O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Plataformas em jogos 8-bit , porque é que nos odeiam ?

Mensagens
22
Reações
14
Pontos
3
Ontem estava jogando Megaman 3 no emulador , estava na fase do Magnet Man e cheguei naquela parte que aparecem e somem as plataformas ,você tem que pular no tempo certo , um verdadeiro trauma na minha infância , tal feito só era possível em meio segundo , mas esperem , isso não foi o suficiente , que tal porem ventiladores para tirar o equilíbrio quando você pula em plataformas que desaparecem ? sim , aqueles game designers desgraçados e sem coração !!:ksnif .Tudo bem , talvez isso não te convença , mas vamos citar as plataformas na missão 6 de Double Dragon II , os que jogaram vão se lembrar , você tinha que subir até uma porta lá em cima , as plataformas vão subindo como se fossem degraus , claro que elas desaparecem nesse também , tem espinhos em baixo , só pra te avisar que se você falhar vai ter que começar toda a missão de novo , então , geralmente plataformas tem um espaço para você andar e pular para a próxima , mas como eles adoram nos ferrar , tem duas plataformas bem curtinhas no meio do caminho , você tem que fazer o calculo perfeito para não pular fora do lugar , só pra provar como ela é traumática toda vez que eu passava dessa parte eu comemorava e comemoro até hoje . Emfim , esses são os meus exemplos , e vocês ? quais são seus traumas com fases de plataformas ?
 

duducsilva

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
48
Pontos
28
Megaman 1 na fase das platanorfas que vem em rolamento e abre, e castlevania qnd passa a medusa e te empurra pro buraco! Bem traumatizante!!
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Megaman em geral era punk mesmo. Mesmo assim terminei todos na minha infância (bom, menos o 1). Battletoads eu cheguei já na última fase, mas sempre apanhava da mulher lá...

Mas os mais difíceis pra mim eram o Silver Surfer, Ninja Gaiden 2 e o YoNoid!. Nunca terminei nenhum, e como não jogo no emulador com save states e não gosto de ver o final dos jogos no Youtube, acredito que nunca saberei como é o final deles realmente.
 

mineiro-01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.612
Reações
585
Pontos
874
Bart vs space mutantes (nintendinho).

Pra quem sabe ler, um pingo é letra.

Fase do shopping. Passar dos obstáculos do cimento fresco sem saber o truque de pular 3 x no bombom. Aquilo não existe.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
As plataformas do DD2 eram fodas mas não tanto, dava pra passar de boas. As do Megaman eram cruéis.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Bart vs space mutantes (nintendinho).

Pra quem sabe ler, um pingo é letra.

Fase do shopping. Passar dos obstáculos do cimento fresco sem saber o truque de pular 3 x no bombom. Aquilo não existe.

Igual aquelas plataformas que somem do nada na fase do museu... E quem consegue passar disso, ainda tem o Dinossauro depois. Aliás, passando disso vc termina o game, pq a última fase da usina nuclear é a mais fácil.
 


DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.649
Pontos
1.689
Isso já foi amplamente discutido. Ainda não sabe?
 
Mensagens
22
Reações
14
Pontos
3
Megaman em geral era punk mesmo. Mesmo assim terminei todos na minha infância (bom, menos o 1). Battletoads eu cheguei já na última fase, mas sempre apanhava da mulher lá...

Mas os mais difíceis pra mim eram o Silver Surfer, Ninja Gaiden 2 e o YoNoid!. Nunca terminei nenhum, e como não jogo no emulador com save states e não gosto de ver o final dos jogos no Youtube, acredito que nunca saberei como é o final deles realmente.
Isso me fez lembrar de uma fase em Ninja Gaiden 1 , acho que é a 6-2 , era bem no início , tem um carinha em cima de uma plataforma que não deixa quase nenhum espaço pra você pular , parece fisicamente impossível passar , mas depois de um tempo eu peguei o jeito , por sinal Ninja Gaiden tem fama de colocar seus inimigos em lugares bem estratégicos. (e as vezes irritante).

