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Sobre transmissão automática...

FireMax

Bam-bam-bam
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Tive um desses Corolla, o meu era 2007. Essa caixa de câmbio tinha a primeira troca de fluido aos 80.000 km e depois a cada 40.000 km, sempre trocas parciais. Falaram besteira pra você. Essa caixa de câmbio era ótima. E dava para acompanhar a degradação do fluido facilmente.
Era um câmbio resistente, porém sou 1000x mais o cvt. Motor era bem elástico e compensava bem as 4 marchas. Único problema do Corolla era baixar o óleo, 1l a cada 3k km aos 100k km.

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javagod

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Era um câmbio resistente, porém sou 1000x mais o cvt. Motor era bem elástico e compensava bem as 4 marchas. Único problema do Corolla era baixar o óleo, 1l a cada 3k km aos 100k km.

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Eu vendi o meu com pouco mais de 130k rodados. Não abaixava uma gota de óleo.
 

javagod

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Flex não tinha esse problema crônico.

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O flex começou em 2008. O meu foi o último modelo só a gasolina. Minha mãe teve um 2006 também. Depende ainda de como o carro é conduzido. Depois de uma viagem em que sentei o pé, consumiu óleo. Deve ter ido mais ou menos meio litro. Depois, nunca mais.
 

FireMax

Bam-bam-bam
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O flex começou em 2008. O meu foi o último modelo só a gasolina. Minha mãe teve um 2006 também. Depende ainda de como o carro é conduzido. Depois de uma viagem em que sentei o pé, consumiu óleo. Deve ter ido mais ou menos meio litro. Depois, nunca mais.
Cara, usava o carro 90% na estrada e 100km/h. Peguei com 30k km e trocava óleo a cada 5k km com óleo Toyota. Os primeiros modelos tinham esse problema crônico que a Toyota ignorou.

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Jack Reacher

Bam-bam-bam
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Como disse um cara em um fórum gringo de mecânica: "Claro que a Toyota está falando a verdade! O fluido dura a vida toda da caixa de câmbio. Quando quebra, acabou a vida".

Troca de fluido de caixa de câmbio tem suas particularidades. Há casos em que realizar a troca piora a situação. Mas isso em câmbios já com algum desgaste.

Ainda não decidi o que fazer. Pelo que pesquisei, a maioria dos donos de Corolla seguem o que a Toyota indica e o índice de quebras é bem baixo. E mesmo assim sem comprovação de ser algo relacionado ao fluido. O que me interessa é não me dar dor de cabeça pelo tempo que ficar com o carro. Que eu já teria trocado por outro, se não tivesse ficado quase parado, em dois anos de Pandemia.

Daí tem que analisar mesmo quanto tempo ficará com o carro, o comportamento do câmbio e tudo mais, se ver que tem algo diferente faz a troca, senão toca a vida e boa.
 


lorenço

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Como disse um cara em um fórum gringo de mecânica: "Claro que a Toyota está falando a verdade! O fluido dura a vida toda da caixa de câmbio. Quando quebra, acabou a vida".

Troca de fluido de caixa de câmbio tem suas particularidades. Há casos em que realizar a troca piora a situação. Mas isso em câmbios já com algum desgaste.

Ainda não decidi o que fazer. Pelo que pesquisei, a maioria dos donos de Corolla seguem o que a Toyota indica e o índice de quebras é bem baixo. E mesmo assim sem comprovação de ser algo relacionado ao fluido. O que me interessa é não me dar dor de cabeça pelo tempo que ficar com o carro. Que eu já teria trocado por outro, se não tivesse ficado quase parado, em dois anos de Pandemia.
os caras falam isso pq a vida do carro na mão deles é 2, 3 anos, aí ja estão trocando por outro zero km...

aí lógico q não precisam pensar em troca de fluido de transmissão:viraolho
 

javagod

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os caras falam isso pq a vida do carro na mão deles é 2, 3 anos, aí ja estão trocando por outro zero km...

aí lógico q não precisam pensar em troca de fluido de transmissão:viraolho

Frescura do c***lho, admito. Mas isso é resultado de anos e anos vendo mecânico fazer cagada. Os bons, que eram da minha confiança, se aposentaram ou mudaram de profissão. Desde então só topei com cagão. Porque sou chato. Chato pra c***lho com carro, como sou com tudo. Ou faço do jeito certo ou não faço, e essa não é uma característica do brasileiro médio.
 

lorenço

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Frescura do c***lho, admito. Mas isso é resultado de anos e anos vendo mecânico fazer cagada. Os bons, que eram da minha confiança, se aposentaram ou mudaram de profissão. Desde então só topei com cagão. Porque sou chato. Chato pra c***lho com carro, como sou com tudo. Ou faço do jeito certo ou não faço, e essa não é uma característica do brasileiro médio.

saiu um vídeo bem bacana de uma oficina top de SP ontem:



em 22:18 ele frisa
 
Ultima Edição:

Soldado!

