- Mensagens
- 25.335
- Reações
- 9.417
- Pontos
- 1.804
Prefiro q demore mais saia foda. Como ocorre com GTA.Delícia acordar com uma notícia dessas, Persona merece demais.
Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Prefiro q demore mais saia foda. Como ocorre com GTA.Delícia acordar com uma notícia dessas, Persona merece demais.
É que você ta limitando tudo a uma situação de 8 ou 80, se não é mainstream então é nicho.
É que você ta limitando tudo a uma situação de 8 ou 80, se não é mainstream então é nicho.
Como assim Persona é de nicho? A série Persona é mais conhecida do que a série Shin Megami Tensei hoje em dia. Tanto que a série principal só tem saído nos portáteis, enquanto Persona é tão f*** que se dá ao luxo de ser exclusivo da Sony e vender mais de 1 milhão. Imagina se saísse para Xbox One, PSVita, Switch, PC( Steam).
Se a Atlus não lançar estará perdendo dinheiro.
Da mesma forma que SMT deveria sair pro PS4.
O meu do sub foi faturado e preparado pra envio hoje, creio que até terça tá aqui.Bom, contribuí colocando mais uma mídia física hoje na conta.
Não tem nenhuma relação com os anteriores pode jogar tranquilo.Estou pensando em me aventurar no mundo de Persona 5. Preciso conhecer os anteriores?
Ta com quantas horas de jogo? É umas 90h mais ou menos pra terminar.Parece estranho mas não quero que o meu persona 5 chegue hoje. Me focando no 4 e no horizon e tenho a esperança de terminar o P4 na segunda feira.
Vai na fé, RPG com a melhor parte dos RPGs tradicionais japoneses mas sem deixar de ser criativo e inovador.Estou pensando em me aventurar no mundo de Persona 5. Preciso conhecer os anteriores?
Ta com quantas horas de jogo? É umas 90h mais ou menos pra terminar.
Se eu fosse você focava no P4 até terminar, ai depois focava no Horizon pra não "saturar de RPG" (jogar varios jogos seguidos de uma série da uma enjoada) e depois ir pro P5.
Vai na fé, RPG com a melhor parte dos RPGs tradicionais japoneses mas sem deixar de ser criativo e inovador.
Longe de ser um "rpg genérico" como tantos ai.
Cada jogo é uma história fechada, podem ser jogados em qualquer ordem.
Ta com quantas horas de jogo? É umas 90h mais ou menos pra terminar.
Se eu fosse você focava no P4 até terminar, ai depois focava no Horizon pra não "saturar de RPG" (jogar varios jogos seguidos de uma série da uma enjoada) e depois ir pro P5.
Vai na fé, RPG com a melhor parte dos RPGs tradicionais japoneses mas sem deixar de ser criativo e inovador.
Longe de ser um "rpg genérico" como tantos ai.
Cada jogo é uma história fechada, podem ser jogados em qualquer ordem.
Até ano passado a franquia toda em sua história tinha vendido 6-7 milhões de unidades, isso considerando os cinco games principais anteriores, spin-offs e remakes e remasters, juntando tudo a média fica lá pelas 200 mil unidades por game (nenhum lançamento individual tinha chegado as 500 mil cópias). Em suma, ela é conhecida em fóruns, mas no mercado ela sempre foi um nicho apesar de sua qualidade.
Persona 5 começa muito forte dentro do histórico da franquia, pode ser que dê passos para sair do nicho e virar mainstream como a franquia Souls fez. Para tal, além de manter o ritmo de vendas precisa também de numa melhor continuidade, afinal passamos basicamente uma geração inteira sem um game da série principal.
Persona É jogo de nicho. Toda a franquia até hoje vendeu 6 milhões de cópias, com mais de 12 titulos, isso é menos do que um RPG mainstream vende atualmente. Notas altas a franquia sempre tirou e justamente por isso que era um jogo de nicho: não vendia pouco porque era ruim, mas porque não é algo para o paladar de todo mundo.
A questão é que esta geração vende MUITO software, jogos de nicho como Nier, Nioh e Persona, agora, tem quebrado a barreira de um milhão com certa facilidade. Está longe das vendas de mainstream, mas ajuda bastante a diversificar o mercado, afinal é bem melhor fazer um game de nicho que vende mais de 1 milhão que um que vende um quinto disso.
