Os porquês do Prey não ser um filme tão bom assim, apesar das melhores cenas de ação da franquia.
O predador é um dos aliens mais icônicos do cinema. Depois do encontro com o James Cameron, o Stan Winston criou um alienígena que nunca se viu antes, completamente aterrorizador e impactando, desde então a franquia teve vários filmes sendo que, alguns deles são completamente desprezíveis.
Se colocarmos na balança, temos 4 filmes que são acima da média:
O Predador, Predador II, Predadores e Prey;
E os filmes vergonha alheia:
Alien vs Predador I, Alien vs Predador II e Predador de 2018.
Prey não é um filme ruim, ele até emula e mimetiza coisas que deram certas em filmes passados, principalmente no clássico de 87, mas ele tem problemas grotescos que poderiam ser facilmente contornados:
- diferente do primeiro filme, o grupo da protagonista é completamente sem carisma. Não convence que ali é um grupo coeso que estão indo caçar animais na floresta. O próprio ator que fez o irmão da protagonista, mais parece um homem branco indo fazer cosplay de índio só que com trejeitos de uma pessoa do século atual. Onde estava a direção para orientar esse rapaz perdido e digno de ganhar um framboesa de ouro?
- novamente, filmes modernos de ação têm pressa em resolver as coisas, não conseguem criar climas e fazer resolver as cenas de uma forma mais "natural". O filme até demora para apresentar o predador da vez para os humanos, mas assim que o introduz, tem coisas que se apressam para resolver e dá uma sensação de que falta resolução. Isso é algo recorrente em filmes 2000+ de ação;
- CGI porco e muito artificial. Um dos grandes pontos de tornar o filme marcante é fazê-lo parecer crível diante dos nossos olhos. É durante o seu processo de exibição nos fazer emergir em sua narrativa, em sua ambientação e nas suas personagens. Quando há algo que destoa e nos diz: "ei, você aí, sabe o que você tá fazendo? Você tá vendo um filme, ôh, vou lhe tirar do filme agora mesmo". Se é para fazer cenas que nos tiram do filme, isso nos provoca uma sensação horrível de que algo está errado, algo está faltando. A imersão só vem quando nada de dentro nos coloca pra fora.
- músicas horríveis: novamente, assim como a pressa em executar as coisas nos filmes modernos, os filmes modernos costumam ter músicas horríveis. Não há comparação com um filme de 87 que cria uma clima maravilhoso só com a música tensa.
Por que filmes americanos modernos são HORRÍVEIS nas músicas e faixas de ambientação?
Enfim. O filme não é ruim, mas dá uma sensação de desperdício absurdo. Tudo é apressado, sem peso e falta capricho, interpretação e direção.
Nota: 06/10