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Persona 5 - Atlus anuncia que jogo ultrapassou a marca de 1,5 milhão de unidades vendidas

renbh

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É que você ta limitando tudo a uma situação de 8 ou 80, se não é mainstream então é nicho.

Não estou falando isso, estou dizendo que os jogos citados são nicho e, isso você percebe de forma bem clara. Quando um jogo é bem aceito pela midia, bem aceito pelos consumidores, é lançado em um momento em que poderia vender bem, mas movimenta poucos numeros e a produtora ainda está SATISFEITA com o resultado temos um jogo nicho, ele foi planejado para vender pouco e dar lucro porque a empresa entende que este é o mercado dela.

É muito diferente de um jogo que gasta milhões, mas não consegue vender bem, isso não o faz jogo de nicho e sim um flop. Este conceito é vital para você saber se um jogo é um sucesso ou não. Nier vendeu um milhão e é sucesso porque é jogo de nicho, se Mass Effect Andromeda vender um milhão e travar será flop, porque jogo mainstream de custo alto de produção não se mantém vendendo tão "pouco". As vendas são as mesmas, mas o impacto delas é oposto.
 

Queiroga'

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O importante das vendas de um jogo é que pague sua produção (não dê prejuízo) e dê o lucro (incentive sequências).

Persona é sucesso garantido nesse sentido. Esperando o Persona 5 Golden sair pro Switch...
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

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Nunca tinha jogado persona antes, comprei ele sem muita expectativas, e desde quando lançou, estou viciado.

Já são 30h de gameplay aqui e o hype cada vez mais alto kkkk.

Que nicho enorme heim kkkk

Enviado via ctOS 2.0
 

Superd7br

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Pessoalmente eu curto muito a temática escolar dos Personas justamente pela oportunidade de fazer coisas que eu nem sonhava nos meus tempos de estudante (tipo entrar pro time de futebol da escola).
 


renbh

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É que você ta limitando tudo a uma situação de 8 ou 80, se não é mainstream então é nicho.

Não estou falando isso, estou dizendo que os jogos citados são nicho e, isso você percebe de forma bem clara. Quando um jogo é bem aceito pela midia, bem aceito pelos consumidores, é lançado em um momento em que poderia vender bem, mas movimenta poucos numeros e a produtora ainda está SATISFEITA com o resultado temos um jogo nicho, ele foi planejado para vender pouco e dar lucro porque a empresa entende que este é o mercado dela.

É muito diferente de um jogo que gasta milhões, mas não consegue vender bem, isso não o faz jogo de nicho e sim um flop. Este conceito é vital para você saber se um jogo é um sucesso ou não. Nier vendeu um milhão e é sucesso porque é jogo de nicho, se Mass Effect Andromeda vender um milhão e travar será flop, porque jogo mainstream de custo alto de produção não se mantém vendendo tão "pouco". As vendas são as mesmas, mas o impacto delas é oposto.
 

Nolifeking

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Como assim Persona é de nicho? A série Persona é mais conhecida do que a série Shin Megami Tensei hoje em dia. Tanto que a série principal só tem saído nos portáteis, enquanto Persona é tão f*** que se dá ao luxo de ser exclusivo da Sony e vender mais de 1 milhão. Imagina se saísse para Xbox One, PSVita, Switch, PC( Steam).

Estou contando o tempo pra esse jogo cair em minhas mãos. Não paro de entrar no site dos Correios para verificar aonde está esse jogo.
 

Champion

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Mas...Mas...Mas... Persona não é importante, Persona não é relevante....

f7ac336ea458c6aa38e7829c336e8fba_2q8wnypjpg-meme-ue-inferno_600-292.jpeg
 

renbh

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Como assim Persona é de nicho? A série Persona é mais conhecida do que a série Shin Megami Tensei hoje em dia. Tanto que a série principal só tem saído nos portáteis, enquanto Persona é tão f*** que se dá ao luxo de ser exclusivo da Sony e vender mais de 1 milhão. Imagina se saísse para Xbox One, PSVita, Switch, PC( Steam).

Até ano passado a franquia toda em sua história tinha vendido 6-7 milhões de unidades, isso considerando os cinco games principais anteriores, spin-offs e remakes e remasters, juntando tudo a média fica lá pelas 200 mil unidades por game (nenhum lançamento individual tinha chegado as 500 mil cópias). Em suma, ela é conhecida em fóruns, mas no mercado ela sempre foi um nicho apesar de sua qualidade.

Persona 5 começa muito forte dentro do histórico da franquia, pode ser que dê passos para sair do nicho e virar mainstream como a franquia Souls fez. Para tal, além de manter o ritmo de vendas precisa também de numa melhor continuidade, afinal passamos basicamente uma geração inteira sem um game da série principal.
 

