O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sugestão de pasta

Status
Não está aberto para novas respostas.

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Será que a OS não poderia ter uma pasta mais voltada para a galera que desenvolve games...

Tipo "Jogos - Desenvolvimento"

Dentro poderíamos ter. Subpastas:

Discussão geral
Programacao
Design
Promoção

Tenho certeza. Que começaria devagar mas aos poucos a galera que desenvolve poderia começar a usar a OS também como ponto de discussão para quem desenvolve. O que poderia abrir um novo público. O que faria sentido em um fórum com mais de 15 anos, muitos users que cresceram vendo a OS hj já podem estar tentando desenvolver seus próprios games.
 
Ultima Edição:

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Não deixa de ser uma proposta de atualização interessante para as discussões no fórum, visto que essa área de programação e desenvolvimento de games está realmente em franca expansão, mesmo no Brasil.

Pertinente, mas precisaria ver melhor como estaria a demanda por algo assim no fórum.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
Mas tem demanda pra isso? Nao, nao é piada, pergunto a sério mesmo.

Tem um tópico sobre game design na Consoles e ta enterrado sabe-se la em que página. Se o único tópico sobre isso, que visa debater um aspecto do desenvolvimento de games, não tem tanto movimento assim, uma pasta inteira me parece desproporcional a demanda.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Mas tem demanda pra isso? Nao, nao é piada, pergunto a sério mesmo.

Por isso mesmo afirmei que "precisaria ver melhor como estaria a demanda por algo assim no fórum". Não afirmei em nenhum momento que há demanda, pois não faço nem ideia sobre o volume de interessados que pode haver nisso. Só opinei sobre a ideia em si mesmo, que me parece coerente com os tempos atuais.

Vamos ver o que o pessoal vai dizer aí.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
Por isso mesmo afirmei que "precisaria ver melhor como estaria a demanda por algo assim no fórum". Não afirmei em nenhum momento que há demanda, pois não faço nem ideia sobre o volume de interessados que pode haver nisso. Só opinei sobre a ideia em si mesmo, que me parece coerente com os tempos atuais.

Vamos ver o que o pessoal vai dizer aí.
Eu sei po, e particularmente eu ficaria bem feliz se aqui no forum tivesse uma galera que fizesse jogos (tem essa galera, mas calma) e discutissem juntos sobre o assunto, ate talvez pra fazerem algo em conjunto.

O @toad02 por exemplo, sei que trabalha com isso, ja fez jogo. Tiveram outros users aqui que trabalharam direta ou indiretamente na criação de jogos. Lembro de um cara que tava fazendo um jogo educacional que visava alertar aos males do tabagismo.

A questão é que, infelizmente, são poucos os users que fazem isso, e é tudo muito individualizado (por motivos obvios) e independente, e por conta disso o senso de comunidade acaba (ao meu ver) não chegando nessas discussões, diferente do que acontece por exemplo na hora de discutir marcas de jogos ou outro assunto banal.

Seria foda demais termos mais um jogo "nascido" do pessoal da OS, como foi o caso do lendário Tcheco no Castelo do Sarney, do @Macbee. A comunidade apoia, isso é comum ate.

Como vc disse, é um mercado em expansão, e cada vez mais próximo das comunidades online como a nossa. Mas depende dessa galera que faz a coisa acontecer, de se reunir pra isso. Não sei nem se há o interesse em algo assim da parte deles, e digo isso pq em todo esse tempo que to aqui, a primeira vez que vi algo parecido foi nesse ano, com o tal tópico do Game Design.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Acho uma ótima ideia. Será que não tem como fazer uma pasta de teste (e, se não vingar, removem ela)?
 


Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.352
Reações
14.717
Pontos
1.394
Acho que seria uma boa. Existe um tópico sobre na Consoles que agrega tudo, acaba ficando confuso e até escondido.
Com uma pasta se teria mais liberdade pra criar tópicos mais específicos, sem ficar amontoado no meio dos tópicos típicos da Consoles.
Seria bom talvez até pra incentivar um pessoal a querer conhecer e começar, com tópicos de básicos pra iniciantes que ficariam ali sempre a vista. Na Consoles está fadado a cair e ficar escondidão.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Eu acho a ideia legal, mas nao tem demanda. Tem um topico de game design feito pelo @gamermaniacow que mal se sustenta.
Acho que esse topico ja seria suficiente, Só usar ele pra tudo tipo postar dev-log, wips e etc.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Eu acho que seria um investimento na realidade, pensando em atrair pessoas que talvez nem estejam na OS. Por exemplo. Vejo poucos fóruns centralizadores BR que a galera fique postando tutoriais que acham na net. Ou tentando tirar dúvidas... Com certeza começaria bem devagar. Um espaço para promover games, com posts servindo como microblogs para o que o pessoal que está desenvolvendo seria justamente para atrair pessoas, quer queira quer não a OS é uma vitrine para a maior comunidade de games BR.

Não acho que seria um local que fosse ficar super ativo, mas tem algum potencial interessante para um público novo.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.352
Reações
14.717
Pontos
1.394
Eu acho a ideia legal, mas nao tem demanda. Tem um topico de game design feito pelo @gamermaniacow que mal se sustenta.
Acho que esse topico ja seria suficiente, Só usar ele pra tudo tipo postar dev-log, wips e etc.

Bem, como eu mais ou menos disse acima, não participo muito porque é meio desanimador misturar um monte de coisa diferente em um canto só. Game Design e programação, por exemplo, são coisas completamente distintas. Junta aí arte, 1000 engines diferentes, som.... é muita coisa. Caso o tópico cresça vai ser impossível se achar lá no meio.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.719
Reações
30.248
Pontos
1.129
Aqui no forum vira e mexe tem alguem desenvolvendo indie, acho que a criação da pasta seria um incentivo a mais para atrair mais pessoas.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Bem, como eu mais ou menos disse acima, não participo muito porque é meio desanimador misturar um monte de coisa diferente em um canto só. Game Design e programação, por exemplo, são coisas completamente distintas. Junta aí arte, 1000 engines diferentes, som.... é muita coisa. Caso o tópico cresça vai ser impossível se achar lá no meio.

se o tópico crescer podemos fazer algo melhor, mas por enquanto parece que nem pra um simples tópico tem desenvolvedores suficientes nesse fórum
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Eu acho que seria um investimento na realidade, pensando em atrair pessoas que talvez nem estejam na OS. Por exemplo. Vejo poucos fóruns centralizadores BR que a galera fique postando tutoriais que acham na net. Ou tentando tirar dúvidas... Com certeza começaria bem devagar. Um espaço para promover games, com posts servindo como microblogs para o que o pessoal que está desenvolvendo seria justamente para atrair pessoas, quer queira quer não a OS é uma vitrine para a maior comunidade de games BR.

Não acho que seria um local que fosse ficar super ativo, mas tem algum potencial interessante para um público novo.

Um que eu participava nessa pegada era o Gamebrain mas fechou.
A maioria hoje acho que paira pelo facebook ou pelos fórums gringos mesmo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Uma boa idéia, o problema que eu acho é a demanda. Temos users que estavam ou estão desenvolvendo jogos, se não me falhe a memória é o @Toguro80p, @neil young e o @sephius
Uma coisa que aprendi é que nem sempre vc espera a demanda existir, vc pode criar a demanda.

Quero dizer oferecendo o espaço, talvez comecem a aparecer posts, talvez vingue, talvez não... Mas vc nunca vai saber se existe demanda se não tentar.
 
Ultima Edição:

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.508
Pontos
2.082
Galera aqui não ta afim disso não, prefere vendas, flame e ismo

Não to falando isso pra provocar, mas é a triste realidade, o tópico do game design ta ai pra mostrar. E não precisa ser desenvolvedor pra participar de uma discussão.

Como o @toad02 disse, por mais que seja diferente as áreas de atuação, se um simples tópico não se sustenta, quiçá uma pasta (apesar de gostar da ideia como um desenvolvedor).
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
O bom de uma pasta assim na OS é que não iria atrair SÓ desenvolvedores: Pessoal que só joga provavelmente vai participar e dar palpites. Seria um grande diferencial dos outros fóruns e comunidades sobre desenvolvimento.

