa placa mãe tanka esse processador? já que ele consome muita energia e esquenta tanto, talvez seja melhor pegar uma mobo mais atual que dê conta do recado!
Brinca comigo não fio! Se não tankar tô fuuu pq não tenho mais grana.

Acredito q sim pois liberam uma att para dar suporte a esse processador.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Brinca comigo não fio! Se não tankar tô fuuu pq não tenho mais grana.

Acredito q sim pois liberam uma att para dar suporte a esse processador.
Suportar e aguentar são coisas diferentes... uma A320 suporta um Ryzen 9, mas não dá conta de entregar o desempenho e temperatura porque os VRMs não tankam... Geralmente quando o processador é muito demandoso de energia, requer uma placa com capacitores e VRMs mais robustos pra não fritar a placa!
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Suportar e aguentar são coisas diferentes... uma A320 suporta um Ryzen 9, mas não dá conta de entregar o desempenho e temperatura porque os VRMs não tankam... Geralmente quando o processador é muito demandoso de energia, requer uma placa com capacitores e VRMs mais robustos pra não fritar a placa!
pior q eu acabei de pesquisar e não encontrei nada. Nem com o 13600k q é semelhante
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.912
Reações
13.958
Pontos
1.474
Limita a potência. Acho que isso dá pra fazer em qualquer placa-mãe hoje em dia. Ideal seria mexer nos clocks.

Quando em single esquenta muito mais, fique de olho nisso também, apesar do consumo ser até menor, a concentração de calor num mesmo ponto tende a gerar maiores temperaturas.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
O faster benchmarker recomenda water cooler custom. E é claro que ele recomenda o do patrocinador dele.




Danadinho ele!

To aqui apanhando, nessa de reiniciar toda hora corrompeu meu arquivo BCD do windows e agora nem boota. Já tentei recuperar e nada. To tentando instalar um windows
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Danadinho ele!

To aqui apanhando, nessa de reiniciar toda hora corrompeu meu arquivo BCD do windows e agora nem boota. Já tentei recuperar e nada. To tentando instalar um windows
cria um pendrive bootável com ferramentas de reparo, pra evitar acontecer isso!
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
cria um pendrive bootável com ferramentas de reparo, pra evitar acontecer isso!
Eu tenho. Tentei recuperar por ele, mas pelo o visto to cagado de urubu (zicado) esse mes! To desconfiado q o SSD tá zuado tb, vixi!

PS5 deu defeito, PC... Vou parar de ficar zuando(enchendo o saco) o povo aqui no forum pq a macumba de vcs pegou feio nimim!

Nem se compara, né bacana. O 12400F é 65W.
Foca q o bichão tem 5 heatpipes. Mas devo trocar essa budega.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.804
Reações
4.477
Pontos
1.269
Pelo que eu vi, meu i7 14700k é esquentadinho mesmo, mas não achei que ia bater 90 graus com um jogo antigo como Ni-oh 1.
No review diz que ele dá overheat com um watercooler de 240mm. Ainda bem que o meu tem 360mm. Vou refazer a instalação da bomba no processador pra ver se melhora.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Pelo que eu vi, meu i7 14700k é esquentadinho mesmo, mas não achei que ia bater 90 graus com um jogo antigo como Ni-oh 1.
No review diz que ele dá overheat com um watercooler de 240mm. Ainda bem que o meu tem 360mm. Vou refazer a instalação da bomba no processador pra ver se melhora.
É, to me deparando com uns relatos q esses processadores trabalham com esse limite de 100 graus para dar o máximo de performance. Mas sinceramente não quero. Aqui ja é u inferno o calor, imagina isso rodando a 90, 100 graus nesses dias.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.745
Reações
11.382
Pontos
1.053
Foca q o bichão tem 5 heatpipes. Mas devo trocar essa budega.
Eu entendo a decepção.

Pesquisando aqui, vi que ele é 9°C pior que esse aqui:

E pelo preço, eles deveriam ser similares (mesmo o TermalRight tendo 7 heatpipes). Mas infelizmente é um projeto "ruim".

Para não trocar por agora, teria que colocar as ventoinhas para rodar a 90% do máximo.

Mas não melhora muita coisa, mas deve ser o suficiente para não dar 100°C no processador.

Tenta ver também se o processador não ficou mal instalado. Compra uma Arctic MX-4 também.

Vai testando outras formas antes de gastar dinheiro... Porque, talvez, nem vender o seu por um preço similar ao que pagou você consiga.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.745
Reações
11.382
Pontos
1.053
É, to me deparando com uns relatos q esses processadores trabalham com esse limite de 100 graus para dar o máximo de performance.
A série 14.000 da Intel nada mais é que a 13.000 com grelha embutida.

Eficiência energética foi embora com essa série, já que eles não conseguem mais o ganho da lei de Moore.

Esperta foi a AMD, que inventou Cache 3D para melhorar o desempenho em jogos.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Eu entendo a decepção.