Lord_Revan

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Maldito jogos de nichos. Os especialistas do fórum mal conseguem ver seus movimentos.
 

@_@

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Achava que jogos com combate por turnos não vendiam, que surpresa.
 

Fool Troll

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Se eu fosse presidente da Atlus, lançaria para celular, passaria dos 10 milhões facilmente.
 

DocVooDoo

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Estou pensando em me aventurar no mundo de Persona 5. Preciso conhecer os anteriores?
 

Jet Limão

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Parece estranho mas não quero que o meu persona 5 chegue hoje. Me focando no 4 e no horizon e tenho a esperança de terminar o P4 na segunda feira.
 

Seladonia

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Parece estranho mas não quero que o meu persona 5 chegue hoje. Me focando no 4 e no horizon e tenho a esperança de terminar o P4 na segunda feira.
Ta com quantas horas de jogo? É umas 90h mais ou menos pra terminar.
Se eu fosse você focava no P4 até terminar, ai depois focava no Horizon pra não "saturar de RPG" (jogar varios jogos seguidos de uma série da uma enjoada) e depois ir pro P5.

Estou pensando em me aventurar no mundo de Persona 5. Preciso conhecer os anteriores?
Vai na fé, RPG com a melhor parte dos RPGs tradicionais japoneses mas sem deixar de ser criativo e inovador.
Longe de ser um "rpg genérico" como tantos ai.

Cada jogo é uma história fechada, podem ser jogados em qualquer ordem.
 

Jet Limão

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Ta com quantas horas de jogo? É umas 90h mais ou menos pra terminar.
Se eu fosse você focava no P4 até terminar, ai depois focava no Horizon pra não "saturar de RPG" (jogar varios jogos seguidos de uma série da uma enjoada) e depois ir pro P5.


Vai na fé, RPG com a melhor parte dos RPGs tradicionais japoneses mas sem deixar de ser criativo e inovador.
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Cada jogo é uma história fechada, podem ser jogados em qualquer ordem.
Ta com quantas horas de jogo? É umas 90h mais ou menos pra terminar.
Se eu fosse você focava no P4 até terminar, ai depois focava no Horizon pra não "saturar de RPG" (jogar varios jogos seguidos de uma série da uma enjoada) e depois ir pro P5.


Vai na fé, RPG com a melhor parte dos RPGs tradicionais japoneses mas sem deixar de ser criativo e inovador.
Longe de ser um "rpg genérico" como tantos ai.

Cada jogo é uma história fechada, podem ser jogados em qualquer ordem.

Estou com 62 horas de jogo. Eu não pretendo fazer tudo, tampouco quero parar de jogar depois de terminar. Já sei onde preciso ter outro save para caso queira fazer outros finais.
 

Link_1998

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Considerando que deveria ser um game que daria lucro vendendo 300 a 500 mil unidades a coisa está muito além dos planos.

O legal de vendas desse nível é que o nível de produção desses RPGs podem começar a ter um incremento interessante em versões futuras. A coisa está fenomenal na qualidade do estilo atualmente, mas gostaria de ver mais RPGs com altos valores de produção ao nível de Kingdom Hearts e Final Fantasy.
 

Tio do Rio

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Isso deixa um certo user aí especialista de jogo de nicho no chão :viraolho
Persona é vida, vou jogar tanto no PS3 quando no PS4 quando tiver um.
 

Perekopeko

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Até ano passado a franquia toda em sua história tinha vendido 6-7 milhões de unidades, isso considerando os cinco games principais anteriores, spin-offs e remakes e remasters, juntando tudo a média fica lá pelas 200 mil unidades por game (nenhum lançamento individual tinha chegado as 500 mil cópias). Em suma, ela é conhecida em fóruns, mas no mercado ela sempre foi um nicho apesar de sua qualidade.

Persona 5 começa muito forte dentro do histórico da franquia, pode ser que dê passos para sair do nicho e virar mainstream como a franquia Souls fez. Para tal, além de manter o ritmo de vendas precisa também de numa melhor continuidade, afinal passamos basicamente uma geração inteira sem um game da série principal.

Onde que nenhum lançamento individuo passou 500k? Persona 4 Golden vendeu mais de 1 milhão, Persona 4 do PS2 vendeu cerca de 800k, Persona 3, P3: FES e, se não me engano, o Persona 3 Portable todos venderam mais de 500K, Persona 4 Arena também quase 1M (olha, até o Persona Q vendeu mais de 500K).