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Tenho uma Tracker 2018 1.4 turbo câmbio AT 6 marchas, uma delícia.

Antes tive um C4 Lounge 2014 1.6 turbo, câmbio AT 6 marchas. Melhor ainda

E antes tive um Onix 1.4 LTZ aspirado 2014 câmbio AT. Achei fraco, muito fraco. Não recomendo.

Agora, junto com a Tracker, consegui uma Corolla Fielder XEi 2006, cambio AT 4 marchas. É muito boa, gostei mesmo. Mas na estrada demora a acelerar. É bem ultrapassado.
 

f0rg0tten

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Tenho uma Tracker 2018 1.4 turbo câmbio AT 6 marchas, uma delícia.

Antes tive um C4 Lounge 2014 1.6 turbo, câmbio AT 6 marchas. Melhor ainda

E antes tive um Onix 1.4 LTZ aspirado 2014 câmbio AT. Achei fraco, muito fraco. Não recomendo.

Agora, junto com a Tracker, consegui uma Corolla Fielder XEi 2006, cambio AT 4 marchas. É muito boa, gostei mesmo. Mas na estrada demora a acelerar. É bem ultrapassado.

a toyota fez milagre com esse AT4 deles. No etios ele ficou bem passável.
 

konata

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Esse câmbio é velho, limitado, só tem 4 marchas, mas só quebra se for muito, mas muito negligenciado mesmo.
O câmbio CVT da primeira geração do Honda FIT 1.4/1.5 compartilha da mesma durabilidade?
 

gere

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Aproveitando o topico pra tirar uma duvida.

Depois de 30 anos dirigindo carro manual, peguei meu 1º automatico, Ford Ka Freestyle 2019.

Tô adorando o carro, mas o consumo tá uma b*sta, fazendo 7,5 Km/L com gasolina aditivada, o Versa 1.6 com essa mesma fazia 10,5Km/L.

O que mais acho estranho são as trocas muito rápidas, saio do farol e uns 15 metros já tá em 3ª.

Pergunta pra quem manja, tem como tipo resetar o cámbio, voltar pra configurar de fabrica pra tirar os vicios do dono anterior?
 

Piga

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Aproveitando o topico pra tirar uma duvida.

Depois de 30 anos dirigindo carro manual, peguei meu 1º automatico, Ford Ka Freestyle 2019.

Tô adorando o carro, mas o consumo tá uma b*sta, fazendo 7,5 Km/L com gasolina aditivada, o Versa 1.6 com essa mesma fazia 10,5Km/L.

O que mais acho estranho são as trocas muito rápidas, saio do farol e uns 15 metros já tá em 3ª.

Pergunta pra quem manja, tem como tipo resetar o cámbio, voltar pra configurar de fabrica pra tirar os vicios do dono anterior?
Não pra ambas as perguntas. Câmbio automático não tem memória, ou seja, não tem vício de dono anterior. Você como nunca teve um automático antes, deve estar com o pé "muito pesado", fazendo o câmbio trocar de marcha rapidamente.

Sobre o consumo é isso aí mesmo, principalmente se ele for de 4 marchas.
 

gere

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Não pra ambas as perguntas. Câmbio automático não tem memória, ou seja, não tem vício de dono anterior. Você como nunca teve um automático antes, deve estar com o pé "muito pesado", fazendo o câmbio trocar de marcha rapidamente.

