O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro - Análise: Halloween ( Atari 2600 )

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
[size="1"]:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no [color="Navy"]RETROINDEX - O índice do Retrospace[/color]. Conheça-o![/size]

3retroanalisesrw8.gif


Retro - Análise: Halloween ( Atari 2600 )


halloweenow1.jpg


Título: Halloween
Plataforma: Atari 2600
Gênero: Adventure / Survival Horror
Fabricante: Micro Graphic Image
Distribuidor: Wizard Video Games
Ano: 1983


hallowcvgkg8.jpg

Capa baseada no cartaz do filme

challoweenfrontia2.jpg

Cartucho

halloweencovergb2.jpg

Cartaz do filme de 1978 em que este jogo foi baseado

Um dos pioneiros no survival horror

Atualmente os jogos do gênero survival horror são bem conhecidos entre os gamers; especialmente nos consoles de 32 bits.
Neste gênero temos jogos famosos como Resident Evil e Silent Hill.
Mas o Atari 2600, também teve jogos deste gênero como Haunted House da Atari que foi lançado em 1982 e Halloween da Wizard Video Games de 1983; que aliás é o jogo analisado por mim.

Wizard Video Games: A empresa

A Wizard Video Games surgiu em 1983 como uma divisão da Wizard Video; uma distribuidora de vídeo que tinha os direitos das séries Texas Chainsaw Massacre ( conhecido por aqui como o Massacre da Serra Elétrica ) e Halloween para VHS, viu no mercado de games a possibilidade de ganhar dinheiro fácil distribuindo as versões em games das duas cinesséries de terror tendo como alvo o público adulto.
Para a criação dos jogos a empresa contratou a Micro Graphic Image que era formada por ex-programadores da Apollo.
Uma curiosidade sobre a Wizard Video Games é que ela lançou apenas dois títulos, ou seja Texas Chainsaw Massacre e Halloween antes de fechar; mesmo destino que várias empresas de games que produziram jogos de baixa qualidade para o Atari 2600 tiveram naquela época que foi marcada com o Crash de 1984.
A empresa também anunciou um terceiro título que se chamava Flesh Gordon; uma paródia erótica do Flash Gordon e seria o primeiro jogo erótico da empresa; pegando carona no sucesso dos jogos de mesmo gênero da Mystique mas ele foi cancelado devido as baixas vendagens de seus dois primeiros títulos.

Halloween: O jogo
Halloween foi baseado no filme homônimo de 1978 dirigido, produzido e escrito por John Carpenter e é considerado por muitos um clássico dos Slash Movies ao lado de Friday 13th, A Nightmare on Elm Street e Texas Chainsaw Masscare e também responsável pelo surgimento de clichês de filmes de horrror de baixo orçamento produzido nas décadas de 80 e 90.

O jogo segue a história do filme de 1978, mas os personagens não tem seus nomes mencionados no manual.

O jogador controla uma garota que trabalha como babá de várias crianças em uma casa de 2 andares. Seu nome não é mencionado no manual mas provavelmente seja Laurie Strode e terá que salvar as crianças que estão nas várias salas da casa de um maníaco homicida; o Michael Myers que fugiu do sanatório justamente na noite de Halloween.

Mas nem sempre você terá que fugir do maníaco. Em algumas salas da casa tem uma espada; que mais parece com um crucifixo que pode ser usado para ferir Michael e obrigá-lo a se retirar.

Assim como vários jogos do Atari 2600, Halloween não tem fim e seu objetivo é fazer o maior número de pontos possível; além de salvar as crianças.

Quano a personagem é atingida por Michael, ela é decaptada e seu corpo corre sem a cabeça e espirrando sangue.

Já o garoto tem seu corpo jogado no chão e fica saindo sangue dele.

A cada criança resgatada, o jogo aumenta em dificuldade com o aumento na velocidade do maníaco.

O jogo termina quando você perde suas 3 vidas que são representadas pelas abóboras.

Screenshots

108734973400jm6.gif


108734976700tq4.gif


halloweenir8.png


Um jogo controverso com baixa vendagem
Assim como Texas Chainsaw Massacre, Halloween também teve baixa vendagem; não pela qualidade do título que não é tão bom quanto Enduro, River Raid entre outros clássicos do Atari 2600 mas pelo seu conteúdo violento.
Por causa disso muitos comerciantes se recusaram a vender os jogos temendo sofrer represálias por parte de pais de família cujo filho poderia comprar o jogo.
E como no início dos anos 80 não tinha um órgão de classificação de jogos por faixa etária como a ESRB - Entertainment Software Rating Board isso serviu para piorar a situação da Wizard Video Games que não estava nada boa.

Liquidação do encalhe
Uma das consequências das baixas vendagens de um produto é o encalhe; uma série de produtos que não foram vendidos e que só servem para ocupar o espaço do depósito da firma.
A Wizard resolveu fazer uma liquidação de seus cartuchos encalhados os vendendo sem a label a um preço mais baixo que na época do lançamento.
Estes cartuchos tinham somente o título escrito em uma etiqueta e de forma manual; mas mesmo assim a vendagem foi baixa devido a outro motivo que é a falta da label e da etiqueta com o título escrito a mão fez com que muitos consumidores pensassem que se tratasse de um cartucho pirata que é conhecido por lá como Bootleg.
O Angry Video Game Nerd tem um desses cartuchos que ele usou para fazer o seu review.