Silver Surfer não é aquele jogo onde tudo quer te matar ? acho que eu já vi um review dele no AVGN.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.087
Pontos
1.054
Isso me fez lembrar de uma fase em Ninja Gaiden 1 , acho que é a 6-2 , era bem no início , tem um carinha em cima de uma plataforma que não deixa quase nenhum espaço pra você pular , parece fisicamente impossível passar , mas depois de um tempo eu peguei o jeito , por sinal Ninja Gaiden tem fama de colocar seus inimigos em lugares bem estratégicos. (e as vezes irritante).

Silver Surfer não é aquele jogo onde tudo quer te matar ? acho que eu já vi um review dele no AVGN.

No início do mês, juntei 3 primos e fiz um desafio do Surfista prateado do nes, que quem passasse da primeira fase, iria ganhar uma caixa de chiclete... Obviamente eu fiquei com a caixa... :kkk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Quase todos jogos de plataforma do Nes são nivel hardcore, ou é no começo, na metado ou perto do fim sempre tem alguma parte quase impossivel de passar, a seria MM entao é a campeã em tirar o cara do serio
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
As plataformas do DD2 eram fodas mas não tanto, dava pra passar de boas. As do Megaman eram cruéis.
Eram cruéis sim, mas completamente passáveis!

Eu devo ser um dos poucos que conseguiu terminar Silver Surfer no NES, usando o maldito controle do Top Game VG 8000.

Agora, sofrimento pra mim, é justamente o que passei no Ninja Gaiden 1: Sofri HORRORES pra terminar esse jogo com o Top Game. Quando eu consegui o Bit System, aí o treco ficou fácil demais!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tinha jogo que só tendo o cartucho era possível terminar, após muitas - muitas mesmo - horas de treino, repetindo telas de game over à exaustão.

Os games eram relativamente curtos, então cada estágio que se avançava era uma senhora recompensa para manter a experiência gratificante e duradoura.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Tinha jogo que só tendo o cartucho era possível terminar, após muitas - muitas mesmo - horas de treino, repetindo telas de game over à exaustão.

Os games eram relativamente curtos, então cada estágio que se avançava era uma senhora recompensa para manter a experiência gratificante e duradoura.

E eram muito mais legais que os de hoje!

(Tabom, todo dia alguém posta essa frase na net)!
 

william_magalhaes

Supra-sumo
Mensagens
782
Reações
1.218
Pontos
183
Tem um jogo que nem é tão difícil assim, o Dragon Kid (Jack Chan no oriente), eu lembro de ter chegado bem longe, mas daí vinha aquela fase em que tínhamos que subir verticalmente pulando em plataformas de casco de tartarugas (se não me engano), nunca consegui passar desta fase...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
E eram muito mais legais que os de hoje!

(Tabom, todo dia alguém posta essa frase na net)!
Acho que os games conseguiram evoluir muito com a mudança para o 3D. Alguns tipos, como de corrida, esportes, guerra, etc. ficaram sensacionais.

O problema é justamente alguns estilos retro, como de plataforma, luta e navinha. A divertidíssima jogabilidade 2D não precisa de gráficos 3D, que por vezes só atrapalha em vez de ajudar. Talvez até por isso (3D atrapalha), que não estão mais em evidência, quando sai coisa nova 2D não é superprodução com o capricho que merece. Imagina um jogo 2D com orçamento perto de um GTA, seria fantástico, mas não acontece.

Nestes estilos citados, sim, retrojogos reinam (plataforma, luta e navinha). Não fico sem eles. Nos outros prefiro games mais recentes.
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Acho que os games conseguiram evoluir muito com a mudança para o 3D. Alguns tipos, como de corrida, esportes, guerra, etc. ficaram sensacionais.

O problema é justamente alguns estilos retro, como de plataforma, luta e navinha. A divertidíssima jogabilidade 2D não precisa de gráficos 3D, que por vezes só atrapalha em vez de ajudar. Talvez até por isso (3D atrapalha), que não estão mais em evidência, quando sai coisa nova 2D não é superprodução com o capricho que merece. Imagina um jogo 2D com orçamento perto de um GTA, seria fantástico, mas não acontece.

Nestes estilos citados, sim, retrojogos reinam (plataforma, luta e navinha). Não fico sem eles. Nos outros prefiro games mais recentes.

Eu já faço parte daquele pequeno grupo que não consegue gostar desses games atuais. Já tentei e não consigo me adaptar e consequentemente gostar.