Sobre o consumo é isso aí mesmo, principalmente se ele for de 4 marchas.
Sobre o "pé muito pesado" já percebi isso logo de cara, sinto que o pedal tem uma certa resistencia, agora já nem piso mais só deixo encostado.
É que a rotação sobe muito rápido e as trocas acontencem lá pelos 2500RPM, acho muito pouco.
No modo esporte troca um pouco mais pra frente, achei mais confortavel, o pedal fica mais solto.
O cambio é de 6 marchas, vi varios videos no youtube e os caras sempre falam consumo bom, acima de 10KM/L.
 

lorenço

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Sobre o "pé muito pesado" já percebi isso logo de cara, sinto que o pedal tem uma certa resistencia, agora já nem piso mais só deixo encostado.
É que a rotação sobe muito rápido e as trocas acontencem lá pelos 2500RPM, acho muito pouco.
No modo esporte troca um pouco mais pra frente, achei mais confortavel, o pedal fica mais solto.
O cambio é de 6 marchas, vi varios videos no youtube e os caras sempre falam consumo bom, acima de 10KM/L.
ele troca rápido pra não deixar o giro subir tanto e consumir mais combustível.

mas se vc fica apertando mais pra ele andar e botando no modo esporte aí vai consumir mais mesmo.

pra ter força em baixa rotação e não precisar apertar pra andar tem q comprar um carro turbo, tipo os tsi.
 

RodrigoANBR

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Aproveitando o topico pra tirar uma duvida.

Depois de 30 anos dirigindo carro manual, peguei meu 1º automatico, Ford Ka Freestyle 2019.

Tô adorando o carro, mas o consumo tá uma b*sta, fazendo 7,5 Km/L com gasolina aditivada, o Versa 1.6 com essa mesma fazia 10,5Km/L.

O que mais acho estranho são as trocas muito rápidas, saio do farol e uns 15 metros já tá em 3ª.

Pergunta pra quem manja, tem como tipo resetar o cámbio, voltar pra configurar de fabrica pra tirar os vicios do dono anterior?
Normal, o polo que tenho as vezes sai de segunda devido ao alto torque.

Todo carro tem sim sei modo resert do câmbio.
 

geist

Lenda da internet
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Aproveitando o assunto, qual o veículo mais em conta hoje que tenha câmbio automático confiável (e com manutenção sem custar metade do valor do carro)?
Ao comprar um carro automático devo prestar ainda mais atenção nos km rodados? O que diriam de um Corolla daquele modelo a partir de 2009?
 

Genezy!

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Aproveitando o assunto, qual o veículo mais em conta hoje que tenha câmbio automático confiável (e com manutenção sem custar metade do valor do carro)?
Ao comprar um carro automático devo prestar ainda mais atenção nos km rodados? O que diriam de um Corolla daquele modelo a partir de 2009?
Até aqueles Corollinhas e Civic do começo dos anos 2000 são confiáveis, mais velho que isso eu já não arriscaria por serem carros que venderam menos.
 

Lord Umbasa

Bam-bam-bam
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Esse mês fez 2 meses que estou com meu Sanderinho CVT, e estou gostando muito dele, já peguei um pouco mais das manhas de dirigir um automático,porém, ainda acho que na cidade o consumo pode melhorar um pouco, mas se eu pisar pouco ele demora pra sair, então percebi que o ponto "bom" dele é próximo aos 2000 rpm, aí ele dá uma arrancadinha e depois eu solto um pouco e ele fica na casa dos 1500 e desenvolve legal daí. Mas o problema é a saída, sei que ele é mais "preguiçoso", e certeza que é o ponto onde gasta um pouco mais, faço entre 8-9 km por litro, dependendo do trânsito na gasosa... Se eu botar no modo manual somente nos primeiros 30km/l e depois volto ao automático pode melhorar algo?

Na estrada não posso reclamar, acreditem ou não,consigo fazer 15km/l andando a 100-110 mantendo a rotação o mínimo possível e constantemente..

Amigo meu andou com ele e me deu uma dica,mas não consegui reproduzir direito, quando eu precisei rotações altas para ultrapassar um automóvel na estrada, ele deu dois pisões no acelerador e manteve no pico da rotação durante o tempo que ele precisava, até "senti" eu indo pra trás, lol, e o carro virou um foguetinho. Alguém sabe se algo do tipo? Se souber, como funciona esse esquema de manter (modo automático) a rotação no talo com esses dois pisões? E também ele fez no freio a mesma coisa, disse que o carro "reconhece" quando você quer diminuir a marcha...
 

FireMax

Bam-bam-bam
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Viajei de Búzios a Vix-ES, mais ou menos 440km. Andando na velocidade máxima da via que é 100 no RJ e 80 no ES consegui 17km/L no Kicks com ar ligado medido na bomba.