A diferença entre nicho e mainstream não é mera questão especifidade, mas de volume. Só quem gosta de futebol compra Fifa, mas isso equivale a mais de 10 milhões de pessoas todo ano.
Pessoal tem que parar com esta modinha "in your face", ficar com "chupem, vendeu um milhão", só que isso continua sendo nicho, porque mainstream também está vendo aumento de vendas, já tem titulo mirando 15 milhões de cópias. Da mesma forma tem que parar de se ofender com classificação, ser nicho não é insulto, nem critica, é mero posicionamento de mercado. Serve para dizer para a produtora que ela não pode fazer uma produção de dezenas de milhões de dolares.
Não estou falando isso, estou dizendo que os jogos citados são nicho e, isso você percebe de forma bem clara. Quando um jogo é bem aceito pela midia, bem aceito pelos consumidores, é lançado em um momento em que poderia vender bem, mas movimenta poucos numeros e a produtora ainda está SATISFEITA com o resultado temos um jogo nicho, ele foi planejado para vender pouco e dar lucro porque a empresa entende que este é o mercado dela.
É muito diferente de um jogo que gasta milhões, mas não consegue vender bem, isso não o faz jogo de nicho e sim um flop. Este conceito é vital para você saber se um jogo é um sucesso ou não. Nier vendeu um milhão e é sucesso porque é jogo de nicho, se Mass Effect Andromeda vender um milhão e travar será flop, porque jogo mainstream de custo alto de produção não se mantém vendendo tão "pouco". As vendas são as mesmas, mas o impacto delas é oposto.
É que você ta limitando tudo a uma situação de 8 ou 80, se não é mainstream então é nicho.
No sentido da palavra na verdade qualquer coisa poderia ser de um nicho especifico, mas nessas discussões de games na verdade Nicho é sobre jogos que vendem MUITO menos, posso pegar vários jogos que gosto como exemplo tipo o Yakuza que o público é tão pequeno que a SEGA sequer se interessava em lançar o game em inglês (isso que a galera implorava por isso), tem várias produtoras inclusive que são focadas em fazer esse tipo de lançamento e são games que se chegar a 500 mil foi muito mas são games que tem uma base "fidelizada" e que vai estar sempre comprando... é uma garantia de venda, embora baixas vendas.
Eu entendo que Persona e afins continuam sendo jogos meio "desconhecidos" quando se considera a visão mais mainstream (longe de ser conhecido como Mario, Call of Duty ou FIFA) mas tambem não é um jogo tão underground assim.
As séries irmãs do persona são realmente bem de nicho (tipo Raidou, esse acho que só quem acompanha SMT manja) mas persona tem varios Spinoff, anime, manga, vende merc e etc.
Onde que nenhum lançamento individuo passou 500k? Persona 4 Golden vendeu mais de 1 milhão, Persona 4 do PS2 vendeu cerca de 800k, Persona 3, P3: FES e, se não me engano, o Persona 3 Portable todos venderam mais de 500K, Persona 4 Arena também quase 1M (olha, até o Persona Q vendeu mais de 500K).
A partir de persona 3 a única coisa que não chegou em uns 500K foi o Dancing All Night (que por si só é um spin off de um estilo que vende pouco).
Juntar tudo num mesmo saco não dá, antes de P3 a série era nicho do nicho, claro que vai abaixar a média, são 6 jogos que juntos devem dar no máximo 1.5M. Agora pega 7 (P3, P3:FES, P3:P, P4, P4:G, P4:Arena, PQ) que juntos venderam cerca de 5.5M (ai a média de vendas vai pra quase 800K por título).
Ou melhor ainda, vamos avaliar como anda a série só pelo últimos lançamentos. P4 cerca de 800K, P4:G mais de 1M, P5 já passou de 1.5M. E os spinoffs, P4: Arena quase 1M, PQ mais de 700K.
Onde que nenhum lançamento individuo passou 500k? Persona 4 Golden vendeu mais de 1 milhão, Persona 4 do PS2 vendeu cerca de 800k, Persona 3, P3: FES e, se não me engano, o Persona 3 Portable todos venderam mais de 500K, Persona 4 Arena também quase 1M (olha, até o Persona Q vendeu mais de 500K).