Jogo de corrida nos games atuais ficam próximos a realidade? Ficam sim. Visual lindo sem dúvida. Mas para mim acaba aí. A complexidade do game, as burocracias, tantas regras, botões e jogabilidade complexa acabam tirando a graça no meu caso. Prefiro mil vezes jogar Ningel Mansell do SNES ou Ayrton Senna do Mega do que qualquer game de F1 de hj em dia.

Futebol mesma coisa... Me perco no meio de tantos botões (é um problema isolado meu, eu sei). Goal e ISSD pra mim já são perfeitos. Tiro, FPS, esquece... game que nunca gostei.

Repito, é o meu caso, e sei que a maioria dos gamers daqui joga de tudo. Mas eu sempre vou preferir o esquema sem complicação de colocar o cartucho no VG, ligar e pronto... Odeio aqueles tutoriais, tipo aperte A que o personagem pula, aperte B que ele corre nas fases introdutórias. Eu mesmo só fui descobrir que dava pra usar a bengala do Tio Patinhas como trampolim no Ducktales, quando travava em todas as fases quando havia um lugar mais alto pra ir (a revista VG tinha colocado uma resenha tão simples do jogo uns dias antes que eu nem sabia que aquilo era possível).. rsrsrs

Abraços!
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu já faço parte daquele pequeno grupo que não consegue gostar desses games atuais. Já tentei e não consigo me adaptar e consequentemente gostar.
Pra mim vai depender da proposta de cada jogo. Nunca curti Mario Kart do Snes. Mas quando passou a ser poligonal no N64 (nem tão poligonal assim, hehehe) já passei a curtir a franquia. Já Rock'N Roll racing, nunca encontrei substitutos fora da versão original.
Jogo de corrida nos games atuais ficam próximos a realidade? Ficam sim. Visual lindo sem dúvida. Mas para mim acaba aí. A complexidade do game, as burocracias, tantas regras, botões e jogabilidade complexa acabam tirando a graça no meu caso. Prefiro mil vezes jogar Ningel Mansell do SNES ou Ayrton Senna do Mega do que qualquer game de F1 de hj em dia.

Futebol mesma coisa... Me perco no meio de tantos botões (é um problema isolado meu, eu sei). Goal e ISSD pra mim já são perfeitos. Tiro, FPS, esquece... game que nunca gostei.
Este tipo de jogo provavelmente encontrará no mercado mobile, onde a descomplicação é importante.
Eu mesmo só fui descobrir que dava pra usar a bengala do Tio Patinhas como trampolim no Ducktales, quando travava em todas as fases quando havia um lugar mais alto pra ir
Atualmente, em boa parte das vezes, os desenvolvedores fazem de tudo para facilitar a vida do gamer. Hoje em dia não há tolerância para frustrações. O público está entupido de opções, rapidinho larga um jogo "chato" que não está sendo gratificante.

Na época dos 8 e 16 bits, ao alugar um game (ou pegar um emprestado) precisava tirar leite de pedra, era jogar aquilo ou não jogar nada.
 
Ultima Edição:
Mensagens
22
Reações
14
Pontos
3
Isso já foi amplamente discutido. Ainda não sabe?
Sério ? , eu fiz uma pesquisa no google e não encontrei nada relacionado a OS , então eu achei que seria uma boa ideia fazer o tópico , além disso eu especifiquei que trata de jogos de plataforma 8-bits por serem mais difíceis , talvez haja outro tópico mais amplo , mas não relacionado a este (ou talvez eu esteja errado).

Agora, sofrimento pra mim, é justamente o que passei no Ninja Gaiden 1: Sofri HORRORES pra terminar esse jogo com o Top Game. Quando eu consegui o Bit System, aí o treco ficou fácil demais!
Uma lição que eu aprendi com Ninja Gaiden : ''Nunca olhe para trás''
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.649
Pontos
1.689
Sério ? , eu fiz uma pesquisa no google e não encontrei nada relacionado a OS , então eu achei que seria uma boa ideia fazer o tópico , além disso eu especifiquei que trata de jogos de plataforma 8-bits por serem mais difíceis , talvez haja outro tópico mais amplo , mas não relacionado a este (ou talvez eu esteja errado).
Assim, quando eu falei que já tinha sido debatido, não falei que exista um tópico aqui no fórum ou matéria ou página falando exatamente sobre isso, mas sim um consenso geral.
Antigamente, devido as limitações técnicas, os jogos tinham que ser difíceis o suficiente para prender o gamer por uma quantidade de horas satisfatória.
Você pega um jogo, por exemplo, um Contra da vida, termina ele em 30 minutos, se quiser. Mas até atingir proficiência para isso, são horas e horas de treino. Então é assim que os jogos antigos, principalmente os plataformas, eram pensados.
 