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gere

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Depois de um ano e meio que descobri que o câmbio novo da Ford tem um sistema chamado SelectShift, dá pra trocar de marchas manualmente no modo drive.
Mudou completamente o comportamento do carro, trocas de marcha com maior rotação, saio de lombadas com o motor cheio e na marcha certa. Entrada de curvas reduzindo marchas sem precisar forçar os freios. Consumo melhorou bastante, não preciso ficar esperando a redução automática. Parece outro carro.
 

konata

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Depois de um ano e meio que descobri que o câmbio novo da Ford tem um sistema chamado SelectShift, dá pra trocar de marchas manualmente no modo drive.
Mudou completamente o comportamento do carro, trocas de marcha com maior rotação, saio de lombadas com o motor cheio e na marcha certa. Entrada de curvas reduzindo marchas sem precisar forçar os freios. Consumo melhorou bastante, não preciso ficar esperando a redução automática. Parece outro carro.
Então você deveria ter pego um carro manual... :kpensa
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
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Depois de um ano e meio que descobri que o câmbio novo da Ford tem um sistema chamado SelectShift, dá pra trocar de marchas manualmente no modo drive.
Mudou completamente o comportamento do carro, trocas de marcha com maior rotação, saio de lombadas com o motor cheio e na marcha certa. Entrada de curvas reduzindo marchas sem precisar forçar os freios. Consumo melhorou bastante, não preciso ficar esperando a redução automática. Parece outro carro.
Só pra eu entender, se não está forçando o freio, está forçando o câmbio?
 

gere

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Só pra eu entender, se não está forçando o freio, está forçando o câmbio?
Ai é que tá, não to forçando nem um e nem outro, a troca de marcha não é instantânea, só acontece se o sistema identificar que é seguro a troca. É mais suave e sem tranco.
 

mig29gsxr

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Dirigi hoje uma Tucson 2014 2.0 16V com câmbio automático e achei legal a experiência, já tinha dirigido antes um Cruze 1.8 AT 6 marchas.
Mas eu achei ela meio amarrada, não me lembro se o Cruze era assim. É normal ela segurar tanto? Parece que o carro só acorda nos 2, 3 mil giros. Não dá tranco nem nada, só achei meio amarrada. Pensei em futuramente, quando melhorar as condições, pegar um Civic 2004/2005 AT e fiquei com receio de ele ser meio "apagado" assim.
Acho que é um problema da Hyundai em como rola o escalonamento das marchas. Senti o HB20 1.6 AT mais amarrado que o 1.0 manual.
O Etios, mesmo com 4 marchas, só é meio sonso na saída, mas se vc pisar o bichinho faz bonito. Já o Fit CVT é bem manso o tempo todo, mas acho que é o ajuste que a Honda faz para o perfil mais acomodado do Fit. O Civic automático já era bem mais nervosinho, mesmo aqueles 2006/07.
 

javagod

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Acho que é um problema da Hyundai em como rola o escalonamento das marchas. Senti o HB20 1.6 AT mais amarrado que o 1.0 manual.
O Etios, mesmo com 4 marchas, só é meio sonso na saída, mas se vc pisar o bichinho faz bonito. Já o Fit CVT é bem manso o tempo todo, mas acho que é o ajuste que a Honda faz para o perfil mais acomodado do Fit. O Civic automático já era bem mais nervosinho, mesmo aqueles 2006/07.

Tenho uma certa birra com carros da Hyundai. Para mim, todos que guiei até hoje são quase bons. Sempre tem um acerto que me desagrada. Parece que estão quase lá, mas ainda não ficaram como eu gosto.

Há também, de forma geral, o câncer do acerto de câmbio e motor atual, as malditas economia de combustível e redução de emissões. Pelo menos nos carros automáticos e aspirados, com motor pequeno, até 1.6, ficam todos lerdos, demoram a subir giro, demoram a reduzir marcha. É irritante.
 

mig29gsxr

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Tenho uma certa birra com carros da Hyundai. Para mim, todos que guiei até hoje são quase bons. Sempre tem um acerto que me desagrada. Parece que estão quase lá, mas ainda não ficaram como eu gosto.

Há também, de forma geral, o câncer do acerto de câmbio e motor atual, as malditas economia de combustível e redução de emissões. Pelo menos nos carros automáticos e aspirados, com motor pequeno, até 1.6, ficam todos lerdos, demoram a subir giro, demoram a reduzir marcha. É irritante.
Faço das suas, as minhas! Exatamente a impressão que tenho.
 
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