No jogo que fiz as opiniões dadas aqui na OS foram fundamentais - tanto que tem um agradecimento ao pessoal do Retrospace no final.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.769
Reações
40.747
Pontos
1.053
Seria legal mesmo. Eu apoio.
O pessoal pode postar dicas e tutoriais, tirar dúvidas, postar resources, etc. e isso vai atraindo pessoas que vão chegando por pesquisas no google e tal, o que vai fazendo a movimentação da pasta crescer.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Não tem demanda mas tem objetivo educacional, então por mim é ok.
Só que ser ok pra moderação significa mais ou menos porra nenhuma. Vou mandar uma mensagem pro Bruno pra ver o que ele acha.

O negócio é que precisa ser uma pasta séria, em que desvirtuamento geraria paulada imediatamente, sob pena da pasta virar uma desgraça sem sentido.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.160
Pontos
1.339
Uma boa idéia, o problema que eu acho é a demanda. Temos users que estavam ou estão desenvolvendo jogos, se não me falhe a memória é o @Toguro80p, @neil young e o @sephius
Eu comecei mas empaquei pq resolvi fazer um curso de extensão porem eu amigo seguiu em frente e abriu um estúdio de jogos aqui no Br mas para celulares hahahaha. Quando terminar meus estudos eu volto até porque as ferramentas de programação hoje ficaram muito intuitivas.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Lembro de um tópico de RPG Maker que o @Meia Noite criou, o pessoal tava participando bastante até.

Opa, verdade. Inclusive, se a moderação quiser aproveitar ele de alguma forma, pode ficar à vontade. Eu fiquei meio afastado e deixei ele dormir um pouco porque tô focando em alguns projetos de final de ano (minha área é a escrita, aquilo lá é só hobby e TDA, kkk), mas ainda tenho o backup do game aqui e pretendo retornar assim que virar dezembro, pra mexer no meu joguete. hehe
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
DAIvoSZ.gif

E abre novas oportunidades pra trabalhos e confusões.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Eu acho que teria demanda sim. E acho que poderia ser uma forma muito interessante de divulgar e viabilizar os jogos desenvolvidos aqui. Notem que existem N outros canais de discussão sobre desenvolvimento de jogos no Brasil na internet. Como o ButecoGamer no Facebook.

A diferença que eu vejo aqui é que aqui há uma comunidade com perfil muito mais "consumidor" do que "acadêmico". Nas outras comunidades eu vejo um distanciamento com o público. Então fica muito aquela coisa de "auto bajulação" com uma comunidade elogiando a si mesma sem uma muita interação de fora.

Eu acho que também podemos pensar em formas de viabilizar os projetos de nossa comunidade aqui, seja a gente promovendo encontros com trocas de conhecimento, seja nós efetivamente colaborando uns com os projetos dos outros, seja nós mesmos fazendo crowdfunding, patreaons e coisas da vida para manter a infraestrutura de quem valer a pena.

Eu estou disposto a ajudar em qualquer uma dessas frentes se tiver um número suficiente de pessoas interessadas.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu queria uma pasta só pra clone postar, assim aliviaria a sobrecarga que a pasta consoles anda tendo.
 

Iceweasel

Veterano
Mensagens
402
Reações
872
Pontos
118
Apoio fortemente essa pasta, e para compensar a junção das duas pastas "Análises" e "Dicas e detonados" (se duvidar, essas duas juntas tem menos movimento ou interesse dos membros que desenvolvimento de jogos) para apenas uma...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Muitas vezes a coisa precisa de um pontapé e de um espaço. Concordo com o @XINTSUAI2.

Sem contar que pode atrair pessoas para a OS, em busca de um espaço para discutir especificamente sobre o tema. Só ver que temos alguns users que não frequentam muito outras pastas mas que produzem e compartilham muito conhecimento em determinadas áreas específicas.

Pode falar com o Cebola que a gente faz um PirocaTruck Simulator em sua homenagem :coolface
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Senhores, o Bruno acatou a sugestão e criou a pasta de desenvolvimento.

Façam rodar agora.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.508
Pontos
2.082
Boa, vamos ver no que dá.

Apoio fortemente essa pasta, e para compensar a junção das duas pastas "Análises" e "Dicas e detonados" (se duvidar, essas duas juntas tem menos movimento ou interesse dos membros que desenvolvimento de jogos) para apenas uma...

É interessante mesmo, já que pode chamar outros users e buscar algo mais "técnico"
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo