O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Retro-Setup] TV Plasma + GBS-8220 + Scanlines

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
iJxVrj2uPVM1e.gif


Equipamento:

1 - Retro Play: Scaler via CGA/SCART para VGA;
2 - Cabo SCART;
3 - Retro VGA: Gerador de scanlines by bootsector;
4 - Super Famicom, 1º modelo com saída RGB via SCART;
5 - TV plasma full HD 42 polegadas, Panasonic TC-P42UT50B, modo GAME; e
6 - Fotos e vídeo via Galaxy S2.

Alteração: Corrigida a informação sobre as resoluções do RetroVGA2. Obrigado bootsector.

OBS.: Autualização e reup de um tópico meu de 29/12/2013.

- Prelúdio:

Bem, tudo começou mesmo depois que vendi minha antiga LCD, que tinha entrada S-Video, e comprei uma Plasma. Todo retrogamer que jogue no console original sabe como a imagem fica via vídeo composto nas atuais TVs.... uma porcaria.

Dai, em outubro deste ano, fiz a questão neste tópico sobre scalers e a questão S-Video x RGB (SCART).

Enfim, no dia 22 de Dezembro o scaler e o cabo SCART chegaram e finalmente, junto com a Retro VGA do bootsector, pude testar e ver ao vivo se há diferença.

IMPORTANTE: Tenham em mente de que é um console que tem resolução MÁXIMA e TEÓRICA de 512x478, mas isso forçando tudo que ele pode e sabemos que dificilmente ele chega a isso.

Fotos montagem:

Foto Retro Play:

iyBQ95IDIIEax.jpg


Foto Detalhe conexão SCART:

ibgzHplHiREDkI.jpg


Foto detalhe da fonte:

ibwdCkt4DiwHmm.jpg


Foto Retro VGA:

i3Uvjv6GxHY4j.jpg


Foto detalhe Retro VGA:

ibwmN92Mx8fzW9.jpg


- Sobre o SCALER:

O aparelho entregue foi exatamente o deste vídeo:



Comprei no eBay, o vendedor não me confirmou, mas aposto que o scaler usado é a famosa GBS-8220 ou sua variante mais simples, a GBS-8200. É um scaler de baixo custo projetado para Arcades, pois é vendida a placa PCB diretamente, sem acabamentos, proteção nem nada, é uma placa para ser usada dentro de um gabinete. Os menus de configuração estão em inglês e é fácil de configurar. Além disso, ele tem um circuito de sync striper dentro.

Para INPUT o Retro Play já vem com uma conexão padrão SCART para o vídeo e um plug P2 padrão de MP3, fones de ouvido para você conectar um cabo P2 - 2RCA e ligar na entrada de um som ou na TV. Para OUTPUT a saída é a velha VGA/SVGA DB15 que usamos a séculos em monitores de computador.

A fonte dele é fixa ao aparelho, e esse foi o ponto negativo que falei ao vendedor pois caso a fonte "pife", a pessoa tem que abrir o aparelho para a troca.... mas é o de menos.

- Sobre o Retro VGA:

Caixinha milagrosa e BEEEEEEEMMMMMMMMMM mais barata do que a versão estrangeira da Arcade Forge, criada pelo nosso colega bootsector, mas com várias vantagens, sendo elas:

- Permite o uso de qualquer resolução VGA enquanto o SGL 3000 aceita apenas 640x480;
- Não precisa de alimentação externa;
- Vários ajustes de intensidade das scanlines.

- FOTOS e VÍDEO:

Fotos do sistema rodando:

Menu SD2SNES SEM SCANLINES:

izLUXFCkxkbVk.jpg


Menu SD2SNES COM SCANLINES:

ik0hDcqzouxfm.jpg


Ryu SEM SCANLINES:

iq5LDAmBQAz2s.jpg


Ryu COM SCANLINES:

ibqvjpsAXWHp4P.jpg


Detalhe Nome "Ryu":

iGpgc32zTPzJ.jpg


Detalhe nome "KO":

iDAkpbzqYRORy.jpg


Configuração atual em 640x480 e scanlines próximas do máximo:

imImv6puZJsdn.jpg


iJ52OrT8NsA9J.jpg


ibpd8SbtJGgl0e.jpg


ieXJ3809pCOmI.jpg


iETwow6C9U3cy.jpg


OBS.: As TVs de plasma tem um efeito de granulação, que é para evitar o efeito de "burn in", então isso "suja" a foto, mas a imagem a distância do sofá é excelente

Vídeo:



- Reação de um retrogamer:
Só uma: CARAMBA!!! PUTZ!!! TÁ LOUCO MEU!!! :kwow:kpaixao:kbaba:klove:kgrr

Sério, as imagens e o vídeo não transmitem a diferença que o uso do scaler e PRINCIPALMENTE das scanlines dão ao se jogar! Depois que você joga UMA vez com as scanlines, cabou, não consegue ficar sem elas.
Mesmo que digam que um emulador já oferece isso, é diferente de você ter o console, o cartucho, estar no sofá e com o joystick original, sem contar que o efeito gerado via hardware me parece mais natural que o gerado via software.