A partir de persona 3 a única coisa que não chegou em uns 500K foi o Dancing All Night (que por si só é um spin off de um estilo que vende pouco).

Juntar tudo num mesmo saco não dá, antes de P3 a série era nicho do nicho, claro que vai abaixar a média, são 6 jogos que juntos devem dar no máximo 1.5M. Agora pega 7 (P3, P3:FES, P3:P, P4, P4:G, P4:Arena, PQ) que juntos venderam cerca de 5.5M (ai a média de vendas vai pra quase 800K por título).

Ou melhor ainda, vamos avaliar como anda a série só pelo últimos lançamentos. P4 cerca de 800K, P4:G mais de 1M, P5 já passou de 1.5M. E os spinoffs, P4: Arena quase 1M, PQ mais de 700K.
 

matroska

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Persona É jogo de nicho. Toda a franquia até hoje vendeu 6 milhões de cópias, com mais de 12 titulos, isso é menos do que um RPG mainstream vende atualmente. Notas altas a franquia sempre tirou e justamente por isso que era um jogo de nicho: não vendia pouco porque era ruim, mas porque não é algo para o paladar de todo mundo.

A questão é que esta geração vende MUITO software, jogos de nicho como Nier, Nioh e Persona, agora, tem quebrado a barreira de um milhão com certa facilidade. Está longe das vendas de mainstream, mas ajuda bastante a diversificar o mercado, afinal é bem melhor fazer um game de nicho que vende mais de 1 milhão que um que vende um quinto disso.

A diferença entre nicho e mainstream não é mera questão especifidade, mas de volume. Só quem gosta de futebol compra Fifa, mas isso equivale a mais de 10 milhões de pessoas todo ano.

Pessoal tem que parar com esta modinha "in your face", ficar com "chupem, vendeu um milhão", só que isso continua sendo nicho, porque mainstream também está vendo aumento de vendas, já tem titulo mirando 15 milhões de cópias. Da mesma forma tem que parar de se ofender com classificação, ser nicho não é insulto, nem critica, é mero posicionamento de mercado. Serve para dizer para a produtora que ela não pode fazer uma produção de dezenas de milhões de dolares.

Não estou falando isso, estou dizendo que os jogos citados são nicho e, isso você percebe de forma bem clara. Quando um jogo é bem aceito pela midia, bem aceito pelos consumidores, é lançado em um momento em que poderia vender bem, mas movimenta poucos numeros e a produtora ainda está SATISFEITA com o resultado temos um jogo nicho, ele foi planejado para vender pouco e dar lucro porque a empresa entende que este é o mercado dela.

É muito diferente de um jogo que gasta milhões, mas não consegue vender bem, isso não o faz jogo de nicho e sim um flop. Este conceito é vital para você saber se um jogo é um sucesso ou não. Nier vendeu um milhão e é sucesso porque é jogo de nicho, se Mass Effect Andromeda vender um milhão e travar será flop, porque jogo mainstream de custo alto de produção não se mantém vendendo tão "pouco". As vendas são as mesmas, mas o impacto delas é oposto.

Perfeito. Disse tudo.

Persona é uma franquia com vendas nitidamente baixas com uma média abaixo de 400 mil. Somente o persona 4 que chegou a 01 milhão justo e esse persona 5 pela primeira vez está conseguindo um público maior e pode chegar nos 2 milhões ou próximo disso.

Franquia mainstream são aquelas que sempre precisam vender milhões devido ao alto investimento normalmente precisando ser mais de 05 milhões pelo menos para ter lucros e por isso a maioria beira ou mesmo ultrapassa 10 milhões.

Depois vem as franquias grandes mas ainda não best sellers que tem um investimento elevado e precisa vender pelo menos uns 02 milhões para ter lucro. São franquias vendem na casa dos 02/04 milhões em média.

E depois vem as de nicho que a empresa sabe que o jogo muito dificilmente vai vender milhões e por isso tem um investimento menor. É o caso de Persona. Vários persona sequer chegar a 250 mil em vendas.
Esse persona 5 com 1,5 milhão provavelmente está surpreendendo a Atlus.

Só para ter idéia um Final Fantasy sozinho já tem vendas maior que a Franquia toda de Persona.

É que você ta limitando tudo a uma situação de 8 ou 80, se não é mainstream então é nicho.

No sentido da palavra na verdade qualquer coisa poderia ser de um nicho especifico, mas nessas discussões de games na verdade Nicho é sobre jogos que vendem MUITO menos, posso pegar vários jogos que gosto como exemplo tipo o Yakuza que o público é tão pequeno que a SEGA sequer se interessava em lançar o game em inglês (isso que a galera implorava por isso), tem várias produtoras inclusive que são focadas em fazer esse tipo de lançamento e são games que se chegar a 500 mil foi muito mas são games que tem uma base "fidelizada" e que vai estar sempre comprando... é uma garantia de venda, embora baixas vendas.

