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Táticas e técnicas para adiantar a vida de mangakás

ELTORO

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Achei muito legal o vídeo, descreve algumas técnicas e shortcuts na vida dos caras. Válido d+ considerando que os caras trabalham igual peões!

Esse vídeo é muito bom.
Shinichi Sakamoto é um dos artistas que melhor utiliza arte digital pra fazer seus mangás.
Modelos 3D (pra fazer o framework dos cenários), modelos reais, fotos que ele mesmo tira, assets (screentones, brushes, etc) que ele mesmo cria.
O cara tem um domínio muito grande de arte digital, mais do que qualquer outro mangaká.

E o interessante é que as artes dele ainda parecem tradicionais.
Quando o Innocent mudou de tradicional para digital, quase ninguém percebeu a mudança.
Isso porque ele sabe utilizar os brushes da forma correta, pra parecerem reais.

Nas configurações de cada brush, você pode alterar a textura (inclusive pegando de imagens) de diferentes formas, você pode alterar a forma como o brush se inicia e como termina (EX : se inicia mais opaco e termina borrado), pode alterar também espaçamento, aleatoriedade (o brush vai em direções aleatórias), pode até colocar para o tamanho e opacidade para ser ajustado de acordo com a inclinação ou pressão da caneta (como se fosse um lápis de verdade).

Ele, acredito eu, baixou um pack de brushes customizados ou fez o seus próprios, e por isso que o traço dele sai tão real assim como nas suas artes tradicionais.
 

ELTORO

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E o Miura? Berserk é bem detalhado, ele usava essas ferramentas também?
A partir do volume 35 sim.
Passou a utilizar brushes customizados (G-Pen, Gauze Cloud, brush de arbustos, folhas, etc) possivelmente modelos 3D (note que o cabelo de certos personagens como a Farnese ficaram bem mais tridimensionais nos últimos volumes), e com certeza usava ferramentas básicas como grid de perspectiva e transformação (mudar escala, posição, perspectiva, distorcer).
Também acho que ele guardava assets de certos personagens para ele usar depois, já que em alguns painéis da para perceber poses e rostos repetidos.

Hoje em dia é difícil achar alguém que não use isso, a maioria utiliza ferramentas digitais pelo menos para finalizar as páginas.
 

Preses

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Realmente é um mito achar que artistas criam tudo do zero e acertam tudo de primeira.

Este vídeo mostra de maneira bem legal como é a rotina de mangakás mais iniciantes. Dá pra notar que nem todos têm uma habilidade-monstro e também que a editora é bem importante no processo de criação, já que muitas iterações e correções são feitas.

 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Quase todos os artistas hoje usam modelos 3D e brushes especiais, tá ficando impossivel fazer as coisas na mão.
Mesmo lá fora vc não tem muito material pra comprar, fora que agiliza muito. Fazendo tudo no digital ou boa parte dele com esses macetes vc ganha um ganho de produtividade de uns 50 a 100%, ou seja, se fazia uma pagina por dia, consegue dobrar ou fazer 1 e meia. Isso agiliza muito.
Ai o artista da atenção só nos quadros chave da pagina ou da hq.
 
Ultima Edição:

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
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Usar modelos 3d é a pior coisa já inventada.
Quem entende de desenho nota claramente quando o artista usa.
Fica tudo travado, tudo duro.
No Kaguya sama, por exemplo, do primeiro ao último capítulo é uma piora absurda.
O mangá novo do autor de Homunculus também (Hikari-man), parece um jogo de ps2 de tanto que ele abusa dos modelos 3d.
 

Cristiano Sword

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Usar modelos 3d é a pior coisa já inventada.
Quem entende de desenho nota claramente quando o artista usa.
Fica tudo travado, tudo duro.
No Kaguya sama, por exemplo, do primeiro ao último capítulo é uma piora absurda.
O mangá novo do autor de Homunculus também (Hikari-man), parece um jogo de ps2 de tanto que ele abusa dos modelos 3d.
Concordo, se abusar fica muito ruim. Tem q usar com equilibrio. Eu prefiro sempre tentar mesclar, o importante é o resutlado final.
Outra coisa interessante é que se vc quer aprender alguma tecnica nova ou mesmo desenhar melhor, o papel ainda é o melhor caminho.
Tentar aprender a desenhar no digital é um tiro no pé.
 
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