- Opinião normal:

A imagem melhora milhões de vezes em relação ao vídeo composto, óbvio, mas as scanlines fazem uma diferença enorme, tanto que não consigo mais jogar sem elas. Não senti atrasos na jogabilidade, tanto que terminei o SFIITurbo sem problemas no nível 8.

- Custo:

- O RetroScaler saiu por U$128,00 a época, e ainda fui taxado em R$70,00.;
- A RetroVGA com tudo saiu por uns R$85,00

Tudo ficou em aproximadamente R$350,00.

Quem quiser montar o seu conjunto deve vir a gastar próximo a isso:
GBS-8220: U$ 44,00 (com frete) ~ R$100,00
Sync Strike: ¢45,00
Retrovgbootsector)

O custo fica próximo de uma TV de tubo, mas eu sito o do porquê escolhi essa config logo abaixo.

- Encerrando:

Muitos consideram melhor comprar uma TV de 20 polegadas para seus retroconsoles, mas considerando pontos como:

- Não ter que se preocupar com espaço para mais uma TV em casa e sem se preocupar se ela vai quebrar ou não;
- Possibilidade de curtir seus jogos no console original e numa telona; e
- Vitalidade da porta VGA. Ainda está por ai e deve se manter por pelo menos mais 1 ou 2 anos nas TVs e nos monitores, apesar do HDMI ter se tornado o padrão.

Eu Considero a combinação SCART + Scaler + Gerador de scanlines a melhor solução possível, considerando custo/benefício e estou bem satisfeito com o resultado.

- Sonho futuro: XRGB Mini Framemeister

A criança do link abaixo:

http://retrogaming.hazard-city.de/framemeister.html

Seria a solução definitiva..... o TOP do TOP, mas o preço assusta.

Bem.... quem sabe num faço uma loucura no Natal de 2014 :viraolho.
 

Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
as imagens do xrgb superam uma tubo?

Acho que a pergunta certa não é se é melhor ou não, mas qual a utilidade, praticidade e comodidade da configuração.

Você precisa considerar coisas como:

- Tem outro quarto disponível;
- Espaço apenas para uma TV de tubo, principalmente se for uma TV de 29 pra cima;
- Qual a conexão que vai usar.

Muitos se satisfazem apenas com a conexão AV numa tv de 20, outros querem uma TV de 29.

Atualmente, pra mim, a relação CxB imbatível é a Cabo Scart+SyncStriker+GBS-8220 + RetroVGA, pois:

- Permite usar a melhor imagem do console, via RGB;
- Permite telas maiores que as 29 polegadas;
- Permite trocar a TV para um monitor LCD se preciso.

O XRGB Mini é o melhor por:

- Além do RGB permite via s-video;
- Conexão HDMI: Praticidade e compatibilidade máxima;
- Scanlines via HDMI.

Mas como o atual SETUP me atende bem, por hora não penso no XRGB Mini.
 

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Achei fantástico.
Quando faço alguma emulação em minha tv grande de led, eu uso apenas scanlines.
Nada contra os outros filtros, mas curto mais o resultado.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.712
Reações
27.051
Pontos
1.053
A porra da minha plasma não tem entrada VGA. Dá pra usar o gerador de scan do Bootsector de algum modo?
 


Kyo Olhos Demoniacos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.337
Reações
1.531
Pontos
899
A porra da minha plasma não tem entrada VGA. Dá pra usar o gerador de scan do Bootsector de algum modo?

Beleza?

Olha, se o console for SNES, MEGA ou semelhantes a resposta é TALVEZ.... Mas seria SCART+SCALER VGA+RETROVGA+VGA to HDMI...

Se for o Wii ou outro console com componente, pode usar apenas isso:

http://arcadeforge.net/Scaler-and-S....html?MODsid=e8d603eeca0e0d32ed74066d355804bc

bootsector fio.... conversor/scaler SCART to componente com scanline embutido, já pensou em fazer :D

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Amigos aqui da OS tem desconto de 10% em qualquer compra q fizerem comigo pra pagamento via deposito! :) Sobre o lance da bios, vou pesquisar. Qual o modelo da EEPROM e acha aqui no brasil? Se achar, ja compro e começo a brincadeira! ;)

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
 

lcjansen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.805
Reações
1.114
Pontos
1.159
Upando pra saber se tem novidades

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 
Topo Fundo