Um objeto de desejo de muitos colecionadores
Apesar de sua baixa qualidade se comparado aos clássicos do Atari 2600; Halloween é muito procurado por colecionadores de games e também por colecionadores de material referentes a filmes de horror pelo fato de ser raro e também por ser um dos primeiros jogos de video game a possuir sangue.
Já eu como colecionador de games tenho até hoje meu multicart pirata com este jogo que marcou minha infância.

Halloween no Brasil

Por aqui o jogo teve seu nome mudado para Sexta Feira 13.
O motivo desta mudança é um mistério. Mas acho que isso ocorreu porque Michael Myers e Jason são semelhantes em suas concepções: Assassinos mascarados.
Nunca vi cartuchos individuais com ele; só vi multicarts de 4 jogos produzidos pela Milmar; também responsável pelo Dactar, um dos clones do Atari 2600.
Mas ao se jogar o jogo logo se percebe que ele não é baseado na série do Jason por causa da música tema do Halloween e também na forma em que as vidas do jogador são representadas em formas de Jack - o - Lantern; as abóboras que são ícones da data comemorativa.

1687qk6.jpg

Multicart Dactar com Halloween: Nome mudado por razões desconhecidas

halloween2pv7.jpg

Jason? Não, é o Michael Myers

Minha opinião sobre Halloween

Meu pai comprou este cartucho para mim em 1989; antes de ganhar meu Master System no Natal daquele mesmo ano.
No caso um multicart de 4 jogos.
Na época achava que era baseado na série do Jason por causa do título Sexta Feira 13; mas só descobri a verdade quando joguei no emulador Stella de um amigo meu e quando coloquei no Halloween vi que era o meu jogo que chamava de Sexta Feira 13.
Nunca vi um filme da série Halloween mas tenho interesse nela; especialmente pelo primeiro de 1978 onde tudo começou mas joguei o jogo quando era criança e me lembro de sua música sinistra que era tocada em um sistema limitado como o Atari 2600 e também por ser o primeiro jogo onde vi sangue.

[COLOR="Black"]Links:[/COLOR]

Jogo Haloween no Wikipedia: Informações em Inglês sobre este jogo. Usei o artigo do Wikipedia como base para fazer esta retro-análise
http://en.wikipedia.org/wiki/Halloween_(video_game)
[COLOR="Black"]
Halloween no Moby Games: Informações sobre o jogo[/COLOR]

http://www.mobygames.com/game/atari-2600/halloween_

[COLOR="Black"]Artigo sobre a Wizard Video games no Atari HQ: Informações sobre a empresa[/COLOR]
http://www.atarihq.com/2678/3party/wizard.html

[COLOR="Black"]Halloween ( Filme ) no Wikipedia: Conheça também o filme em que este jogo foi baseado[/COLOR]
http://en.wikipedia.org/wiki/Halloween_(film)
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Que bizarro. Lembro desse jogo... achava uma m**** e ainda acho... mas por algum motivo nunca associei ele ao gênero Survival Horror... interessante ver de onde vem as raízes do gênero... Excelente tópico.
 

Roxerson

Ser evoluído
Mensagens
1.145
Reações
1
Pontos
41
Minha irmã e meu irmão quando jogavam esse jogo, pra eu não perturbar eles, diziam que eu era o carinha com a faca, e o troxa aqui acreditava, ficava amarradão "matando" eles [kzangado]
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Eu me lembro quando aluguei este jogo e não gostei nem um pouco. Só não sei se aluguei ele como Halloween ou Sexta-Feira 13. Como você disse que Halloween no Brasil só apareceu em multicart eu acredito que tenha alugado o cartucho gringo, pois era só esse jogo.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.912
Reações
6.552
Pontos
1.079
Eu tinha esse cartucho da Dactar, lembro que quando jogava esse jogo me assustava com a musica e depois que o cara cortava a cabeça da moça.

Bela analise.
 


Lord Seph

Bam-bam-bam
Mensagens
10.155
Reações
2.516
Pontos
454
eu joguei isso, mas lá falava 6ª feira 13... passava horas matando o cara... a sala que pisca não dava para matar.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Mais um jogo baseado em filmes que acabaou mal sucedido, e aparentemente não havia motivos para que ocorresse ao contrário.

Felizmente após tantos o jogo trouxe algume "qualidade", a nostalgia, que permitiu o B-Mark, AVGN e tantos outros relembrarem os velhos e bons tempos.

Sempre acho engraçado isso:
Por causa disso muitos comerciantes se recusaram a vender os jogos temendo sofrer represálias por parte de pais de família cujo filho poderia comprar o jogo.
Atualmente a maioria dos jogadores diz que qualquer pequeno defeito tira a imersidade do jogo, sendo que os jogos atuais possuem gráficos cada vez mais próximos da realidade, mas o engraçado é como antigamente a imaginação era tão fértil a ponto de conceber os ambientes monocromáticos e pequenos sticks como cenas de aventura, drama, terror... acho que é algo bonito de se manter, a imaginação.

Obrigado pelo review.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
cara mt foda seu review mt animal parabéns... aliás eu tenho o cartucho da dactar XD uhauau mt foda me fez chorar lágrimas gamísticas aqui

me add no msn pra gente trocar uma idéia megaxhp@hotmail.com
 

Arthur-Otaku

Ser evoluído
Mensagens
649
Reações
2
Pontos
31
Exatamente, este jogo no Brasil era vendido como sexta feira 13 inclusive até o avgn fazer um video desse jogo eu ainda pensava q esse jogo era sexta feira 13

Lembro q aluguei esse multicart perdido numa locadora em plena geração 16 bits para matar as saudades do atari, isso foi bem doido

Mas vms combinar, o quadradinho é igualzinho ao jason
 
Topo Fundo