Eu entendo que Persona e afins continuam sendo jogos meio "desconhecidos" quando se considera a visão mais mainstream (longe de ser conhecido como Mario, Call of Duty ou FIFA) mas tambem não é um jogo tão underground assim.

As séries irmãs do persona são realmente bem de nicho (tipo Raidou, esse acho que só quem acompanha SMT manja) mas persona tem varios Spinoff, anime, manga, vende merc e etc.

A franquia Yakuza tem uma média de vendas maior que a franquia Persona.

Yakuza tinha uma média de venda até melhor na casa de 01 milhão do yakuza 01, 2, 3, 4. Aí os Yakuzas 05 e 06 estão com vendas menores devem ficar em 500/600 mil.

Já a franquia Persona apenas o 04 conseguiu 1 milhão os demais personas nenhum chegou em 1 milhão e vários nem mesmo em 500 mil....

Esse Persona 5 que está surpreendendo e conseguindo superar as expectativas. Pode chegar em 2 milhões.

Futuramente Persona pode deixar de ser uma franquia de Nicho mas hoje ainda ela é de nicho. Suas vendas mostram isso.
 
Ultima Edição:

matroska

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Onde que nenhum lançamento individuo passou 500k? Persona 4 Golden vendeu mais de 1 milhão, Persona 4 do PS2 vendeu cerca de 800k, Persona 3, P3: FES e, se não me engano, o Persona 3 Portable todos venderam mais de 500K, Persona 4 Arena também quase 1M (olha, até o Persona Q vendeu mais de 500K).

A partir de persona 3 a única coisa que não chegou em uns 500K foi o Dancing All Night (que por si só é um spin off de um estilo que vende pouco).

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Ou melhor ainda, vamos avaliar como anda a série só pelo últimos lançamentos. P4 cerca de 800K, P4:G mais de 1M, P5 já passou de 1.5M. E os spinoffs, P4: Arena quase 1M, PQ mais de 700K.

Você mesmo acaba de dar a resposta. Todos os jogos que você falou apenas o Persona 4 Golden chegou em 01 milhão e foi 1,1 milhão.
E o Persona 5 que está pela primeira conseguindo ultrapassar a barreira de 1,5 milhão e talvez chegue em 02 milhões.


Franquias mainstream são aquelas que sempre passam dos 05 milhões pelo menos e várias vezes consegue dois dígitos.

Depois tem as franquia maiores que chegam na casa dos milhões ficando entre 02/04 milhões em média.

Mesmo desconsiderando os personas mais obscuros que você falou e contando a partir do persona 3 a média de vendas fica na casa de 1 milhão. E se não considerar o Persona 5 recente, considerando do persona 3 ao Persona 4 Golden a média de vendas dá menos de 01 milhão.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
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Chegou aqui porra. Muito legal. To curtindo. Vamos dizer q passei o.primeiro dia de aula. Q jogo estiloso e gostoso de jogar.

Deu para ver q a atlus se empenhou muito ate nos detalhes. Jogão. Um persona q estava realmente esperando...

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Fool Troll

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Acho que esse jogo precisa vender muuuiiiitoo para ter lucro. É só ver como é um jogo enorme com abacamento primoso. Não é atoa que levou 8 anos para lançar.
 

renbh

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Onde que nenhum lançamento individuo passou 500k? Persona 4 Golden vendeu mais de 1 milhão, Persona 4 do PS2 vendeu cerca de 800k, Persona 3, P3: FES e, se não me engano, o Persona 3 Portable todos venderam mais de 500K, Persona 4 Arena também quase 1M (olha, até o Persona Q vendeu mais de 500K).

Faltou um Japão naquela parte (que são os dados concretos que temos fora do total que mencionei), o resto ė média, entre 6 e 7 milhões em todos os games da sua história, o que dá uma média baixa e ausência de pontos de explosão de vendas.

Demorar mais de 15 anos e tantos games (entre games da série principal, remasters, Spin-offs) para atingir números assim indica nicho, ainda mais considerando que não venderam pouco por falta de qualidade.

Tem uma galera daqui que insiste em classificar nicho como ruim e não como ė de fato: mero posicionamento de mercado, irrelevante se estiver dando lucro, inclusive. Ė como se precisasse muita gente gostar para o negócio ser bom. O próprio Persona 5 ė um recorde para a produtora, mas ainda não está com as vendas esperadas de games mainstream do gênero que buscam vender 10 milhões de unidades.

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