Mensagens
22
Reações
14
Pontos
3
Assim, quando eu falei que já tinha sido debatido, não falei que exista um tópico aqui no fórum ou matéria ou página falando exatamente sobre isso, mas sim um consenso geral.
Antigamente, devido as limitações técnicas, os jogos tinham que ser difíceis o suficiente para prender o gamer por uma quantidade de horas satisfatória.
Sim, entendo, mas este tópico talvez seja mais voltado a uma questão nostálgica do que propriamente um debate sério.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Mas os mais difíceis pra mim eram o Silver Surfer, Ninja Gaiden 2 e o YoNoid!.
Eu já acho o ninja gaiden 1 o mais difícil, e eu achei o 3 mais difícil que o 2. Eu fechei os 3 do nes, do PS3, e o do ds, gosto bastante da franquia.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Aproveitando o assunto...

Não é o caso desse tópico, mas em diversos círculos retrogamers eu costumo ver críticas à "facilidade" dos jogos atuais e exaltação à dificuldade de alguns títulos das eras 8/16 bit, como aqueles citados por vocês. E, daí, sempre me questiono: essa dificuldade era realmente positiva e proveitosa, do ponto de vista da diversão?

Na verdade, em muitos casos, eu acho que a gente insistia nos jogos por falta de opção. Como muitos salientaram aí, o design na época privilegiava desafios notadamente difíceis - seja pelo fato dos jogos serem mais curtos ("temos que prender o jogador por mais tempo"), pela influência da mentalidade dos arcades (mais derrotas = mais fichas = mais lucro) ou pela ainda incipiente experiência dos desenvolvedores no ramo (simplesmente não haviam tantos padrões e mecânicas para servir de exemplo ou parâmetro). Muitas vezes, a alternativa para um jogo difícil era inacessível ou simplesmente ruim.

O exemplo que trago para ilustrar o que digo:

Mega_Man_1_battle_yellow_devil.png


Quando criança, usava o "truque" do pause pra passar dele. Era bem fácil dessa maneira. Mas achava que era trapaça - nunca gostei de usar esse tipo de artimanha - e fazia isso apenas para não ficar "encalacrado" na fase pra sempre. Daí, um certo dia, resolvi passar na "raça". Morri quatrocentas mil vezes nesse desgraçado, joguei a fase de novo várias vezes, tive que fazer anotações sobre quando pular e quando não pular, marcar os locais de ficar na tela e etc. E consegui! Na minha lembrança, era divertido. Mas acho que essa percepção vem mais do "óculos da nostalgia" do que da situação em si (traduzindo: o que era divertido era o contexto como um todo: infância, ausência de preocupações sérias, fazer o que gostava - no caso, jogar, jogar um bom jogo... e não ficar "agarrado" por dias na mesma fase).

A prova disso: peguei o Mega Man Legacy Collection do 3DS e fui re-encarar o primeiro da série no mês passado. Cheguei no Yellow Devil e, amigos, não dá. Simplesmente não dá. Não tenho saco pra ficar "treinando" e repetindo a fase ad infinitum hoje em dia. Não é instigante, não é divertido, não é construtivo. É só uma luta desequilibrada pra cacete. A única coisa boa é a sensação gostosa que dá quando superamos o obstáculo - mas, honestamente? Não sei se vale o esforço.

O curioso? Essa luta foi "reeditada" no Mega Man 3 (Yellow Devil MKII) e no Mega Man X5 (Shadow Devil), praticamente com a mesma mecânica. Só que aí eles já fizeram de uma maneira mais justa: não precisa de "decoreba" e a jogabilidade colabora. Basta ser habilidoso que dá pra passar.
 