Pesquisando aqui, vi que ele é 9°C pior que esse aqui:

E pelo preço, eles deveriam ser similares (mesmo o TermalRight tendo 7 heatpipes). Mas infelizmente é um projeto "ruim".

Para não trocar por agora, teria que colocar as ventoinhas para rodar a 90% do máximo.

Mas não melhora muita coisa, mas deve ser o suficiente para não dar 100°C no processador.

Tenta ver também se o processador não ficou mal instalado. Compra uma Arctic MX-4 também.

Vai testando outras formas antes de gastar dinheiro... Porque, talvez, nem vender o seu por um preço similar ao que pagou você consiga.
Peguei no ML e se me der muita dor de cabeça, devolvo.


Sobre o cooler, eu to ligado. Meu receio e gastar essa "fortuna" e trocar 6 por meia dúzia.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.125
Reações
20.465
Pontos
753
Cara, não desista nem a pau. Saiba que me coloco PERFEITAMENTE em seu lugar, porque já tive muitas frustrações com equipamento comprado com suor. Dá um tempo pra cabeça esfriar, e faça como o Azrael disse: vai dando um tapa aqui e ali, e NÃO DESCARTE A SOLUÇÃO QUE RECOMENDEI, porque vale muito mais a pena tacar um "fueda-se" em estética e/ou barulho enquanto não puder ter algo lindo, silencioso e frio. Se não quiser estragar o visual, considere desabilitar o turbo, até que consiga uma solução térmica realmente eficaz. Ficará surpreso ao constatar que a perda em desempenho será pouca, e o ganho em resfriamento o deixará boquiaberto.
Esqueça esse treco de vender, porque só vai perder dinheiro.
Tmj, bro.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.880
Pontos
2.234
12400F - 65W base, 121W turbo
14600k - 125W base, 181W turbo. E nem tô falando da parte de cima, com overclock chega a quase 300.

Voodoo é um cooler robusto, mas é antigo. Não sei se consegue segurar mais que 140, 150.
Fora isso, sim, eu sei que são seis heatpipes, mas depois de tantos anos de esquenta e esfria, os heatpipes podem ter pequenas rachaduras e vazar fluido.

Pra fechar a questão do cooler, o que você pode fazer é desabilitar o turbo na bios pra ver como o conjunto se comporta. Obviamente é só como teste, eu jamais te diria pra rodar assim como "solução" porque não faz sentido uma CPU K com turbo desativado e sem meter overclock.

Em todo caso, eu começaria trocando a pasta por uma que preste, tipo uma NT-H2 da vida e só depois disso, caso não fosse suficiente, eu partiria pra troca do cooler. O antonioli citou o AG620, eu voto com o relator.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.880
Pontos
2.234
Pelo que eu vi, meu i7 14700k é esquentadinho mesmo, mas não achei que ia bater 90 graus com um jogo antigo como Ni-oh 1.
No review diz que ele dá overheat com um watercooler de 240mm. Ainda bem que o meu tem 360mm. Vou refazer a instalação da bomba no processador pra ver se melhora.

Watercooler aio é a coisa mais besta com a qual se pode gastar dinheiro. Ou é custom ou simplesmente pegue um aircooler robusto.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
1702396089380.png
Tem algo muito errado nisso:

Ja reduzir o tdp máximo limitando em 181w, as voltagens para -015000 e a temperatura fica na média 90, 95 graus rodando o cinebench q por sinal, tá dando um score absurdamente rídiculo tendo em vista os realtos q eu leio de processadores 13600k q fazem 20K+ de pontuação.

Esse valor baixo acontece msm sem eu mexer nas voltagens. Reparei q o processador não vai aos 5300, mantendo essa faixa de 4500mhz em média. Desconfio de um throtling rolando aí.

1702396226887.png
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.535
Pontos
2.599
É, to me deparando com uns relatos q esses processadores trabalham com esse limite de 100 graus para dar o máximo de performance. Mas sinceramente não quero. Aqui ja é u inferno o calor, imagina isso rodando a 90, 100 graus nesses dias.
Foi o que falei. Nos Ryzen há uma opção de modo Eco que trava o consumo de energia e ainda sim mantém uma performance muito boa, por exemplo. Não sei se há algo assim nos Intel.

Mas eu ainda recomendo um AG620, pois é barato e tem desempenho dos top Air cooler. É uma pasta térmica decente é sempre bem vinda.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.959
Reações
32.699
Pontos
1.084
Foi o que falei. Nos Ryzen há uma opção de modo Eco que trava o consumo de energia e ainda sim mantém uma performance muito boa, por exemplo. Não sei se há algo assim nos Intel.

Mas eu ainda recomendo um AG620, pois é barato e tem desempenho dos top Air cooler. É uma pasta térmica decente é sempre bem vinda.
To vendo os preços. Parcelado na Terabyte tá saindo a 376, no ML, chegando em 2 dias, sái a 430 (podendo parcelar em 10x.
 
Topo Fundo