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[Relembrar é viver: o pontapé inicial de uma jornada repleta de piadas e fracassos retumbantes] - O histórico de desenvolvimento do primeiro Thirdbox.

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CPU Pentium e GPU NVIDIA: relembre o hardware do primeiro Xbox, lançado em 2001


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Incentivado pelo gigantesco sucesso de consoles de marcas como Sony, Nintendo e SEGA, e a sua experiência em ter fornecido uma versão adaptada do Windows CE para o Dreamcast, a Microsoft resolveu ter um console para chamar de seu.

O desenvolvimento dessa plataforma começou ainda na década de 90. Em termos de conceito, seria um videogame baseado em componentes de PC ligeiramente modificados.

Essa ideia partiu de Seamus Blackley. Durante uma viagem em 1999, o “pai do Xbox”, estava no avião mexendo em seu novo notebook, pensando sobre a parte gráfica, quando percebeu que seria legal uma máquina com uma capacidade muito maior que qualquer outra coisa existente no mercado.

Embora estivesse há pouco tempo na Microsoft, conseguiu convencer seu superior a dar andamento ao projeto. Em meios às inúmeras resistências internas que teve nos corredores da Microsoft, o projeto pensado por Blackley ganhou vida.

Internamente esse projeto tinha o codinome de Box, e recebeu o nome final de Xbox, uma combinação entre o codinome e a interface gráfica baseada na API DirectX.

A versão final do Xbox fez sua estreia para o mundo no dia 07 de janeiro de 2001, em Las Vegas. No palco da E3 daquele ano, nada mais, nada menos, que Bill Gates e The Rock. O pontapé nas vendas aconteceu em novembro, mais precisamente no dia 15.

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Um ano antes, Bill Gates apresentou na GDC o protótipo do Xbox. Cada unidade desse protótipo, feito em alumínio, com o formato do X, custava US$ 18 mil.


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Assim como faz atualmente, a Microsoft bateu muito na tecla do hardware na primeira geração do Xbox. Mas você lembra das especificações do primeiro console da empresa do Windows? Neste artigo iremos passear pela ficha técnica desse console que, pelo menos do ponto de vista técnico, superou seus rivais.

Xbox, a aposta da Microsoft para a 6ª geração de consoles


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Equipado com um sistema operacional baseado na arquitetura Window NT, o Xbox foi a aposta da Microsoft para a 6ª geração de consoles. Concorrente direto do PlayStation 2, da Sony, GameCube, da Nintendo, e até mesmo o Dreamcast, que já era visto como algo do passado, já que foi o abre-alas dessa geração, em 1998.


Intel e NVIDIA foram as grandes parceiras da Microsoft

A ideia da Microsoft em levar ao mercado um console que era uma espécie de PC compacto para jogos, contou com a participação direta de algumas empresas. As protagonistas eram Intel e NVIDIA.

O Xbox foi o único console da 6ª geração equipado com processador Intel e chip gráfico fornecido pela NVIDIA.

No entanto, esse arranjo poderia ter sido diferente. O projeto inicial de desenvolvimento do console contou com a colaboração direta da AMD. Mas Bill Gates e cia resolveram simplesmente mudar o rumo, e fecharam uma parceria com a Intel. Segundo Blackley, a decisão de migrar para Intel foi puramente política, e foi um tremendo golpe na AMD. Os engenheiros envolvidos ficaram arrasados com a troca.

A combinação era a seguinte: CPU Intel Pentium III “Cobre Mina” rodando a 733 MHz. A GPU era a NVIDIA MCPX3, de 233 MHz, com suporte ao DirectX 8. No post abaixo, um usuário do Reddit mostra o chip gráfico do Xbox.



GPU do Xbox

Repare abaixo o comparativo da frequência de GPU do Xbox comparado com seus concorrentes da época:

  • Microsoft Xbox: 233 MHz;
  • Nintendo GameCube: 162 MHz;
  • Sony PlayStation 2: 147 MHz;
  • Sega DreamCast: 100 MHz.
Definitivamente, o console da Microsoft era a opção com o chip gráfico mais poderoso.

Embora a GPU personalizada que equipava o Xbox rodasse a uma frequência abaixo do que opções para PC, como a GeForce 3 TI500 (240 MHz), o chip do console tinha uma vantagem interessante em relação a todas as GeForce 3.

Assim como as GeForce 4, a GPU do Xbox era equipada com duas unidades vertex shader, ao invés de uma das GeForce 3. Um dado concreto que ajuda a exemplificar as diferenças entre um hardware que visa um mercado amplo, como o de PCs, e uma solução feita sob encomenda para um projeto fechado, como um console. Isso sem contar algumas questões de processamento, como o uso do Z-Buffer, para economizar largura de banda desnecessária, e que também auxiliam o hardware.

Evidentemente, essa diferença de GPU em relacão aos concorrentes também representava mais capacidade computacional:

  • Microsoft Xbox: 13,0 GigaFlops;
  • Nintendo GameCube: 9,4 GigaFlops;
  • Sony PlayStation 2: 6,2 GigaFlops;
  • Sega Dreamcast: 1,4 GigaFlops.

CPU do Xbox

Em termos de CPU, também uma grande disparidade em relação aos concorrentes:

  • Microsoft Xbox: 733 MHz;
  • Nintendo Gamecube: 485 MHz;
  • Sony PlayStation 2: 299 MHz;
  • Sega Dreamcast: 200 MHz.

Memória RAM e os “truques do Xbox”

Assim como acontece hoje, o hardware dos consoles já era um alvo eterno de discussão na época do primeiro Xbox.

Um dos grandes pontos de crítica era em relação à memória RAM. O console tinha 64 MB de RAM DDR de 128-bits.

