O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Phantom System com problema para rodar alguns jogos

Mensagens
6
Reações
8
Pontos
3
Olá.
Resolvi postar este meu problema aqui para saber se alguém já passou por algo parecido e quem sabe resolver.

Tenho um Phantom System que foi recuperado da sucata.
Na verdade, apenas o circuito do botão power dele estava com defeito além de estar sem o cristal e com umas poucas trilhas rompidas.

Há algum tempo, consegui um cartucho Gradius da CCE, sem a carcaça.
Ele inicia, mas é incontrolável, o jogo fica como se sempre estivesse apertando vários botões do controle, inclusive inicia com a tela cinza de teste de CRC.
Algum tempo depois consegui um cartucho F-15 City War, e ele tem o mesmo defeito.
Já tentei "dumpar" (usando o TapeDump) o PRG do Gradius.
Funcionou normal nos emuladores que testei (FCEUx, GFCEU, Mednafen e Nestopia).

Por curiosidade gravei o mesmo arquivo PRG em uma FlashROM e coloquei para teste em uma placa UNROM.
Como esperado, os gráficos ficaram deformados, mas o jogo funcionou bem.
Esperimentei desabilitar a CHR ROM do jogo (botei "durex" nos pinos /RD e PA13 do cartucho e liguei os pinos /CE e /OE da ROM no VCC), e tive o mesmo resultado.
Tentei também fazer uma limpeza e ressoldagem geral na placa, além de ter refeito o circuito de clock usando transistores (o Phantom usa 2 inversores) e continuou a mesma coisa.
Não consegui outro Phantom aqui em minha cidade para testar, mas tenho um Hi Top Game e um Dynavision 3 nos quais estes jogos funcionam normalmente.

Estou sem idéias!!
Se alguém tiver alguma sugestão fico muito grato.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.818
Reações
14.586
Pontos
503
Não manjo quase nada de eletrônica, mas será que não é problema na entrada do controle? Acho que não deve ser problema no cartucho, já que ele funciona normalmente em outros consoles, mas talvez eles tenham incompatibilidade com esse console. Eu tenho alguns cartuchos aqui que não funcionam em todos os meus clones, eles aparecem bugados em alguns, mas rodam liso em outros, eu tenho uns 7 clones de NES.

Por curiosidade, esse seu F-15 é aquele da Milmar? Se sim eu tenho ele aqui, posso fazer um teste no meu Phantom e ver se ele funciona de boa nele.
 
Mensagens
6
Reações
8
Pontos
3
Sim, o F-15 é o da Milmar.
Ficaria muito agradecido se puder fazer o teste. :-)

Quanto aos controles, acontece o mesmo com ou sem eles estarem plugados no console.
Também removi os CIs de buffer de ambos os controles, inclusive os deixei soquetados, sem nenhuma diferença.
Os controles funcionam normalmente nos outros jogos.

Isso está me deixando com a pulga atrás da orelha!
Seria algo relacionado ao tempo de acesso das ROMs?
Talvez se eu adicionasse um buffer no barramento de dados?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.818
Reações
14.586
Pontos
503
Sim, o F-15 é o da Milmar.
Ficaria muito agradecido se puder fazer o teste. :-)

Quanto aos controles, acontece o mesmo com ou sem eles estarem plugados no console.
Também removi os CIs de buffer de ambos os controles, inclusive os deixei soquetados, sem nenhuma diferença.
Os controles funcionam normalmente nos outros jogos.

Isso está me deixando com a pulga atrás da orelha!
Seria algo relacionado ao tempo de acesso das ROMs?
Talvez se eu adicionasse um buffer no barramento de dados?
Infelizmente não entendo nada disso :klol

Acabei de testar aqui e testei com o controle original do Phantom, e depois com um de Turbo Game que também é compatível, e funcionou normal, não deu nenhum problema... Eu até estava com medo que meu controle de Phantom desse algum problema, pois acho que não uso ele a uns 4 anos, eu não gosto de jogar com ele porque o A e o B são invertidos, mas funcionou normalmente :klol

Eu acredito que possa ser algum problema no console mesmo, já que você pegou ele da sucata, talvez ele ainda tenha algum defeito que impeça alguns jogos de funcionar corretamente.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.245
Reações
23.356
Pontos
1.619
Primeira coisa a se fazer é o seguinte:

Verificar se tem SOLDA FRIA no conector do cartucho. Esse é sempre o ponto inicial pra se fazer as verificações.

Depois, verificar capacitores e a área do controle. Pode ter alguma solda fechando curto.
 
Mensagens
6
Reações
8
Pontos
3
Já foi feita uma ressoldagem geral, inclusive do conector do cartucho.
Inclusive aproveitei esta oportunidade e ajustei a expansão de áudio, o que possibilitou que eu jogasse o Gimmick!, o único cartucho com expansão de áudio que tenho, com o áudio extra. :-)
Acredito que seja possível criar um adaptador de 60 para 72 pinos que não precise de nenhuma modificação no Phantom, mas isso fica para ser discutido em um outro tópico, pois acredito que o circuito que teria que ser feito dentro do adaptador tenha que ser mais complexo que apenas adicionar um resistor ou fazer uma direta.

Também já tentei trocar a CPU e PPU, WRAM e o Demux com o de outros consoles, obtendo os mesmos resultados.
O interessante é que os outros consoles, quando recebiam os componentes ("transplantei" apenas a CPU e a PPU) deste Phantom funcionavam normalmente.

Acredito que ao refazer alguma das trilhas possa ter sido criada uma capacitância "parasita", o problema vai ser descobrir onde...
Também haviam algumas trilhas oxidadas, as que apresentavam problemas de continuidade foram refeitas.
Pode ser que alguma esteja com a resistência levemente alterada, criando estes problemas que acreditam que sejam originados por erros de timming no circuito.

Praticamente todos os CIs estão soquetados, apenas o Latch e a VRAM estão soldados diretamente na placa.
Agradeço à ajuda de todos, mas continuo sei ideias. Talvez se trocar a placa inteira...
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.818
Reações
14.586
Pontos
503
É, eu acho que você vai ter que ir atrás de outra placa... Quando uma coisa começa a complicar tanto assim nem vale a pena tanto esforço.

Menos mal que se acha muitos Phantom em lotes de consoles com defeito, você consegue eles baratinhos, geralmente aparecem muitos que não ligam, mas 99% dos casos é aquele clássico defeito do botão desgastado, ai é só trocar ele ou dar um trato no botão que o console volta a vida, tenho certeza que você consegue outro de barbada.

O meu Phantom eu consegui assim, para ligar ele tinha que apertar ele com muita força, mas comprei ele barato por causa disso e foi só dar um trato no botão que ele funciona bem até hoje.
 
Mensagens
6
Reações
8
Pontos
3
Sim, por enquanto vou tentar adaptar os mods que fiz neste Phantom, que é o que está com a melhor qualidade de imagem e som para um Dynavision 3, que está com ruído no áudio e uma barra horizontal na tela.
Se alguém quiser ter uma ideia das peripécias que passei com esse Phantom, eu andava conversando em um fórum gringo aqui.

Acredito que tenha alguns posts que merecem ser postados no tópico das gambiarras. KKKK!!!
Um forte abraço e muito obrigado. :-)
 
Topo Fundo