Ultima Edição:
Mensagens
22
Reações
14
Pontos
3
Quando criança, usava o "truque" do pause pra passar dele. Era bem fácil dessa maneira. Mas achava que era trapaça - nunca gostei de usar esse tipo de artimanha - e fazia isso apenas para não ficar "encalacrado" na fase pra sempre. Daí, um certo dia, resolvi passar na "raça". Morri quatrocentas mil vezes nesse desgraçado, joguei a fase de novo várias vezes, tive que fazer anotações sobre quando pular e quando não pular, marcar os locais de ficar na tela e etc. E consegui! Na minha lembrança, era divertido. Mas acho que essa percepção vem mais do "óculos da nostalgia" do que da situação em si (traduzindo: o que era divertido era o contexto como um todo: infância, ausência de preocupações sérias, fazer o que gostava - no caso, jogar, jogar um bom jogo... e não ficar "agarrado" por dias na mesma fase).

No meu tinha um truque que possibilitava a você restaurar a barra de vida quantas vezes quisesse em Megaman 3 , era só apertar Select e pronto hehe , isso também foi quando eu era uma criança impaciente (não mudou muito hoje) . Eu concordo com você sobre a questão nostálgica , mas acho que a geração 8-bits tem seu lugar de mérito na história , essa geração é a que melhor representa uma infância , como quando os jogos eram ingênuos em aparência , mas difíceis como o inferno , a simplicidade dos traços causada pelas limitações gráficas , mas tão charmosas , deixando apenas nossa imaginação fluir , as histórias bobas (sempre derrotar o cara do mau) , tão quão representa a inocência de uma criança que os consume em seu período de despreocupação na vida , os tempos em que os jogos não tinham super-produções e os game-designers eram só uns caras nerds esquisitos .
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
No meu tinha um truque que possibilitava a você restaurar a barra de vida quantas vezes quisesse em Megaman 3 , era só apertar Select e pronto hehe.

Oxii...

Me conte mais sobre esse truque.. Alguma versão modificada é isso? Ou era aquele console que já vinha junto com o Game Genie...???

:kwow
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.047
Reações
15.185
Pontos
1.664
Oxii...

Me conte mais sobre esse truque.. Alguma versão modificada é isso? Ou era aquele console que já vinha junto com o Game Genie...???

:kwow

O meu tb tinha esse macete, e se vc segurasse pra direita no controle 2 ele tava um pulo alto, não precisando mais do rush coil
 
Mensagens
22
Reações
14
Pontos
3
Oxii...

Me conte mais sobre esse truque.. Alguma versão modificada é isso? Ou era aquele console que já vinha junto com o Game Genie...???

:kwow
Talvez fosse uma versão modificada , eu me lembro que na tela de título dizia ''Rockman 3'' como na versão japonesa , eu o joguei no glorioso Polystation , as vezes eu tenho saudades dele quando passo pelas partes onde você luta contra o Protoman , ele não é difícil mas é irritante , até hoje aquele assovio me deixa nervoso .
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Talvez fosse uma versão modificada , eu me lembro que na tela de título dizia ''Rockman 3'' como na versão japonesa , eu o joguei no glorioso Polystation , as vezes eu tenho saudades dele quando passo pelas partes onde você luta contra o Protoman , ele não é difícil mas é irritante , até hoje aquele assovio me deixa nervoso .

Alguns jogos são imortais... Pode passar o tempo que for, estarão para sempre na nossa memória! MegaMan 3 é um deles... Embora eu tenha mais carinho pelo 2, que aluguei no mesmo dia que comprei a Ação Games nº1 ( que tinha aquele fundo todo em preto nesse detonado e o papel de uma gramatura mais fina em toda revista), o 3 melhorou o que já era bom!!!

Aliás, como o Nintendinho tem pérolas. O SNES pra mim é mais VG que o NES (não digo na parte técnica), mas a revolução que o NES causou foi uma coisa que a gente nunca mais vai ver... Tudo bem, o Ps1 fez isso também.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Tinha jogo que só tendo o cartucho era possível terminar, após muitas - muitas mesmo - horas de treino, repetindo telas de game over à exaustão.

Os games eram relativamente curtos, então cada estágio que se avançava era uma senhora recompensa para manter a experiência gratificante e duradoura.

E depois que terminava a gente ainda queria jogar mais dele porque a experiência do jogo era (e é) como tocar alguma música até a perfeição.
 
Topo Fundo