Mas o grande detalhe era a parte de arquitetura, chamada de Unified Memory Architecture (UMA). O Xbox tinha técnicas avançadas de compactação de dados de textura e vértices em até 600%. Ponto que era um trunfo para reduzir a largura de banda necessária.

Um “truque” de arquitetura para contornar limitações de hardware. Movimento similar ao que temos hoje com as tecnologias de escalonamento e geração de quadros, como o DLSS, FSR.

Xbox foi o primeiro console com HD de fábrica


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O Xbox foi o primeiro console do mundo vendido com um HD como parte do seu hardware interno. O PS2 oferecia uma expansão para usar o HD.

O HD era um modelo de 3,5 polegadas. Inicialmente, o console foi vendido com um disco rígido de 8 GB da Western Digital. Posteriormente saiu uma versão do console com 10 GB, HD da Seagate.

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Um cartão de memória de 8 MB também estava disponível para o console.


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Uma característica interessante do Xbox era a possibilidade de transferir músicas de um CD para o HD interno do Xbox. Conheci um DJ que usava o Xbox como meio para tocar as músicas que estavam no HD.

Além do Windows 2000 modificado


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O sistema do Xbox era uma versão modificada do Windows 2000. No entanto, o console podia tomar rumos bem distintos na parte de SO. Era possível instalar distribuições Linux especialmente adaptadas, como GentooX e Xebian. Transformando o console em um verdadeiro PC, com teclado, mouse e acesso à internet.

Também era possível a instalação de outras versões do Windows: 98, XP e 2000.


Quando o Xbox chegou no Brasil?


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O Xbox chegou no Brasil em 2002, através da rede de lojas Plug USE. O console começou a ser vendido em janeiro daquele ano por R$ 2.299, bem acima do que era cobrado, em média, pelo PlayStation 2 (R$ 1.400). Cada jogo custava R$ 249.


Assim como aconteceu com outros consoles, algumas redes de lojas se anteciparam e colocavam o console pra vender, já que, oficialmente, a Microsoft não lançou o Xbox no Brasil.

Inclusive, o Brasil ficou de fora do recall que a Microsoft fez em 2005 de 14 milhões de unidades do console, devido ao risco dos cabos de alimentação pegarem fogo. Malefícios da ausência da representação oficial de um produto em determinada região.

Número de unidades vendidas


É difícil precisar quantas unidades do Xbox foram vendidas. Em 2006, a Microsoft citava em seu site mais de 24 milhões de unidades comercializadas. Outros rankings, apontam um pouco menos, algo na casa de 21 milhões de unidades.

O grande vencedor da geração foi o PlayStation 2. O console de estrondoso sucesso vendeu mais de 150 milhões de unidades. Em 2005, a Microsoft colocou no mercado o sucessor do Xbox, o Xbox 360. Modelo que segue como o console mais vendido da empresa, cerca de 84 milhões de unidades.

Ficha técnica do Xbox

  • Processador: Intel Pentium III “Cobre Mina” rodando a 733 MHz;
  • Chip gráfico: NVIDIA MCPX3, de 233 MHz, com suporte ao DirectX 8;
  • RAM: 64 MB de RAM DDR de 128-bits;
  • Disco rígido: HD de 8 GB e 10 GB;
  • Player: Unidade de DVD-ROM (leitor de DVD) para jogos e filmes em DVD, suporte para CDs de áudio e CD-ROMs;
  • Chip de áudio: MCPX (256 canais estéreo), suporte para som surround DolbyDigital 5.1, tanto para reproduzir DVDs quanto para jogos;
  • Rede: placa Ethernet 10/100Mbit; suporte para Xbox Live
  • Portas: alimentação, 4 conexões para controle, porta RJ45, porta AV multi-uso para áudio e vídeo;
  • Joystick: ergonômico com direcional em 8 sentidos, gatilhos na parte superior, seis botões, dois slots para cartões de memória e motor de vibração para efeitos (os fios têm 2,8 metros de comprimento);
  • Dimensões: 26 cm × 32 cm × 10 cm;
  • Peso: 3,4 Kg.
 
Ultima Edição:

Demi-fiend

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Seu amor por xbox é inigualável! S2 S2 S2
No mais, excelente console. Quem teve um na época sabe o quanto era superior em tudo que se tratava de consoles!
Jogar Splinter Cell, Doom 3, Ninja Gaiden Black e até Half Life 2, foram experiências únicas nesse monstro!
 

Kakarotobh

Bam-bam-bam
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O primeiro eu não tive...Mas sim o 360 e o One. Sim, o fracasso estava na cara desde o início, mas a quantidade de red flags foi aumentando e no final da vida do One estavam por todo lado. Mas o pessoal acreditou nesse papo de que gamepass era o futuro...:klolz
 

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O primeiro eu não tive...Mas sim o 360 e o One. Sim, o fracasso estava na cara desde o início, mas a quantidade de red flags foi aumentando e no final da vida do One estavam por todo lado. Mas o pessoal acreditou nesse papo de que gamepass era o futuro...:klolz

Uma coisa curiosa da época e que pouca gente lembra...

Sim, o port foi feito pela Konami.

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A Microsoft esperou 20 anos para repetir o ciclo no PS5.

Não sei se tiveram mais jogos com selo Microsoft no PS2, mas o Age of Empires 2 é o mais emblemático, e na data do lançamento do Age 2 para Playstation 2, a Ensemble já havia sido adquirida pela Microsoft. Obviamente devem ter portado apenas para cumprir um acordo prévio assim como aconteceram com os jogos da Bethesda para PS5, mas ainda assim não deixa de ser engraçado ver a história se repetindo.
 
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